Novidades

Turquia

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá a todos,

Estava à procura de tópicos acerca da Turquia e fui à área da Ásia e Oceania e não encontrei. Fui à área da Europa e lá estava ela :)

Realmente, é comum ver associado este país ao continente europeu. Trata-se de um país euro-asiático.
Acontece que, basta olhar para o mapa e apercebemos-nos que a esmagadora maioria do seu território fica na Ásia. Mais concretamente, apenas 3% do seu território fica na Europa e lá vivem 16% da sua população total.

Não faria mais sentido estar no grupo da Ásia ?

Turquia:
Área na Europa: 23.812 km2, 3% do total
Área na Ásia: 756.768 km2, 97% do total

População na Europa: 11.044.932 (Inclui os distritos da cidade de Istambul que se situam na Ásia.), 16% do total
População na Ásia: 57.855.068, 84% do total

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_transcontinental
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Boa tarde,


De facto é uma questão deveras interessante, mas penso que podemos atribuir o mesmo método de colocação dos tópicos como é utilizado nas campeonatos do Mundo ou o próprio Europeu de Futebol. Se reparar, a Turquia consta sempre na zona Europeia.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Claudio :)

Não me parece descabido os tópicos relativos à Turquia constarem do fórum Europa.
De facto, e sem embargo de se considerar um país transcontinental, até eles se consideram mais europeus que asiáticos - prova disso é o facto de andarem há já muitos anos em negociações para aderirem à união europeia (podes ver aqui - a fonte é também a Wikipédia). Se o vão conseguir ou não já serão outras histórias que não vêm ao caso....
Por outro lado, e se de factos geográficos estamos a falar, a mesma questão poderia ser levantada em relação a países como a Rússia (cujo território assenta em cima do continente europeu e asiático) e o Egipto (entre áfrica e ásia), por exemplo.
Mas também em relação a estes penso que a situação é pacífica - acho que todos temos por adquirido que são europeu e africano, pese embora a situação territorial específica de cada um.
No mais, hoje em dia a proximidade da Europa comunitária com a Turquia, ou vice versa, é tanta que já se pode viajar apenas com BI ou cartão de cidadão, não sendo obrigatório passaporte (esta é a informação dada actualmente por muitas agências de viagem).

Ficam aqui só alguns dados estatísticos que podem comprovar a relevância da parte europeia em detrimento da asiática:

"A Turquia é membro fundador da Organização das Nações Unidas (1945), da OCDE (1961), da OIC (1969), da OSCE (1973), do ECO (1985), da BSEC (1992) e do G20 (1999). Em 17 de Outubro de 2008, a Turquia foi eleita como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o que já tinha acontecido em 1951-1952, 1954-1955 e 1961.





Em consonância com sua orientação ocidental tradicional, as relações com a Europa sempre foram um elemento central da política externa turca. Em 1949 a Turquia tornou-se membro do Conselho da Europa e em 1963 tornou-se membro associado da Comunidade Económica Europeia (CEE), a antecessora da União Europeia (UE), um estatuto a que se tinha candidatado em 1959. Depois de décadas de negociações, o país candidatou-se à adesão plena da CEE em 1987. Em 1992 foi assinado o Acordo de Ancara, que admitiu a Turquia como membro da União da Europa Ocidental (UEO). Em 1995 concluiu um acordo de união aduaneira com a UE e em 2005 foram finalmente iniciadas as negociações formais para a adesão plena à UE. Em julho de 2014 foi admitida como observador associado na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa"

Assim sendo, e pese embora os dados estatísticos que deste, continuo a pensar que os tópicos estão no local correcto. :)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
No campeonato de futebol é por uma questão de interesse monetário, aqui é por uma questão de organização. De qualquer forma, não estou a dizer que a Turquia não pertence à Europa, mas sim que pertence apenas 3% do seu território.

Já agora, em relação à Rússia, a maioria da sua população vive na Europa. Para além disso, uma boa parte do seu território está na Europa, assim como a sua capital.

Os dados mencionados da Turquia foram maioritariamente da UE, antiga CEE. Não estou a ver o que é que a UE tem a ver com o facto da maioria do país, a capital e a sua população viver na Ásia. O país para além de asiático, também é europeu, logo, é normal que pertença a organismos europeus.

O mais importante é a capital e se fosse Istambul, já seria algo discutível porque a cidade tem uma parte em ambos os continentes, mas não, é Ancara, na Ásia. Assim como o órgão máximo, presidente ou governo, situam-se na capital, portanto, é de lá que o país é gerido.


Não faço um cavalo de batalha desta questão, mas acho que 3% da área ou 16% da da população, assim como a capital ser na Ásia, já diz tudo :)

Vá, não insisto mais ;)
 
Top