Novidades

[Report] Eslovénia -LIUBLIANA - A beleza tranquila- by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
LIUBLIANA - Beleza tranquila


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia_Panormica2re.jpg


A capital eslovena é uma pequena cidade de 270.000 habitantes banhada pelo rio Liublianica que a divide e lhe confere um glamour especial.

O seu património histórico não tem certamente a beleza e a importância de outras capitais europeias , mas tem a seu modo um fascinio escondido e reservado que aguça a vontade de a conhecer de outra forma.

Antes de passar a mostrar-vos a cidade de Liubliana gostava de vos dar a conhecer um simbolo da cidade que se encontra por todo lado e em todas as publicações. Além do mais está também presente num dos principais locais da cidade e neste caso até deram o seu nome a uma das muitas pontes de Liubliana.

Lenda do Dragão

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6890.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6893.jpg


Em Liubliana, no tempo dos dragões, vivia um dragão macho. Era um dragão grande e muito forte. Voava com tanta velocidade que todos dragões fêmeas o admiravam. Às vezes, subia ao ponto mais alto do castelo. Escondia-se por trás duma torre e lançava fogo sobre a cidade. As pessoas refugiavam-se nas casas e só os mais corajosos ficavam nas ruas. O dragão adorava comer pessoas, mas como não era um animal muito mau, não gostava de prejudicá-las de mais e comia-as só duas vezes por semana em pequenas quantidades.

Depois da refeição, gostava muito de meditar ao pé duma tília centenária num monte que se chama Roznik e que actualmente fica na cidade de Liubliana. Antigamente, ficava fora da cidade e era a zona preferida dos dragões.Um dia quando o dragão meditava no seu lugar preferido, apareceram ao pé dele dois dragões fêmeas e começaram a conversar com ele amavelmente. O dragão ficou fascinado com as duas, mas como os dragões costumam ter só uma namorada, decidiu que ia ficar com a mais amável. A mais amável não era a mais bonita, mas tinha um charme que o cativou totalmente. Ficou tão apaixonado que já não olhava para mais nenhuma outra. Dessa paixão, nasceu um pequeno dragão que se parecia com um lagarto. O pai ficou triste porque não tinha imaginado que ia ser pai de um dragão tão fraco que nem parecia um dragão.

A fêmea deixou de lhe dar atenção e dedicou-se totalmente ao filho. O dragão ficou tão triste que se escondeu na sua gruta e chorou dias e noites. Chorou tanto que fez subir as águas do rio Liublianica.O pequeno dragão crescia e quando tinha mais ou menos 150 anos, que correspondem a cerca de 15 anos na idade humana, o pai dragão quis mostrar-lhe como é que se comportam os verdadeiros dragões. O pequeno dragão não era nada parecido com eles. Gostava muito das pessoas, de poesia e adorava estar sentado numa ponte do rio Liublianica e observar os namorados à noite. Para ele, a coisa mais importante da vida era criar e amar. O dragão pai não gostou nada do comportamento do filho.Um dia mostrou-lhe como se fazia um fogo assustador que punha de joelhos todas as pessoas. O filho disse ao pai: «Isso não é nada. Olha para mim!» O pequeno dragão subiu ao céu por cima das cabeças das pessoas assustadas fez piruetas mais espectaculares do que todas as que as pessoas já tinham visto e ao mesmo tempo cantou uma canção que tinha composto na véspera sobre o rio Liublianica e os seus namorados. Todas as pessoas ficaram estupefactas. Nunca tinham visto um dragão artista.

Após o espectáculo o dragão foi descansar sobre a ponte do costume. Os seres mágicos que naquela altura viviam no rio gostavam muito dele. Enfeitiçaram-no para ele adormecer, estar sempre ao pé deles e ter uma vida mais longa. Quando as pessoas viram que o dragão ia ficar na ponte, disseram ao escultor mais famoso da cidade que fizesse mais três estátuas com dragões iguais ao dragãozinho artista.Em sua honra, a ponte passou a chamar-se Ponte de Dragão.​


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6891.jpg

O dragão está a dormir profundamente e a sonhar, mas um dia vai acordar e fazer companhia às pessoas de Liubliana. Esperemos que assim seja

Não se apressem a visitar Liubliana , os pontos de interesse estão juntos pelo que a pressa e o andar rápido não é certamente a melhor forma.
Comecemos então pela :

CÂMARA MUNICIPAL

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6919.jpg

O edificio original foi construido em 1484 e reconstruido 1718 sob as ordens do Arquitecto Gregor Maček. Possui no seu interior o Auditório Gótico no qual os habitantes de Liubliana assistiam a comédias itinerantes nos séculos XVI e XVII.
Hoje é a sede da Câmara Municipal onde se reunem os principais autarcas.

Mesmo ao lado encontra-se um dos mais representativos monumentos de Liubliana.

A FONTE DE HERCULES E NARCISSUS

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7018.jpg



ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7019.jpg


Esta fonte possui figuras alegóricas de 3 rios : O Sava , o Krka e o Liublianica .Foi construida em 1751 por Francisco Robba o grande mestre esloveno da escultura.

A PONTE TRIPLA

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6916.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6918.jpg

Tromostovje , ou se preferirem A Ponte Tripla , é uma obra especial na arquitectura de Liubliana. Reconstruida sobre uma velha ponte de 1842 , o arquitecto Jože Plečnik adicionou em 1931 outras duas . Esta elegante ponte dá acesso á cidade velha de Liubliana

PRAÇA PRESEREN

A Praça Preseren representa o centro urbano da capital . É nesta praça que se encontram localizados alguns dos elementos mais caracteristicos e emblemáticos da cidade.
Situada na base do Castelo que é o coração histórico da cidade , acede-se a esta praça através da Ponte Tripla.

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6907.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6911.jpg

O monumento que se encontra na praça , foi desenhado pelo arquitecto Maks Fabiani e executado pelo escultor Ivan Zajc, em 1905. È uma homenagem da cidade ao grande poeta esloveno France Prešeren (1800-1849).
A cara do poeta está simbolicamente virada para a estátua de Julija Primic, a sua grande paixão e que está localizada na fachada de um prédio no inicio da Rua Wolfova
.
PRAÇA DO CONGRESSO

Creada totalmente em estilo Barroco , foi construída para o Congresso da Aliança Sagrada em 1821.
É uma importante zona de ligação entre a parte alta da cidade e a sua zona ribeirinha

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6938.jpg


UNIVERSIDADE DE LIUBLIANA

Durante a segunda metade do séc. XIX muitas foram as vozes que se ergueram a favor da criação de uma universidade que ensinasse em Esloveno..
Nesta época muitos eram os académicos eslovenos de renome que trabalhavam por toda a Europa. Os numerosos estudantes faziam o seu curso numa língua e cidade diferente como era o caso de Zagreb ou Viena.

A universidade foi fundada em 1919 e na época possuia 5 faculdades : Direito , filosofia , tecnologia , teologia e medicina .
.
Em 1920 deram-lhe o Nome de “ Universitas Alexandrina Labacensis “ ("Universidade Rei Alexandro em Liubliana"). Depois da invasão da Jugoslávia em 1941 , durante a II Guerra Mundial a Universidade passou a ser gerida pela força de ocupação italo-alemã. Alguns Professores foram presos e deportado a campos de concentração nazi..

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7049.jpg






ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7048.jpg

Em 1979 renomearam esta Universidade e deram-lhe o nome de Universidade Edvard Kardelj de Liubliana" em honra a um lider comunista desse tempo.
Em consequência da caída do governo socialista da Jugoslávia em 1990, retomou o seu nome anterior.


IGREJA DA ANUNCIAÇÃO

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7046.jpg

Neste mesmo local existia uma Igreja que foi demolida no séc. XV.No inicio do séc. XVII deu-se inicio á sua construção em estilo Barroco
A fachada foi durante o sec. XIX reconstruida por diversas vezes.

Os Franciscanos tomaram conta da Igreja em 1784 e com eles trouxeram várias imagens da antiga igreja situada em Vodnikov . O tecto da Igreja foi pintado por Matevž Langus em meados do sec. XIX.
O autor do Altar Mor foi Francesco Robba que o terminou em 1738.


CATEDRAL LIUBLIANA

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia_Panormica4.jpg

Esta catedral era uma antiga igreja românica de três naves. A sua primeira menção remonta ao século XIII. No incêndio do século XIV foi danificada e mais tarde reconstruída com um estilo gótico, no entanto posteriormente foi novamente danificada pela invasão do Império Otomano..

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia_Panormica3.jpg

Esta catedral é notável pela sua cúpula de cor verde, pelas suas torres gémeas e pela sua localização numa das zonas mais mais interessantes desta cidade, na praça Vodnik, perto da Ponte Tripla também conhecida como Tromostovje.

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7017.jpg

A porta em bronze foi desenhada por Tone Demšar, que optou por desenhar e realçar a história do território esloveno quando do dominio dos 3 Bispos. Esta porta foi benzida pelo Papa João Paulo II.

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7003.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7009.jpg

Finalmente, entre 1701 e 1706, o arquitecto jesuita Andrea Pozzo desenhou uma nova catedral de estilo barroco com dois pilares laterias em forma de cruz latina. A cúpula foi construída mais tarde , cerca de 1841 . O interior está decorado com frescos barrocos pintados por Giulio Quaglio entre 1703-1706 e 1721-1723.

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6894.jpg


CASTELO LIUBLIANA

O castelo de Liubliana é sem sombra de dúvidas o monumento mais espectacular desta cidade.




ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia_Panormica5.jpg

O acesso ao Castelo pode ser efectuado de 2 formas : a pé subindo a íngreme colina ou através de um funicular que sai junto do mercado e que proporciona uma fantástica e calma viagem até mesmo ao interior do Castelo.

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6922.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6981.jpg

De linhas simples e joviais , o Castelo de Liubliana destaca-se pelo seu posicionamento na colina que domina toda a cidade . O seu pátio interior é aproveitado para organizar os mais diversos eventos , desde concertos de musica clássica , teatros , exposições etc.

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6980.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6932.jpg

É um pátio plano onde se destaca um jardim bem cuidado e duas esplanadas que são muito utilizadas pelos locais para uma pequena pausa refrescante nos dias quentes de Verão.

A história deste castelo remonta ao séc. IX e refere a morada de uma família poderosa de nome “ Spannheim “ que já nesse tempo cunhava moedas com a inscrição do seu nome.

Cerca de 1335 o Castelo passou a ser propriedade da familia Hpsburg tornando-o também o centro da provincial Carniola. Assim se manteve até à segunda metade do séc. XIV altura em que o Duque Frederico II de Hapsburg construiu um castelo de forma circular e bastante maior que o anterior.

Com a excepção das paredes exteriores da Capela de S. Jorge ( consagrada em 1489 ) todos os outros edifícios e construções do Castelo foram construídas durante os séc. XVI e XVII.
Até 1814 o Castelo serviu como guarida a guardas e mais tarde como prisão .Em 1905 o Castelo foi adquirido pela Câmara Municipal para ser utilizado em actividades culturais.

Uma Torre Octogonal pode ser visitada desde o pátio.

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6971.jpg

Num dos cantos encontra-se a entrada paga para a subida à Torre e para a visita á Igreja do Castelo.

A igreja interior possui um tecto com uns frescos fantásticos

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6968.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6969.jpg

Do topo da sua Torre tem-se umas vistas verdadeiramente fabulosas da cidade.

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6937.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia_Panormica8.jpg

Nós optámos por fazer a descida a pé para desfrutar de outras vistas da cidade.
Antes de partir caminhámos um pouco mais ao longo de um rio que seguia o seu caminho calmo e tranquilo .

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7030.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7040.jpg

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7044.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_7042.jpg

Mas o fascínio , o mistério , a melancolia e a saudade de uma cidade é para mim a sua visão nocturna , altura em que as luzes que iluminam cada monumento ou cada rua criam as sombras onde se esconde o desejo de ver e descobrir novos lugares.

Liubliana á noite vista por mim é assim :


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6895.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6897.jpg

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6902.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6901.jpg

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6903.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6908.jpg

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6909.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6911_1.jpg

ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6912.jpg


ai1100.photobucket.com_albums_g415_jpmeslovenia__MG_6913.jpg

Na sombra dos colossos turísticos que tem perto de si ( Lago Bled , Vintgard Gorge ) , Liubliana é uma cidade que merece uma visita cuidada e com tempo. Os seus habitantes são simpáticos e afáveis e o final de dia junto ao Rio nas esplanadas que por aí abundam deixam na memória uma nostalgia de uma cidade de BELEZA TRANQUILA.

Abraço a todos
João Paulo
 

Sunset

Inativo
que espectáculo João
De vez em quando vais nos brindando com magnificas fotos e óptimos destinos :)

Obrigado por partilhares ... adorei.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá JJPPMM

Excelente Report.
Sem duvida alguma que vale a pena visitar a cidade de Liubliana.

Cumprimentos
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Lindo!!!! :)
Tenho de lá ir um dia destes, já tinha ouvido dizer maravilhas, agora confirmei com estas excelentes fotos!
 
Top