Novidades

Ryanair - Voo cancelado

Chinchilla

Membro
Boa noite.

Como o título do tópico indica, tinha programada e marcada uma viagem para Londres, de 20 a 23 de Novembro. Acontece que dia 19, por volta das 18 horas, a Ryanair enviou um e-mail a informar que o voo de regresso, dia 23, tinha sido cancelado devido à greve do dia 24. E só por sorte vi esse e-mail por volta das 2 da manhã, já com malas e tudo pronto para viajar... Imaginem a decepção e a raiva!

Ora, devido a compromissos laborais, teria de voltar mesmo no dia 23, como não garantiram voo nesse dia, não embarquei. Pois se viajasse, só voltaria dia 25, se a Ryanair tivesse lugares disponíveis nos voos desse dia.

Já apresentei o meu pedido de reembolso dos bilhetes dos voos. Tenho que aguardar entre 5 a 7 dias pela resposta.

Acontece que não tive só despesa com os bilhetes. Lá se foi o dinheiro do alojamento e transferes.

Gostaria de saber que direitos tem o cliente nestes casos. A Ryanair não tem balcão em Portugal, logo, não posso fazer uma reclamação como em qualquer prestador de serviços em Portugal.

A minha indignação não se prende só com o dinheiro que, literalmente, ficou a arder; é pela forma como o cliente é desprezado e tratado. Nem se deram o trabalho de ligar ao cliente, enviaram e-mail a poucas horas do embarque!... Acho que merecemos mais respeito, afinal, dependem de nós, do nosso dinheiro.

Se alguém me puder dar umas dicas eu agradeço, pois pretendo ir até às últimas consequências.
 

Bee

Membro Conhecido
Boa noite.

Como o título do tópico indica, tinha programada e marcada uma viagem para Londres, de 20 a 23 de Novembro. Acontece que dia 19, por volta das 18 horas, a Ryanair enviou um e-mail a informar que o voo de regresso, dia 23, tinha sido cancelado devido à greve do dia 24. E só por sorte vi esse e-mail por volta das 2 da manhã, já com malas e tudo pronto para viajar... Imaginem a decepção e a raiva!

Ora, devido a compromissos laborais, teria de voltar mesmo no dia 23, como não garantiram voo nesse dia, não embarquei. Pois se viajasse, só voltaria dia 25, se a Ryanair tivesse lugares disponíveis nos voos desse dia.

Já apresentei o meu pedido de reembolso dos bilhetes dos voos. Tenho que aguardar entre 5 a 7 dias pela resposta.

Acontece que não tive só despesa com os bilhetes. Lá se foi o dinheiro do alojamento e transferes.

Gostaria de saber que direitos tem o cliente nestes casos. A Ryanair não tem balcão em Portugal, logo, não posso fazer uma reclamação como em qualquer prestador de serviços em Portugal.

A minha indignação não se prende só com o dinheiro que, literalmente, ficou a arder; é pela forma como o cliente é desprezado e tratado. Nem se deram o trabalho de ligar ao cliente, enviaram e-mail a poucas horas do embarque!... Acho que merecemos mais respeito, afinal, dependem de nós, do nosso dinheiro.

Se alguém me puder dar umas dicas eu agradeço, pois pretendo ir até às últimas consequências.
Realmente é uma chatice!
Imagino a decepção. Não serei a pessoa mais indicada para te ajudar mas para começar faço uma pergunta: a marcação de hotel e transfers foste tu que fizeste?
Se sim vai ser muito dificil recuperar o dinheiro. A Ryanair a devolver o dinheiro será apenas do voo, já que não tiverem qualquer intervenção no restante processo.

Eu acredito que o dinheiro do voo será devolvido. Vê a informação constante no site relativo a esta situação: http://www.ryanair.com/pt/notices/gops/101119-PORTUGA_ATC_24NOV-PT-GB

Espero sinceramente que tudo se resolva pelo melhor ;)
 

andre

Membro
ola ,
viajar numa low cost tem seguramente vantagens (no preço) ...mas somente em algumas situações ... nesta por ex , foi uma grande desvantagem . se devolverem algum valor , o mais certo é devolverem somente o valor do trajecto de regresso ...o da ida não devem devolver visto que só não embarcou porque não quis .claro que todos os outros gastos " hotel e transferes " a companhia não se responsabiliza . os direitos dos clientes ...por muito que custe , acaba sempre por der diferente de uma companhia low cost para uma regular .
 

Chinchilla

Membro
Olá!

Obrigada pelas respostas.

Realmente viajar pelas low-cost tem as suas desvantagens mas apesar da grande decepção, não deixarei de (tentar) aproveitar as, também, vantagens...

À partida, segundo as informações da Portway, deverão devolver a totalidade dos bilhetes (ida e volta).

Quanto aos transferes, tinha reservado no Easybus, ida e volta também. Não me devolvem o dinheiro, mas pelo menos durante um ano tenho uma espécie de crédito que será utilizado e descontado numa possível próxima vez.

Tinha reservado um apartamento, já contactei o arrendatário, e vai devolver 50% da totalidade, que é o que consta do contrato assinado.

Fazendo uma pequena reflexão, talvez nem perca muito dinheiro, pelo menos todo não perco, mas ficará para sempre este grande desgosto...

Seria a primeira visita a Londres, juntamente com uns familiares brasileiros, que estarão de partida para o seu país brevemente e na memória levam... a desilusão
!
 

Caracol

Membro
Boas!

Em relação à politica de reembolsos da Ryanair, só posso dizer que é muito boa.

Tive uma situação diferente, mas em que se mostra que eles têm alguma preocupação com os clientes.

Fui para Paris pela Ryanair e tinha a viagem de regresso marcado para uma 6ª-feira às 22.50h. Já estávamos no aeroporto prontinhos para o regresso, mas o avião que nos ía levar de regresso a Portugal estava muito atrasado...Como o aeroporto de Beauvais encerra à meia-noite, não aterra nem levanta nenhum avião depois das 23.45h, porque a torre de controle tem de acompanhar o avião um pouco depois da descolagem...

Resumindo, o voo foi cancelado.

Deram-nos duas opções: ou nos arranjavam novo voo de regresso no próximo voo possivel, que era na 2ª-feira de manhã e pagavam todas as nossas despesas até lá (reembolso); ou nos devolviam o valor do voo de regresso e ficávamos por nossa conta e risco...

Felizmente, era fim de semana e optamos pela 1ª opção.

Arranjaram-nos transporte de regresso a Paris e optamos por ficar as duas noites no mesmo hotel onde tínhamos estado, dado que já conhecíamos a zona (+/- 95€/noite).

Ainda no aeroporto, tentamos saber qual seria o plafond que teríamos para hotel+refeições+transferes e não conseguimos encontrar um valor igual em cada funcionário...lol...mas fizemos uma média dos valores que eles disseram e sabemos que depende da cidade e dos preços médios de tudo...
No nosso caso, em Paris pensamos que os preços rondam os 125€/pessoa/noite para a estadia; 30€/pessoa/refeição; e para os transportes não há plafond - pagam a 100% mediante os recibos que apresentarem...

Tendo em conta estes valores, não voltei a visitar o McDonalds nem a comer sandes...lol...no sábado e domingo, em 2 almoços, 2 jantares para 2 pessoas, 2 noites de estadia no mesmo hotel e transferes, gastámos exactamente 583.60€ !
Nesse fim de semana, a nossa média em cada refeição rondou os 65€ ;)

Claro que aproveitamos pra visitar mais alguns locais e na 2ª-feira de manhã lá regressamos finalmente a casa...

Mal cheguei a casa, reuni os comprovativos e recibos de tudo, fiz cópias, redigi uma carta bem estruturada e enviei tudo por fax (eles não têm email !!!)

Telefonei para a sede deles uma semana mais tarde para saber se já tinham recebido o meu fax e em que situação se encontrava...foi-me dito que o processo já estava a ser tratado, mas que demoraria umas 3 semanas a estar concluído.

Passadas essas 3 semanas, volto a ligar para lá ( não podemos relaxar com estas empresas...eles querem é clientes relaxados e de preferência que se esqueçam...lol...) e dizem-me que já estava tudo concluído e que em breve receberia um contacto deles.

Curiosamente, no dia seguinte recebo uma carta deles com um belo cheque no valor de 583.60€ !

Como não sabia de que forma me iriam pagar, até pensei que pagavam da mesma forma como eu tinha pago a viagem...através do cartão de crédito...mas sendo por cheque, o depósito tem uma taxa de cerca de 15€ por ser de um banco estrangeiro, suportado pelo destinatário...

15€...foi esse o meu prejuízo causado pelo cancelamento do voo, mas que é largamente esquecido se pensar nos restaurantes que descobri nesse fim de semana e os locais que pude visitar nos 2 dias a mais em que estivemos em Paris!

Espero ter ajudado algumas pessoas que passem por situações semelhantes e antes de tomarem qualquer decisão num processo destes, ponderem bem tudo!!!

Vi lá casais furiosos com a Ryanair por causa do cancelamento, sem pressa pra regressar a casa, mas com aquela fúria toda preferiram o reembolso do valor do voo de regresso e ficaram por conta deles...má opção, do meu ponto de vista...

Por isso, relaxem, viajem e procurem sempre tirar o máximo de coisas positivas das situações aparentemente negativas!


Cumprimentos

Olá!

Obrigada pelas respostas.

Realmente viajar pelas low-cost tem as suas desvantagens mas apesar da grande decepção, não deixarei de (tentar) aproveitar as, também, vantagens...

À partida, segundo as informações da Portway, deverão devolver a totalidade dos bilhetes (ida e volta).

Quanto aos transferes, tinha reservado no Easybus, ida e volta também. Não me devolvem o dinheiro, mas pelo menos durante um ano tenho uma espécie de crédito que será utilizado e descontado numa possível próxima vez.

Tinha reservado um apartamento, já contactei o arrendatário, e vai devolver 50% da totalidade, que é o que consta do contrato assinado.

Fazendo uma pequena reflexão, talvez nem perca muito dinheiro, pelo menos todo não perco, mas ficará para sempre este grande desgosto...

Seria a primeira visita a Londres, juntamente com uns familiares brasileiros, que estarão de partida para o seu país brevemente e na memória levam... a desilusão
!
 

GoncaloN

Membro Ativo
Boa tarde, e quando nós não temos oportunidade de viajar, podemos pedir o reembolso de alguma taxa?
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Boa tarde, e quando nós não temos oportunidade de viajar, podemos pedir o reembolso de alguma taxa?
Sem certeza absoluta, mas independentemente das condições de compra do bilhete julgo que podes pedir a devolução do valor das taxas de aeroporto isto nos bilhetes não reembolsáveis. As taxas de combustível (quando existem) não são reembolsáveis. No ano passado abdiquei de um voo e fui informado por uma pessoa que tem uma agência de viagens que poderia pedir o reembolso das taxas de aeroporto com ou sem motivo para não viajar, mas é um tema que não cheguei a explorar.
 

GoncaloN

Membro Ativo
Pois a minha dúvida é essa. O motivo de não viajar nesse é porque vou de viagem para outro sítio :)
 

GoncaloN

Membro Ativo
Pois, e o valor também não é muito grande, por isso acho que vale... Passo a explicar. O voo a cancelar seria de Lisboa para o Porto depois de ver o concerto dos Il Divo. Mas assim com a promoção quer arranjamos, ja nao vamos ao concerto, e vamos de férias para saídia... Acho vale a pena ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
@GoncaloN De qualquer forma não custa nada entrar em contacto com a companhia aérea e explciar a situaçao, o não é garantido mas podem até oferecer um crédito em viagem para gastar posteriormente.
 

rum

Membro Conhecido
No meu caso foi porque eu comprei uma viagem ida e volta porque era mais barato do que só a ida... e já sabia de antemão que não iria voltar (bom voltava mas era por outro meio). Essa pessoa minha amiga disse-me que poderia enviar um mail à companhia a informar, simpaticamente, que não iria viajar naquela data e questionar sobre a devolução só da taxa de aeroporto... mas não o cheguei a fazer.
 
Top