Novidades

[Report] Croácia 2010

sarap

Membro Ativo
Em Agosto de 2010 meti a mochila às costas e fui, com uma amiga, conhecer a Croácia: Zagreb, Split e Dubrovnik foram as cidades eleitas para receberem a nossa visita.

Voámos pela TAP de Lisboa para Zagreb, onde aterrámos por volta das 15horas, estivemos uns 20 minutos para carimbar o passaporte, recolhemos as mochilas e fomos descobrir como é que iriamos até ao centro da cidade. Encontrámos um autocarro que fazia a ligação entre o aeroporto e o terminal rodoviário.

Após estarmos no centro da cidade, foi altura de pegarmos num mapa, e metermos pés ao caminho para encontrar um hostel. Como já tínhamos feito um breve “estudo de mercado”, acabámos por ficar num Youth hostel Zagreb, pousada da juventude internacional. Deixámos as mochilas no quarto, conhecemos as nossas companheiras de quarto e fomos conhecer a cidade.

Deambulámos pela cidade, e vivemos a rua. Rapidamente nos apercebemos que a cidade de Zagreb é pequena e não é preciso muito tempo para a conhecer. Facilmente se percorre a cidade a parte da Cidade Alta como da Cidade Baixa. Dentro de Zagreb, não há autocarros ou carros a circular, apenas se circula a pé ou nos elétricos, o que torna o centro muito mais limpo.
ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0672.jpg



ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0609.jpg



ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0741.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1012.jpg


O custo de vida em Zagreb não é muito elevado, de tal modo que jantamos numa pizzaria por 8€
duas pessoas!

No dia seguinte, fomos tomar o pequeno almoço para um agradável jardim, Zrinjevac.
A igreja de S. Marcos estava fechada e portanto não a podemos visitar. Mas por fora, tem um telhado único.

ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0812.jpg


A parte velha da cidade.
ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0793.jpg


A catedral de Zagreb é um monumento emblemático da cidade.
ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0866.jpg


O famoso mercado de Dolac.
ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0853.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0849.jpg


O jardim botânico.
ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_0968.jpg


à noite, depois de jantarmos apanhámos o comboio e fomos até Split. Passámos a noite no comboio, sempre aproveitámos para poupar uns trocos com o alojamento e também conhecemos algumas pessoas que também iam para Split e a viagem sempre se passou mais animada.
Chegámos a Split por volta das 7 da manhã.

ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1019.jpg


Split, tal como Zagreb é uma cidade que se percorre bem a pé e um dia chega perfeitamente para conhecer a cidade. Esta cidade da Costa da Dalmácia é notoriamente turística, uma garrafa de água custa 7kunas, o equivalente a 1€, enquanto que em Zagreb custava cerca de 0,50centimos.
O ideal a fazer em Split é aproveitar a parte da manhã para conhecer a cidade e à tarde ir dar um mergulho à praia. Nós não o fizemos pois não tínhamos os biquínis vestidos... :(

ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_P8130176.jpg


[font="'trebuchet ms"]à noite, apanhámos o autocarro e fomos para Dubrovnik, e a viagem durou cerca de 5horas. Aqui tivemos um pequeno contratempo, pois tinhamos combinado com o pessoal do hostel que nos iriam buscar ao terminal rodoviário, porém, quando lá chegámos não havia ninguém! Bom, como não tínhamos previsto esta situação, foi altura de nos desenrascarmos e, como quem tem boca vai a Roma, lá fomos perguntando onde é que era o hostel e como é que poderíamos ir para lá... Apanhámos um autocarro e chegámos ao nosso hostel, Begovic Boarding House (que estava muito bem localizado). A pequena curiosidade, é que tínhamos 20 kg às costas, duas noites mal dormidas, e às 7 da manhã, estava um calor abrasador!!! [/font]
[font="'trebuchet ms"]Após chegarmos ao hostel, tomámos um duche e aproveitámos para meter algumas horas de sono em dia, pois as últimas duas noites tinham sido passadas no comboio e autocarro. Depois aproveitámos a tarde para uns belos mergulhos! (Em Split, a areia era fininha, então eu e a minha amiga pensámos, bom, se a areia for assim em Dubrovnik vamos usar os biquínis mais antigos, senão a areia como é tão fininha estraga os biquínis... Mas não tivemos esse problema, pois não havia areia.. Apenas calhau!!! No primeiro dia, deitá-mo-nos no calhau e o sono era tanto que dormimos sem qualquer problema.. Mas da segunda vez que fomos para a praia, tivemos que alugar umas cadeirinhas, eheh!)[/font]

No dia seguinte, depois de uma noite muto bem dormida, fomos conhecer Dubrovnik. A old city é fantástica! Adorei!!! Percorremos as muralhas que que rodeiam a old city.
ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1142.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1124.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1310.jpg


Da parte da tarde estivemos por um “spot” fantástico, Buza Café! As imagens falam por si! ;)
ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1330.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1326.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1335.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1341.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1386.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1376.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_IMG_1396.jpg


Aproveitámos o dia seguinte para fazer praia da parte da manhã e da parte da tarde fomos tratar de comprar os nossos bilhetes de autocarro para regressarmos a Split.

ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_P8160364.jpg


No último dia útil da nossa viagem, aproveitámos a manhã para comprar uns recuerdos, visitar algumas coisas na old city e depois do almoço foi altura de metermos pés ao caminho para apanharmos o autocarro e irmos até Split. A viagem fez-se super bem, apesar do calor que se fazia sentir, o autocarro era moderno e tinha todas as condições para se fazer bem a viagem! Quando chegámos a Split, apenas tivemos tempo de jantar qualquer coisa rápido e apanharmos o comboio para irmos até Zagreb, onde no dia seguinte tínhamos o avião para apanhar e regressar a Lisboa.

Esta foi a minha primeira viagem totalmente de mochila às costas, dormir em comboio, hostels, etc. Foi uma experiência única! Foi muito bom! Conhecemos imensas pessoas, japoneses, ingleses, e, portugueses, claro! Quanto aos portugueses, eram um grupo de portugueses que eram fantásticos! Eles também estavam a viajar pela Europa e acabámos por travar conhecimento e ainda hoje falamos.

Antes de irmos, comprámos o One Country Pass, que nos permitia viajar pela Croácia de comboio! Ficou por ver os Lagos Plitvice, que ficará para uma próxima oportunidade!!

A Croácia é um país seguro, eu não tive qualquer problema. Aconselho visitarem este país, pois para além de ter paisagens fantásticas, o custo de vida é relativamente baixo. O total da viagem, com alojamento, alimentação, voos, transportes (o one contry pass e autocarros) ficou por 600€!
 

andreya

Membro Ativo
a croácia é daqueles sitios q eu adorava conhecer.. m sempre achei q era uma viagem q ficava cara.. talvez em 2013.. qd o meu rapaz puder tirar férias cm as pessoas normais lol :)

adorei o report!! =)

cumps*
 

sarap

Membro Ativo
Olá!

Em 2010 ainda não havia um marketing turístico muito massificado sobre a Croácia!
Já neste ano, Dubrovnik foi bastante promovido e com preços bastante convidativos, para além de que Dubrovnik já é uma referência no mercado de cruzeiros! Cada vez mais, os turistas procuram passar por esta cidade que tem umas paisagens fantásticas!

Mas por exemplo, em Zagreb, a população local é sempre bastante simpática! Recordo-me que as pessoas davam-nos sempre as boas-vindas e perguntavam o que estávamos a achar da cidade! Muito bom! E, uma coisa que achei engraçado, foi só ter encontrado um mcdondals em toda a Croácia!!

Quando for, inclua no roteiro uma passagem pelos lagos Plitvice (há aqui no fórum um report!)!

Sarap!
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Ou este report estava esquecido, ou os users andam desatentos (incluído eu... )... Brilhante report, com boa descrição e fotos fantásticas.


Muito bom mesmo! Obrigado pela partilha.
 

sarap

Membro Ativo
CarpeDiemMan e Tiquiss, muito obrigada pelos vossos comentários.
Efetivamente a Croácia é um país a conhecer, com um nível de vida baixo o que permite umas férias relativamente económicas. Para além das cidades que eu visitei, é visita obrigatória os lagos de Plitvice!
 

sarap

Membro Ativo
Por acaso não tenho ideia do valor das passagens aéreas, visto que aterrei e regressei via Zagreb... Para Dubrovnik apanhei um autocarro em Split!
 

FiDani

Membro Ativo
Fiquei com a ideia de que as viagens para Dubrovnik estão um bocado caras....
Em julho vou até à Croácia, ainda andei a ver os preços do voos para Dubrovnik mas realmente não são muito baratos. Optei por comprar para Zagreb, Porto - Zagreb ir e vir ficou por 260€ (com escala em Lisboa). Como a viagem de Zagreb para Dubrovnik é muito longa optei também por reservar um voo Zagreb - Dubrovnik, uma viagem de 10h passou para 1h e até nem foi muito cara (56€) ;)


Excelent report! Estou ansiosa pela minha road trip pela Cróacia! O nosso roteiro vai ser, Zagreb -> Dubrovnik -> Hvar -> Split -> Zadar -> Plitvice -> Zagreb

Já agora alguma dica?
 
Top