Novidades

[Report] Riu Palace Riviera Maya - Abril/Maio 2011

tangerina79

Membro Conhecido
Olá a todos!

Regressámos a semana passada de umas férias MARAVILHOSAS na Riviera Maya e não quero deixar de colocar aqui um “report” da nossa viagem, dado que para o planeamento da mesma muito contribuíram as informações que lemos aqui neste Fórum.

Por isso, e para ajudar futuros viajantes, vou tentar colocar aqui o máximo de informação possível (desculpem desde já se ficar demasiado extenso) e algumas fotos. Se tiverem dúvidas não hesitem em perguntar, é sempre um prazer relembrar os pormenores da viagem J

Vou sistematizar por temas para ser mais fácil escrever (e ler).

Viagem (ORBEST)

Viajámos pela primeira vez com a Orbest e posso dizer que, para companhia charter, não me pareceu má. Reservámos os lugares previamente através do site deles (www.orbest.pt) e pagámos 10€ por pessoa e trajecto, num total de 40€ ida e volta. Para mim pessoalmente, que não gosto muito de andar de avião a ideia de passar 9 horas nos lugares do meio sem ver se as asas ainda estão no sítio era impraticável, daí que achei 40€ dinheiro bem gasto, mas claro que esta questão é subjectiva.

Além disso desta forma tínhamos a certeza que, mesmo fazendo o check-in no final da fila ficaríamos sempre sentados juntos o que nos deixava mais descansados. (a título de exemplo, à vinda para cá há vários autocarros que vão recolhendo os hóspedes dos vários hotéis, e a ordem pela qual chegam ao aeroporto é que determina se ficam mais para a frente ou mais para trás na fila do check-in, o que pode comprometer a escolha dos lugares para os passageiros dos últimos autocarros)

Em relação à tripulação, sem simpatias excessivas mas foram agradáveis.

O espaço entre as cadeiras pareceu-me semelhante ao das classes turísticas de outras companhias aéreas, nada de anormal.

A comida era razoável, mas talvez seja boa ideia levarem uns snacks se forem mesmo bons garfos. Foram servidas sempre duas refeições, uma mais completa (no nosso caso tipo jantar dada a hora do voo) e um snack próximo da hora de aterragem. Caso tenham fome no intervalo destas refeições e não tenham levado comida podem sempre comprá-la a bordo (têm vários snacks que podem pedir, vêm na revista de vendas a bordo).

Para lá a viagem demorou 9h40m e passaram 3 filmes: O Tesouro Encalhado, Loucura em Las Vegas e Juno. Para cá a viagem durou 8h30m e passaram 2 filmes: Crónicas de Narnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada e As Viagens de Gulliver (com o Jack Black).

Os auriculares para ouvir o que passa nos ecrãs custam 3€. Disponibilizam também uma almofada e uma manta por passageiro, gratuitamente. Pelo que percebi há ainda um kit conforto que podem adquirir por 5€, com venda para os olhos, escova de dentes, pente, etc..mas uma passageira à minha frente pediu e estava esgotado (isto foi no voo de regresso).

Apanhámos alguma turbulência durante a viagem, mas nada de transcendente, parece que é normal ao atravessar o Atlântico.

À saída do Aeroporto estava tudo muito bem organizado, estava um representante das operadoras a informar os passageiros do número do autocarro consoante o hotel onde ficávamos alojados (tínhamos que dar o nosso nome para verificarem) e depois era só dirigirmo-nos ao respectivo transporte, entrar e esperar J Esta parte foi um pouco cansativa porque nós fomos dos primeiros passageiros a sair do avião, em pouco mais de 30 minutos estávamos fora do aeroporto e dentro do autocarro, mas depois ainda esperámos quase uma hora até todos os passageiros do nosso autocarro estarem prontos a sair.

Um conselho, que mais alguém também já referiu no Fórum, levem um mapa que se encontra à saída do Aeroporto num escaparate. Estes mapas são gratuitos e podem dar muito jeito, nem que seja como recordação lol

Uma nota final quanto ao excesso de bagagem. De facto à vinda para cá não perdoam nem um quilinho. Pagámos 10€ por cada quilo em excesso (e nem vos vou dizer quantos foram porque tenho vergonha lol). Aconselho a levarem euros extra a contar com isto, porque se tiverem que pagar excesso de bagagem têm de fazê-lo logo no check-in. Se não tiverem logo ali dinheiro convosco torna-se menos prático porque têm que ir desencantar um ATM e levantar dinheiro em pesos. Houve muita gente a pagar um quilo, dois quilos…16 quilos……:unsure: :blush:

Quanto às taxas de saída pagámos 45€ cada um. O pagamento também é feito numa banca que montam na fila do check-in, um pouco antes de chegarem ao balcão propriamente dito, é tudo tipo linha de montagem.

(continua...)
 

tangerina79

Membro Conhecido
Hotel (Riu Palace Riviera Maya)

Nós fomos a 25 de Abril e ficámos 14 noites, o que aconselho vivamente!!!. O nosso voo saiu de Lisboa às 19h30m (penso que só a partir de Maio é que os voos da Orbest com destino a Cancun começaram a sair às 13h), pelo que chegámos ao México por volta das 23h locais. O nosso autocarro levava passageiros para vários hotéis Riu, e demorámos sensivelmente 45 minutos até chegar ao primeiro (Riu Yucatan salvo erro). No entanto todos os outros Riu eram logo ali pelo que do primeiro ao último (que foi o nosso) foi pouco tempo. De qualquer forma já eram quase 2 da manhã quando finalmente chegámos ao quarto!! Mas valeu a pena!!! O hotel é simplesmente MAGNÍFICO! Estava quase na capacidade máxima e mesmo assim não se sentia porque os hóspedes têm muito espaço por onde se “espalhar” lol Ainda assim não é demasiado grande, pelo que nunca temos que andar muito para chegar a qualquer sítio.

Algumas fotos do hotel:
O nosso quarto ficava mais longe do lobby, mas perto da praia e piscina. Como a animação nocturna é próximo do lobby os quartos mais afastados são mais sossegados, e assim nunca tivemos dificuldade em dormir. Se tiverem alguma preferência quanto à localização do quarto aconselho a enviarem um e-mail ao hotel uns dias antes da vossa chegada a mencionar isso mesmo, eles dentro do possível tentam atender aos nossos pedidos (foi o que fiz na minha lua-de-mel e também desta vez, e tive sempre essa sorte). À chegada dão-nos os dois cartões-chave, um mapa do hotel com informação também sobre a localização dos outros Riu e os horários dos restaurantes. Entregam também uma folha com a programação das actividades de animação para essa semana.

Mapa do Riu Palace Riviera Maya


Mapa dos outros Riu Da esquerda para a direita: 1ª Linha da praia - Riu Palace Riviera Maya; Riu Playacar; Riu PalaceMexico; Riu Yucatan 2ª Linha da praia - Riu Lupita; Riu Tequilla

Actividades do Riu Palace RM:
De manhã o pequeno-almoço é a partir das 7h no restaurante principal onde também servem o jantar buffet – Don Manolo. Quando íamos em excursões tínhamos que lá estar logo às 7h já que a maioria partia por volta das 7h30/8h. De qualquer forma há sempre comida disponível 24h no Sports Bar para o caso de terem que sair para alguma excursão antes das 7h.

A partir das 10h30 o Don Manolo fecha mas ainda podem tomar o pequeno-almoço tardio no Chillis ao pé da praia, onde também é servido o almoço (eu julgo que vi o Don Manolo um dia aberto para o almoço, mas não cheguei a tirar essa dúvida e nem sei se será todos os dias). De qualquer forma a localização do Chillis dá mais jeito e não sendo um restaurante tão formal (é tipo esplanada coberta) sentia-me à vontade de paréo e havaiana no pé, mesmo que o pezito ainda tivesse um cadito de areia lol Só não deixavam entrar se estivéssemos molhados.

O jantar é no Don Manolo (buffet) ou então têm 5 restaurantes temáticos à escolha (SteakHouse, Japonês, Mexicano, Brasileiro e o Krystal que é tipo gourmet). Está tudo incluído na vossa estadia, mas para os restaurantes temáticos temos que reservar. O sistema de reservas consiste em deslocarmo-nos ao espaço do lobby bar às 12h (mas atenção que a fila começa a formar-se antes), está lá uma menina sentada a uma mesa e reservamos com ela. Pode fazer-se reserva para o próprio dia e para os dois dias seguintes e cada restaurante tem 2 turnos (o primeiro costuma ser bastante cedo, por volta das 6h30).

Antes de fazerem a vossa escolha podem consultar as ementas dos respectivos restaurantes, e depois de escolherem a menina dá-vos uma folhinha com a hora marcada, o vosso número do quarto e o nome do restaurante. Convém levar esta folhinha depois quando forem jantar para identificarem a vossa reserva. Também li algures num fórum estrangeiro que eles aceitam reservas por e-mail se por acaso quiserem reservar logo para o dia da chegada por exemplo, mas não tentei fazer isso logo não sei se é verdade.

O restaurante mais difícil de reservar é o Krystal, julgo que por ser muito pequeno (e bom também). Nós fomos a este, ao japonês e ao Mexicano. Todos excelentes.

Como somos totós só nos lembrámos de tirar fotos no japonês, mas cá vão:
No Don Manolo também têm noites temáticas – noite mexicana, noite asiática, noite internacional (esta têm 2 ou 3 vezes por semana mas não são todas iguais – uma das noites internacionais é aquela em que servem marisco – lagosta, bocas de sapateira, camarão, etc).

Quanto à praia do hotel. Nem uma rocha à vista, bastante extenso o areal com muito lugar ao sol e à sombra, ou seja para todos os gostos. O mar esteve com alguma ondulação devido ao vento nos primeiros dias, mas depois ficou uma maravilha. Temperatura da água é….quente, mesmo quente!! Às vezes íamos a Playa del Cármen a pé e chegávamos com a pele a escaldar, e mesmo assim ao netrar na água não custava nada!

Em relação às cadeiras na piscina ou praia, as da piscina tendem a ficar reservadas cedo embora eles digam que isso não é permitido. No entanto, nós geralmente íamos por volta das 8h30 e ainda encontrávamos algumas vagas. Talvez não mesmo em frente à piscina, mas todas elas estão ali ao pé. Na praia é mais fácil porque há mais e podemos arrastá-las para onde queremos. O que acontecia também era que algumas pessoas tiravam os colchões das cadeiras da piscina e levavam-nas para as da praia pois estas só tinham uma espécie de rede. Mas tudo se arranjava.

Praia Piscina
Em relação ao quarto era espaçoso, limpo e com uma varanda agradável (tem estendal, mas não tem molas). LCD grande, com bastantes canais.


No que toca ao pessoal do hotel, e à qualidade de serviço: EXCEPCIONAL! Sempre com um sorriso nos lábios e sem dar a sensação de se fazerem à gorjeta. Nós demos algumas, mas foi porque eles eram tão impecáveis que tivemos mesmo vontade de dar, e não por nos sentirmos obrigados a isso para ter um bom serviço! O nosso camareiro era o Mosqueda. Fez-nos sempre os famosos bonecos com toalhas e também com um cobertor, e foram diferentes todos os 14 dias!!! No final fez-nos um crocodilo e meteu-lhe o telecomando da televisão na boca…estava o máximo lol Ao pequeno almoço éramos sempre servidos pelo Nico, dávamos-lhe uma gorjeta de vez em quando e reservava-nos sempre a nossa mesa preferida, mesmo que fossemos tomar o pequeno-almoço tarde a mesa lá estava à nossa espera. Quanto a barmans procurem o Islas, que já foi falado aqui no fórum, e realmente faz os melhores cokctails e é uma simpatia!!!

Bonecos no quarto
Quanto a outros detalhes: o mini-bar é reposto diariamente (embora tenha havido algumas falhas), também passam de vez em quando nos quartos a perguntar se precisamos de mais toalhas, têm serviço de “abertura de cama” mas pelo menos a nós foi apenas uma vez durante a estadia. Numa ocasião fizeram a tradicional chamada de cortesia a perguntar se estava tudo bem com a nossa estadia.

Nota1: a água na WC do quarto não é potável, se são muito sensíveis com intoxicações é melhor lavarem os dentes com água engarrafada.

Nota2: Para quem gosta de gelados, há uma máquina de tirar gelados no Chilli’s (disponível ao longo do dia) – baunilha, chocolate e misto. Ao jantar no Don Manolo também há sempre, mas para tirar à colher (vários sabores e vários toppings).

Nota3:
O hotel fica numa espécie de condomínio privado, com entradas e saídas controladas, bastante seguro. A maior vantagem é mesmo ficar a 10/15 minutos a pé da 5ª Avenida (pela praia até me pareceu um pouco menos), dá para sair do hotel sem ter de ser de táxi. A uns 5 minutos a pé, no sentido oposto de Playa, encontram um centro comercial ao ar livre com bastantes lojas, outro starbucks, farmácia, etc. Este centro fica mesmo em frente ao Riu Playacar.

Nota4:Na recepção do hotel e no Sports Bar dão garrafas de água fresca sempre que precisem, é só pedir. (continua.....)
 
Última edição por um moderador:

tangerina79

Membro Conhecido
Excursões

Nós optámos por fazer 4 excursões: Xcaret Plus/ Chichen-Itza / Tulum + Coba / Xel-há. Fizemos todas pela Odissey e reservámos antes de ir, por e-mail. Os preços de facto ficaram bastante abaixo dos praticados pela operadora (já coloquei um tópico sobre isso - aqui).

Como balanço final acho que correu tudo bem e adorámos tudo o que vimos.

Em relação aos parques Xcaret realmente é mais “modificado” pelo homem, mas não deixa de ser muito bonito e tem mesmo muito para ver. O espectáculo é muito bem encenado, muito bem interpretado, vale mesmo muito a pena. Em Xel-ha vimos peixes lindos, o rio é grande e mais bonito que em Xcaret, tem mais peixes pelo que é melhor para snorkeling, mas acho que os parques se completam um ao outro.


Xcaret



entrada para o rio subterrâneo


no rio


no aquário


no borboletário




Jaguar

Torre panorâmica


Vista da Torre




Show nocturno



Xel-ha










Em Tulum deu para tomarmos um banhinho na praia, que soube que nem ginjas para nos preparar para a subida da pirâmide à tarde em Coba. Subir faz-se bem, mas descer faz imensa impressão dada a inclinação e o facto de os degraus já não estarem todos inteiros lol Mas a vista vale mesmo a pena!


Tulum





Coba

A "iglesia", pirâmide mais pequena logo à entrada das ruínas


o caminho


a pirâmide Nohoch mul


a vista à subida


no topo (vê-se a "iglesia")


eu a descer em grande estilo (not...)



Chichen-Itza é grandioso, faz um calor que não dá para descrever (imagino em Agosto), por isso acautelem-se!!








(continua....)
 
Última edição por um moderador:

tangerina79

Membro Conhecido
Outras dicas

- Levem bastante protector solar, com um nível acima do que costumam usar cá (por exemplo, eu uso geralmente o nível 20 em Portugal, para lá levei 30). Nós comprámos lá um biodegradável que entrou sem problemas em Xcaret, mas em Xel-ha foram mais exigentes e não entrou porque tinha benzofenona (uma das substâncias proibidas por fazer mal aos peixes). Deram-nos as famosas amostras, mas deu perfeitamente. (Nota: Em Xcaret o nosso guia pediu-nos para ver o protector solar que tínhamos antes da entrada, para verificar se estava de acordo com as normas, mas em Xel-ha ninguém nos perguntou nada, nós é que por acaso parámos no balcão das informações e eu resolvi perguntar senão tinha entrado. De qualquer forma as amostras chegaram perfeitamente e assim não fazemos mal aos peixinhos).

Foto do protector que comprámos e que não entrou em Xel-há




- Levem um chapéu bom e que faça sombra para a cara, não é por acaso que os sombreros vêm do México. Nas zonas mais interiores o sol aperta muito e sem chapéu frita mesmo a moleirinha!!!

- Não vale a pena levarem toalhas, mesmo que saiam em excursões podem levar as do hotel.

- Levem euros a contar com a taxa de saída e com eventual excesso de bagagem.

- Para compras/gorjetas nós levantámos lá pesos e achámos bastante mais prático do que levar dinheiro de cá. Não pagámos taxas por aí além. Há imensos ATMs em Playa, alguns dão pesos outros dão dólares. Mesmo ao lado do Riu Palace Riviera Maya está um ATM do Santander.

- Em Chichen-Itza comprem artesanato, há bastante escolha, e regateiem bastante!!!!!

- Em Playa del Cármen não comprem nada sem ver as lojas todas até ao fim da 5ª avenida…embora haja excepções regra geral os preços vão baixando. Regateiem também, eles pedem sempre um preço inicial muito elevado…ofereçam sempre pelo menos metade do que eles dizem e depois negoceiem a partir daí.

- Do nosso hotel a Playa del Cármen eram mais ou menos 10/15 mins a pé, faz-se bem apesar do calor.

Playa del Carmen



- Levem Imodium/Redrate/Creme para queimaduras solares (eu uso sempre o Disoderme gel….de um dia para o outro desaparece o vermelhão, desde que não seja muito grave)/repelente (no hotel nunca precisei, mas em Xcaret/Coba havia bastantes mosquitos)

- Contem com algum dinheiro para gorjetas, mesmo que não seja muito, eles são tão prestáveis que dá mesmo vontade de dar.

- Adaptadores de corrente: a voltagem lá é de 110v, metade da nossa mas compatível com a maioria dos nossos aparelhos (verifiquem nos próprios aparelhos ou nos carregadores, vem lá a gama de voltagens que podem ser usadas sem problema). O problema (além de demorar mais a carregar seja o que for) são as tomadas, que na maioria dos casos não são do formato das nossas, mas para ultrapassar este problema basta levar um adaptador de tomada, que é bem mais barato que um adaptador de corrente. Já agora fica a dica para quem for para o Riu Palace Riviera Maya, nos quartos as tomadas apesar de serem de 3 pinos são compatíveis com as nossas, nós ligámos sem problema os carregadores do PC e telemóveis sem precisar de adaptador. No entanto, se quiserem usar as tomadas do lobby do hotel (por exemplo para estarem com o PC ligado à corrente), aí já só com adaptador.

- Se só tiverem tempo para visitar um dos parques na minha opinião Xcaret é mais completo. No entanto Xel-há é perfeito se são viciados em snorkeling, por isso a escolha depende dos gostos de cada um.

- O equipamento de snorkeling que dá para lugar em Xcaret e Xel-há inclui o tubinho que é descartável (para quem – como eu – tem questões relativas à higiene), no entanto pareceu-me muito fraquito em termos de qualidade e ficámos contentes por termos levado o nosso próprio equipamento.

- Em Xel-há a maioria dos peixes está nas margens e no final do rio. Há barracudas e autênticos cardumes de outros peixes mais pequenos, que se ficarmos quietinhos vêm quase até ao nosso nariz lol

- Durante a estadia visitámos os outros Riu, à excepção do Lupita. No geral todos são bons, mas se tivesse que fazer um ranking seria:


1. Riu Palace Riviera Maya e Riu Palace Mexico empatados (o RP Mexico é mais antigo mas muitíssimo bem cuidado, muito charmoso, com uns jardins lindíssimos e umas instalações no geral com muito bom aspecto)
2. Riu Yucatan (boas instalações, boa praia, alguns animais a passear pelos jardins que dão graça ao complexo, e pelo menos no dia em que fomos estava tudo muito animado, com um campeonato de “bota abaixo” entre a equipa de animação e alguns hóspedes lol





3. Riu Tequilla (apesar de ficar em segunda linha de praia é só atravessar a estrada e já estão no Yucatan, tem boas piscinas, um ambiente mais jovem, achamos bastante agradável)
4. Riu Playacar (não gostámos particularmente, não sei se foi azar mas no dia em que fomos não apanhámos pessoal muito simpático, e além disso a piscina principal que tem o bar estava esvaziada e com uma fita de perigo à volta...não impressiounou bem)


Para terminar...eis os responsáveis pelo excesso de bagagem (família grande e amigos pedinchões só pode dar desgraça....)...já de regresso a casa




E bom…depois deste “romance” todo, resta-me dizer-vos que estou disponível para qualquer dúvida que tenham, é com muito gosto!!


Beijinhos, e boas férias!!!!
 
Última edição por um moderador:

João Coelho

Membro Novo
Fui ao site da Orbest, tentei reservar os lugares mas quando clico em aceitar volta à página de selecção de voo. Aconteceu-te o mesmo?
 

tangerina79

Membro Conhecido
Fui ao site da Orbest, tentei reservar os lugares mas quando clico em aceitar volta à página de selecção de voo. Aconteceu-te o mesmo?
Bom dia João

Quanto ao valor médio das gorjetas acho que varia muito, os americanos pelo que me apercebi davam gorjetas de menor valor, mas mais frequentes. Nós optámos por dar uma média de 100/150 pesos de dois em dois ou 3 em 3 dias ao camareiro porque ele era um espectáculo, limpava e arrumava o quarto na perfeição. O empregado do restaurante como também criámos uma ligação com ele também dávamos mais ou menos o mesmo valor. No bar só dávamos de vez em quando, essencialmente quando era o Islas porque de facto o serviço era melhor, dávamos o equivalente a 10 pesos por bebida mais ou menos. O mesmo para o bagageiro, 10 pesos por mala sensivelmente.

Mas como te digo, varia muito e eles no fundo ficavam contentes com qualquer valor, nunca vi (como vi por exemplo nas Maldivas) alguém fazer má cara por uma gorjeta menor.

Em relação à reserva de lugares na Orbest, não tive problemas. Mas vais já dia 23 de Maio? É capaz de já não dar para reservar para essa data porque eles costumam bloquear as reservas com 3 a 4 dias de antecedência.

Já agora, para quem quiser reservar os lugares com a Orbest, têm que ter o localizador da reserva convosco (é um código alfanumérico). Se ainda não tiverem a documentação peçam este número à vossa agência.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá

Antes de te agradecer quero dar-te os parabéns pelo report que fizeste. Está entre os melhores sem dúvida. As fotos para além de excelentes fizeram-me recordar todos os locais onde eu já tinha estado. (pronto mais uma depressão pós report).

Para não dizer que é tudo excelente (é mesmo) só uma pequena correcção... o leopardo é um jaguar. não existem leopardos na america, mas nas florestas do yucatan ainda se podem ver em liberdade alguns jaguares. Espero que não leves a mal a correcção..

Agora fico à espera das tuas proximas férias e do proximo report porque este deixou àgua na boca...
 

mukinha

Membro Ativo
Ola tangerina , boa noite
Eu também ja tenho montes de prendinhas para comprar os amigo são muitos e pedinchões ,, já ando nas poupanças iiigihihiih
Quanto custa um sombrero lá ?? que recomendas de souvenirs ??
Bjs e obrigado
 

tangerina79

Membro Conhecido
Olá jfreitas!

Obrigada pelo elogio ao report, acredita que me deu muito prazer escrevê-lo (apesar da tal depressãozita também já se começar a sentir por estas bandas).

Quanto à correcção claro que não levo a mal, pelo contrário até agradeço!! Vou corrigir o texto para não induzir em erro quem ler.

E pela parte que me toca também espero que muitos mais reports se sigam a este (assim me saia o euromilhoes lol)
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá jfreitas!

Obrigada pelo elogio ao report, acredita que me deu muito prazer escrevê-lo (apesar da tal depressãozita também já se começar a sentir por estas bandas).

Quanto à correcção claro que não levo a mal, pelo contrário até agradeço!! Vou corrigir o texto para não induzir em erro quem ler.

E pela parte que me toca também espero que muitos mais reports se sigam a este (assim me saia o euromilhoes lol)
Ahahaha.. por muitas viagens que faças essa depressãozita vai existir sempre... e se não existe é porque a viagem não superou expectativas, o que espero... nunca aconteça!!!
 

Kikos

Membro Novo
Olá Tangerina,

Parabéns pelo teu report, está excelente e completíssimo.

Vou pela 1ª vez ao México (lua de mel) a 20/06 e estamos ansiosos:)

Já agora e se souberes responder, vamos para o Iberostar Tucan, conheceste, o que achas?

Estamos a pensar fazer apenas 2 viagens e estamos bastante inclinados para Chichen-Itza e Xcare. Parece-te a melhor escolha?

Obrigado.
 

Bee

Membro Conhecido
México... oh México como eu te quero conhecer!!!
O meu problema é que és um daqueles destinos onde me recuso a ir se não for no minimo 2 semanas.... há que juntar dinheiro primeiro :(

Parabens pelo teu report. Muito completo! :D
Obrigado pela tua participação!! ;)
 

correia

Membro Conhecido
Parabens TANGERINA .... Pelo Magnifico report.
Fica a Saudade Daquele Destino Fantastico.
As Fotos estao Espectaculares...
 

tangerina79

Membro Conhecido
Ola tangerina , boa noite
Eu também ja tenho montes de prendinhas para comprar os amigo são muitos e pedinchões ,, já ando nas poupanças iiigihihiih
Quanto custa um sombrero lá ?? que recomendas de souvenirs ??
Bjs e obrigado

Olá mukinha!

Olha os sombreros vais encontrar de dois tipos, os do género do que vês na foto que eu coloquei (o material é tipo palha) e aqueles que imitam os dos "mariachis" (material tipo veludo, com decorações). Nós gostámos mais dos primeiros e o mais barato que encontrámos foi 94 pesos o tamanho maior - diâmetro aproximado de 75 cm. Em euros fica um pouco menos de 6 euros.

No entanto é preciso referir que eu e o meu marido ainda temos muito que aprender na arte de regatear (falta de prática lol), porque estou convencida que quem souber regatear bem consegue ainda mais barato.

Outros souvenirs: os mais populares são a tequilha claro, as máscaras de madeira que são muito giras(e algumas muito bem feitas) para quem gosta deste tipo de artesanato, os calendários maias e as camas de rede - são super macias.

Depois vais encontrar também muitas coisas em cerâmica, muito coloridas. Deste tipo de material trouxémos apenas uns imans em formato de sombrero. Há em quase todo o lado.
Tens também os cestinhos para as tortilhas (tortilleros), a tampa parece um chapéu, também são engraçados.

Edepois há uma infinidade de outras coisas...estátuas em obsidiana, jogos de xadrez, dominós em pedra, e coisas tipo gourmet (essência de baunilha, chocolates com tequilha, uma espécie de nogat, molhos picantes etc etc etc...o difícil é escolher!!

 

tangerina79

Membro Conhecido
Olá Tangerina,

Parabéns pelo teu report, está excelente e completíssimo.

Vou pela 1ª vez ao México (lua de mel) a 20/06 e estamos ansiosos:)

Já agora e se souberes responder, vamos para o Iberostar Tucan, conheceste, o que achas?

Estamos a pensar fazer apenas 2 viagens e estamos bastante inclinados para Chichen-Itza e Xcare. Parece-te a melhor escolha?

Obrigado.

Kikos,

O Iberostar Tucan/Quetzal era a nossa segunda escolha, não cheguei a visitá-los mas antes de ir ouvi maravilhas. Inclusivamente uma colega minha ficou aí instalada há uns 2/3 anos e só tinha elogios. Penso que daí para cá as coisas não terão mudado muito, pois muitos outros o recomendam. Acho que fizeste uma boa escolha.

Quanto às excursões eu se tivesse que escolher apenas 2 também faria essas. No entanto fica aqui o conselho, acho que o importante mesmo é informarem-se bem (não só tu mas todos os que estejam a planear visitar o México) sobre as diversas excursões que vão ter á vossa disposição (porque são tantas!!!), baseiem-se nos diversos reports que há aqui no Fórum, pesquisem na internet, tentem perceber o que essas excursões oferecem, porque os gostos diferem muito de pessoa para pessoa. Num destino com tamanha diversidade de oferta o que interessa é que escolham as excursões que melhor se adaptam ao que vocês mais gostam de ver/fazer.
 

mukinha

Membro Ativo
Tangerina , obrigada , foi um optima ajuda
Bjs


Olá mukinha!

Olha os sombreros vais encontrar de dois tipos, os do género do que vês na foto que eu coloquei (o material é tipo palha) e aqueles que imitam os dos "mariachis" (material tipo veludo, com decorações). Nós gostámos mais dos primeiros e o mais barato que encontrámos foi 94 pesos o tamanho maior - diâmetro aproximado de 75 cm. Em euros fica um pouco menos de 6 euros.

No entanto é preciso referir que eu e o meu marido ainda temos muito que aprender na arte de regatear (falta de prática lol), porque estou convencida que quem souber regatear bem consegue ainda mais barato.

Outros souvenirs: os mais populares são a tequilha claro, as máscaras de madeira que são muito giras(e algumas muito bem feitas) para quem gosta deste tipo de artesanato, os calendários maias e as camas de rede - são super macias.

Depois vais encontrar também muitas coisas em cerâmica, muito coloridas. Deste tipo de material trouxémos apenas uns imans em formato de sombrero. Há em quase todo o lado.
Tens também os cestinhos para as tortilhas (tortilleros), a tampa parece um chapéu, também são engraçados.

Edepois há uma infinidade de outras coisas...estátuas em obsidiana, jogos de xadrez, dominós em pedra, e coisas tipo gourmet (essência de baunilha, chocolates com tequilha, uma espécie de nogat, molhos picantes etc etc etc...o difícil é escolher!!
 

mukinha

Membro Ativo
OLa Tangerina , boa noite
O ano passado estive nas maldivas tb , demos gorjeta quando la xegamos ao senhor que nos foi levar as malas e ele olhou-nos para a nota dos euros , foi a primeira e a ultima hihiihihii





Bom dia João

Quanto ao valor médio das gorjetas acho que varia muito, os americanos pelo que me apercebi davam gorjetas de menor valor, mas mais frequentes. Nós optámos por dar uma média de 100/150 pesos de dois em dois ou 3 em 3 dias ao camareiro porque ele era um espectáculo, limpava e arrumava o quarto na perfeição. O empregado do restaurante como também criámos uma ligação com ele também dávamos mais ou menos o mesmo valor. No bar só dávamos de vez em quando, essencialmente quando era o Islas porque de facto o serviço era melhor, dávamos o equivalente a 10 pesos por bebida mais ou menos. O mesmo para o bagageiro, 10 pesos por mala sensivelmente.

Mas como te digo, varia muito e eles no fundo ficavam contentes com qualquer valor, nunca vi (como vi por exemplo nas Maldivas) alguém fazer má cara por uma gorjeta menor.

Em relação à reserva de lugares na Orbest, não tive problemas. Mas vais já dia 23 de Maio? É capaz de já não dar para reservar para essa data porque eles costumam bloquear as reservas com 3 a 4 dias de antecedência.

Já agora, para quem quiser reservar os lugares com a Orbest, têm que ter o localizador da reserva convosco (é um código alfanumérico). Se ainda não tiverem a documentação peçam este número à vossa agência.
 

FreeSpirit

Membro Ativo
Olá Tangerina.. :)

Estou aqui há uns minutos a "digerir" o Report... Tal como o JFreitas, estou aqui num momento ligeiramente depressivo pós-report.. Já passaram 2 anos, mas ainda não estou recuperado... México, Riu Palace, praias, excursões, o povo, tudo... é completamente inesquecivel e impossível não regressar... :)

Identifico-me com todos os teus comentários. E acho que a descrição feita, vai ajudar muitas e muitas pessoas deste forum no planear da sua própria viagem... todos sabemos as 30.000 dúvidas que temos nos dias antes de embarcar... :lol:

Vou só acrescentar que o crocodilo estava um must!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D:D:D:D:D

Por último... sinceros PARABÉNS pelo excelente report!! :D

FreeSpirit
 
Top