Novidades

Irlanda

Vluis

Membro
Esta viagem aconteceu por dois motivos – celebração dos 35 anos de casado e uma promoção da Aer Lingus em que a viagem custou cerca de 115€ (x 2- ida e volta). Como ainda não conhecia a Irlanda, decidi aproveitar.
A Aer Lingus colocou-me em Dublin, sem grandes luxos, dentro do horário previsto (-4 minutos). Como cheguei às 21.30h só deu tempo de apanhar um ‘shutle’ para o centro da cidade (10€ ida e volta). Daqui fomos de táxi para o Hotel - 4* O´Callaghan - situado a cerca de 500 mts do centro.
Com o guia da «American Express» na mão, começámos a explorar esta cidade. Dublin não é uma cidade grande. segui as indicações do guia para esta cidade. O referido guia divide a cidade em três zonas. Resolvemos fazer uma zona na Quinta à tarde e as outras duas na Sexta, assim o Sábado ficava livre para um passeio a Belfast. Consegui ver as três zonas a pé e com muita tranquilidade, ficam juntas umas às outras.

Na Quinta, fria mas seca, após uma manhã em plenos saldos, vimos a zona sudoeste da capital, passeámos pelo City Hall, o Dublin Castle, a Christ Church Cathedral e acabámos na storehouse da Guiness.Terminámos a tarde a passear no Temple Bar (‘Docas’ lá do sitio), vale a pena conforme podem ver nas fotos que tirámos e que se encontram no nosso blogue e facebook.

Sexta de manhã fizemos o passeio à zona norte do Liffey, o rio que atravessa a capital irlandesa. Estivemos na grande O´Connell Street e nas suas redondezas. Vimos a Custom House e a Estação dos Correios, palco da revolta de 1916. Da parte da tarde fizemos o passeio do sudeste de Dublin. Vimos a rua das compras - Grafton Street - e o Trinity College. Entretanto fomos comemorar o nosso 35.º aniversário num restaurante oriental já que a oferta de peixe é quase inexistente e o que aparece é a preços proibitivos.

Sábado o dia amanheceu com tendencia para o chuvoso, não é de admirar - é o típico clima Inglês/Irlandês com muitos períodos de chuva ao longo do dia, segundo nos disseram. Fomos apanhar uma camioneta de carreira (22x2 Euros ida e volta) e lá seguimos para Belfast Foi aqui que foi construído o Titanic, tinha de lá ir! Fiquei deliciado com o edificio que vai albergar o museu e tive muita pena da minha visita não ter sido feita um mês mais tarde, data em que este vai ser inaugurado. També pude observar as torres de habitação junto às quais se desenrolaram algumas das intervençoes brutais da sua magestade contra o IRA.
Só à tarde é que cairam umas gotas de chuva, mas muito pouco. Por isso andámos pelo centro apreciando aqueles táxis tipicamente britanicos, a grande artéria comercial que desagua no City Hall (que belo edificio!) e um mar de gente que nos fazia esquecer qq ambiente de crise.
à noite, agora sim sob uma forte carga de água, voltámos a Dublin.

No domingo, sob um lindo sol, ainda aproveitámos a manhã para mais um passeio pelas artérias principais que circundam o Banco da Irlanda (muito imponente).
Cerca das 15h00 e apanhamos o ‘shutle’ para o aeroporto. A saída tem pouco a relatar excepto o facto da Aer Lingus ter sido demasiado exigente com as dimensões das malas de cabine, já que utilizou uma bitola abaixo do normal em Low Cust, o que implicou que a maioria foi parar ao porão, todavia sem custos (o que confirma o facto de estarem a agir zelosamente demais) – o argumento é que o voo estava praticamente lotado.
Passados uma horas (15 mint. antes do previsto) estávamos em Lisboa com mais uma país e duas cidades conhecidas.
Dublin não é uma cidade bonita, cheia de vida e muita juventude. Houve-se constantemente muitas liguas estrangeiras, nomeadamente o brasileiro, enfim…não é tempo perdido. Pelo trajecto entre Dublin e Belfast deu para ver que a ilha deve ser bem bonita.
Dos irlandeses não tive razão de queixa, alguns até achei simpáticos e são educados. Apesar de afectado pela crise parece estar em grande crescimento económico, devia ser um exemplo a seguir para Portugal.
Correu bem acima do previsto, nomeadamente no que se refere ao tempo e... foi mais uma viagem … vale sempre a pena!!! Em suma: Recomenda-se!

FOTOS AQUI
 

badbones

Membro Conhecido
Já fui duas vezes à Irlanda (e se tudo correr como previsto para o ano vai ser a terceira) e nunca vi Dublin.
Se tiver oportunidade de um dia lá voltar visite a zona de Galway, Dingle e Kerry.
Tal como diz se tivermos sorte com o tempo a Irlanda corre bem acima do previsto. É uma pais muito bonito e simpatico.
 

Vluis

Membro
Olá Badbones

Caso pense passar por Dublin e Belfast não irá dar esse tempo como perdido. Boa viagem.
 

Patythewildflower

Membro Novo
Olá Vluis,

Adorei o report sobre a Irlanda e estou a pensar lá ir este ano, fiquei ainda com mais vontade.
Gostaria de uma ajuda para esclarecer a viagem entre Dublin e Belfast quanto tempo demora? Existe outras opções para além do autocarro? E Belfast é uma cidade que vale a pena uma estadia de mais uns dias ou facilmente se vê num dia?
Relativamente aos custos na cidade, é uma cidade cara ou para as necessidades básicas (comida, transportes, etc.) conseguem se encontrar boas alternativas em termos de preços?
E por fim relativamente a segurança na cidade? é uma cidade segura é recomendavel ter cuidados em determinadas zonas ou nas saídas a noite por exemplo?
Obrigada
 

Vluis

Membro
Olá Vluis,

Adorei o report sobre a Irlanda e estou a pensar lá ir este ano, fiquei ainda com mais vontade.
Gostaria de uma ajuda para esclarecer a viagem entre Dublin e Belfast quanto tempo demora? Existe outras opções para além do autocarro? E Belfast é uma cidade que vale a pena uma estadia de mais uns dias ou facilmente se vê num dia?
Relativamente aos custos na cidade, é uma cidade cara ou para as necessidades básicas (comida, transportes, etc.) conseguem se encontrar boas alternativas em termos de preços?
E por fim relativamente a segurança na cidade? é uma cidade segura é recomendavel ter cuidados em determinadas zonas ou nas saídas a noite por exemplo?
Obrigada

Olá Patythewildflower

Fiquei muito satisfeito pelo facto de te poder ser útil. Com respeito àas questões que colocas deixo-te as minhas impressões:

Gostaria de uma ajuda para esclarecer a viagem entre Dublin e Belfast quanto tempo demora?
Em autocarro cerca de 2.30 para fazer 170 KM

Existe outras opções para além do autocarro?
Sim, comboio mas com preços variáveis conforme a hora de compra (21 a 50 eur,)

E Belfast é uma cidade que vale a pena uma estadia de mais uns dias ou facilmente se vê num dia?
Se pensarmos ir ao museu do Titanic e fazer algumas compras, pelo menos dois dias. Mas o dia que lá passámos deu para ficarmos com uma boa ideia do local.

Relativamente aos custos na cidade, é uma cidade cara ou para as necessidades básicas (comida, transportes, etc.) conseguem se encontrar boas alternativas em termos de preços?
Transportes: Taxi inicio de bandeirada 4.5 euros. Bilhete diário para todos os autocarros – 11 euros/p existem outras alternativas para 2 e 3 dias. Restauração: achei cara e com pouca oferta de peixe, mas tens outras soluções como recorrer ao Mcdonald, Kentucky, Lidl, SPAR….Compras: Ainda conseguimos comprar alguma roupa em conta. Em Belfast a moeda é a libra, todavia se pagarmos com cartão de crédito nem se sente a diferença, agora para comprar coisas pequenas aceitam euros mas dão o troco em libras.

E por fim relativamente a segurança na cidade? é uma cidade segura é recomendavel ter cuidados em determinadas zonas ou nas saídas a noite por exemplo?
Saímos todas as noites até às 23/24 horas e não sentimos qq problema ou sinais de insegurança nos locais onde andámos -Temple Bar, O'Connely e centro.
Em Befast a sensação foi idêntica.
 
Top