Novidades

[Report] Tudo sobre Tenerife (Puerto de la Cruz, Hotel Marte, Teide, Percursos, Gastronomia, etc)

TeK

Membro Conhecido
Ora bem, cá estou para mais um report da minha viagem desta vez à ilha de Tenerife...

REPORT TENERIFE

ABRIL 2011

- TENERIFE
- PUERTO DE LA CRUZ
- HOTEL MARTE
- GASTRONOMIA
- CULTURA e PRAIAS
- ETC...


Para iniciar, começo como sempre pelo voo, todas as ligações foram com a Air Europa com a respectiva escala em Madrid até Tenerife. e o mesmo no regresso Já tinha voado com eles para Cuba, por isso, só estranhei todos os voos não servirem refeições, pecou pela falta de aviso, mas já sei que a maioria das companhias estão a optar pelo serviço "à la carte" em ligações curtas.

Clima: Praticamente igual ao de Lisboa num dia de Verão, mas sem vento o que às vezes ajuda (mais à noite).

Cultura: Uma ilha pequena, que se vê bem em poucos dias e que falam um pouco de "portunhol", ou seja, como um local me disse: nós aqui não inventamos, falamos fácil, daí a por vezes, dar comigo a falar espanhol e eles percebiam-me melhor em português

Hotel Marte - Situado no coração da cidade de Puerto de la Cruz, com tudo ali à mão, junto à praça central e a 100m da estação dos autocarros, embora seja um 2 estrelas, o hotel tem um óptimo preço relativamente a localização/preço, tudo o resto é de acordo com um hotel normal por cá. Piscina no último piso, com vista para o vulcão e toda a cidade, só pela vista já está o preço pago, o resto é tudo bónus!
O pessoal é bastante atencioso e bastante prestáveis. Os quartos são pequenos mas normais, para dormir chega, se bem que pedi para trocar por não ter cama de casal e deram-me um quarto maior com kitchnet incluída, ao lado do terraço (último piso), a limpeza é boa.

Restaurantes - Estando localizado no coração da cidade, em 4 minutos estamos na praça central, onde há vários restaurantes onde se come MUITO BEM em todos os aspectos! Preços médios por pessoa: 7€ (exemplos: Carbonara: 4,75€; Paella mista 6,00€, Paella de marisco: 7,50€, etc), os pratos são grandes, bem confeccionados e baratos.

Bares - Existem alguns, procurem pelas ruas perdidas, no entanto, aconselho o bar "heineken bar el honk" (Facebook aqui), só vos posso garantir isto: pertence a um casal de cubanos que tive o prazer de conhecer (infelizmente na última noite, senão tinha lá ido em todas) e tem Mojitos a 3€, agora a melhor parte... Eu sou barman, já provei Mojitos em Cuba e contínuo a não gostar deste cocktail (embora goste de hortelã na comida) e... Bebi 3 e adorei! Sei qual é o segredo, para ter gostado pois vi a sua confecção e não deixei escapar um pormenor que faz toda a diferença, mas como disse é o segredo do sr. Carlos e assim ficará guardado.


A ilha - Fiquei em Puerto de la Cruz (Norte da ilha) e sinceramente, para além de mais económico é muito mais bonito que qualquer outra localidade da ilha. Corri a ilha de uma ponta à outra com carro alugado e vi tudo o que planeei, assim como provei a gastronomia típica. Para compras é um paraíso anti-crise!


1º dia​
Chegada por volta das 22h, só deu tempo pra ir jantar, dar um passeio e dormir.


2º dia​
Pela manhã, passeio pela cidade,(lado esquerdo na foto), aproveitando ser a parte menos turística, procurei o melhor rent a car, mas acabam por ser quase todos à volta do mesmo (3 dias por 50€ - 70€), acabei por alugar no hotel e levaram-me lá o carro por 55€ por 3 dias com seguro incluído, com a gasolina a 1€ (gasóleo a 0,90€) nos 3 dias gastei cerca de 30€ em combustível. Dois pormenores, eles lá alugam o carro ao dia, ou seja, se alugarmos 1 dia, é no fim do dia que tem de ser entregue e não passado 24h, portanto mais vale pedir logo de manhã (levam à porta do hotel) e pedem o valor do depósito cheio, mas eu pedi para ser como é normal e deixar o depósito como me foi apresentado, claro que poupei uns trocos aí porque eles pediam o valor do depósito e não estava completamente cheio de gasolina s/ chumbo 98 e assim deixei-o igual mas de gasolina 95.
Carro na mão, percorri a marginal para o lado esquerdo da ilha, e fiz o percuso: San Juan de la Rambla, Icod de Los vinos, Garachico, Buenavista del norte, PONTA DEL TENO (o primeiro ponto de interesse, todos os outros a passagem chega). Depois segui sempre pela serra, curva contra curva durante kilómetros até Santiago del Teide (Masca, aldeia típica que fica antes e aparece como ponto de interesse, não tem nada para ver). Segui até Los Gigantes, sinceramente também só lá fui perder tempo, são 3 penhascos como as falésias que temos no nosso Algarve. Sempre junto à costa novamente até Playa Paraíso, onde tem algumas lojitas mais baratas que na maior parte da ilha. Paragem principal do dia: Las Américas, uma Albufeira em ponto grande, tudo virado para o turismo e nada mais, mas foi uma tarde inteira a ver shoppings e fazer compras.Já à noite, regressei pela "autopista der sur" e só parei em Candelária para jantar e fiz uma passagem pela capital Santa Cruz.

3º dia​
Saída de manhã por Los Realejos, La Orotava e subimos para o Parque Nacional del Teide, por uma estrada que não aparece nos mapas turísticos e que tomámos conhecimento através do dono de um café em Los Realejos e como sempre faço, tento fugir aos percursos mais óbvios e rápidos para os autocarros fazerem, ou seja, vão lá directos e pouco mais podem ver. Toda a manhã a visitar o parque, não fiz a subida nem no teleférico nem ao topo, já estive no topo da maior pirâmide do México (Coba 42m) já sei o que é sentir a pura liberdade do céu ou mesmo nos cumes das montanhas dos Pirinéus (Andorra), por isso, o Teide seria uma amostra disso, optei por não o fazer. Desci pelo lado oposto, por uma estrada onde raramente se via um carro, por Vila Flor e almocei numa aldeia chamada Cisnera somente ao lado de locais. Só aqui apanhei a auto-estrada e rumei directo à capital para não perder tempo e fui fazer praia em Las Teresitas (para mim a praia mais bonita da ilha e com areia branca), passagem já no fina da tarde pela cidade e mais uns quantos Shoppings (El Corte Inglés incluído) e por fim regresso a Puerto de la Cruz com mais um passeio nocturno pela cidade.

4º dia​
A caminho do resto da ilha que faltava, zona norte até La Laguna e depois todo o parque de Adaga até à Punta del Hidalgo e regresso pela costa até Puerto de la Cruz onde aproveitámos o resto da tarde para passear de dia na cidade e fazer um pouco de praia (areia escura).

5º dia​
Já sem carro, apenas caminhar cada palmo da zona histórica da cidade e entrar em tudo o que era loja, mais um pouco de praia e "relaxar das férias" até à noite.

6º dia​
Viagem de regresso para Portugal com paragem pela polícia e multa para o condutor do mini-bus (só uma curiosidade).


Dicas​

- Peçam desconto em qualquer loja, os preços já são bem baratos mas eles gostam de fazer descontos aos clientes!

- Passeiem a qualquer hora sem medo ou receio, a cidade é bastante segura.

- Fumadores: Aproveitem, só podem trazer 4 volumes (se vierem por Espanha) para outro país são só 2 por pessoa!

- Na cidade desloquem-se simplesmente a pé, tem estacionamento, mas se estiverem no centro não vale a pena.

- Se procuram cultura, fiquem em Puerto de la Cruz, se só querem diversão e lojas vão para Las Américas.

- As lojas que vendem mais barato estão em Puerto de la Cruz.

- Os Parques (Loro Parque e Siam Park), sinceramente não acho uma atracção obrigatória.



Conclusões
É uma ilha pequena, as cidades (excepto a capital) palmilham-se bem a pé, mas claro que para conhecer a ilha é necessário utilizar um carro. Bastante segura no que diz respeito à criminalidade e a ideia com que fiquei também.
Quanto a repetir, talvez só mesmo por um fim-de-semana para ir às compras. Costumo sempre comparar o último destino com anteriores, por isso, de Tenerife só posso dizer que para mim é uma mistura de Açores e Madeira, embora considere os Açores 1000x mais bonito, quanto aos outros dois Tenerife supera a Madeira.


Fotos​
Mapa de Tenerife
ai53.tinypic.com_2lvlfm8.jpg


Mapa de Puerto de la Cruz
ai52.tinypic.com_24n1ao0.jpg


Playa Las Américas
ai54.tinypic.com_rm5jjd.jpg


Parque Natural del Teide
ai51.tinypic.com_t026ar.jpg



Playa de las Teresitas
ai55.tinypic.com_iptxqs.jpg


Punta del Hidalgo
ai56.tinypic.com_2mi0p6x.jpg


Puerto de la Cruz
ai51.tinypic.com_xp0xp3.jpg


ai53.tinypic.com_99fngl.jpg


ai56.tinypic.com_rt43g2.jpg


ai53.tinypic.com_ku4n5.jpg


ai56.tinypic.com_xf48jd.jpg



Bem, espero que ajude os próximos visitantes, alguma dúvida é só perguntarem.

Cumpts

 
Top