Novidades

[Report] Uma paragem no Vietname

Monikitalex

Membro Ativo
Depois de duas semanas intensas de férias, chega a hora de falar neste país que visitamos, e que tanto nos fascinou. Uma vez li num fórum de viagens, que quem visita a Ásia uma vez, vai querer voltar vezes sem conta. E não podia estar mais de acordo. É um continente fascinante e só quem já lá teve é que me consegue entender. No nosso currículo já conta a Tailândia, a India, as Maldivas e agora o Vietname.

O Vietname foi uma agradável surpresa. Fomos um bocado a medo, porque os reports portugueses são quase inexistentes e o país não se resume apenas a vestígios da guerra. Tem muito mais para oferecer, paisagens deslumbrantes, templos ornamentados, um povo simpático e sempre sorridente e uma gastronomia divinal.

É também o país das motas. Os carros são escassos e a razão é simples, os impostos são caros e só quem é muito rico se pode dar a esse privilégio. O trânsito é uma confusão. Confesso que temi pela minha vida quando andei de carro. O trânsito neste país resume-se a duas regras essenciais: ir onde queremos ir e tentar não ter acidentes pelo caminho.Tudo o resto que aprendemos na escola de condução em termos de parar nas passadeiras, não conduzir em contra-mão, no Vietname não existe. Mas também devo admitir que são condutores exímios pois no tempo que lá estive não vi um único acidente. E tenho a certeza que a maioria de nós, Europeus ou condutores de países desenvolvidos, seríamos incapazes de conduzir por estradas do Vietname. Atravessar a estrada também é uma aventura. Ninguém pára, mesmo nas passadeiras. O segredo é avançarmos para o meio do trânsito e andar devagarinho de modo as motas e os carros nos contornarem. E seja o que deus quiser.

Outra característica do país é que quase toda a gente usa uma máscara na cara enquanto conduz, aqui a poluição é ao mais alto nível. Outra das coisas que aprendi em relação ao trânsito do Vietname é que tudo pode ser transportado numa mota ou bicicleta, sejam mobílias de casa, mercadorias, independentemente do tamanho.

Os Vietnamitas são muito simpáticos e calmos e ao contrário do que vi em muitos outros países, não vi nenhuma criança a pedir esmolas ou pessoas atrás de nós a tentar impingir tarecos. O país é muito seguro, andamos sozinhos de dia e de noite, sem qualquer problema. Senti-me mais segura no Vietname à noite, do que em Lisboa.

Ficam as imagens: Uma paragem pelo Vietname
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
@Monikitalex

Como sempre um report fantástico.
Adorei a tua visão do Vietname.
Gostaste das praias?
Eu gosto sempre de conciliar praia com cultura mas achaste as praias do Vietname boas?

Também já andei a namorar as Maldivas... :rolleyes:
 
Top