Novidades

Visite as terras de fronteira alentejanas, conheça os segredos da Raia, ajude a combater a desertifi

Somos dois arqueólogos a viver, há um ano, na Aldeia da Venda no Concelho do Alandroal, o nosso objectivo é a divulgação da Raia alentejana, é trazer pessoas para estas paragens, venha visitar-nos e se quiser…… fique. A Raia é a fronteira entre Portugal e Espanha, mas é muito mais, é História e histórias, é gente e costumes herdados de gerações, é de uma beleza natural extraordinária.
Longe das grandes cidades ficou um património intocado, vestígios de povoados pré-históricos e dos seus monumentos em pedra, fortificações e templos dos vários povos que conquistaram e defenderam estas terras a que chamaram suas, Celtas, Iberos, Romanos, Germânicos, Islâmicos, Castelhanos e agora Portugueses.
Da mistura de todos os que por aqui ficaram resulta uma identidade cultural única que é mantida pelo povo da Raia, nos seus costumes e tradições, no seu artesanato e gastronomia, na arquitectura e no falar, mas principalmente na sua relação com a terra.
Para as gentes da Raia a família, os vizinhos e a terra são o mais importante. Os ritmos são os do campo, das estações, do semear e do colher. Todos têm a sua horta e os seus animais, sempre dispostos a ajudar, a dar uma couve, umas laranjas ou um dedo de conversa.
 

TeK

Membro Conhecido
E qual é o vosso objectivo?

Têm algum plano de actividades, são pagas ou gratuitas?
 

LeonorS

Membro Ativo
Olá Luís.
Para cativares pessoas para visitarem a tua região sugiro que sejas mais sintético e objectivo, se não a intenção pode ser óptima mas é mais difícil cativar as pessoas pelo menos a uma visita, num fim de semana ou férias. Sugiro que foques os seguintes tópicos:
- Tipo de alojamento existente na zona;
- Tempo aconselhável de permanência na zona;
- Roteiro objectivo sugerido para conhecer os locais mais interessantes;

Fica só a minha sugestão.
Beijinhos, boa sorte.
 
Ora viva, muito obrigado pelas sugestões. A Raia alentejana enquanto zona turistica ainda é uma ideia, abrange vários concelhos com epicentro no Alandroal onde vivemos. Estamos ainda a construir este conceito, reunindo informação e investigadores, usando a internet como meio de divulgação e o poder da imagem, sempre que possivel também em inglês. Temos uma página facebook dedicada a noticias e fotografias https://www.facebook...231228173602529, um blog onde reunimos informação de vários investigadores http://traveltoalent...al.blogspot.pt/, um blog de caracter mais turistico e futura carta patrimonial http://raia-raya.blogspot.pt/. Tudo isto é feito com o nosso dinheiro e tempo, uma vez que não temos apoios de ninguém. Convido já a visitar os nossos sitios a dar a sua opinião, enfim seja uma embaixadora da Raia Alentejana, obrigado.
 
Top