Novidades

DICAS ESSÊNCIAIS ROMA

Janica

Membro Ativo
Estive em Roma em Julho, e decidi não fazer Report, pois acho que já existem bons Reports pormenorizados (JJPPMM, BunnyCat, TEK e mokas)

Assim sendo farei a minha lista de TOP's, Dicas e recomendações.
Programei a minha viagem com base neste Reports e no Guia Top10 da AmericanExpress e posso dizer que vi tudo o queria e até mais, e ainda consegui dormir todos os dias umas 2h antes de ir jantar...

Espero que seja útil.


O que não pode faltar:
  • Roma Pass (para todos que fiquem pelo menos 3 dias (podem comprar na net e levantar em Termini, direito a duas primeiras entradas grátis e descontos nas restantes, transportes gratuitos durante os 3 dias.) 25€ cada
  • Mapa
  • Garrafas para encher com água nas inúmeras fontanas!
A não perder:
  • Coliseu (se tiverem Roma Pass usem numa das primeiras entradas por ser dos mais caros, e assim fica grátis)
  • Forúm e Palatino, mesmo recinto e mesma entrada que Coliseu
  • Museus Capitolinos (também é dos mais caros, e como é próximo do Coliseu, façam no mesmo dia e aproveitem esta entrada gratuitamente
  • Museu do Vaticano - reservar pela net sem dúvida, pois as filas são gigantes, preço normal 15€, pela net 19€, mas juro que compensa na espera, e o Museu é muito bom, no género do MET.
  • Basílica de São Pedro e Praça de São pedro
  • Galleria Borghese - pinturas e esculturas lindíssimas, o próprio palácio é uma obra de arte, e fica no Jardim que é o pulmão de Roma
  • Castel San Angelo
  • Fontana di Trevi de dia e à noite, pois tem outro felling!
  • Panteão
  • Via del Corso, Vitorio Emanuel II (vão passar muitas vezes por aqui), e via del Condoti (só marcas baratas...lol)
  • Piazza Navona
  • Piazza del Popolo
  • Escadas de Espanha só pela foto, mas aviso já que não ha flores como nos postais!
  • Campo di Fiori de manhã para ver o mercado tradicional
  • Uma série de igrejas tal como Santa Maria Magiori perto de termini...
  • Trastevere
Vistas:
  • Topo do Monumento Emanuel II - 7€ para subir de elevador, que é a única opção
  • Cúpula da Basílica de S. Pedro - vale a pena a subida, tudo a pé 500 e tal degraus: 5€, uma parte de elevador 7€, mas ainda sobem prai uns 200 a pé...
O que também podem ver:
  • Monumento Vitório Emanuel II - tem um museu sobre personalidades do exército Italiano e é gratuito.
  • Termas de Carcala - Mias do mesmo que o forúm, mas interessante, afastado do centro.
  • Catacumbas, são fora da cidade mas dizem valer a pena. Linkexplicativo .
Transportes:
  • Metro - tem duas linhas e para mudar é sempre em Termini. o Metro é bom mas sem acesso a algumas zonas.
  • Autocarros - boa rede, é só descobrir um que passe perto do seu hotel. eu tinha um que passava à porta e fazia o centro todo, e até no "BUS" eu ia a apreciar as vistas.
  • Eléctrico - rede pequena, mas por vezes necessária.
  • Atenção que a partir da meia-noite há pouca coisa a funcionar, aliás só há alguns autocarros nocturnos e com acesso limitado.
Comer e Beber:


Aqui vou sugerir sítios onde estive, e que recomendo vivamente, por preço e qualidade.
De resto acho que numa ida a Roma os almoços podem ser ligeiros e deixar o deleite para o descanso do fim do dia ao jantar.
As barracas espalhadas pela cidade têm o preço em média dos cafés, pois os paninis e sanduíches rondam os 4€.
As bebidas é que são caras em todo o lado, uma coca-cola é cerca de 2,50€!
  • L'Archetto - Para mim o melhor restaurante - onde comi a melhor Pasta da minha vida, vi do Blogue da Dri e amei. 2 Bruschettas, 2 pastas, 1lt de vinho da casa, e sobremesa, mais taxa de serviço, fica por cerca de 40€, as duas pessoas. Não acho caro para Roma, e a qualidade é TOP. Fica muito perto da Fontana di Trevi e tem uma esplanada amorosa. Depois do Jantar é ir a Fontana e atirar a moeda e pedir para lá voltar! Fiva na Via del Archetto nº 26.
  • Pizzeria Paradiso - Tem um Mix de Pizza servido em tábuas de madeira com bebida por 7€, a massa é maravilhosa e o mix corresponde a cerca de 3 fatias de pizza, também tem para levar fatias avulso - fica na Piazza del Resurgimento nº 50, quem sai do Museu do Vaticano e vai em direcção à Praça de São Pedro a praça fica à Direita. é uma boa sugestão e barata para depois de uma vista ao Museu. Como ficava a perto do meu hotel almocei la no primeiro e no último dia!
  • Da Ivo - esta pizzaria tradicional fica em Trastevere e um jantar fica a cerca de 12€ por pessoa. Muito boa recomendo principalmente depois de u passeio ao final do dia por esta zona tão típica de Roma. Via de San Franciso a Ripa nº 158
  • Pizzaria Bafetto 2 - Foi sugestão de blogues e vale a pena, fica perto do Campo di Fiori, e tem boas pizzas. Um jantar com entradas, duas pizzas, 1lt de Coca-Cola (lol) ficou por 32€. é o tipico restaurante com serviço rápido e barato, empregados simpáticos.
  • Gelados: pela cidade há aos milhares, o mais barato que comi de dois sabores foi em Trastevere, na Via de San Franceco a ripa perto do restaurante Da Ivo, no nº 153, o gelado ficou por 1,50€, e um capuccino 1.20€! Depois há os blue Ice, um pouco por todo lado, que dois sabores são 2€, eu gostei, mas o melhor é perto da Fontana di trevi: O San Crispino...sabores maravilhosos!
Hotel:

Reservei o meu com quase um ano de antecedência (Agosto 2010), sem necessidade de pagamento, apenas com garantia do cartão de crédito, com possibilidade de cancelamento até 48h antes.
Pela minha pesquisa achei que todos os hotéis centrais e baratos eram muito velhos...
Este para mim foi um achado e adorei a localização.
Fiquei no The Orange Hotel, na VIa Crescenzio, perto do Vaticano e com um autocarro directo para os pontos principais, o nº 492, e do metro Otaviano.
é um hotel de 4 estrelas e de Design, e as 4 noites em quarto duplo com pequeno-almoço ficaram por 300€ (já com todas as taxas incluídas).
Gostei muito e o pequeno-almoço com uns croissants maravilhosos era servido no terraço do hotel e tinha uma vista estupenda.


Transfers:


Quando cheguei fui de comboio no Leonardo Express até ao centro de Roma. De Express tinha pouco confesso. Mas valeu a experiência. Custa 15€ por pessoa e demora cerca de 40 min.

No regresso decidi seguir a sugestão do Hotel e fui de ShuttleBus da empresa SIT. Este tem vários pontos de recolha de passageiros e vai para os dois aeroportos.
Não necessita reserva, custa 8€ por pessoa e demora cerca de 50 min. a meu ver vale mais a pena. No meu caso onde fui apanhar era mesmo no fundo da minha rua na Piazza Covour. O bilhete pode ser comprado no local ou reservado pela net.

Gastos:

Posso dizer que me passagens, transportes, comida, museus, e alguns presente para os miúdos, 5 dias de férias à grande ficaram por cerca de 1000€ para duas pessoas.


FOTOS e Afins:

Podem ver algumas das fotos da minha viagem no álbum do Portal

E ver os meus comentários e foto sobre o Hotel aqui no Tripadvisor

E sobre o restaurante L'Archetto também no Tripadvisor
 

sarap

Membro Ativo
Olá Janica!
Vou a Roma em Setembro e adorei as sugestões!
Os pontos "a não perder" são os que eu também já tenho delineados!!
Quanto aos transportes, o eléctrico também está incluído no Roma Pass?
No que respeita ao comer e beber, essa é a opção que costumo fazer.. Um almoço levezinho e depois vingo-me no jantar! ;) Vou apontar as suas dicas dos restaurantes!!
p.s. o meu hotel está localizado junto à estação de metro vittorio emanuele.

Obrigada pela partilha! :)

Edit: Quanto ao transfer, tinha pensado em utilizar o comboio regional que demora mais 15 minutos do que o Leonardo Express e que custa 8€. Todavia, fui pesquisar o ShuttleBus da SIT e verifiquei que o preço é o mesmo, 8€.
[font="'Trebuchet MS"]Através do site é possível reservar e comprar logo os lugares, mas será que na própria altura não será possível? Ou a probabilidade de não conseguir lugar é elevada? Obrigada!![/font]
 

TeK

Membro Conhecido
Oi,

obrigado pela referência ao report.

Estive a ler isto e a recordar cada passo dado, por cada local, alguns dos restaurantes também passei por eles e sou mais um a aprovar (L'Archetto e Pizzaria Bafetto 2). E se as pizzas são boas em Itália, os gelados são magníficos e perto da Fontana di Trevi têm outro sabor, nem que seja só pelo local em si, mas são realmente divinais.

Sara eu utilizei o comboio regional é bastante bom e não demora realmente muito mais que o Leonardo, esse shuttle pelo preço também me parece uma boa opção e isso dos lugares normalmente compras na hora e cabe sempre mais um.

Quanto ao eléctrico, a rede deste transporte é muito limitada, eu sinceramente corri tudo e nunca vi nenhum.

Cumpts
 

Janica

Membro Ativo
Sara,

Ainda bem que foi útil.

O Eléctrico também está incluído no RomaPass, e ao que me parece é algo recente, eu usei quando fui para Trastevere por exemplo.

Pelos vistos os eu Hotel está bem localizado...

Relativamente aos SITBus têm dois por hora e não tive problema em conseguir lugar, mas por via das dúvidas fui com antecedência para o aeroporto.
Pelo Site também se pode comprar, mas eu comprei na hora.

Se tiver mais dúvidas comunique.

Aproveite a viagem e partilhe depois a sua experiência!

Obrigada


Olá Janica!
Vou a Roma em Setembro e adorei as sugestões!
Os pontos "a não perder" são os que eu também já tenho delineados!!
Quanto aos transportes, o eléctrico também está incluído no Roma Pass?
No que respeita ao comer e beber, essa é a opção que costumo fazer.. Um almoço levezinho e depois vingo-me no jantar! ;) Vou apontar as suas dicas dos restaurantes!!
p.s. o meu hotel está localizado junto à estação de metro vittorio emanuele.

Obrigada pela partilha! :)

Edit: Quanto ao transfer, tinha pensado em utilizar o comboio regional que demora mais 15 minutos do que o Leonardo Express e que custa 8€. Todavia, fui pesquisar o ShuttleBus da SIT e verifiquei que o preço é o mesmo, 8€.
Através do site é possível reservar e comprar logo os lugares, mas será que na própria altura não será possível? Ou a probabilidade de não conseguir lugar é elevada? Obrigada!!
 

Janica

Membro Ativo
Realmente os eu Report foi uma ajuda na preparação da minha viagem.

Relativamente ao comboio Regional não encontrei indicações aos pontos de venda dos mesmo na estação do aeroporto, e depois como descobri o Autocarro, não fui procurar a Termini essa hipótese.


Os eléctricos são recentes penso eu, usei para ir para Trastevere por exemplo... mas não são muitos não.


Obrigada

Oi,

obrigado pela referência ao report.

Estive a ler isto e a recordar cada passo dado, por cada local, alguns dos restaurantes também passei por eles e sou mais um a aprovar (L'Archetto e Pizzaria Bafetto 2). E se as pizzas são boas em Itália, os gelados são magníficos e perto da Fontana di Trevi têm outro sabor, nem que seja só pelo local em si, mas são realmente divinais.

Sara eu utilizei o comboio regional é bastante bom e não demora realmente muito mais que o Leonardo, esse shuttle pelo preço também me parece uma boa opção e isso dos lugares normalmente compras na hora e cabe sempre mais um.

Quanto ao eléctrico, a rede deste transporte é muito limitada, eu sinceramente corri tudo e nunca vi nenhum.

Cumpts
 

TeK

Membro Conhecido
Realmente os eu Report foi uma ajuda na preparação da minha viagem.

Relativamente ao comboio Regional não encontrei indicações aos pontos de venda dos mesmo na estação do aeroporto, e depois como descobri o Autocarro, não fui procurar a Termini essa hipótese.
Ainda bem que ajudou. :)

A bilheteira era mesmo ao lado do comboio, antes da 1ª carruagem que apanhas (neste caso a última do comboio).

Cumpts
 

sarap

Membro Ativo
[font="'Trebuchet MS"]Olá, [/font]
[font="'Trebuchet MS"]Por acaso essa, a facilidade de apanhar o comboio regional, é uma questão que já me ocorreu! Está indicado? É fácil? [/font]
[font="'Trebuchet MS"][Sei que só vou em Setembro, mas gosto sempre de saber todos estes pormenores :p Até porque ando a escrever todas as dicas que vou recolhendo, para depois não me esquecer :) ][/font]
 

TeK

Membro Conhecido
Olá,
Por acaso essa, a facilidade de apanhar o comboio regional, é uma questão que já me ocorreu! Está indicado? É fácil?
[Sei que só vou em Setembro, mas gosto sempre de saber todos estes pormenores :p Até porque ando a escrever todas as dicas que vou recolhendo, para depois não me esquecer :) ]
Está indicado, mas confirma sempre com qualquer funcionário do aeroporto e estação, par anão perderes tempo que todo ste indicam. E mesmo para os bilhetes têm pessoal próprio só a ajudar a dar indicações.

Cumpts
 

AnaRibeiro

Membro Novo
Olá Janica

Estou a pensar em ir a Roma mas a disponibilidade é só entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano, li as suas sugestões mas no entanto fiquei com algumas duvidas:
O que é o Roma Pass, quais as ventagens e onde o posso adequirir?
Três dias são suficientes para ver os locais de interesse incluindo o Vaticano?
Se ficar num hotel no centro da cidade posso deslocar-me aos locais a visitar a pé?
Como fazer para ter acesso aos transportes gratuitos?
À saida do aeroporto também existem os ShuttleBus que nos levam ao centro da cidade?
Obrigada

Ana :rolleyes:
 

Janica

Membro Ativo
Olá Ana,

Seguem repostas às suas dúvidas:

  1. O Roma Pass é um cartão que durante 3 dias dá direito a duas entradas grátis em Museus/atracções e descontos nas restantes, também durante esse tempo pode usufruir de todos os transportes públicos locais gratuitamente. Pode adquiri-lo online, ou na estação de Termini por exemplo. pode saber mais aqui: http://www.romapass.it/?l=en
  2. Eu fiquei 5 dias sendo que da tarde do primeiro dia fui à Tarstevere, e na manhã do último,fiz umas compras e fui ao Mercado do Campo di Fiori. Mas dependendo dos horários dos voos acho que 3 dias inteiros são suficientes para ver os principais pontos, incluindo o Vaticano (para este deve mesmo comprar os bilhetes online, para não perder tempo nas filas http://mv.vatican.va/3_EN/pages/MV_Home.html, eu demorei uma manhã a ver Museu do Vaticano, Basílica e sua cúpula, e ainda a Praça de São Pedro.) Penso que se organizar bem, e por zonas consegue ver tudo calmamente. Como eu disse no tópico, aproveitei mesmo 3 dias inteiros para as principais e mais importante atracções, e ainda dormir 2h à tarde ...lol
  3. Quanto mais central melhor. o meu não era assim tão central, mas era perto de uma das principais atracções (Vaticano) o que faz com que haja muitos transportes para essa zona. De qualquer forma, a localização é muito importante. e sim pode se deslocar a pé para a quase todo o lado. Mesmo eu, depois de jantar no centro ia a pé para o meu hotel... cerca de 30/40min a pé.
  4. Desconheço transportes gratuitos em Roma. Existe a possibilidade do Roma Pass ou de bilhetes especiais para turistas os BIG ou BIT http://www.rome.info/transportation/tickets/
  5. Sim à saída do aeroporto é so seguir as placas para a zona de BUS e pedir indicações, mas salvo erro saindo da zona de bagagem é sempre para a esquerda até ao fim da rua. De qualquer forma há sempre pessoas a dar indicações. Eu usei os SITBus, mas já me disseram que a Easyjet têm os EasyBus com o mesmo preço e serviço. Como disse no caso da SITBus pode comprar online ou no próprio shuttle. http://www.sitbusshuttle.it/index.php?lang=en
Já a gora mesmo ainda não tendo comprado voo ente já reservar um hotel, se conseguir a opção de reserva sem pré-pagamento. no booking há várias opções do género.

Espero que tenha ajudado.
Olá Janica

Estou a pensar em ir a Roma mas a disponibilidade é só entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano, li as suas sugestões mas no entanto fiquei com algumas duvidas:
O que é o Roma Pass, quais as ventagens e onde o posso adequirir?
Três dias são suficientes para ver os locais de interesse incluindo o Vaticano?
Se ficar num hotel no centro da cidade posso deslocar-me aos locais a visitar a pé?
Como fazer para ter acesso aos transportes gratuitos?
À saida do aeroporto também existem os ShuttleBus que nos levam ao centro da cidade?
Obrigada

Ana :rolleyes:
 

AnaRibeiro

Membro Novo
Obrigada Janica as suas respostas ajudaram bastante. Estou a pesquisar hoteis + voos na "eDreams" e só hóteis no "booking", não sei se hei-de fazer já a reserva ou deixar esperar mais até à data da viagem???? O que me atormenta mais é saber que os dias no Inverno são mais pequenos daí o tempo não render muito para ver tanta coisa...mas em compensação os preços também são mais baratos...não se pode ter tudo!!!!
Se visitar a maioria dos locais a pé o romapass será desnecessário? Ou acha que compensa para visitar os monumentos? Sei que em Itália é tudo muito caro, já fui a Milão e Veneza e é de facto um País muito caro, presumo que Roma não seja muito diferente.
Obrigada mais uma vez pela ajuda aos poucos vou ficando mais esclarecida e menos confusa.

Ana :blush:
 

Janica

Membro Ativo
Ana,

O meu conselho é que reserve já, desde que não tenha que pagar nada... Pois assim tem sempre uma opção, mesmo que apareça algo mais barato até lá.
Vá estando sempre atenta aos preços...

Relativamente ao Roma Pass aconselho sempre, pois de certeza que vai querer entrara em monumentos... Só o Coliseu são 12€ por exemplo. O Roma Pass com direito às duas primeiras entradas grátis, descontos nas restantes e transportes, tudo por 3 dias, fica por 25€! Logo compensa sempre, a não ser que não vá visitar nada.
E mesmo andando mais a pé, vai dar jeito saber que quando quiser pode apanhar o metro ou autocarro... :)
Obrigada Janica as suas respostas ajudaram bastante. Estou a pesquisar hoteis + voos na "eDreams" e só hóteis no "booking", não sei se hei-de fazer já a reserva ou deixar esperar mais até à data da viagem???? O que me atormenta mais é saber que os dias no Inverno são mais pequenos daí o tempo não render muito para ver tanta coisa...mas em compensação os preços também são mais baratos...não se pode ter tudo!!!!
Se visitar a maioria dos locais a pé o romapass será desnecessário? Ou acha que compensa para visitar os monumentos? Sei que em Itália é tudo muito caro, já fui a Milão e Veneza e é de facto um País muito caro, presumo que Roma não seja muito diferente.
Obrigada mais uma vez pela ajuda aos poucos vou ficando mais esclarecida e menos confusa.

Ana :blush:
 

Nicky

Membro
Olá Janica

Vou para Roma 2ª f. e já anotei as tuas dicas especialmente as dos restaurantes :D

Tenho dúvidas apenas onde gastar a 2ª entrada gratuita do Roma Pass ( a 1ª será no Coliseu). Será que o Castel S. Angelo vale a pena uma visita? E o Museu Nacional Romano?

A entrada no Panteão é paga?

Parece que há tanto para ver e eu só tenho 3 dias nesta bela cidade.
 

TeK

Membro Conhecido
Oi,

quanto ao Panteão não se paga para entrar, em relação ao Castel não sei, pois fiquei-me pelo exterior.

Cumpts
 

Janica

Membro Ativo
Olá,

Ainda bem que foi útil.

Eu usei no Coliseu e nos Museus Capitolinos (são relativamente perto do Coliseu), pois também era dos mais caros, mas bastante interesante.
Mas depende do interesse.
Gostei bastante do Castel San Angelo também.

O Museu Nacional Romano não visitei.

"Tudo" vale a pena em Roma!
Olá Janica

Vou para Roma 2ª f. e já anotei as tuas dicas especialmente as dos restaurantes :D

Tenho dúvidas apenas onde gastar a 2ª entrada gratuita do Roma Pass ( a 1ª será no Coliseu). Será que o Castel S. Angelo vale a pena uma visita? E o Museu Nacional Romano?

A entrada no Panteão é paga?

Parece que há tanto para ver e eu só tenho 3 dias nesta bela cidade.
 

Nicky

Membro
Obrigada Janica e Tek

Já agora, Vou comprar o Roma Pass no Posto do Turismo do aeroporto. será que também têm mapas da cidade e monumentos a visitar para oferecer? Ou será melhor comprar cá um daqueles guias de Roma?

É porque só tenho um mapa pequeno que imprimi da net.

Outra dúvida: onde se apanha o comboio regional para o centro (acho que é o FR 1)? É no mesmo sítio do Leonard express? É que este último é mais caro.
 

Janica

Membro Ativo
Nicky,

Pode comprar o Roma Pass em termini visto que vai de comboio.
No aeroporto não sei onde fica o ponto de turismo.
O Roma Pass já traz um mapa, bastante bom, e nos hotéis e pela cidade há vários mapas à disposição.

Segundo o que me foi dito o comboio regional apanha-se onde se apanha o Leonardo Express.
Aconselho o Shuttlebus, também é barato.


Obrigada,
Obrigada Janica e Tek

Já agora, Vou comprar o Roma Pass no Posto do Turismo do aeroporto. será que também têm mapas da cidade e monumentos a visitar para oferecer? Ou será melhor comprar cá um daqueles guias de Roma?

É porque só tenho um mapa pequeno que imprimi da net.

Outra dúvida: onde se apanha o comboio regional para o centro (acho que é o FR 1)? É no mesmo sítio do Leonard express? É que este último é mais caro.
 

Nicky

Membro
Mas e não vou para Termini. O meu hotel fica perto da Fonatana di Trevi . Penso que tenho que sair na estação de Tuscolana e depois apanhar o metro .

Esse Shuttlebus onde se apanha Vai direto ao hotel? Onde há informação?
 

Nicky

Membro
Obrigada sara

Já fui ao site e se percebi bem parece que o preço ida e volta para o aeroporto são só 15 € por pessoa. É isso?

Apenas uma dúvida: posso comprar lá o bilhete dentro do autocarro ou tenho k comprar pela net?

OFFERTA UNICA... a SOLI € 4,00 CORSA SINGOLA da Ciampino Apt. a Roma!

I Biglietti sono acquistabili anche a bordo.



  • Corsa singola dall'Aeroporto di Ciampino verso Roma/Stazione Termini - in offerta speciale - Euro 4,00.
  • Corsa singola da Roma/Stazione Termini verso l'Aeroporto di Ciampino - Euro 6,00.
  • Corsa di andata e ritorno sulla tratta Aeroporto di Ciampino/Stazione Termini - Euro 8,00.
  • Corsa da Roma: Via Marsala - Piazza Cavour verso l'Aeroporto di Fiumicino o viceversa - Euro 8,00.
  • Corsa da Roma: Via Marsala - Piazza Cavour verso il Comune di Fiumicino o viceversa - Euro 10,00.
  • Corsa di andata e ritorno sulla tratta Aeroporto di Fiumicino/Stazione Termini - Euro 15,00.
Il trasporto dei bagagli dei passeggeri, nel vano bagagli o a mano in cabina, è incluso nella tariffa.

Il vettore non assume alcuna responsabilità, che rimane del passeggero, circa i rischi per la perdita, il danneggiamento od il furto del bagaglio, o incidenti verso terzi, derivanti dal loro trasporto.

Olá,
Tem aqui toda a informação sobre o Shuttlebus: http://www.sitbusshuttle.it/
 
Top