Novidades

Viajar para Portugal

Mitsui

Membro Novo
Boa noite,


É o meu primeiro post neste fórum, portanto peço desculpa se estou no local errado : )


Espero não causar nenhum problema. Ora aqui vai:


É assim, eu tenho uma amiga russa que actualmente reside na Finlândia possuindo visto de residência finlandês, mas não possuindo a respectiva nacionalidade. Já me informei através da embaixada e não é necessário visto, já que ela possui visto de residência. O problema reside noutra questão. Ela pretende vir a Portugal, mas como nós somos amigos e chegados, ela ao vir cá não precisava de ficar alojada em nenhum hotel ou coisa do género, pois eu posso muito bem oferecer-lhe um sítio para ficar, até para encurtar as despesas como devem compreender. Ora, posto isto, ela ao entrar em território nacional vão-lhe pedir algum comprovativo de onde vai ficar? É preciso eu assinar algum termo de responsabilidade e enviar-lhe para que ela possa mostrar ao SEF (?) à chegada a Portugal?
Eu nunca viajei para fora de Portugal, só fui até às nossas ilhas, portanto não sei se à chegada ao destino pedem algum comprovativo de meios de subsistência. Já me disseram que sim, mas também já me disseram que não.

E se for eu a visitar a Finlândia? É necessário algum comprovativo de onde irei permanecer?

Peço desculpa por começar logo com todas as estas perguntas, mas sinto-me um bocado à nora e não quero que ela venha cá e depois não possa cá ficar : P

Obrigado desde já!
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá..

Em situação normal não tens de fazer prova de nada, a não ser que existam suspeitas de emigração ilegal... aí claro que apertam por todos os lados.

Acho que o melhor é ela trazer os teus dados, morada e telefone. Em caso de dúvida eles que te telefonem a confirmar. Se tentas justificar muito (com declarações, etc.) estás a levantar suspeitas.


Ao viajares só, levantas sempre algum tipo de suspeita sobretudo quando sais de um país "fornecedor" de emigrantes para outro que normalmente os recebe ( russia / portugal por exp.).

Técnicamente não precisas de visto nenhum, apenas passaporte (ou só BI.. não sei)
 

Mitsui

Membro Novo
Muito obrigado!

Só tenho algum receio que possam levantar algum problema, mas espero que não. Obrigado mais uma vez : )
 

Mitsui

Membro Novo
Boa noite,

Há problema em eu pagar o bilhete dela por Multibanco cá em Portugal, estando ela noutro país? Estou a falar, pagar através do site da TAP. Obrigado : )
 

jfreitas

Membro Conhecido
Penso que sim.. mas deves informar-te na Tap. Normalmente exigem a apresentação do cartão usado na compra, no check in. Provavelmente é isso que vai acontecer...
 

Mitsui

Membro Novo
É que por exemplo, se pagar por cartão de crédito tem lá uma opção que dá para escolher se o titular do cartão vai viajar ou não... Mas se for por CC, teria de usar MBNet e sei que no site da Tap informa que se for usado MBNet o montante é automaticamente retirado da conta. Só não sei é como é que eles sabem que é MBNet, penso que seja automático pois não há lá qualquer opção...
 
Top