Novidades

Medo de Voar

Bruno Machado

Membro Ativo
Olá pessoal. decidi iniciar este tópico para que possamos partilhar experiências ,conselhos, para ultrapassar este pequeno grande problema.

ora eu sou uma das pessoas que tem medo de voar. a razao principal é por nao sentir 'os pés no chão' quando estamos em voo. no entanto, após a longa viagem de ida e volta para o méxico, o medo dissipou-se bastante, sendo que agora apenas custa mais a descolagem, uma vez que aquele friozinho da barriga quando estamos em viagem normal já não me afeta tanto, apesar das constantes olhadelas pela janela.

ainda assim, nesta ultima viagem a barcelona, o voo de volta foi horrivel para mim, uma vez que apanhamos turbulencia desde o momento que descolamos até praticamente há chegada ao porto, com constantes oscilações do avião.

assim sendo, existe por ai alguém que sofra do mesmo mal? e acima de tudo, alguém que já conseguiu ultrapassar esse receio?

a minha companhia nos voos nao tem ajudado. nao tem medo de voar e está constantemente a... dormir.

acredito que estou numa fase de integração digamos. devo ser um caso daqueles que 'vai lá com o número de horas de voo' de qualquer das formas, os nervos sempre aparecem...
 

TeK

Membro Conhecido
Oi Bruno,

como tu há muitos e eu passei por essa fase, não é nada de mal, é como algumas pessoas enjoarem no carro quando vão numa estrada com muitas curvas.

Os medos como está provado, podem-se ultrapassar, de que maneira? Isso acho que cada um tem que se colocar à prova e decidir o que é capaz de fazer para os ultrapassar.

Eu fiz o meu baptismo de voo tinha 14 anos, Lisboa - Funchal. Mas como sou um pouco diferente de algumas maiorias LoL por exemplo gosto de trânsito, locais de enchentes, etc, neste caso não foi excepção. A descolagem para mim o pior, só consegui descolar em posição fectal, ou seja, debruçado sobre as pernas contraindo a barriga e nem conseguia olhar pra janela, nem comi até lá. Mas queria muito voar e o meu medo não era de estar com os pés fora do chão, mas sim da sensação provocada na barriga. O que mais gostei, foi aquilo que a maioria das pessoas menos gosta... A aterragem e logo na Madeira (é só o 7º aeroporto mais perigoso do mundo para quem não sabe) e antes mais ainda devido à curta dimensão da pista, ainda hoje foi o local onde me deu mais gozo aterrar.

Hoje em dia, já com umas muitas horas de voo, sento-me, relaxo e adoro levantar a olhar lá pra fora e sentir a sensação na barriga, porque significa que estou literalmente a sair "daqui" por um tempo. Mais uma vez, a turbulência não me aquece nem arrefece, até me dá certo gozo, só não acho piada aos poços de ar grandes (quando não estou sobreaviso ou estou a dormir).

Nada mudou, para além de transformar o mal estar que tinha a descolar em prazer de voar, porque como referi, simplesmente quis e fiz com que isso acontecesse. Continuo a adorar qualquer landing, seja em que aeroporto for.

;)
 

Bruno Machado

Membro Ativo
Obrigado pela tua participação Tek.

Sim eu sinto que aos poucos vou ganhando mais confiança e menos nervos na hora de entrar no bicho.

Curiosamente tenho uma grande paixão por aviões comerciais, pela sua dimensão, pela quantidade de gente que levam, pelo peso que transportam em pleno ar. Estou até a pensar em iniciar-me ao plane spotting uma vez que vivo perto do aeroporto e trabalho no hotel mesmo em frente às chegadas.

Curiosamente, desde a primeira viagem que fiz, Porto - Paris, a aterragem foi algo que sempre adorei. Não é dificil percebe porque depois de ter dito aquilo de 'nao saber onde meter os pés' aterrar para o meu cérebro significa ter os pés no chão, estar seguro.

No entanto, este dois voos de ida e volta para barcelona, provaram-me algo que não esperava, que a aterragem pode ser doida :p Já estava alertado para a Ryanair ter umas aterragens bruscas, mas a chegada aqui ao Porto foi de ficar completamente colado ao assento... da frente! e não estou a exagerar...

essa questão dos poços de ar julgo nunca ter apanhado em nenhum dos voos, pelo que não sei ao certo qual é a sensação dentro do avião...

PArtilho da tua opinião... e foi aí que comecei a perder o medo. ao viajar para o méxico, momentos após a descolagem, o medo de 9.40h de viagem começou a pairar... no entanto algo me veio à cabeça: ´queres ir para o méxico como? a nado?´ o que é certo é que essa viagem curou-me e muito..
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Bruno,

O que eu mais gosto mesmo é a descolagem e a aterragem, o resto é como andar de autocarro. :unsure:
Em relação aos poços de ar, só apanhei um, como não tenho termo de comparação não sei se foi grande ou pequeno, apenas vi um sujeito que ia 2 bancos à minha frente, ir buscar a cerveja à altura da cabeça... :eek:
 

badbones

Membro Conhecido
Eu tenho tanto mas tanto medo de voar que mal me sento...adormeço. Aquilo dá-me cá um embalo...
O meu medo é que no voo para o Peru (daqui a pouco mais de um mes) não vou poder dormir senão baralho o relogio biologico todo, e isso sim provoca-me receios. Como vou estar 11h numa cama sem poder dormir?

Normalmente tenho um nervoso miudinho na descolagem mas passa rapido.

No primeiro voo que fiz acordei a meio porque estava aflitinho para fazer xixi. Confesso que no caminho para a casa de banho senti o avião a mexer-se muito, mas como era a primeira vez e estava meio a dormir nem liguei. Quando sai do WC estava uma hospedeira à minha espera com um ar muito chateado e a refilar que não me podia ter levantado por estavamos a atravessar uma zona com muita turbulencia. Então os abanões eram isso...voltei para o meu lugar e adormeci.
 

Sunset

Inativo
Por acaso medo de voar não tenho ... mas nos poços de ar, fico um pouco amedrontada, principalmente quando são em excesso ...
vou então questionar sobre um outro medo... o de claustrofobia :blush:
Alguem sente? tenho um familiar...com mtas horas de voo e que recentemente ficou com essa fobia ...
Horrivel, porque tem que andar de metro todos os dias...e viajar agora :no:
Tem voo marcado em Abril... e eu é que estou com receio, se tem algum ataque de panico :blush: ... é que já teve no metro ( 3 horas fechado num tunel,com avaria e carruagem completamente lotada )... e até desmaiou ...
Uma maneira de combater essa fobia, dizem que é com hipnoterapia...
Não sei se resulta ... se alguem souber de algum metodo, seria bom compartilhar essa experiencia .
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Medo de voar nunca tive,excepto em 2 vôos da Madeira para o Porto q literalmente o Bicho esteve praí uns 4 segundos em queda :agitado: :agitado: :eek: .Esses sim foram momentos,em q só ñ acendemos umas velinhas :angel: ,pq ñ as temos connosco. :eek: :wacko:
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas, Bruno...

penso que em ti o medo não seja o de Voar, mas sim aquilo que acontece à maioria dos homens (machos, lol), ou seja, o "medo" por não teres tu o controle nas tuas mãos, mas sim nas mãos de outro... Segundo a psicologia este factor acontece maioritariamente com os homens e um grande factor no "medo" de voar.
Eu por exemplo, daria um bom "medricas" a voar, pois por exemplo, detesto andar de carro sem que seja eu a conduzir e chego a ficar mesmo mal disposto... e olha que não é por não confiar no condutor... é mesmo por uma "miscelânea" de factores, incluindo o facto de não controlar eu a situação... é como se tivesse a colocar o meu destino nas mãos de outros... não sei se isso tb te ocorre nestes transportes do "dia a dia".

Felizmente, a andar de avião isso não me acontece... confesso que no momento da descolagem estou sempre um pouco tenso, mas passa muito rápido e acabo mesmo por desfrutar imenso da viagem.
Quanto a situações de "tensão", já tenho uma boa conta delas, vejamos:
  • 1ª ida à Madeira em 94 e que foi tb a minha 1ª vez de avião, altura em que a pista era "curta". O meu pai tinha aterrado lá na semana seguinte (1977) aquele acidente em que o avião caiu ao mar e tinha-me contado a história pelo que ia um pouco apreensivo, mas no ar era como se nada fosse comigo... o meu pai tb foi grande ajuda (para ele andar de avião é como dormir mesmo depois da explosão de motor na Tailândia num avião em que ele ia ), pois convenceu a hospedeira a levar-me à cabina do piloto e além de ganhar um baralho de cartas da TAP, ainda fiz boa parte da viagem ao lado do piloto... penso que esta 1ª viagem foi marcante para não ter qualquer receio de voar.
  • Quando fui aos Açores (1996) andei pela 1ª vez em avião com hélices... foi na viagem do Faial para as Flores... ora a viagem era barulhenta (ia mesmo por cima da asa) mas de repente deixo de ouvir barulho e a hélice pára... olho pela janela e só vejo mar... confesso que foi um grande susto... para mim e para a maioria das pessoas que ia no avião (turistas)... felizmente a hospedeira apareceu a dizer que era o procedimento normal ao chegar à ilha, pois como o aeroporto era pequeno, 1º planavam para reduzir a velocidade... o procedimento era normal, mas não ganhei para o susto... e por mais eu sabia que este tipo de aviões são os mais seguros que existem, pois podem planar muito tempo e amarar com mais facilidade.
  • Anos mais tarde (acho que em 2001) numa viagem de Ibiza para Madrid, vim tb num avião da Ibéria a hélices... eu todo contente pois depois dos Açores, passei a adorar andar nestes aviões. Ora, a viagem em pleno Agosto foi do pior que já passei... cerca de 15 minutos depois levantar voo e eu a dormir pk estava exausto pois o avião estava atrasado 2 horas o que me faria perder o avião para Lisboa, acordo com o "broar" de todas as pessoas com o "úúúúúuuuuuu..." devido à sensação de queda... o tipo que ia ao meu lado até deixou cair a cerveja que tinha nas mãos... a partir desse momento foi horrível, pois a turbulência era brutal, de tal forma que para ir ao WC, só em caso excepcional e com a companhia da hospedeira (que ficava à porta claro). Disseram que quando chegássemos à zona continental melhorava, mas só piorou e o piloto decidiu descer bastante de tal forma que fizemos toda a parte continental até Madrid a muito baixa altitude... Eu por acaso estive sempre calmo e tentei acalmar outras pessoas "tugas" (o que me acalmava a mim tb)... ia sempre a gozar a dizer que as estradas estavam cheias de buracos, etc... mas outros passageiros passaram mesmo uma má hora... alguns (lembro-me de 3, mas foram de certeza mais) a vomitarem, outros a terem ataques de pânico (uma tipa italiana conseguiu partir as unhas no braço do namorado tal era a força com que ela o apertava), muito choro, gente a rezar, etc... para mim o pior da viagem não foi a turbulência, mas sim a reacção das pessoas... o facto de rezarem então, quase me tirava do sério... Quando aterramos em Madrid eu e as pessoas que estavam comigo só estávamos preocupados por causa do voo para Lisboa e acabou por ser engraçado, pois este foi o 1º e único voo até agora em que ninguém desapertou o cinto mesmo depois da aterragem. O Avião atravessou todo o aeroporto e parou no seu place, as hospedeiras abriram as portas e ninguém ainda tinha tirado o cinto... ninguém excepto estes "tugas" que foram logo a correr para tentar apanhar o outro voo (nem sei quanto tempo mais o pessoal ficou no avião e/ou se houve algum caso de alguém que tivesse de ser assistido). No fim, acabei por não apanhar o outro voo, mas não foi mau, pois graças a isso, vim em 1ª classe para Lisboa à conta da Ibéria (só foi pena passar por cima do Estádio do Setúbal e ver o meu SCP a perder 2-0).
 

Bruno Machado

Membro Ativo
Maravedi, sou um pouco como tu. quando era mais novo enjoava imensas vezes a andar de carro. desde que tirei a carta e comecei eu a conduzir, sempre que ando com alguem ao lado, fico de tal forma enjoado, que ou abro a janela para apanhar ar ou entao tenho que sair do carro.

essa situação que descreve ai é de uma daqueles que se um dia presenciar certamente que deixarei de voar. o ano passado antes de partir para o mexico, estive inclusivamente a ver pela internet o porque de exisitr a turbulencia e a forma como esta funcionava... curioso é que ajudou, dado que na altura em que passamos por ela, o meu cerebro interpretou aquilo que tive a ler...

no entanto a semana passada a vir de barcelona, talvez pelo avião ser mais pequenote, a coisa já não foi assim.

cgmc, falas ai em algo importante, a claustrofobia. deve ser complicado de facto. ainda para mais, dependendo da companhia aerea, o avião pode dar a sensação de ser realmente pequeno. os da ryanair com todo aquele amarelo não devem ajudar por exemplo.

quanto a um metodo, eu recomendaria um pre aviso aos hospedeiros. Segundo o que dizem, eles estao preparados para situaçoes de pessoas com ataques de panico e medo de voar, e talvez tenham algum metodo que consiga ajudar. tentar ficar no lugar a beira da saida de emergencia para ganhar algum espaço tambem poderá ajudar creio
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Brincando um pouco com o assunto (para desanuviar)...

quem tem medo e/ou fobias, recomendo que apanhem uma bela duma "piela" antes de entrar no avião... vão ver que nem se lembram das fobias...

não se esqueçam é de lavar os dentes, senão não vos deixam entrar no avião
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

Eu não tenho receio de voar, mas admito que sofro um pouco com os poços de ar :) de resto é um como já disseram ... relaxar, ouvir música, etc!
 

Sunset

Inativo
Realmente uma óptima sugestão, o pessoal de bordo deve estar preparado para essas emergencias, e se for avisado até poderão acompanhar o caso de perto e tentar amenizar esse problema. :blush:
Obrigado
 
Daqui por mais ou menos 3 semanas vou fazer o baptismo de voo e estou ansioso por meter o cu no avião e sentir tudo o que vocês descrevem :)
Medo? É coisa que não me assiste... Pode parecer estranho mas o único receio que tenho É o de não me conseguir orientar no aeroporto (à partida e à chegada ao destino) :D
 

Bruno Machado

Membro Ativo
Fausto gonçalves, os aeroportos hoje em dia, falando na europa principalmente, estão todos bem equipados com mapas e ecrans de informação. nao tens que te preocupar :D
 

Bee

Membro Conhecido
Medo não tenho. Aliás sempre tive uma vontade enorme de andar de avião.
Na minha 1ª viagem, ao regressar de Cabo Verde viemos mesmo na ultima fila e apanhamos alguma turbulência. Posso dizer que na altura até agradeci já que me serviu de embalo.
Mas algo estranho se tem passado... ultimamente já não me tenho sentido tão confortável a voar! Não é medo mas confesso que fico com um friozinho na barriga.
Claro que não é isso que me vai fazer deixar de andar de avião, haja dinheiro e lá vou eu!

O ano passado ao ir para Madrid apanhei um poço de ar! Parecia uma montanha russa... toca a levantar os braços e dizer "UUUUU"
No regresso de Madrid, descolamos e passado uns minutos a comandante começa a falar do tempo de voo, meteorologia e.... o avião começa a abanar por todos os lados, ao olhar para as janelas as asas pareciam que iam partir de tanto abanar e a comandante simplesmente interrompeu uma frase a meio.. isso causou um certo desconforto, uns 10 minutos depois acalmou e a senhora retomou a conversa pedindo desculpa e pedindo calma já que tinha sido uma zona com turbulência.
Mas o pior mesmo foi o ano passado... a aterragem em Liverpool! Confesso que fiquei toda a tremer... estava tanto vento... o avião a chegar à pista e eu olhava para fora e só esperava para ver a asa a bater no chão... para um lado e para o outro e nós por cima da pista sem aterrar e eu a pensar "a pista vai acabar e nós ainda não aterramos... ele vai abortar a aterragem" Finalmente pousamos mas as pernas ficaram a tremer largos minutos.
O engraçado da situação é que fui com uns tios que andavam de avião pela 2ª vez... não nos conseguimos sentar juntos pelo que eu estava preocupada com eles a pensar "eles devem estar em pânico". Depois de aterrarmos disse-lhes que tinha ficado a tremer e perguntei como eles estavam. Diz a minha tia: "Eu estou bem" Ai aquilo não é normal??!!" :lol:

Concluo dizendo que se alguém me quiser oferecer uma viagem, sinta-se à vontade. Não é por causa deste pequenos episódios que eu fico em terra. O importante é pensar que o avião é necessário se queremos conhecer este belo planeta... além de ser muito seguro!
 

João Leite

Membro Ativo
boa noite.

No ano passado fui a palma Maiorca, foi a 1vez que andei avião, diziam isto a descolar, isto a aterrar.......digo-te que foi ALTAMENTE,EXPERIÊNCIA A REPETIR JÁ ESTE ANO SE POSSÍVEL.só me aconselharam a por uma pastilha durante a viagem por causa altitude causar dor ouvidos, foi o que fiz.

Ah aconselharam também a tomar aspirina, realmente para palma cheguei e senti a cabeça um pouco cansada nem era doer era mesmo tipo um peso, para o porto tomei e estava como o aço. Para o porto tmb apanhei turbulÊncia toda a viagem, mas nem enjoei nem nada, tranquilo, lembro que o avião é tão estÁvel que estava a ler o jornal e não enjoei,coisa que se fizer no carro fico logo enjoado.deixei o meu testemunho,espero ter ajudado
 

Bruno Machado

Membro Ativo
isso da chicla é bem lembrado. muita gente nao sente nada, mas eu pessoalmente, quando começamos a descida para cancun digo-vos... QUE DORES!! e a semana passada voltou a acontecer na chegada a barcelona
 

TeK

Membro Conhecido
Quanto à pastilha, quem não a tiver à mão e começar a sentir os efeitos da pressão, basta engolir em seco várias vezes que faz o mesmo efeito e não estraga os dentes ;)
 
Top