Novidades

Utilidades e costumes e curiosidades - RD

VOADORA

Membro Ativo
A pedido de algumas familias, venho partilhar algumas das coisas que experienciei na RD.

Vou começar por colocar alguns termos típicos do que se usa no espanhol corrente:

AMEMAO - LENTO
JOJOTA - FEIA GORDA
ABIMBAO - CHEIO A TRANSBORDAR
RÁMPANO - MANCHA NA PELE
PARIGUAYO o PALOMO - PESSOA ESTUPIDA
CHELE - DINHEIRO
COCOTAZO - GOLPE NA CABEÇA
REBASAR- ANDRA PARA A FRENTE (com carro)
DERECHO - RECTO
DOBLAR - GIRAR
GUAPO - CHATEADO/INCOMODADO
GALLINA - MEDROSA
PANTY - CUECAS
CHERCHA - FESTA
ALEBRECA - PESSOAS CONTENTES
GOZAR - DISFRUTAR
GUAGUA - CARRINHA TRANSPORTE PUBLICO
VOLADORA - AUTOCARRO
VAINA - QUALQUER COISA
GUANTAZO, TROMPA, FUNDAZO - GOLPE
SUELTAME EN BANDA - DEIXA-ME TRANQUILO, NÃO ME "LIXES"
DAME HILO - DEIXA-ME EM PAZ
DAME LUZ - DIZ-ME
MANSO - TRANQUILO
TIGRE - GENTE HABILIDOSA
BEMBA - LÁBIOS GORDOS
PERNUDA - MULHER VISTOSA DE PERNA GORDA (é muito apreciado lá)
PIPICITA - MULHER
CARAJITA - JOVEM
DAME BOLA - IR DE BOLEIA
SWICHER - INTERRUPTOR
MUFFLER - TUBO DE ESCAPE
LENTES - ÓCULOS DE SOL
GOMA - PNEUS
SUBIDO EL VIDRO - NÃO TE AGUENTO
RESIDENCIAL - TELEFONE DE CASA
PAJARO - MARICAS
ENCARAMARSE - SUBIR OU TREPAR
TENER GRAJO - MAU CHEIRO DAS AXILAS
VER LA LINDA - TER RELAÇÕES SEXUAIS
PANA - AMIGO
ESTUFA - COZINHA
NI FA NI FE - NÃO ME IMPORTA, NÃO ME INTERESSA
ESTOY EN HOYO - NÃO TENHO DINHEIRO
EL GUIA - VOLANTE DO CARRO
POLOCHE - T-SHIRT
PANTALONCILLO - CUECA DE HOMEM
FINCA - TERRENO COM CASA/PARECIDO ÁS FAZENDAS NO BRASIL

vou colocando mais á medida que me vou lembrando
 

VOADORA

Membro Ativo
Horários:

depende daquilo que se faça, mas a generalidade dos dominicanos que trabalham no privado trabalham das 8 ás 5 da manhã (17 horas sim) e aos sábados até meio dia, sendo que alguns preferem trabalhar até ás 6 da manhã e não trabalhar ao sábado. No entanto a lei laboral dominicana fala em 44 horas semanais, tudo o que ultrapassar são horas extras.

As crianças vão á escola apartir dos 4 anos (na publica claro) desda as 8 até ao meio dia, quando passam para o "ciclo e secundária" começam apartir das 2 da tarde até 17:30. Há também a escola para adultos, para quem trabalha, é ao domingo todo o dia.

Há escolas com horários de dia inteiro mas privadas. há universidades publicas e privadas, sendo que os cursos ministrados não são reconhecidos em qualquer país da Europa (assunto a falar posteriormente).
O fim de semana para os dominicanos é sinónimo de festa, geralmente começa á sexta-feira com os amigos e umas cervejas num supermercado que eles chamam colmado e vêm um pouco de televisão. Eles vidram na televisão.

A televisão não tem noticias como a nossa, passa em rodapé os assuntos principais. é quase 90% telenovelas. Eles acham estranho nós vermos noticias, dizem que nos pomos loucos, que temos que viver o dia-a-dia e não pensar em desgraças. Se não é no supermercado é na casa de algum, fazem um "sancocho - comida tipica- e ficam a contar anedotas (chistes).

Existe o hábito também de sairem em vários carros e visitar povoações pelo país, em género pic-nic. Nestas viagens é paragem obrigatória, parar numa berma de estrada e comprar iogurte, há em vários sabores, vende-se ao litro em botijas de plástico.

Há sitios tipicos para estes passeios, alguns deles são San Jose de Ocoa com feriado a 21 de Janeiro e as suas festas, Seibo que tem corrida de toros, Em constanza vão á discoteca Evandra, vão ao Salto das aguas blancas, Em las terrenas ao Salto del limón.

A discoteca é algo sempre presente nas gentes dominicanas, a menos que sejam cristianos (a falar posteriormente), é normal ver-se um avó com o seu neto na discoteca, não há idade para partilhar experiências, eles adoram ficar nos colmados a contar histórias ás crianças.

A comida de fim de semana, geralmente é a tipicamente dominicana : Sancocho, Locrio, La Bandera Dominicana, Pescado con Coco, Mangu, Mofongo.
Como se vive? depende.
Trabalha-se muito, para ter algo são precisos muitos sacrificios. Mas a regra é ser o homem a bancar tudo, comprar e montar a casa, a mulher trabalha se quizer, e se há uma separação, a mulher fica com tudo e o homem recomeça do zero.

è também normal a mulher andar de acelera o que eles chamam de jipeta, mas quando casa é normal o homem comprar um carro espaçoso para seu conforto. Um dominicano nunca quer parecer pobre.

Continua...
 
O problema é que ao contrário do que acontece noutros países das Caraíbas, quando vamos à RD, nos metem muito medo (as representantes das operadoras e o pessoal da segurança dos hoteis) em sairmos sozinhos do hotel...
 

VOADORA

Membro Ativo
Pois se calhar querem transparecer uma imagem daquilo que não existe...é óbvio que há insegurança em todos os sitios até em Lisboa (mt + no meu entender).
Numa das vezes fiz em transportes públicos de Samaná até Bávaro, são cerca de 10 horas de viagem se for seguido, porque a nova auto-estrada ainda não estava aberta e nunca me senti insegura em momento algum, nem no centro de Higuey com aquela confusão toda...Claro que há bairros nas periferias de Santo Domingo que metem respeito ao olhar, mas dp percebe-mos que é pobreza e não insegurança.
 

VOADORA

Membro Ativo
Natal:

Muito diferente do nosso, não há a tradicional árvore de natal e o pai natal. O Natal na RD significa festa. Todas as familias e amigos se juntam, mas na rua, enfeitam-se as ruas, com adornos feitos em casa (cascas de ovo, latas refrigerante, pacotes vazios), coloca-se comida em mesas nas ruas e todos partilham o momento, muita música, como é típico deste pais encantador. Dançam e cantam até nascer o sol. Em algumas aldeias, vai-se de cantando pela madrugada junto ás janelas das casas pela rua. Não há troca de presentes, só nos nosos Reis. Os presentes é só para crianças.
 

VOADORA

Membro Ativo
Carnaval:

O carnaval, além do Natal, semana santa e dos festivais de música do verão, esta é uma das épocas + activas do povo dominicano.

Em Santo domingo é o ponto alto do Carnaval, tem um desfile onde cada região do país faz a sua mostra.
LA vega tem um carnaval tb diferente, caracteriza-se pelo desfile de máscaras de diablos cojuelos, muita alegria tem esta festa.

há personagens tipicas nos carnavais dominicanos, a + popular é "se me muere Rebeca", é um simbolo que representa o protesto social ao sistema de saúde, foi uma mãe mt pobre que ao levar a sua filha extremamente doente a um hospital , o que recebe é uma receita médica e não um atendimento, é o grito de desespero.

Em Fevereiro além do Carnaval há locais que todos os fds estão em festa, pq celebram a peito a independência nacional.

Tudo é motivo de festa...lol
 

TeK

Membro Conhecido
Estou a gostar de saber coisas novas sobre a RD, embora ainda não esteja convencido a voltar (falta muito) eheh

Eu sinceramente, quando vejo alguém a falar em operadores já no país do nosso destino de férias, já me mete nojo. Fazem de tudo, só para encherem os bolsos, atirando areia para os olhos dos clientes.

REBASAR- ANDRA PARA A FRENTE (com carro)
Não é ultrapassar? No México é :p

Contínua a partilha e fotos já é pedir demais? LoL
 

VOADORA

Membro Ativo
Quanto ás fotos não queria estar a expor aqui pessoas amigas, visto que as fotos que tenho destes acontecimentos incluem os meus amigos de lá.
 

nmsilva

Membro Novo
Excelente partilha...

Na minha opinião Republica Dominicana é sem dúvida um país encantador por aquilo que lá encontrei, passei momentos que jamais esquecerei e com a intenção de lá voltar e (re)viver novas experiências...

Cumps. :)
 

VOADORA

Membro Ativo
Há também uma comemoração que tive o prazer de assistir que é a reunião de familia.

Este encontro realiza-se 1 vez por ano, e fica logo marcado de 1 ano para o outro o dia e local.

A festa é composta por comes e bebes, seguindo-se poesia, cantares, rezas, anedotas, tudo isto, envolve a familia, e lá as familias são numerosas como se sabe, a que assiti tinha cerca de 400 pessoas. Foi feita numa "finca", onde acabava a estrada, tudo em terra, mas todas as mulheres iam adornadas como se para a discoteca fossem.

Conhecem-se as novas pessoas, o primo do primo do primo...é um encontro muito agradável...tiram-se as tradicionais fotografias para mais tarde recordar. Foi um momento único a par do velório (a contar posteriormente).
 
Nunca te sentiste insegura, mas certamente não andavas só com portugueses, andavas com dominicanos, e isso fará toda a diferença... ;)
 

VOADORA

Membro Ativo
Velório:

Agora vou relatar como assisti à comemoração de um velório de uma família classe media alta.

O falecido vivia numa aldeia, e o funeral é tratado sempre pela numerosa família, é maquilhado e vestido de branco com a roupa interior do avesso. O velório é feito em casa do morto. O enterro processa-se 24 horas após o óbito, mas as "festividades" vêm depois. Durante 9 dias e 9 noites a família, amigos e vizinhos junta-se na casa do morto, onde foi colocado um altar com flores (tipo eras devido ao calor) com uma fotografia do morto e se fazem umas orações típicas. A família improvisa uma cozinha gigante onde cozinha feijão, frango e o sancocho para todas as pessoas que aparecem durante estes 9 dias, há sempre uma enorme fila de "motocochons" (daqueles que vão 5 numa mota).
O ponto alto é o nono dia e noite, todos passamos a noite em claro, a beber rum, cerveja e contar anedotas. quando amanhece servem café, o café lá trás sempre açúcar, quando é colocada a água ao lume já leva o açúcar...
É servido almoço para quase toda a aldeia, depois chegou o "padre" lá da religião, fez a cerimónia, alguns membros da família falaram sobre a importância do falecido na vida de todos, tudo isto com microfone, pois havia montanhas de gente dentro de casa e pela rua fora.
Serviu-se sumo durante a cerimónia com frutas, tipo a nossa sangria mas sem álcool.
Neste 9 dia abrem-se as portas e janelas para que o morto abandone a casa em paz sem entraves e os familiares prossigam as suas vidas com a normalidade desejada.
Segui-se o cortejo até ao cemitério, a pessoa + velha desejou a todos q relembrassem o morto com todo o amor e carinho e que o deixassem descansar, todos se viramos de costas sem olhar para trás e abandonamos o cemitério.
Segui-se a entrega ás povoações vizinhas das cadeiras de plástico/toldos/mesas que tinham cedido para que todos ficassem à sombra naqueles dias bastante quentes.
Depois cada ano no dia do enterro faz-se uma oração onde se monta de novo um altar com a fotografia do morto.
Atendendo a que não estava perante uma família de classe baixa, todas as mulheres da família vestiram uma blusa rocha feita para o propósito. E é conveniente que os familiares levem algo branco vestido.
 

VOADORA

Membro Ativo
É para afastar possiveis bruxarias, que apesar dos dominicanos não assumirem que a fazem, ela existe muito por lá, e afastarem maleficios para a familia.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Voadora,

fiquei com uma duvida, mas isso acontece com todos ou só com pessoas da classe media/alta ?

paulo
 

VOADORA

Membro Ativo
Só posso falar deste que assisti, no entanto sei que nas classes + baixas há pessoas "contratadas" para chorar, e a comida não é servida durante os 9 dias, mas apenas no nono dia.
E o pormenor da roupa também não é realizado, neste caso como a família era numerosa, penso ter sido tb + fácil para identificar as mulheres da família com relação directa com o morto.
 

VOADORA

Membro Ativo
A religião é algo sempre presente nas gentes dominicanas, 90% da população é cristiana.

Os cristianos dizem-se serem servos de Deus. Não vão a discotecas, não vão ao café, não bebem bebidas alcoolicas, porque dizem que são hábitos que levam ao "pecado". Ouvir musica, ouvem..mas é uma música própria, se pesquisarem no Youtube por musica cristiana encontram muita coisa, são melodias lindas, mas sempre com letras de amor, familia, partilha, carinho pelo próximo, entre-ajuda humana, respeito por todos, etc.
Uma das pessoas que conheço, que tb participou na dita reunião de familia, cantou e acompanhou com viola várias canções, em que todos batiam palmas ao ritmo que eram de arrepiar.

Existe sempre o pensamento de que tudo o que acontece é obra de Deus, se caimos é porque temos que nos levantar.

Assisti a uma peripécia engraçada, em que um meu amigo, esteve vários meses a trabalhar para ter o topo de gama da Swatch, eles adoram relógios da Swatch, no entanto passado uns meses o relógio foi roubado, ao que fiz a seguinte afirmação: - Deves estar mt triste, trabalhaste tanto para o ter e agora ficaste sem ele!
Resposta: - se mo roubaram é porque Deus achou que eu já o tive tempo suficiente e agora é a vez de outra pessoa....

isto é incrivel...
 

TeK

Membro Conhecido
Resposta: - se mo roubaram é porque Deus achou que eu já o tive tempo suficiente e agora é a vez de outra pessoa....
Ah Ah Ah, é preciso ser muito tapadinho LoL

Engraçado que quando estive na RD, um dominicano me disse, que ao fim-de-semana quase toda a gente sai pras discotecas e bebe muita vitamina até cair pro lado, gasta a maior parte do dinheiro em álcool LoL
 
Top