Novidades

Ryanair - Bagagem de mão (Dimensões)

numero19

Membro Novo
Antes de mais, peço desculpa por estar a criar um tópico apenas para esta dúvida mas oxalá me possam elucidar:

Quanto às medidas máximas da bagagem de mão já eu estou elucidado, depois de ler no site da Ryanair, mas coloquei a mim alguns cenários e gostava de ir prevenido:

Antes de mais, a tal estrutura de metal tão conhecida onde colocamos a nossa mala é assim tão "rígida"? Eu já vi no google e reparei que essa tal coisa é aberta atrás:

ai.dailymail.co.uk_i_pix_2010_09_28_article_1315816_0B6252FD000005DC_864_468x313.jpg


Sucede que a minha mala tem um plástico duro atrás, logo em baixo por causa das rodas, que a faz chegar aí aos 21 cm, ou seja, fora dos 20 cm do regulamento do empresa. Devo estar preocupado com isto? Ou empurrando com certo jeitinho e, dado que a mala cede se fizer força, não terei problemas?
A questão de a tal estrutura ser aberta atrás prende-se com isto, porque creio que quando essa parte de plástico entrar, ele desce naquelas aberturas, não causando problema.

Outra dúvida: imaginemos então que faço o meu check-in online, chego ao aeroporto, passo a verificação da segurança e chego ao portão de embarque. Aqui coloco a mala na tal cesta e vejo que não entra. Certamente que lá estará um funcionário da empresa pronto para me "roubar" e para me dizer que a mala tem de ir para o porão. Mas como é tudo isto se processa?
Como é que pago os 40€ para meter a mala no porão? Logo na hora? Só em dinheiro vivo?
Como é que a mala vai parar ao porão? Sou eu que tenho de voltar para trás para a despachar ou eles tratam disso?

Obrigado desde já. :)
 

hmiguel

Membro Novo
Quando chegas ao aeroporto tens a liberdade de experimentar enfiar a mala na caixa. Pelo que descreveste, ela deve entrar.

Já estive em meia duzia de aeroportos pela ryanair, eles apenas pedem para meter a mala na caixa, se virem que esta tem grandes dimensões, ou seja, se a tua mala for pequena eles nem ligam.

Quanto à questão de não passar no embarque, não te sei responder.
 

numero19

Membro Novo
Obrigado hmiguel!

Confirma-me só uma coisa, enquanto espero pela resposta à segunda parte, eles só pedem para meter a mala na tal caixa mesmo antes de entrar no avião, no portão de embarque, certo?
 

ACR

Membro Novo
Olá,

Fiz apenas 2 viagens na Ryanair.

Na primeira, estava uma pessoa a controlar a bagagem "a olho" quando mostravamos o passaporte já a entrar para a manga. Ia escolhendo quem punha a bagagem nessa estrutura, ...

Na 2ª, essa pessoa que controla passou antes do embarque iniciar, e eu vi uma pessoa sair da fila com a sua bagagem e de porta-moedas na mão, ... deduzi que fosse necessário colocar a bagagem no porão e nesse caso não me pareceu que o fizessem ali, na porta de embarque.

Desta vez, a minha mala entrou na estrutura porque fiz muita força para entrar, ... mas depois não consegui tirá-la, teve de ser o meu marido. :) Mas não me chatearam. Se não entrar mesmo, aí chateiam.

Alexandra
 

numero19

Membro Novo
Na 2ª, essa pessoa que controla passou antes do embarque iniciar, e eu vi uma pessoa sair da fila com a sua bagagem e de porta-moedas na mão, ... deduzi que fosse necessário colocar a bagagem no porão e nesse caso não me pareceu que o fizessem ali, na porta de embarque.
Olá,

Mas viste essa pessoa sair da zona de embarque com a sua mala?

O meu problema não é tanto o dinheiro, se for preciso levo os 40€ no bolso caso seja necessário. É mais estar ali na porta de embarque, o tempo a esgotar-se, e dizerem-me que tenho que ir não sei onde para despachar a mala... o mais provável é perder o avião.
 

Bee

Membro Conhecido
Obrigado hmiguel!

Confirma-me só uma coisa, enquanto espero pela resposta à segunda parte, eles só pedem para meter a mala na tal caixa mesmo antes de entrar no avião, no portão de embarque, certo?

Olá,

Junto aos balcões do check-in existem as tais "caixas". Antes de de entrares na zona de segurança passa junto aos balcões só para te assegurares que a tua mala entra sem problemas.
Caso exista algum problema ainda estás a tempo para tentar remediar a situação. Depois de estares junto a porta de embarque pode ser mais complicado.
Infelizmente tb n te sei ajudar quanto ao modo que o despacho da mala é feito para o porão... Mas pelo que li não me parece que vás ter problemas com as medidas da mesma!
 

ACR

Membro Novo
Olá,

Mas viste essa pessoa sair da zona de embarque com a sua mala?

O meu problema não é tanto o dinheiro, se for preciso levo os 40€ no bolso caso seja necessário. É mais estar ali na porta de embarque, o tempo a esgotar-se, e dizerem-me que tenho que ir não sei onde para despachar a mala... o mais provável é perder o avião.

Olá,

Sim, vi. Mas a mala nem com empurrões entrou!! Esta "triagem" foi feita ainda antes de iniciar o embarque, quando se vai formado fila para ter lugares bons. Deu tempo para sair e voltar.

Alguma dúvida no tamanho, é como já por aqui disseram, quando se chega ao areporto na zona de check-in há aquelas estruturas da foto onde se pode fazer um teste, na dúvida dá para despachar antes de ir para a zona de embarque. Mas pelas medidas indicadas creio que passará, a minha estava "gorducha" (foi no regresso) e mesmo assim consegui empurrar, empurrar e passou com esforço e a sra não reclamou.

Alexandra
 

numero19

Membro Novo
Confesso que não percebo bem como isso é possível.

No site da Ryanair diz que os balcões para despachar malas fecham 40 minutos antes da partida mas também diz que os passageiros devem apresentar-se com um mínimo de 30 minutos de antecedência no portão de embarque. Ora, se eu estiver no portão de embarque 40 minutos antes (já dou 10 de avanço ao exigido) e se vir que a mala não cabe, como é que posso voltar atrás nessa altura se o balcão para despachar a mala já tiver fechado?
 

ACR

Membro Novo
Confesso que não percebo bem como isso é possível.

No site da Ryanair diz que os balcões para despachar malas fecham 40 minutos antes da partida mas também diz que os passageiros devem apresentar-se com um mínimo de 30 minutos de antecedência no portão de embarque. Ora, se eu estiver no portão de embarque 40 minutos antes (já dou 10 de avanço ao exigido) e se vir que a mala não cabe, como é que posso voltar atrás nessa altura se o balcão para despachar a mala já tiver fechado?
Olá,

É possível. Muitas vezes, os terminais onde estão as low-cost são terminais com menos interesse comercial, poucos lugares de descanso, etc. Adicionalmente, não havendo lugar marcado, as pessoas tendem a dirigir-se e a formar fila para o embarque com muito mais antecedência, para garantir que os grupos ficam juntos, que têm lugar na janela ou na zona que gostam, ... ou simplesmente porque não têm mais nada para fazer.

Foi neste enquadramento que eu vi a sra sair com a mala, antes de abrir o embarque mas já com a fila formada. Agora, se a mala for recusada já no embarque, não sei como é, nunca vi.

Alexandra
 

numero19

Membro Novo
Obrigado! Só mais duas coisas, se não for incómodo:

1. O embarque geralmente começa quanto tempo antes? Sei que fecha 20 minutos antes da hora, isso diz no site.
2. Esse controlo dessa vez foi feito com quanto tempo de antecedência?

Nessa circunstância, tudo isso é possível e percebo. Mas pensa por exemplo no caso da primeira viagem que fizeste. As malas foram apenas verificadas mesmo antes de entrar no avião. No caso de alguém não conseguir meter a mala na tal coisa, já não teria tempo de voltar atrás. Ou mesmo no segundo caso, nem todos os passageiros teriam de estar nesse controlo com tanta antecedência e ter a mala logo medida na tal coisa.

Já percebi que estas situações nunca viste, agradeço muito na mesma a tua ajuda, só estou a supor casos "extremos" como este e gostava de saber como as coisas funcionam em todos eles.
 

ACR

Membro Novo
Obrigado! Só mais duas coisas, se não for incómodo:

1. O embarque geralmente começa quanto tempo antes? Sei que fecha 20 minutos antes da hora, isso diz no site.
2. Esse controlo dessa vez foi feito com quanto tempo de antecedência?

Nessa circunstância, tudo isso é possível e percebo. Mas pensa por exemplo no caso da primeira viagem que fizeste. As malas foram apenas verificadas mesmo antes de entrar no avião. No caso de alguém não conseguir meter a mala na tal coisa, já não teria tempo de voltar atrás. Ou mesmo no segundo caso, nem todos os passageiros teriam de estar nesse controlo com tanta antecedência e ter a mala logo medida na tal coisa.

Já percebi que estas situações nunca viste, agradeço muito na mesma a tua ajuda, só estou a supor casos "extremos" como este e gostava de saber como as coisas funcionam em todos eles.
Olá,

Quando se reserva um voo no site da Ryanair há muita informação sobre a bagagem de mão permitida, no aeroporto há avisos e estruturas para experimentar logo quando se chega. Na minha opinião, no teu exemplo de extremo, quem arrisca "ignorar" e levar bagagem que não é permitida até ao último momento, está a correr um risco porque quer, portanto tem de ser responsável pelas consequências, mesmo que isso signifique perder o voo ou deixar a mala para trás.

O melhor que deves fazer é, logo que chegues ao aeroporto, dirigir-te às estruturas da foto e experimentares a tua bagagem. Do que disseste, acredito que vai caber. Mas nada como experimentar para ficares descansado. No caso de não caber mesmo, sugiro que te dirijas à bagagem para tratar de a colocar como mala de porão.

Relativamente ao tempo de abertura do embarque, já não me recordo. Eu como estava por ali - o terminal quase não tinha lojas para me entreter :) - nem reparei.

Alexandra

Alexandra
 

tasca

Membro Ativo
Bom dia,

Também umas dúvidas relativas com as bagagens, pois no site da Ryanair diz:

Apenas é permitida uma bagagem de mão por passageiro (à excepção dos bebés), pesando 10 kg no máximo e com dimensões máximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm., estas medidas são: altura comprimento e largura, correcto????

E para as bagagens de porão, a Ryanair não menciona as medidas..... poderá ser qualquer medida, +/- normal??? ou existe uma medida standart para as malas de porão??

E como vou viajar em Agosto pela Ryanair, o peso máximo das malas é de 15kg ou de 20 kg??

Alguém me sabe responder a estas minhas dúvidas???
 

ACR

Membro Novo
Bom dia,



Também umás dúvidas relativas com as bagagens, pois no site da ryanair diz:

Apenas é permitida uma bagagem de mão por passageiro (à excepção dos bebés), pesando 10 kg no máximo e com dimensões máximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm., estas medidas são: altura comprimento e largura, correcto????

E para as bagagens de porão, a ryanair não menciona as medidas..... poderá ser qualquer medida, +/- normal??? ou existe uma medida standart para as malas de porão??



E como vou viajar em Agosto pela ryanair, o peso máximo das malas é de 15kg ou de 20 kg??



Alguem me sabe responder a estas minhas dúvidas???
Olá,

Relativamente ao porão, desde que não tenha um formato fora do normal não colocam limitações às dimensões mas sim ao peso. Na Ryanair podes contratar 15 kgs ou 20 kgs, têm preços diferentes (em Março 2011 era assim). Fora disto, também se pode pagar peso extra, mas tenho ideia que é dispendioso.

A informação sobre o peso da bagagem de porão aparece no site e no processo de reserva.

Alexandra
 

pafer

Membro Ativo
Possivelmente quem tinha a dúvida já fez a viagem, mas pode ajudar outros...

As malas que não passam nas caixas da Ryanair vão para o porão, na hora, pelo que já vi não precisam voltar atrás, na hora a mala em vez de ir na mão para o avião vai para o porão,pagando acho que 40€, tal como acontece por exemplo com os carrinhos de bebé, que na hora são levados para o porão (estes sem custos).
a malas de porão têm limite de peso e não de medidas, quanto maior forem menos coisas se podem meter dentro (já me aconteceu isso, levar uma mala gigante , pouco mais que meia e ainda ter que pagar excesso peso)
 

lilianaferreira

Membro Novo
Olá!!!

Gostaria que alguém me pudesse ajudar sobre uma dúvida que tenho acerca da gabagem de mão pela raynair, comprei uma trolley com as medidas 57x 38x19 será que consigo coloca-la nas "ditas" caixas que se encontram antes da porta de embarque. Como nunca viagem de avião e pelas companhias low-cost estou com muito apreensiva. Gostaria que alguem me pudesse ajudar.
 

rique

Membro Ativo
Consegues colocar dentro das "caixas" sem dificuldade, mas a altura máxima é 55 cm (55x40x20 e máximo de 10 kg).

Não deves ter grandes problemas com o troley, porque eles implicam mais com a largura e a profundidade.

Boas viagens
Rique
 

tasca

Membro Ativo
Consegues colocar dentro das "caixas" sem dificuldade, mas a altura máxima é 55 cm (55x40x20 e máximo de 10 kg).

Não deves ter grandes problemas com o troley, porque eles implicam mais com a largura e a profundidade.

Boas viagens
Rique
Boas,

Também tenho 1 duvida relativa a bagagem de mão:

Eu e a minha esposa vamos viajar este mês, e estou a pensar levar uma bagagem de mão para cada 1 dos 2 passageiros, mas a minha questão é se a bagagem de mão pode ser uma bolsa de senhora, e/ou uma mochila??? Acho que desde que o peso e medidas estejam dentro das normas, não tenho problemas, correcto?

Não sou obrigado a levar como bagagem de mão um troley..???!!!

Obg
 

Sunset

Inativo
Boas,



Tambem tenho 1 duvida relativa a bagagem de mao:



Eu e a minha esposa vamos viajar este mes, e estou a pensar levar uma bagagem de mão para cada 1 dos 2 passageiros, mas a minha quetão é se a bagagem de mão pode ser uma bolsa de senhora, e/ou uma mochila??? Acho que desde que o peso e medidas estejam dentro das normas, não tenho problemas, correcto?

Não sou obrigado a levar como bagagem de mão um troley..???!!!



Obg
Até podes ir sem troley e com as mãos a abanar...
A bolsa de senhora, conta como volume, não te esqueças.
podes levar mochila, ou bolsa de senhora, desde que esteja dentro das medidas ...
 

pucisback

Membro Novo
Boa tarde. Agradecia algumas luzes no assunto das bagagens.

Sou novato nisto das viagens. Eu e minha esposa fizemos a reserva há uns meses para ir a palma de maiorca e esta semana estivemos a completar a ficha para imprimir os bilhetes. Achamos na altura que só uma bagagem de mão para cada um seria pouco e pedimos bagagem de porão pra levar os extras. O que acontece é que não notamos nenhuma descrição e achamos que os 35€ pagos seriam para ida e volta de bagagem de porão mas nos bilhetes só aparece na ida. Sabem se é possível cancelar e reaver o dinheiro? Depreendo que depois na volta pagaremos multa por apresentar essa bagagem certo?
Agradeço desde já as respostas.
 
Top