Novidades

FUI de FÉRIAS com um FURACÃO

Oscar Reis

Membro Conhecido
Uma vez que na Riviera Maya está previsto entrar o Furacão RINA,
penso que é oportuno perguntar a quem esteve nas Caraíbas de férias e teve de conviver com um Furacão:

Como foi?
A preparação por parte do hotel?
As condições em que ficaram?
Perigos e medos?
Conselhos?
Outros?

Contem a vossa experiência nestas situações, que possivelmente foram aflitivas na altura, mas agora que tudo passou,
poderão ajudar e também esclarecer quem vier a passar pelo mesmo.

Obrigado a quem puder contribuir.


Abraço
 
  • Gostar
Reações: TeK

rum

Membro Conhecido
Embora tenha o hábito de viajar para as caraíbas na época de furacões, este ano foi excepção, nunca apanhei nenhum.

Não posso por isso partilhar experiências que não tive, mas conheço de perto quem já tenha tindo na Rep. Dominicana e na Jamaica.

Antes de mais, se no dia da saída para um local que no momento esteja a ser fustigado por um furacão é quase certo que não há viagem para lá. O que costuma acontecer é os operadores oferecerem alternativas semelhantes aos pacotes comprados. Ou seja, se está previsto um furacão atingir a Riviera Maya na Quinta feira, é provavel que se nesse dia houver um voo para lá é provavel que o operador ofereça um outro destino como alternativa.

No local, e pelo quem me contaram de quem já presenciou uma situação destas é que não é uma situação muito simpática.

Os hoteis são todos selados com tábuas, num dos casos tiveram de encostar as camas às portas das varandas. O proibição de sair do hotel, e até sair do quarto pode ser compicado.

Depois da tempestade passar, em ambos os casos foi um dia com água pelos joelhos assim que se saía para a rua.

Dois dias depois ainda há algum rasto de destruição mas o bom tempo já reina outra vez. Obviamente que dependendo da intensidade a destruição pode ser mais ou menos significativa. Este é apenas dois exemplos distintos em locais distintos.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá rum,

Por cá mais ninguém teve tal experiência e ainda bem.
Era sempre bom ouvir relatos na 1ª pessoa.

Ficamos a aguardar...
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
...
, mas conheço de perto quem já tenha tido na Rep. Dominicana e na Jamaica.
...
Olá rum,

Mais ninguém tem relatos destas situações.
Podias pedir aos teus conhecidos mais elementos e até quem sabe fotos, para poder enriquecer este tópico.
Sei que dá trabalho, mas seria interessante.
Pensa nisso.

Abraço
 

Pacheco

Membro Ativo
Boa tarde Oscar,

eu já tive o desprazer de apanhar um furacão na República Dominicana.
Ao fim do segundo dia de lá estar fomos informados que iria passar um furacão durante a madrugada do dia a seguir e que devíamos permanecer no quarto enquanto decorresse o furacão.
O que acontece é que o furacão durou mais tempo do que o previsto e estendeu-se até ao fim da manhã o que obviamente proporcionou estragos consideraveis nos hoteis.
Desde vidros partidos dos quartos passando por palmeiras caídas até uma piscina completamente cheia de areia (a água desapareceu quase por inteiro e no seu lugar apareceu areia).
Quando a tempestade amainou, na tarde, os hóspedes foram reunidos em vários restaurantes do resort e foram leccionadas aulas de salsa e merengue!!! sim aulas de dança enquanto lá fora a chuva regressava em força.
A chuva caiu incessantemente nos 4 dias seguintes o que configurou enormes transtornos para o hotel tendo mesmo, devido às cheias, o hotel ficado isolado, sem comunicação com o exterior evitando o abastecimento de mantimentos, no entanto ninguém passou fome só que levamos os últimos dois dias dias a comer hamburguers.
No regresso soubemos que o nosso hotel (Bahia Principe Bávaro) nem tinha sido dos piores pois houve hoteis ao lado que ficaram parcialmente destruídos tendo inclusive os hóspedes desses hoteis que ser realojados noutros hoteis da região.

é um risco que se corre nas Caraíbas mas no entanto não deixei de viajar para esta região nessa altura e tive sorte pois nunca mais apanhei nada do género.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Pacheco,

Desde já obrigado pelo teu contributo.
Poderás descrever em mais pormenor a tua experiência?
Nomeadamente, apoio e informação atempada por parte do hotel?
A alimentação era no quarto ou noutro local e como obtinham.
Em algum momento sentiram perigo.
Algum conselho que queiras partilhar.

Abraço
 

Pacheco

Membro Ativo
Boa tarde Oscar

Tenho todo o gosto em responder às tuas questões.

Apoio e informação atempada por parte do hotel?
A informação foi dada no dia anterior por intermédio do funcionário do hotel que estava à porta dos restaurantes e distribuia uma folha com a informação do furacão, procedimentos a ter e um número de telefone para no caso de precisarmos de alguma coisa.
No que respeita ao apoio por parte do hotel, apenas posso dizer-te que eles foram inexcediveis, desdobraram-se em cuidados e como te disse até aulas de dança nos deram na tarde (apesar de nessa altura estar "apenas" chuvas intensas)

A alimentação era no quarto ou noutro local e como obtinham?
Na manhã em que decorreu o furacão não saímos do quarto tal como nos informaram e o pequeno almoço foi-nos trazido pelos funcionários do hotel (um saco com 4 sandes, 4 peças de fruta, penso que 2 garrafas de água e 2 sumos)
Nos restantes dias comiamos nos restaurantes apesar das situações que citei anteriormente.

Em algum momento sentiram perigo?.
Não te posso dizer que senti propriamente perigo, é desagradavel mas não senti perigo, o hotel em que estávamos tinha excelentes infraestruturas e as pessoas do hotel vivem estas situações com uma calma impressionante e tranquilizam-te (eles já estão habituados a essas partidas da natureza)

Algum conselho que queiras partilhar?.
Vai com calma, tranquilo, nem tudo é tao mau como parece, pode ser que se houver um furacão num dia dois dias depois o sol regresse em força, estes fenómenos são imprevisiveis e não temas pela tua segurança, cumpre é com o que te é pedido e nada de mal te acontecerá, eles sabem como proceder nestas situações portanto respeita as suas indicações.
Hoje olho para trás e lembro-me dessas férias como uma experiência de vida que me enriqueceu sem dúvida nenhuma, vou-te contar uma pequena história. Estava eu no dia a seguir a lamentar-me das férias estarem estragadas a um funcionário do hotel e ele responde-me com um sorriso "amigo desde ontem que não saio daqui do hotel, não sei da minha familia pois as comunicações estão cortadas e não sei sequer da minha família" dito isto lá foi embora com o mesmo sorriso a tentar animar outros hóspedes que se lamentavam pelas suas férias.
Como vês é tudo uma questão de perspectiva.

Abraço

Pacheco
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Pacheco,
Obrigado pela descrição.

É mesmo esse tipo de experiências que procuro para o tópico.
TambÉm já estive no MÉxico, Cuba e Republica Dominicana, felizmente nunca apanhei um furacão.
Mas a experiência que relatas pode ser muito útil e tranquilizante para quem venha a passar pela situação.
Mais uma vez obrigado por enriqueceres o tópico.

Abraço
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
in: Jornal PUBLICO 27/10/2005

Os turistas portugueses que estavam retidos no México devido à passagem do furacão "Wilma" chegaram esta madrugada a Lisboa, com queixas contra a operadora turística devido à falta de informação e de apoio.


A agência Soltour foi alvo críticas por alegadamente ter ocultado informações aos clientes sobre a chegada do furacão a Cancun.

"Isto começou logo mal na segunda-feira. Tivémos informações lá, e temos um documento emitido pela protecção civil espanhola, de que ia haver um furacão naquela zona e que essa informação foi transmitida para cá [Portugal]. E nós, segunda-feira, estivemos doze horas à espera aqui no aeroporto e ninguém nos informou de nada", disse a turista Noélia Freitas.

A mesma turista indica que "a única justificação" dada pela agência "é que havia um atraso no voo". "Deixaram-nos embarcar sabendo que havia um furacão de força 5. Deixaram-nos ir para lá, deixaram-nos gastar dinheiro e nós não usufruímos absolutamente nada", lamentou.

De acordo com Noélia Freitas, os turistas apenas usufruíram da estância na terça e na quarta-feira e passaram três dias no quartos. "é inadmissível o que a Soltour fez connosco, porque eles sabiam desde o início o que é que se passava, sabiam que ia haver um furacão e sabiam que não havia condições para nos ter lá. Esse comunicado da protecção civil inclusivamente dizia que eles tinham que evacuar as pessoas a um quilómetro da praia. O nosso hotel era em cima da praia", disse Noélia Freitas.

Uma outra portuguesa chegada do México, Cátia Dias, disse à rádio TSF que a passagem do furacão foi vivida em segurança devido às infra-estruturas do hotel. "As cortinas anti-ciclónicas protegeram-nos bastante bem", disse, acrescentando que após a tempestade houve momentos "complicados, porque houve pilhagens", e confessou: "Tivémos que chegar ao ponto de roubar coisas para termos nos quartos."

A Soltour, que tinha um representante no local, não quis reagir às queixas dos clientes.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais alguém com relatos de situações semelhantes?

Obrigado
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá viajantes,

Neste Tópico vou começar a colocar a actividade Tropical das Caraíbas entre 2004 e a época de 2011 que está no fim.
Será desde 2004, porque foi nesse ano que estive de lua-de-mel e por causa da actividade Tropical nas vésperas, tive de alterar o destino.

Serão vídeos da actividade de cada ano, seguidos da lista descriminada da actividade.

Não irei colocar tudo de uma só vez, pois assim, o Tópico estará mais tempo visível e assim alguém poderá contribuir com vídeos e fotos referentes a essa mesma temporada.

Seria óptimo que quem tenha passado férias nestas zonas e tenha apanhado um Furacão ou Tempestade Tropical, relatasse a experiência com fotos e/ou vídeos, para que quem vier a passar pela situação, já tenham alguma pré-informação e dicas para que tudo se passe com a maior tranquilidade possível.

Espero com este tópico esclarecer/baralhar os interessados nas Caraíbas para passar férias.


Boas viagens.

Obrigado
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Então aqui vai a Temporada de 2004

http://www.youtube.com/watch?v=IH0qyOgAwpM

Tabela da actividade

ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_2004.jpg


Se tiverem fotos, vídeos ou queiram apenas relatar experiências passadas referentes a esta Temporada, este é um Tópico aberto a todos que queiram participar e partilhar.


Obrigado e Boas Viagens
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Segue-se a Temporada de 2005.
Esta foi Temporada mais activa (desde 1851) com 28 tempestades nomeadas seguida da de 1933 com 21 tempestades.
Neste ano houve 15 Furacões.


http://www.youtube.com/watch?v=rKPOUVq8gg4

Tabela da actividade

ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_2005.png


Se tiverem fotos, vídeos ou queiram apenas relatar experiências passadas referentes a esta Temporada, este é um Tópico aberto a todos que queiram participar e partilhar.


Obrigado e Boas Viagens
 

Rendez-vous

Membro Novo
2005 que temporada diabólica...

Furacões Major de categoria 4 e 5 logo em Julho!
O Katrina...devastador, causou os maiores prejuízos de sempre, o Wilma acho que foi este que deixou Cancun num caos..
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Sim o Wilma foi brutal mas o Emily também deixou as suas marcas.
Quando estive em Xel Ha, tinha placas a avisar dos estragos causados pelo Emily.

Obrigado
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Aqui vai um video sobre os estragos provocados pelo Furacão EMILY em Akumal

http://www.youtube.com/watch?v=KAHDG6RzwkA



Estragos provocados pelo WILMA também em Akumal

http://www.youtube.com/watch?v=yGCBpXgnPRY

Crédito aos seus autores
 

TeK

Membro Conhecido
É de louvar a força do pessoal que vive nestes locais, que mal o furacão passa, metem um sorriso na cara e metem tudo de pÉ em 1 ou 2 dias, para que aqueles que estão lá de fÉrias nem tenham tempo para lamentar a sua infeliz estadia.

Aposto que se fosse cá, demorava 1 ou 2 meses! Primeiro tinham que se formar alguns institutos para avaliar tudo, depois formarem-se outros para discutir o que fazer, depois aprovar e discutir se pode ir pra frente e por fim abrir um concurdo público já com vencedor privado escolhido para reconstruir tudo de uma ponta à outra e se preferir construir tudo de raíz para que fique mais caro :)

Abraço e Viva MÉxico
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Em tempos tinha visto um video, que não encontrei para colocar aqui, em que os próprios turistas ao verem tal "força de espirito Mexicano", acabam por ajudar na reconstrução.
Para mim o México é grande, mas o seu povo é enorme.


Abraço
 
  • Gostar
Reações: TeK

Oscar Reis

Membro Conhecido
Para perceberem o que aconteceu em Agosto de 2005 em Nova Orleães com o aterrador e mortífero Furacão Katrina, acerca do nível da agua do mar ter ultrapassado os diques, segue um video que explica o que acontece, entre outras coisas, ao nível do mar.

 

TeK

Membro Conhecido
Explicações interessantes, ainda esta semana tinha descoberto a jogar um jogo que o centro dos furacões é a zona mais "calma" dos mesmos, pois por vezes têm vários kilometros de diâmetro e é nas extremidades onde se observam os movimentos espirais do vento que se concentram as suas forças.

;)
 
Top