Novidades

[Report] Roma em modo Low Cost

sarap

Membro Ativo
Olá,
aqui fica o meu primeiro report relativo à viagem a Roma, de 21 a 25 de Setembro 2011.

Viagem: Voos comprados pela easyjet em Abril para voar em Setembro, cerca de 50/60€ por pessoa.

Alojamento: Para cumprir o nosso budget, optámos pela tipologia de alojamento Bed and Breakfast Le Rose di Bi. O que se revelou óptimo, tendo em conta o tempo que estivemos lá, que foi somente para dormir. O local é perto de Termini, logo há uma elevada diversidade cultural, mas sem qualquer problema quer de noite como de dia!! Localiza-se muito perto da estação de metro Vittorio Emanuele. Recomendo!!


Primeiro dia:

O avião aterrou em Roma pelas 15:35, esperar pela recolha da bagagem e seguir as indicações para o Ponto de Informação Turística para tentar comprar o romapass mas encontrei apenas: romapass sold out. Depois foi altura de seguir as indicações para o comboio, com a maior das facilidades e sem qualquer drama comprámos bilhetes para o comboio regional, 8€ por pessoa. Extremamente importante: validar os bilhetes de comboio para não apanhar uma multa na módica quantia de 100€.

Saímos na estação Tuscolana, metro Punto Lungo até Vittorio Emanuele e facilmente encontrámos o nosso alojamento: B&B Le Rose Di Bi. Tendo em conta o que pretendíamos, este foi mais do que suficiente: limpo, confortável, com pequeno almoço incluído (iogurtes, leite, bolachas, croissants, fruta, madalenas e umas bolachas de água e sal que aproveitámos para levar na mochila para comer durante o dia) e um computador com acesso à net que podíamos utilizar sem qualquer custo adicional.

Deixámos as malas, ouvimos as instruções da Bin (proprietária do B&B), e por volta das seis horas foi altura de irmos conhecer a cidade eterna. Santa Maria Maggiore, Piazza Venezzia, Monumento ao Vittorio Emanuele, deambulámos pelas ruas de Roma e fomos ter à Fontana di Trevi.
Jantámos pertíssimo da Fontana, noPiccolo Buco - Via Lavatore 91, duas pastas, sumos e café por 24€. Um ambiente castiço e um empregado bastante simpático e agradável.
Passámos pelo Coliseu para o ver iluminado à noite e regressámos ao nosso B&B.


Segundo dia:

Às 9:30 já estávamos no Coliseu, com uma fila bastante suportável, demorámos uns 5 ou 10 minutos para comprar os bilhetes e siga. Aqui tivemos uma agradável surpresa, pois como o bilhete reduzido compreende pessoas entre os 18-25 anos e como era o nosso caso, em vez dos 12€ pagámos 7,5€! Depois do Coliseu, Arco do Constantino, Monte Palatino, Fórum Romano, Fórum Trajano e almoçámos umas sandes e sumo por 8€ para duas pessoas. Seguimos para o Museu Capitolino, onde a surpresa com o preço desta vez foi mais desagradável, pois em vez dos 6,50€ que esperávamos pagar, pediram-nos 10€ e era o preço reduzido (preço normal 12€). Lá entrámos e após começarmos a visitar logo começámos a adorar as pinturas do Miguel Angelo.


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_montagem1.jpg



Seguimos então até ao Mercado di Fiore, Piazza Navona, Panteão, tomámos um capuccino no Sant Eustachio, Piazza Sant Eustachio, que segundo dizem é o melhor capuccino de Roma, e seguimos até à igreja de Santa Maria Minerva. Depois, Via del Corso, umas compras na minha adorada Gap, ihihih, passeámos na Via dei Condotti, a “Quinta Avenida de Roma”, cheia de lojas apetecíveis, e fomos ter à Piazza di Spagna. Por aqui ficámos um bom bocado, e como chegámos à hora do por do sol, foi muito agradável. Seguimos mais uma vez até à Fontana di Trevi e desta vez decidimos jantar perto do Coliseu. Bruchettas, um risotto, uma pizza, duas cervejas, café, 30€.


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_montagem2.jpg




Terceiro dia:

Já com as entradas para o Vaticano compradas pela net, e com desconto do cartão ISIC, 8€+4€, em vez de 15€+4€, apanhámos o metro e saímos na estação Cipro. Quando lá chegámos, 9:30, tínhamos visita marcada para as 10h, deparámo-nos com uma longa fila, a qual não tivemos que estar sujeitos. Aqui achei muito pouco rigor, pois eram 9.30 e entrámos sem qualquer problema e a funcionária nem perguntou pelo cartão ISIC, para confirmar o desconto.. Depois de percorrermos o Vaticano, seguiu-se a Basílica de São Pedro onde acabámos por subir à Cúpula (5€). Fomos pelas escadas, foi um pouco cansativo, mas nada de extraordinário, valeu a pena!


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_montagem3.jpg



ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_montagem4.jpg



Era tempo de almoçar umas fatias de pizzas e seguir até ao Castelo de Sant’Angelo. Mais uma vez, o preço que nos pediram, não era o que estava anunciado no site. Desta vez, a nosso favor: em vez de 6€ (tarifa reduzida), foi-nos cobrado 2,50€! Seguimos então pela Ponte de Sant’Angelo até à Piazza del Popollo. Bastante agradável! Ficámos aqui um bom bocado a descansar e a observar e então voltámos à Piazza di Spagna e depois fomos até à Piazza del Copelle onde jantámos uma pizza, pasta, vinho, cafés, 30€.


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_montagem5.jpg




Quarto Dia:

Apanhámos o metro até à estação do Circo Massimo e fomos visitar a Boca della Veritá. Depois passámos para a zona de Trastevere, visitámos a igreja de Santa Maria in Trastevere e almoçámos no restaurante Carlo Menta. As melhores pizzas de sempre! Com pizzas a 4€! Duas pizzas, sumo, água, café, e uma taxa de serviço de 1,50€ por pessoa, pagámos 17€! Durante a tarde acabámos por passear e tivemos que ir até à Fontana Di Trevi fazer a despedida. Este sítio é absolutamente fantástico.


ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_montagem6.jpg



ai1086.photobucket.com_albums_j450_saret5_montagem7.jpg



Jantámos outra vez na Piazza Copelle, no Ristorante Maccheroni que uns amigos já nos haviam recomendado e foi bom. Era então altura de recolher até ao nosso B&B, preparar as malas pois no dia seguinte tínhamos que acordar bem cedo para regressarmos a Lisboa.


Algumas dicas:
  • Monumentos: Como temos entre 18-25 anos, tivemos sempre tarifa reduzida nos monumentos/atracções que visitámos. Feitas as contas, em vez de 29€, pagámos 20€ e andámos de metro duas vezes. Acabámos por concluir que poupámos uns 3€ não comprando o Roma Pass. Com o cartão ISIC, pagámos apenas 8€ em vez de 15€ nas entradas do Vaticano (como comprámos pela net, há a acrescer 4€)
  • Água: Roma está repleta de fontes. Enchíamos a garrafa em vez de andarmos sempre a comprar garrafas de água, ainda poupámos uns bons trocos em irmos às fontes abastecer;
  • Transportes: A melhor forma de conhecer Roma, é realmente a pé. A cada canto descobre-se sempre mais alguma coisa perdida no tempo. Usámos o metro mesmo em último caso. Quanto ao transporte do aeroporto para o centro de Roma, não compensa, na minha opinião, pagar 15€ pelo comboio Leonardo Express. O comboio regional, por 8€ demora apenas mais 10 minutos e depois apanhando o metro da estação Punto Lungo está-se em qualquer parte.
  • Alimentação: nas esplanadas paga-se sempre mais, óbvio. Cheguei a comer um crepe na Piazza Navona, no Tre Scalini, por 4,50€ e se tivesse ficado na esplanada teria pago 9€! O mesmo no Sant Eustachio: na esplanada um capuccino custa 3,80 e lá dentro 1,40€!
Resumindo e baralhando, não considero que Roma seja uma cidade cara. Apenas há que estar preparado e planear minimamente a viagem.


O nome do report, Roma de forma low cost, prende-se pelo facto da “brincadeira” ter ficado por cerca de 360€, com alojamento, alimentação, transportes, monumentos e recuerdos (portanto tudo durante quarta, quinta, sexta, sábado e manhã de domingo) incluídos.

A repetir, sem dúvida!

Um beijinho e muito obrigada a todos pelas dicas e informações que foram partilhando!
Sarap

Edit: Uma outra forma para fazer o transfer do aeroporto de Fiumicino ou de Ciampino para o centro de Roma é através do serviço de ShuttleBus. Aqui http://www.sitbusshuttle.it/ encontram toda a informação, horários, preços, locais onde apanhar o autocarro relativo ao serviço.
 

TeK

Membro Conhecido
Ainda bem que correu tudo bem Sara, já não podes refilar comigo eheh

Li o teu report e fui-me lembrando do meu e desses passeios muito parecidos aos meus.

Obrigado pela partilha ;)

Cumpts
 

Janica

Membro Ativo
Parabéns Sara!

Belo Report, resumido, original na disposição das fotos e com boas Dicas.

A minha viagem foi em Julho, mas o teu Report deixou-me com saudades, e tal como Tek também me fui lembrando dos meus passeios.

Ainda bem que correu tudo bem.

Apenas uma dica para quem estiver a ler: Concordo coma Sarap relativamente ao comboio regional, mas caso fiquem perto de uma paragem (especifica) também poderão optar pelo ShuttleBus que também custa 8€.


Obrigada,
 

sarap

Membro Ativo
Olá,
Ainda bem que gostaram! :)

Janica, esqueci-me de escrever sobre o ShuttleBus!! Tinha tantas ideias de meter isso nas dicas.. Mas vou fazer um edit e colocar, que assim a informação fica toda junta! Quanto à disposição das imagens, tentei fazer algo diferente! Espero que tenha corrido bem a invenção! lol

Um beijinho,
sarap
 

hydra

Membro Conhecido
Parabéns pelo report ;)

É muito bom recordar essa cidade maravilhosa...e as fotos estão mesmo muito giras :)
 

Janica

Membro Ativo
Olá,
Ainda bem que gostaram! :)

Janica, esqueci-me de escrever sobre o ShuttleBus!! Tinha tantas ideias de meter isso nas dicas.. Mas vou fazer um edit e colocar, que assim a informação fica toda junta! Quanto à disposição das imagens, tentei fazer algo diferente! Espero que tenha corrido bem a invenção! lol

Um beijinho,
sarap

Obrigada e sim as fotos ficaram muito giras!
 

Lamy

Membro Novo
também fui lá em Julho e Roma de facto é uma cidade simplesmente fantástica quer durante o dia quer à noite.

Se me permitem o melhor a fazer se forem do aeroporto Cimpiano é simplesmente irem num autocarro até à estação de metro Anagnina que fica apenas por 1.20euros e depois ir de metro até ao vosso destino!

Não vão na conversa das meninas que estão lá a vender viagens por 4euros!


a mim a viagem também ficou por 350/400euros.. para quem quiser ficar perto do Vaticano(e de bares bem porreiros e que não se pagam perto do rio), aconselho o Gaius B&B.. muito bom a 30segundos da paragem de metro S.Pietro.. para 4pessoas ficou apenas 25euros por noite!


bom report!
 

mokas

Membro Conhecido
Olá! :)


Parabéns!!! Report simplesmente 5*, pois mostraste como esta bela cidade se pode tornar mais em conta. ;) Obrigada pela partilha de informações e dicas tão preciosas.
 

Hugo Gonçalves_9067

Membro Ativo
também fui lá em Julho e Roma de facto é uma cidade simplesmente fantástica quer durante o dia quer à noite.

Se me permitem o melhor a fazer se forem do aeroporto Cimpiano é simplesmente irem num autocarro até à estação de metro Anagnina que fica apenas por 1.20euros e depois ir de metro até ao vosso destino!

Não vão na conversa das meninas que estão lá a vender viagens por 4euros!


a mim a viagem também ficou por 350/400euros.. para quem quiser ficar perto do Vaticano(e de bares bem porreiros e que não se pagam perto do rio), aconselho o Gaius B&B.. muito bom a 30segundos da paragem de metro S.Pietro.. para 4pessoas ficou apenas 25euros por noite!


bom report!
ya lamy em principio vou fazer isso de apanhar logo o bus para anagnina e seguir de metro para o meu "Hotel"

já agora o bus passa de qto em qto tempo sabes ?

cumprimentos
 

Lamy

Membro Novo
penso que de 25 em 25min passa..eu pelo menos não esperei muito... mas acho que era esse o tempo!mas também tem la o horario
 

sarap

Membro Ativo
Muito obrigada LiCroft! Tentei fazer algo diferente, até porque ainda eram algumas imagens, sem tornar pesado ou cansativo! E como há tao bons reports com imagens aqui no portal.. Sempre ficou diferente! :)
 

afc

Membro
Gostei bastante do "conceito low-cost", da originalidade das fotos e de todo o report em si. Falam-me sempre bem de Roma, e há quem ainda dê um pulinho a Florença. Vou pensar no caso! :)
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

Afc, confesso que a minha viagem a Roma se deu um pouco "por acaso" e não tinha muita curiosidade em relação a Roma, mas desde o momento em que comecei a planear os meus dias por Roma que o interesse foi crescendo e adorei a cidade e recomendo vivamente!! É fantástico!

Subbuteiro, Fiz a montagem e apliquei os devidos filtros com o photoscape; o download É gratuito e o software É de fácil e intuitiva utilização
 

AnaCat

Membro Novo
Boa noite Sarap!

Olha, só uma questão: tal como tu, comprei os bilhetes para o Vaticano na net para evitar as filas. Mas estavas lá exactamente à hora marcada no bilhete? Ou pareceu-te que dá para ser mais tarde? É que estou aqui a achar que reservei para muito cedo! xD
 
Top