Novidades

Medo de Voar

Peter340

Membro Novo
Resolvi abrir este tópico para todos aqueles que apesar de gostarem de viajar e conhecer novos destinos, povos e culturas distantes, têm fobia, medo ou apenas sentem desconforto em voar.
Tentarei esclarecer dúvidas sobre a aeronautica em geral, os seus procedimentos, descrever tipos de aeronaves, companhias aéreas etc.
Caso queiram partilhar alguma situação de pânico que tenham vivido a bordo de um avião ou alguma situação que não perceberam como foi possível acontecer, estejam à vontade afinal esse pode ser o primeiro passo para acabar com esse receio.
 

Ricardo Pereira

Membro Novo
bom topico. eu tou mesmo nessa situação de fobia. ah cerca de 10 anos que ando para fazer 1 viagem de avião e este ano vai ser...vou para a RM dia 28/07, que dicas me pode dar? lololol gosto mesmo deste topico.
 

Peter340

Membro Novo
bom topico. eu tou mesmo nessa situação de fobia. ah cerca de 10 anos que ando para fazer 1 viagem de avião e este ano vai ser...vou para a RM dia 28/07, que dicas me pode dar? lololol gosto mesmo deste topico.


Olá Ricardo

Obrigado antes de mais.
Um dia li numa revista de aeronaútica um piloto da TAP que dizia com muita piada que o avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, o primeiro é o elevador.

Agora mais a sério, uma dica muito simples e que resultou com um conhecido meu que também partilhava dessa fobia, foi começar a ir ver os aviões todos os fins de semana antes da viagem que fez para o Brasil. Ver as aeronaves a levantar e pousar, conversar com as pessoas que normalmente estão nas imediações dos aeroportos a tirar fotografias ou simplesmente a ver, pode ser um bom relaxante.

Lembre-se também que na aviação comercial tudo é feito com base em procedimentos pré-estabelecidos e muito dificilmente existe improvisação. Vou dar-lhe um exemplo simples e muito abreviado, quando o avião está para levantar o co-piloto tem uma check-list com vários passos a seguir que são verificados e validados pelo comandante como por exemplo a posição dos flaps, caso algum ponto da check-list falhe inicia-se novamente o procedimento até tudo estar em conformidade para a descolagem.

Espero ter ajudado!
 

Peter340

Membro Novo
Eu ODEIO voar!! Tenho pavor!! Mas a minha vontade de ir é maior e por isso vou!!

Olá Isabel,
Pelo menos não fica em terra, já é um príncipio

Apesar de não ter fobia de voar, por vezes sentia algum desconforto.
Um dia e na véspera de um voo enquanto fazia zapping na TV cabo no National Geographic estava a dar um programa chamado Mayday Desastres Aéreos. Que mau presságio pensei, contudo lá continuei a ver.

O programa divide-se em duas partes, na primeira descrevem o acidente sem grande rigor técnico, já na segunda descrevem com muito rigor a investigação e o relatório final da investigação.

No final do programa e apercebi-me da quantidade enorme de coisas que tinham corrido mal para se ter dado o acidente e da probabilidade infima de ter acontecido.

Depois disso já vi praticamente todos os episódios e até agora não conheço nenhum acidente aéreo que tenha apenas uma ou duas causas. Normalmente são sempre uma sequência de inúmeros erros humanos ou falhas mecânicas que levam ao acidente.

A partir desse dia ver o programa virou um ritual, antes de voar lá vou eu ver um episódio nem que seja ao youtube.

Confesso que não tenho qualquer formação em psicologia e espero que o que escrevi não vá aumentar o seu pânico de voar em vez de atenuar. :rolleyes:
 

Tasca de Palmeira

Membro Novo
O avião é o transporte mais seguro do mundo segundo as estatisticas. Está comprovado.
E em Portugal não há história de um acidente aéreo com aviões comerciais.

Traquilos...desfrutem da paisagem a 11.000m e a 900km/h:)
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
O avião é o transporte mais seguro do mundo segundo as estatisticas. Está comprovado.
E em Portugal não há história de um acidente aéreo com aviões comerciais.

Traquilos...desfrutem da paisagem a 11.000m e a 900km/h:)
Desculpe, mas está "completamente" enganado: Vejamos os Principais Acidentes Comerciais:

1943 - Pan Am - Lisboa - 24 mortos
1947 - Air France - Lisboa - 15 mortos
1948 - TAP - Monte Caparica - 3 mortos
1949 - Air France - Redondo, Açores - 48 mortos
1954 - Avianca - Terceira - 30 mortos
1961 - KLM - Fonte da Telha - 61 mortos
1976 - Apesar de ser avião militar, os passageiros eram civis venezuelanos - Terceira, Açores - 6 mortos

19 Nov 1977 - Um voo da TAP (boeing 727) despenha-se no Funchal por a pista ser curta... 131 pessoas morreram de 164 passageiros. Por causa desse acidente começou o plano de ampliação da pista.

18 Dez 1977 - Voo da SATA, mas não a Portuguesa, era Suiça. 1 mês depois do acidente da TAP, "cai" outro avião no Funchal. Morreram 36 pessoas. Os destroços foram encontrados à pouco tempo por mergulhadores portugueses.

04 Dez 1980 - Temos o caso Camarate... OK que não é voo comercial, mas existiram vitimas civis

1989 - Independent Air - Pico Alto, Açores - 144 mortos
1992 - Martinair - Faro - 56 mortos lembro-me perfeitamente de estar a ver o Natal dos Hospitais e da emissão ser interrompida para mostrarem imagens em directo do aeroporto de Faro onde passageiros estavam a tentar fugir do avião.
1998 - Air Sofia - Terceira, Açores - 7 mortos

1999 - SATA, companhia Portuguesa - São Jorge, Açores, 35 mortos, um dos quais uma pessoa querida da minha familia que nem sequer devia estar nesse voo. Soubemos nesse dia quando passaram a lista de passageiros na TV.


Noto que aqui não se encontram voos privados, nem militares.
É perfeitamente visível que a maioria dos acidentes ocorreu antes de 1980, a década em que a segurança aeronáutica deu um grande pulo.
Felizmente Portugal e as companhias portuguesas, são dos que possuem menores listas de acidentes, mas dizer que eles não existiram (como tantas vezes ouço) é um "desrespeito" para com os que perderam a vida. Ainda à uns anos li numa revista que a TAP era a companhia mais segura do mundo, pk investia muito em manutenção e por isso é que os bilhetes eram mais caros. Para comprovar a segurança, alertavam que a TAP nunca tinha tido nenhum acidente fatal. Para mim esta "publicidade" era "desculpa" para os elevados preços dos bilhetes e uma falta de respeito para com as 134 vitimas (e familiares) de acidentes da TAP.


Sem duvida que o avião é extremamente seguro (excepto de falarmos de companhias aéreas de países sub-desenvolvidos), mas não é branqueando as situações que tiramos o medo às pessoas.
Tal como o Peter340 disse, acho que ver documentários sobre acidentes de aviação é muito bom, pois dá para uma pessoa compreender melhor o funcionamento "da coisa".

Posto isto, repito o que o Tasca disse "Tranquilos...desfrutem da paisagem a 11.000m e a 900km/h:)" e se por acaso algo correr mal, não "paniquem", vejam o lado positivo, e lembrem-se que pelo menos irão aparecer na abertura de todos os noticiários
 

Bee

Membro Conhecido
Um dia e na véspera de um voo enquanto fazia zapping na TV cabo no National Geographic estava a dar um programa chamado Mayday Desastres Aéreos. Que mau presságio pensei, contudo lá continuei a ver.
Mais uma que habitualmente vê o programa...
Eu não tendo medo, mas confesso que nas ultimas vezes tenho sentido um certo desconforto que não sei explicar.
 

LMS

Membro Novo
Eu acho que há dois tipos de medos, o medo de voar por desconhecimento, e o medo de voar generalizado que nunca passará. O primeiro, à medida que se vai fazendo milhas e acumulando experiências passa (não é bem o meu caso). O segundo vai passando ou agudizando consoante as experiências, boas ou más. Tomar um calmante ajuda, eu tomo sempre, e adapto a dosagem ao número de horas que tenho pela frente. Isto faz com que possamos aprender a controlar a ansiedade da viagem e a encará-la melhor dali em diante.
Eu no espaço de 1 ano fiz 2 viagens transatlânticas, e a primeira foi horrível, particularmente o regresso. Jurei que não atravessava o atlântico tão cedo, que iria conhecer o resto do mundo e só no finalzinho da minha vida voltaria para terminar aquele cantão. Mas como dizia aí num post a Isabel, a vontade de ir supera tudo e menos de um ano depois lá estava eu a voar novamente para as Caraíbas.
O medo não pode controlar a nossa vida em nenhum aspecto, por isso VIAGEM !
 
Top