Novidades

[Report] Évora... um dia no Alentejo...

Um feriado em Junho (sim, já passou algum tempo mas eu só conheci aqui o portal há 2 meses) e lá fomos nós à descoberta de mais um cantinho deste nosso país. Já há muito que queria conhecer Évora, e queríamos um destino perto de Lisboa para irmos e voltarmos no mesmo dia. Assim, não foi difícil escolher o destino. Évora, lá fomos nós.

Saímos cedo de Lisboa, e em cerca de hora e meia já lá estávamos. Encontrámos muito facilmente um estacionamento gratuito e começámos a caminhada.

CIMG0785.jpg


Estacionamento com vista para a muralha:
CIMG0773.jpg


A entrada na cidade fez-se em grande estilo:
CIMG0695.jpg


Pelas históricas ruas da cidade:
CIMG0700.jpg


CIMG0702.jpg


Outro dos ex-libris da cidade, o chafariz da Praça do Giraldo. Tem bancos de pedra em redor, onde nos podemos sentar a apreciar a arquitectura, o sol, namorar...
CIMG0703.jpg


Logo à entrada da Praça podemos admirar a imponente Igreja de Santo Antão. Infelizmente, nota-se que está a precisar de algumas obras de restauro/conservação. Mas não deixa de ser um belo edifício. Também infelizmente foi mandado deitar abaixo um arco romano para a sua construção, iniciada em 1557.
CIMG0705.jpg


Debaixo destes arcos, na Praça do Giraldo, existem várias lojas e restaurantes. Nós comemos num deles. Os edifícios também estão a precisar de obras, como se pode ver na foto.
CIMG0704.jpg



CIMG0706.jpg




Não voltámos a pegar no carro, a não ser para ir embora. Évora não é uma cidade muito grande, palmilha-se bem a pé. Fomos caminhar até ao Templo de Diana, que fica numa bela encosta com vista sobre os arredores.
CIMG0711.jpg


CIMG0715.jpg


CIMG0713.jpg


CIMG0720.jpg



Fomos ver o Museu de Évora, tem alguns artefactos interessantes, nomeadamente peças arqueológicas, mas não é nada de especial. Ficam algumas fotos do interior.
CIMG0728.jpg


CIMG0732.jpg


CIMG0733.jpg


E lá fomos nós à procura da Capela dos Ossos. E... adivinhem? É só ossos. Acho que a entrada é demasiado cara para aquilo que nos aguarda.
CIMG0746.jpg


CIMG0747.jpg


CIMG0757.jpg


CIMG0749.jpg



Antes de deixar a cidade, ainda passeámos pelo belo Parque Público de Évora. Sentámo-nos a apreciar o jardim, o repuxo, os patos, as sombras (estava muito calor).
CIMG0763.jpg


CIMG0770.jpg


CIMG0762.jpg



Depois de comer um gelado, partimos para visitar o Cromeleque dos Almendres. Não fica muito longe e também não tem muito para ver. Mas o caminho até lá, e a paisagem, vale a pena a visita. A calma, o verde. Ah, atenção que o caminho é de terra batida.
CIMG0783.jpg



CIMG0778.jpg



CIMG0776.jpg


CIMG0782.jpg


CIMG0781.jpg



E pronto, voltámos a Lisboa, felizes com o dia. Em resumo, vale a pena uma visita a Évora, mas se não for para ver nada em redor, creio que não ficaria mais de um dia lá.
 

mokas

Membro Conhecido
Olá :)


O que tu me foste lembrar ....... :rolleyes:

Nestas férias, em Agosto, estive no Alentejo. Em que passei por Évora e fiquei uma noite. É uma cidade muito bonita, mas como tu referiste e bem, num dia consegue-se visitar quase tudo. Se o calor não for demasiado, andar pelas suas ruas é uma pequena maravilha.

Quanto à comida, existem uns restaurantes "escondidos" que são verdadeiros tesouros gastronómicos.

Obrigada pela partilha! ;)
 

Nocas84

Membro Novo
Este tópico já tem uns mesitos e espero que não haja inconveniente em "desenterrá-lo", mas, sendo eu de Évora, não poderia deixar de comentar, ainda que pouco.

Sim, realmente Évora É uma cidade bonita, mas que "num dia ou dois, fica vista". A gastronomia É única e a vinhaça acompanha. As localidades na periferia tambÉm são interessantes.

Mas, vou-vos confessar algo:
  • para residentes, É uma cidade ingrata, no que respeita ao custo de vida (uma das cidades mais caras do país);
  • a nível de desenvolvimento.... bom, para verem nem um centro comercial tem (andam a construí-lo. A ver se acabam brevemente);
  • o único cinema que havia, fechou, salvo-erro, há 4 ou 5 anos e desde aí, cinemas próximos só em Beja ou Montijo;
  • o calor no verão É horrível;
  • etc...
 

Nocas84

Membro Novo
Blueorquidea, se me permite...

Estacionamento com vista para a muralha:
CIMG0773.jpg
Sim, a muralha que ladeia a parte antiga, fica no lado esquerdo (pouco se vê na foto, mas o monumento mais visível nesta foto é o aqueduto.

A entrada na cidade fez-se em grande estilo:
CIMG0695.jpg
Chamamos a este "arco", Portas de Avis, porque estão viradas para a localidade de Avis.

...ainda passeámos pelo belo Parque Público de évora. Sentámo-nos a apreciar o jardim, o repuxo, os patos, as sombras (estava muito calor).


CIMG0770.jpg
Não viram os pavões?
 
Blueorquidea, se me permite...


Sim, a muralha que ladeia a parte antiga, fica no lado esquerdo (pouco se vê na foto, mas o monumento mais visível nesta foto é o aqueduto.
Tem toda a razão, eu é que fixei a memória das muralhas... =)

Chamamos a este "arco", Portas de Avis, porque estão viradas para a localidade de Avis.
Realmente não sabíamos o nome, mas como foi passámos por lá logo no início, achei que era uma entrada na cidade com estilo :angel:


Não viram os pavões? Por acaso não, =( caso contrário teria fotografado algum. é um animal lindo. Deveriam estar com vergonha dos lisboetas eheh... Ou se calhar recolhidos do calor? Que pena.... Ainda lá volto de propósito para os ver
Já agora, quanto ao outro comentário, é uma pena que não existam espaços culturais tão simples como o cinema numa cidade tão bonita e turística. Shoppings não é essencial, mas também facilitaria a vida aos habitantes de certeza. Quanto ao calor, nem se fala. Nós fomos no Verão e estava muito quente... Muito... Aquele calor que só faz o corpo pedir sombra, água, gelados, qualquer coisa fresca. Mas eu até gosto de calor =)
 

Bruno Machado

Membro Ativo
évora é belissimo. fui lá em visita de estudo com a escola já há alguns anos e adorei. passamos por alter do chão ao vir embora para ver o deslumbrante palácio ducal.

há algo que me encanta em évora... e então comer uma carne à alentejana em plena cidade foi saboroso!
 

Brunozo

Membro Novo
Bem antes demais as minhas desculpas por estar a ressuscitar um tópico mais antigo mas sempre actual

Estou para visitar Évora agora no final do mês e encontrei este tópico que já me deu umas boas luzes

Em relação a comida gostaria de ouvir as tuas sugestões sobre os melhores sítios para provar a verdadeira gastronomia alentejana.

Se alguém puder dar alguma dicas para desvios no trajecto Lisboa - Évora sempre seria bem vindo, pois aproveitava o trajecto.

Parto de Lisboa e regresso a Lisboa

Obrigado a todos
mokas disse:
Olá :)


O que tu me foste lembrar ....... :rolleyes:

Nestas férias, em Agosto, estive no Alentejo. Em que passei por Évora e fiquei uma noite. É uma cidade muito bonita, mas como tu referiste e bem, num dia consegue-se visitar quase tudo. Se o calor não for demasiado, andar pelas suas ruas é uma pequena maravilha.

Quanto à comida, existem uns restaurantes "escondidos" que são verdadeiros tesouros gastronómicos.

Obrigada pela partilha! ;)
 

SLPereira

Membro Ativo
Gostei do report!
Estive em Évora no mês de agosto a caminho de Reguengos de Monsarz.
O teu report deu para recordar.
 

carla08

Membro Conhecido
Nocas84 disse:
Mas, vou-vos confessar algo:
  • para residentes, É uma cidade ingrata, no que respeita ao custo de vida (uma das cidades mais caras do país);
  • a nível de desenvolvimento.... bom, para verem nem um centro comercial tem (andam a construí-lo. A ver se acabam brevemente);
  • o único cinema que havia, fechou, salvo-erro, há 4 ou 5 anos e desde aí, cinemas próximos só em Beja ou Montijo;
  • o calor no verão É horrível;
  • etc...
Pudera, mais de 25 anos parada no tempo.. ;) Em que nada foi feito em prol do seu desenvolvimento.. Nem estou a falar de centros comerciais, porque isso nem é o mais importante...
apesar de tudo é uma cidade apaixonante e com uma essência única!
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá blueorquidea

Ainda bem que o Brunozo encontrou este report :).
Ainda não tinha visto. Gostei :).

Cumprimentos
 

carla08

Membro Conhecido
Brunozo disse:
sobre os melhores sítios para provar a verdadeira gastronomia alentejana.
No Centro histórico: Botequim da Mouraria; Tasquinha do Oliveira; Quarta-feira; Adeguita do Farrobo
Fora do centro, há o Moinho que também é bastante bom
 

Brunozo

Membro Novo
Obrigado Carla08 pelas tuas dicas

carla08 disse:
No Centro histórico: Botequim da Mouraria; Tasquinha do Oliveira; Quarta-feira; Adeguita do Farrobo
Fora do centro, há o Moinho que também é bastante bom
 

lcardoso

Membro Conhecido
Bom report , parabens BlueOrquidea.

Para a proxima experimenta almoçar no Quarta Feira em Evora pequeno restaurante so no espaço......


bons passeios
 

Brunozo

Membro Novo
Boas pessoal tenho em mente o seguinte itinerário

Lisboa - Évora - Lisboa



Pelo caminho estava a pensar em parar em Montemor-o-Novo para visitar o seguinte
Encontrei aqui muita informação que vou visitar ;)
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi/perto/v/15440

Castelo de Montemor-o-Novo
Santiago do Escoural
Gruta do Escoural - Com muita pena está fechada na altura que vou passar estão em obras :(
Anta do Livramento
Ruínas do Castelo de Giraldo
Menir dos Almendres - Estou na dúvida para ir ver um Menir nada mais
Reserva Animal - Não me pareça que vale apena deslocar para ver no entanto se houver outro feedback
Cromeleque dos Almendres

Em Évora vou aproveitar aqui as dicas do blog e mais algumas que encontrei aqui
http://www.guiadacidade.pt/pt/concelho/perto/v/07/05

E a ideia seria almoçar por Évora e quem sabe jantar

carla08
No Centro histórico:
Botequim da Mouraria; http://www.lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-botequim-da-mouraria/331939/
Tasquinha do Oliveira; http://www.lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-tasquinha-do-oliveira/332220/
Adeguita do Farrobo; http://www.lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-adeguita-do-farrobo/357962/

Fora do centro, há o Moinho que também é bastante bom - Alguém tem informação do local e contactos?
Será este? http://www.lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-moinho-do-cu-torto/379104/

varycela
Se quiseres grelhados numa churrasqueira barata, sempre podes ir à Gruta !- Obrigado - Tens mais informação do local e contactos?

E prontos assim seria o meu dia até Évora quem ja fez um trajecto semelhante terei tempo para fazer num dia?

Obrigado a todos
 

varycela

Membro
Brunozo disse:
...
varycela
Se quiseres grelhados numa churrasqueira barata, sempre podes ir à Gruta !- Obrigado - Tens mais informação do local e contactos?

...
Olha, nada melhor que o streetview para ajudar: https://maps.google.com/?ll=38.566623,-7.909113&spn=0.001298,0.002411&t=m&z=19&layer=c&cbll=38.566622,-7.909626&panoid=j6g02uTQt8u54i6snkIbSA&cbp=12,179.24,,0,2.32

Aquilo é frango assado e outros grelhados, é bom e barato, mas nada de luxos !

Já agora, esquece a parte do Escoural, vai apenas ao castelo de Montemor, tem uma vista fantástica, vai a Arraiolos e depois segue para Évora.

Acho 1 dia pouco, podia incluir uma noite na cidade, assim já vias mais coisas !



Sugestão:

1º dia
Montemor o Novo (só ir ao castelo de carro ver a paisagem)
Arraiolos
Evora e dormida lá

2º dia
Evora
Evora-Monte (fantastica vista no castelo)
Estremoz
regresso a casa
 

carla08

Membro Conhecido
olá,
Sim são esses os restaurantes que sugeri.
Também sou da opinião do varycela, o Escoural não tem grande coisa para ver. Em Montemor vale a pena uma visita ao castelo.
O menir e os cromeleques são próximos, por isso sugiro a visita aos 2. Vindo dos cromeleques a caminho de Évora, numa pequena aldeia (Valverde) há um restaurante tipico também bastante bom, O Ricardo.

Também sugeria a dormida em Évora, aproveitar o novo B&B, mesmo no centro, em frente à Escola de Música da Universidade. :)
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Relativamente a Évora:

- Pecou no report a visita ao Colégio do Espírito Santo, vulga Universidade de Évora. Um edifício muito bonito e pouco visitado;

- É uma cidade que se visita facilmente num dia, nas calmas... A última vez que lá fui, visitei-a em pouco mais de uma manhã e com pessoas que nunca lá tinham ido...

- Gastronomia regional fica muito cara. Em Évora abusam nos preços da gastronomia alentejana... É a minha sensação...
 
Top