Novidades

[Report] - Desbravando o Alentejo

Sunset

Inativo
E porque este Portal proporciona viagens, partilha, informação, conhecimento, lazer... e também... AMIZADE ... este report é um tributo a este espaço que com tais propósitos permitiu que duas amigas que se conheceram através deste portal (a Maria Pereira e a SissiMary) desfrutassem da vivência de um fim de semana magnífico no Alentejo, onde reinou a boa disposição, o deslumbramento perante paisagens singulares e sumptuosas, o conhecimento de novos e surpreendentes locais, dos seus monumentos e o contacto de perto com a população, a história, os costumes e a gastronomia que tão bem caracterizam a província alentejana.

Esta foi uma viagem peculiar, uma vez que, teve dois pontos diferentes de partida - a SissiMary saiu de Faro e a Maria Pereira saiu Vila Nova de Gaia - tendo como ponto de encontro Reguengos de Monsaraz e estadia em Moura. Daí que... este é um report feito em conjunto com partilha de fotos, dos momentos, e vivências de cada uma.
E que vivências...
Ambas com paixão pela fotografia, foi mesmo com deslumbramento "essa é a palavra certa" , que partiram à descoberta do Alentejo, parecendo por vezes duas crianças :agitado: :rolleyes: ... perante a imensidão dos campos e das paisagens tão peculiares Alentejanas ...
... e fazendo lembrar a uma, a África da sua infancia :) , principalmente nos magnificos PDS ...
é... são mesmo magníficos... de cortar a respiração .. e as máquinas não paravam.. eram fotos atrás de fotos...
porque nada se podia perder... antes que o o Rei Sol... adormecesse na savana "Afro-alentejana "...
E era ficando a olhar o além, o grande lago e a calma tranquilizadora que ele nos proporcionava, que permaneciamos quietas querendo absorver toda aquela magnitude do momento... Mas lá chegaremos!!

E foi assim...

A primeira paragem foi feita pela Maria em Évora. Tempo para tirar algumas fotos aos monumentos daquela maravilhosa cidade.

Igreja de S. Francisco e capela dos ossos.




Igreja da Graça

A Afamada Praça do Giraldo...



O Templo de Diana...


A Sé de Évora.


Um dos muitos recantos de Évora...

Muito mais havia para mostrar, mas fica aqui apenas uma amostra para despertar a curiosodade na visita a esta encantadora cidade.

Ponto de Encontro ... Reguengos de Monsaraz.

Daqui iniciámos viagem juntas com muita expectativa para conhecer um bocadinho da região do baixo Alentejo.

E a primeira grande surpresa... Monsaraz!







aldasviagens.com/ga







 
Última edição por um moderador:

Maria Pereira

Membro Conhecido
Depois de Monsaraz que nos proporcionou uma agradável vista, não resistimos a embarcar num cruzeiro pelo Alqueva, o maior lago artificial da Europa... e foi surpreendente!!

Um cruzeiro num veleiro holandês... imaginem! Apreciámos a paisagem e desfrutámos principalmente de momentos de tranquilidade e de contemplação de um pôr-do-sol mágico e encantador e que nos acompanhou depois até Moura.














 
Última edição por um moderador:

Sunset

Inativo
Moura - Na margem esquerda do Guadiana, com as suas ruas estreitas e sinuosas da Mouraria



Igreja matriz de Moura com pórtico Manuelino

Serpa e as suas muralhas




Torre do relógio - Imponente mas parado :(



E a mina da Orada ... dificil de lá chegar porque não tem sinalectica visivel :wacko:



Imagens sempre belas desta mina de magnetite, desactivada em 1971 ... há quem mergulhe nela.. embora esteja uma placa dizendo que é proibido :nono:



Como esquecer este lindo PDS ... l!!! .... parecia áfrica, dizia uma!!.... Não é Alentejo... dizia outra!!
Acordei... por momentos tinha viajado até ... áfrica :blush:



Estrela... foi das Aldeias Ribeirinhas do Alqueva que mais gostei... ! fica numa peninsula, está rodeada de água, o que
a torna tão especial e fabulosa... até os sobreiros têm outro encanto ...





Sobreiro na Aldeia Ribeirinha da Estrela :D


Monte alentejano




Esta foi uma das músicas que fomos cantarolando... enquanto rodavamos, pelo solo Alentejano porque a boa disposição e alegria foi uma constante :D


Mourão e o seu castelo abandonado... :( ... qualquer dia está completamente degradado... :censored:

 
Última edição por um moderador:

Sunset

Inativo
Ultimo dia - Regresso e Guadiana
A Maria Pereira, subiu .. e eu desci pelo sítio que mais gosto.... Guadiana :D
e a primeira paragem... foi na Tapada grande da Mina de S. Domingos... sempre que posso, dou um salto até aqui... no meio da paisagem um pouco árida do Alentejo, que mais parece savana Africana... surge esta tapada para refrescar o corpo , no Verão demasiado quente do Alentejo ...








Depois .... Pomarão ... pequena aldeia Alentejana, no concelho de Mertola, no Parque natural do Vale do Guadiana.
... tem uma pequena ponte que foi inaugurada em 2009 e que a liga a Espanha ... ;)




[/URL]







Depois Mértola... e o seu Castelo... só parei para almoçar ....porque queria afastar-me um pouco mais..e visitar ...



O pulo do lobo ... :cool: ... sempre agradável de ver, embora a estrada até lá, não esteja nas melhores condições...



[/URL]


Continuei a descer... e parei em Alcoutim... :D



Sanlúcar no outro lado do Guadiana ... e ficou a vontade de fazer um cruzeiro neste rio ...





Alcoutim :)



e já na parte final ... barragem de Odeleite... perto de Castro Marim e a caminho de casa ....


 
Última edição por um moderador:

Sunset

Inativo
A Maria fez a viagem de regresso ao Norte partindo do Baixo em direcção ao Alto Alentejo...
Ainda houve tempo para algumas paragens pelo caminho e para ficar com uma recordação fotográfica de:

Terena



Alandroal




Jurumenha ... uma localidade com uma vista fascinante sobre o rio.



Vila Viçosa



Estremoz



E, por fim... a última paragem em Portalegre.




Bem... foram muitas as fotos... poderiam ser mais, mas depois seria muita a informação :eek: e poderia tornar-se monotono ...
Numa altura de crise, estes pequenos passeios, não se tornam dispendiosos, e sempre dá para tornarmos os n/ dias mais alegres :p ... e Portugal tem sítios tão encantadores ... !

... e termino com umas breves palavras, porque a inspiração é pouca
Gostei e recomendo, foram 3 dias explêndidos em boa companhia ... boa comida, boa bebida .. e ficou a vontade de fazermos muitos mais até breve :bye1:
Esqueci-me de informar.. eu continuo a Cid ... :) porque convinha... mudei o nome de exibição
 
Última edição por um moderador:

TeK

Membro Conhecido
Estou habituado a ver bons report's mais de capitais ou praias paradisíacas, mas é bom saber que de um simples e puro Alentejo conseguiram fazer um excelente report. Mato saudades, porque afinal uma das minhas costelas é bem alentejana.

Monsaraz para mim é único, tem um encanto que através de fotos não se consegue sentir, a imagem que me vem à cabeça sempre que falo deste local, é o magnífico pôr-do-sol que vi lá de cima.

Pomarão, já desci o Guadiana num cruzeiro e fiz essas paragens que vocês fizeram, almocei numa aldeia já quase na "fronteira" com o algarve, que recordo perfeitamente, uma açorda de enguias (só fazem por encomenda para grupos).

Mina de São Domingos, digamos que é a melhor praia do interior alentejano eheh, o sol aqui queima bem mais do que em qualquer praia da nossa costa, cuidado!

Na descida do Guadiana, um factor curioso, não sei se vos disseram, toda a margem direita é Portugal e a esquerda Espanha, o rio é a linha de fronteira.

Os outros locais, já estive em todos, mas não me dizem nada, excepto évora onde tenho alguns amigos e onde vou regularmente.

Cumpts
 

Bee

Membro Conhecido
Excelente!!

As fotos estão muito boas... paisagens magnificas que o Alentejo nos proporciona!
Obrigado por nos mostrarem um bocadinho do vosso passeio!

Só tenho um reparo... num passeio pelo Alentejo mais profundo eu pensei que ouvissem qualquer coisa tipo "As meninas da Ribeiro do Sado" ou qualquer outro cantar alentejano.... mas não Adele foi a banda-sonora :lol:
 

Sunset

Inativo
Estou habituado a ver bons report's mais de capitais ou praias paradisíacas, mas é bom saber que de um simples e puro Alentejo conseguiram fazer um excelente report. Mato saudades, porque afinal uma das minhas costelas é bem alentejana.

Monsaraz para mim é único, tem um encanto que através de fotos não se consegue sentir, a imagem que me vem à cabeça sempre que falo deste local, é o magnífico pôr-do-sol que vi lá de cima.

Pomarão, já desci o Guadiana num cruzeiro e fiz essas paragens que vocês fizeram, almocei numa aldeia já quase na "fronteira" com o algarve, que recordo perfeitamente, uma açorda de enguias (só fazem por encomenda para grupos).

Mina de São Domingos, digamos que é a melhor praia do interior alentejano eheh, o sol aqui queima bem mais do que em qualquer praia da nossa costa, cuidado!

Na descida do Guadiana, um factor curioso, não sei se vos disseram, toda a margem direita é Portugal e a esquerda Espanha, o rio é a linha de fronteira.

Os outros locais, já estive em todos, mas não me dizem nada, excepto évora onde tenho alguns amigos e onde vou regularmente.

Cumpts
Olá Tek,

Gostei mto do teu comentário, muito mesmo
O Alentejo é simples, puro e ... lindo, por isso fizemos " um excelente report " :D ... o Alqueva foi uma mais valia, e deu uma grande vida ás Aldeias Ribeirinhas daquela região.
Esta foi a 2ª vez que lá fui e notei uma diferença mto substancial, para melhor e que o Baixo Alentejo há muito precisava.

Monsaraz : Realmente as objectivas não conseguem transmitir todo o encanto que tem. Já vi mtos PDS, alguns com direito a violino e clarinete... estou a lembrar-me de um na praia do Jacaré na Paraíba ... e Jesus... se eles tivessem este... faziam um festival

Pomarão : Uma agradavel surpresa.. era a única que não conhecia :cool: , ficou mesmo a vontade de fazer um cruzeiro no Guadiana

Mina de São Domingos : Já perdi a conta das vezes que lá fui.. é sempre bom rever :)

O Guadiana ... divide os 2 países ...
Obrigado Tek :p
 

Sunset

Inativo
Excelente!!

As fotos estão muito boas... paisagens magnificas que o Alentejo nos proporciona!
Obrigado por nos mostrarem um bocadinho do vosso passeio!

Só tenho um reparo... num passeio pelo Alentejo mais profundo eu pensei que ouvissem qualquer coisa tipo "As meninas da Ribeiro do Sado" ou qualquer outro cantar alentejano.... mas não Adele foi a banda-sonora :lol:
Deb... ainda bem que gostaste
Agora... as meninas do Sado ?? ... :no: ou outro cantar alentejano? Quando tiveste no Algarve, cantavas o corridinho?? ou qualquer outra musical tradicional Algarvia?? Hummm... acho que não!!! Mas são gostos !! Não tenho nada com isso!! Quando vou de viagem, oiço música que gosto ...
Bjokas
 

blue

Membro Novo
[sub]Lindo! Lindo! Lindo!.... E digo mais ..... um espectáculo![/sub]
[sub]Fiz essa voltinha no Verão e não mais esquecerei o pôr-do-sol de Monsaraz.... diante daquela paisagem os violinos iriam soar-me a fanfarra :eek: [/sub]

[sub]Obrigada às duas e não larguem "vício" ;) [/sub]
 

Sunset

Inativo
[sub]Lindo! Lindo! Lindo!.... E digo mais ..... um espectáculo![/sub]
[sub]Fiz essa voltinha no Verão e não mais esquecerei o pôr-do-sol de Monsaraz.... diante daquela paisagem os violinos iriam soar-me a fanfarra :eek: [/sub]
[sub]Obrigada às duas e não larguem "vício" ;) [/sub]
Obrigado Blue ... Obrigado!!
Também mereces palmas fiquei enternecida com as tuas palavras :blush:

Ainda bem que gostaste.. e que nos entendes ... sempre que se possa, faremos mais roteiros destes e de outros que apareçam ...
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Olá!
Também agradeço os vossos comentários.. e espero que o report possa contribuir para futuros turistas :lol: :p
Acreditem que foi uma viagem de fim de semana muito agradável... recomendo.
O Alentejo tem locais encantadores e aquele pôr-do-sol é mesmo inesquecível!! :)
Boas viagens. ;)
 

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

Estão as duas de parabéns pelas magníficas paisagens que aqui nos trazem e pela descrição singular com que fizeram este report.
Não queria deixar passar o momento para dizer que o Alqueva veio trazer uma vida nova a toda a região, desde a paisagem que se transformou radicalmente passando a oferecer uma vista uníca e inimaginável no Alentejo interior, a transformação das actividades de recreio até aqui oferecidas e muito mais .... é realmente deslumbrante. Parabéns mais uma vez :)

As fotos estão maravilhosas e reflectem muito daquilo que temos e que por vezes nem nos lembramos!

Como o Freitas ainda não comentou, vou eu fazer o comentário ... "atão e o prazeres da gula? Sim .. aqueles acepipes tradicionais que por hábito se mostram nestas terras Alentejanas?"
Carnes, doces tradicionais, etc .. isto não pode falhar!

Fico à espera da 2ª parte onde se inclui o roteiro gastronómico :D
 

Sunset

Inativo
Viva,

Estão as duas de parabéns pelas magníficas paisagens que aqui nos trazem e pela descrição singular com que fizeram este report.
Não queria deixar passar o momento para dizer que o Alqueva veio trazer uma vida nova a toda a região, desde a paisagem que se transformou radicalmente passando a oferecer uma vista uníca e inimaginável no Alentejo interior, a transformação das actividades de recreio até aqui oferecidas e muito mais .... é realmente deslumbrante. Parabéns mais uma vez :)

As fotos estão maravilhosas e reflectem muito daquilo que temos e que por vezes nem nos lembramos!

Como o Freitas ainda não comentou, vou eu fazer o comentário ... "atão e o prazeres da gula? Sim .. aqueles acepipes tradicionais que por hábito se mostram nestas terras Alentejanas?"
Carnes, doces tradicionais, etc .. isto não pode falhar!

Fico à espera da 2ª parte onde se inclui o roteiro gastronómico
Olá Nuno, para quem como tu ou eu, conheceram e conhecem o Baixo Alentejo, decerto terão verificado a diferença abismal que existe entre o antes e o depois do Alqueva.
Para mim era sempre uma " seca" ter que atravessar o Alentejo árido e seco, para me deslocar para qualquer lado do país :blush: ... agora dá gosto visitá-lo e é um potencial turistico, com muito para explorar ... onde se mantêm os sabores e multiplicam-se as paisagens soberbas ... são muitas as aldeias ribeirinhas e os seus ancoradouros, as pequenas ilhas com 1 ou 2 azinheiras ... ou serão sobreiros ?? ..

Não querendo fazer publicidade ... vou passar um pequeno video, do Alqueva e ...
.... de um outro modo de se passar férias agradáveis...


Se achares que é publicidade ... é só retirares, eu achei que era interessante, e não ganho nada com isso :no:
Agora ... roteiro gastronómico arranjaste-me um belo sarilho :blush: , não sei se a Maria terá fotos das n/ comilanças por terras alentejanas ... eu só tirei 1 foto ... só1!!! ... e nem sequer está nítida.. mas foi de plumas de porco preto... com migas
é um prato que gosto muito... muito mesmo!! e foi no sabado, em Monsaraz, no restaurante " O Alcaide "

ALQUEVA1162.jpg


No Domingo, comemos na marina da Amieira e foi um bom dum polvo à Lagareiro... que estava óptimo
e lá vou fazer publicidade outra vez ...


é um local bem aprazivel... boa comida e bom ambiente ... não esqueçendo a paisagem fabulosa do grande lago... recomendo!

E é tudo Nuno .. espero que gostes deste meu pequeno roteiro gastronómico daquela pródiga região gastronómica.
Agradeço o teu comentário e ainda bem que gostaste do report deste nosso pequeno, GRANDE ...passeio
 

jfreitas

Membro Conhecido
Viva,

Estão as duas de parabéns pelas magníficas paisagens que aqui nos trazem e pela descrição singular com que fizeram este report.
Não queria deixar passar o momento para dizer que o Alqueva veio trazer uma vida nova a toda a região, desde a paisagem que se transformou radicalmente passando a oferecer uma vista uníca e inimaginável no Alentejo interior, a transformação das actividades de recreio até aqui oferecidas e muito mais .... é realmente deslumbrante. Parabéns mais uma vez :)

As fotos estão maravilhosas e reflectem muito daquilo que temos e que por vezes nem nos lembramos!

Como o Freitas ainda não comentou, vou eu fazer o comentário ... "atão e o prazeres da gula? Sim .. aqueles acepipes tradicionais que por hábito se mostram nestas terras Alentejanas?"
Carnes, doces tradicionais, etc .. isto não pode falhar!

Fico à espera da 2ª parte onde se inclui o roteiro gastronómico :D
Epá... eu só estava a dar uma oportunidade de fazerem o trabalho completo... mas pronto aqui vai...

E a sopa de baldruegas? não faz parte do alentejo? e os ovos com farinheira? e a carne de alguidar? e a sopa de cação? e as migas?
passaram por Monsaraz... não foram ao lagar, passaram por mourão... não foram ao bragança... em évora... Ok! não digo mais nada! Aceito que as fotos estão excelentes, que a zona é lindissima, que a camaradagem deve ter sido genial mas... nem falam de comidinha (tão boa que ela é nesta zona...)???
 

TeK

Membro Conhecido
Sissi também jantei aí, já meio fora-de-horas, mas ainda consegui ;)

E acabei por ter mais um momento mágico, porque quando eu e a minha cara-metade pedimos uma 2ª garrafa de vinho para continuar a beber já depois do jantar, não podemos porque eles queriam fechar e já tinham todos jantado (ao nosso lado LoL), mas trouxemos a garrafa para a Casa Pinto (o melhor alojamento de Monsaraz, sem duvida) e fomos beber noite dentro para o terraço desta casa num ambiente muito "chill out", simplesmente único.
 

Sunset

Inativo
Epá... eu só estava a dar uma oportunidade de fazerem o trabalho completo... mas pronto aqui vai...

E a sopa de baldruegas? não faz parte do alentejo? e os ovos com farinheira? e a carne de alguidar? e a sopa de cação? e as migas?
passaram por Monsaraz... não foram ao lagar, passaram por mourão... não foram ao bragança... em évora... Ok! não digo mais nada! Aceito que as fotos estão excelentes, que a zona é lindissima, que a camaradagem deve ter sido genial mas... nem falam de comidinha (tão boa que ela é nesta zona...)???
Esta manhã quando abri este comentário, deu-me logo um nó no estomago .... seria por estar em jejum ?? eu a comer uma torradinha com um capuccinno e ele a falar de ovos , farinheiras e sopa de cação :thumbdown: ... épá ... és mesmo comilão, se nós fossemos ao Alentejo para comer, não viamos nada do que vimos :blink: :unsure: ... além de que eu não vivo para comer ...
de qualquer modo obrigado pelo comentário... não ser um 0 ( ZERO) vindo de ti ... soube a excelente
 

Sunset

Inativo
Só mais um pequeno pormenor ... se o roteiro turistico, saiu a "ferros", e teve que ser com cunha da Pilar ... :(
Já nem me atrevi a pedir o roteiro gastronómico ... :bye:
 
Top