Novidades

Turquia - Istambul / Antalya (Capadócia, Pamukkale e Ephesus)

Skanck

Membro
Boa tarde,

Finalmente decidi-me pelas próximas férias que vou fazer, já na próxima semana.

Sempre tive grande curiosidade de visitar a Turquia, tinha como ideia visitar Istambul e depois relaxar um pouco em Antalya. Mas com a pesquisa vi que Antalya afinal não vale assim tanto a pena como praias, por isso reservei alguns dias para fazer alguns tours através de Antalya. Neste caso o plano será fazer 3 noites em Istambul, 3 ou 4 dias em Antalya (piscina e praia) e fazer 2 ou 3 dias de tours, já mencionados no titulo do post.

O que acham? Dicas para Istambul? Sitios imperdiveis? E à noite?
Em Antalya o que visitar? Vale mesmo a pena os tours? Capadócia 3 dias (115€ pp), Pamukkale e Ephesus 1 dia (+- 50€ cada)

Em relação a hoteis, pensei em Istambul no Senatus Hotel, em Antalya, o Ramada Plaza Antalya (para dias de piscina) e o Seven Star Executive Hotel para os dias de excursão (dado que não estarei a usufruir do hotel e fica mais barato)

Em relação ao dinheiro? Convém levar algum dinheiro turco ou levar uns trocos em Euros levantar lá?

Dicas? Venham as dicas!

Obrigado pelo vosso feedback :)
 

pafer

Membro Ativo
Vou tentar ajudar dentro do possivel e do que conheço.

Começando pelo fim, o dinheiro lá é fácil levantar em qualquer ATM, logo no aeroporto, embora as taxas nas lojas de cambio (há muitas, logo no aeroporto tinha uma com uma boa taxa) eram em muitos casos melhores que o que o banco cá em Portugal cobra e sem as comissões do banco. Por exemplo o BPI cobra algo à volta de 9€ por levantamento, o BES 5€ e a caixa 4€ (mas estes valores de vez em quando mudam porque alteram as tabelas, consultar o banco antes de ir pode não ser má ideia... poupa-se uns bons euros se se escolher o banco certo, e varia em função do valor levantado).

Se levares Euros podes facilmente trocar lá, e pode-se levantar euros em algumas ATM lá. Mas pagamento quase só em liras. Pagar em euros não compensa quase nunca.

O hotel que falas para Istambul parece fantástico, e a zona onde fica é impossível pedir melhor, estás perto das principais atrações, nem é preciso dizer o que veres pelo menos nessa zona porque vais esbarrar nelas mal saias do hotel e é o que vem em qualquer guia.

À noite é que estás do lado contrário da festa,na zona do hotel tem bastantes restaurantes, mas geralmente a animação está na Istiklal Caddesi e nas ruas ali à volta onde se junta o povo todo, é incrível a quantidade de gente que vê na rua, há muitas opções de bares e restaurantes. Na ida podes usar os transportes publicos, metro mais o tunel por exemplo. Para regressares ao hotel dessa zona (por exemplo de Taksin) à noite já mais tarde só há mesmo a hipótesse taxi, que deve ser bem negociado para não se apanhar um susto na hora do pagamento.
Deixo-te alguns blogs (penso que não há problema) que têm muita da informação que podes precisar para istambul e falam de outros dos locais que pretendes visitar.
http://fuievolteipra...s-dicas-de.html
http://www.dobrarfro...-viagem-7-dias/
http://www.viaggio-m...a-istambul.html
 

Skanck

Membro
Obrigado pelas dicas!

Muito úteis! :)

Neste momento e depois de uma noite e um dia inteiro só posso dizer maravilhas de Istanbul! Felizmente ainda faltam dois dias :)

Abraços directamente da Turquia
 

Skanck

Membro
Boa tarde!

Já regressei da minha viagem pela Turquia. Foram 11 dias maravilhosos, num país que surpreendeu-me muito pela positiva. Foram 3 noites em Istanbul, aconselho vivamente o hotel Senatus, melhor não podia ser, perto de tudo, numa rua movimentada com muitos restaurantes e perto de todos os interesses no centro antigo da cidade. Aconselho também o cruzeiro no Bósforo, Mesquitas, os vários Bazares e um dia num autocarro hop on hop off, para terem percepção da cidade e dos vários tipos de zonas, que a pé e em poucos dias não conseguem ver.

Em relação a Antalya, é uma zona simpática turistica, onde não fazia planos de ficar muito tempo, apenas dois dias para descansar, fiquei num hotel directo para o mar mediterrâneo e pus de parte zona de praias. A zona de Side e Alanya também são opções válidas para ficar por aquela zona.

Aconselho vivamente a visita à Capadócia (andar de balão é uma experiência única, vale a pena). Pamukkale também é uma paragem obrigatória (aconselhando o tour de dois dias, já que o tour de um dia desiludiu-me por não poder estar mais tempo nas piscinas naturais). O tour de Aspendos, Side e Perge, como a umas cataratas é muito bom também.

A única coisa que chateia é ter de regatear tudo e mais alguma coisa, atenção sempre ao troco porque é normal eles darem o troco errado (aconteceu várias vezes). Normalmente o preço "certo" é por volta de 2/3 vezes menos do valor que dão inicialmente.

Alguma dúvida que possam ter podem colocar aqui, para quem gosta de viagens de ir à aventura, conhecer novas culturas e locais míticos, toda a Turquia é uma opção excelente, porque é um país onde se pode encontrar de tudo.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Boa tarde, espero ainda ir a tempo de ajudar, pois regressei agora da Turquia dum circuito.

Quanto a Istambul aconselho 3 dias por lá, e que o Hotel seja na cidade velha, o mais perto possível da mesquita azul (por facilidade de deslocamento).

Em Istambul aconselho definitivamente o Cruzeiro no Bósforo (leva cerca de 1,5 horas e por volta de 35€ por pessoa com almoço incluido); a visita à Mesquita Azul, Aya Sophia, Cisterna Bizantina, Hipódromo, Grande Bazzar, Mercado Egipcio, Mesquita Suleymaniye, Palácio Topkapi, Palacio Dolmabahce, Torre de Galata e Mesquita Nova. Com isto gastam dias sem correrias e ficam com um "flavour" muito bom de Istambul.

Aconselho vivamente um jantar num dos restauranttes com terraço e vista para aMesquita Azul. Eu diria que é um "must" de Istambul.

Se fizerem um circuito mais Istambul, se possível, deixem Istambul para o fimm, pois com todas as explicações dadas pelos guias vão tirar mais partido de Istambul.

Quanto ao circuito eu passei por Ankara, Capadocia, Konya, Pamukkale, Kusadasi, Efeso, Canakkale, isto para citar os pontos mais importantes.

Um circuito com passagem por estes pontos envolve duas componentes, Histórica/cultural e natureza.

Ankara

O que aqui é normalmente oferecido é o museu das civilizações da Anatolia (96% do solo Turco) e o Mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, que na minha opinião pode retirar-se dado o reduzido interese destes dois locais, atendendo ao que após se pode ver.


Capadócia

Na minha opinião todos deveriam lá ir um dia. As formações rochosas que ali podemos ver associadas às casas subterrâneas dos tempos do inicio do cristianismo é algo a não se perder. Para que possam tirar partido da grandiosidade do espaço, contratem o vôo de balão, de notar que foi considerado pela National Geographic o 2º melhor de todo o mundo.

Capadocia-Konya

Nesta deslocação, é possivel parar no maior Caravansaray da antiga rota da seda. Este empreendimento foi reconstruido recentemente, mantendo-se algumas partes ainda originais. Este Caravansaray que nos é mostrado, era usado muitas vezes pelos Sultões, nas suas deslocações para Konya.

Em konya, é-nos possível visitar o templo de Mevlana onde se encontra enterrado o famoso Sufi Jalal ad-Din Muhammad Rumi, dos famosos Dervishes. Neste local também se encontram diversos objectos da cultura Islâmica, sendo um dos mais pretendidos a famosa caixa que contém a barba do profeta Maomé.

Pamukkale

Uma das maravilhas da natureza, com o seu maravilhoso castelo de algodão, que já não tem a grandiosidade de outros tempos. Importa alertar que de à 30 anos a esta parte têm tido probelmas de água e com ela problemas da manutenção do referido castelo. No entanto a visitar.

No mesmo espaço encontra-se as ruinas de Hierapolis na qual está a famoso piscina de Cleópatra (piscina onde se pensa que terá tomado banho).

Kusadasi

Cidade simpática com a Ilha Grega de Samos mesmo em frente, Para fazerem praia terá que ser fora da cidade ( a norte ou a sul), uma vez que a praia da cidade é bastante suja. O porto da cidade é frequentemente usado por cruzeiros do circuito das ilhas Gregas.

Nas imediações de Kusadasi, encontra-se a cidade grega de Éfeso, com a famosa biblioteca de Celso, e o seu antigo porto era um dos pontos da rota da seda. Hoje em dia o mar encontra-se a 6km da antiga cidade. Cidade bastante bem conservada.

No monte a sul desta cidade, econtra-se a casa da Virgem Maria, onde terá vivido juntamente com S. João. Loal extremamente interessante de se visitar.

Aqui perto, em Selcuk, encontra-se o tumulo de S. João, sobre o qual foi construida uma Basilica. Desta basilica ( em recontrução) consegu-se visualizar o que resta do templo de Artemisa (uma das 7 maravilhas do mundo antigo)

Canakkale

Perto desta cidade portuária situada no estreito de dardanelos, encontra-se a famosa cidade de Troia, uma das mais importantes da antiguidade. À semelhança de èfeso, também aqui o mar se encontra mais recuado. Pode-se ver o que resta das 9 cidades que ali foram construidas, ao longo dos ultimos 5000 anos.

Em Canakkale encontra-se a estátua do cavalo de troia usada no ultimo filme.

No lado Europeu encontra-se a Peninsula de Gallipoli, onde uma das mais importantes batalhas da I GM teve local. Diversos locais e monumentos relativos ao facto podem ser visitados.

Espero poder ter ajudado de algum modo
 

Skanck

Membro
Boa tarde agnusporfius,

Neste caso fui eu que abri este post e já fiz a devida viagem, mas obrigado por partilhares a tua experiência, fica também para outros utilizadores poderem saber mais um pouco do que podem esperar numa viagem à Turquia, que diga-se de passagem é excelente para quem gosta de conhecer outras culturas e locais realmente históricos e também poder usufruir de zonas para relaxarem, no caso de Antalya.

No meu caso fiz Istanbul - Antalya - Capadócia - Pamukkale - Side - Perge e Aspendos. Gostei de tudo.

Como dizias e bem, o cruzeiro no Bósforo em Istanbul é obrigatório! Mas aconselho a comprarem na praça junto às mesquitas na praça de Sultanahmet, lá comprei o cruzeiro + 1 dia de autocarro hop on hop off por 40€ por pessoa! Vale bem a pena.
A nivel de tours que possam fazer, comprem localmente pois poderá sair mais barato (no caso de regatearem). No meu caso comprei por internet, acho que sai a perder, porque não tive hipotese de regatear :)

Boas viagens!
 

Mrs Covas

Membro
Também tenho muita curiosidade em relação a este destino :rolleyes:

E como é que fizeram as deslocações dentro da Turquia? Podem dar uma ideia em termos de preços destas deslocações?
 

Skanck

Membro
Fizeram a viagem por conta própria ou por agência?
Sim. No meu caso fiz a viagem por conta própria.


Também tenho muita curiosidade em relação a este destino :rolleyes:

E como é que fizeram as deslocações dentro da Turquia? Podem dar uma ideia em termos de preços destas deslocações?
Mrs Covas é um destino muito interessante para fazer, eu adorei.
Dentro da Turquia, comprei voo de Istambul para Antalya, depois em Antalya fui para todos os locais de autocarro (Comprei na internet algumas excursões), o que podes fazer é programar os dias que tens e comprar antes lá, pode ser que consigas regatear os pacotes, já que os preços de internet são inicialmente os de lá. Em qualquer zona (hotel ou centro da cidade antiga) tens lojas a vender.
Alguma dúvida estou ao dispor!
 

Indian-Times

Membro Novo
Boa tarde,

Finalmente alguém que foi por agência, com um circuito todo planeado! Pode indicar-me a operadora que foi? PAra ter alguma referência, já que estou a recolher informações para poder marca a minha viagem.

Obrigada :)
 

Skanck

Membro
Boa tarde,

Finalmente alguém que foi por agência, com um circuito todo planeado! Pode indicar-me a operadora que foi? PAra ter alguma referência, já que estou a recolher informações para poder marca a minha viagem.

Obrigada :)
Boa noite,

No meu caso não foi por agencia, foi tudo planeado por mim. Alguma dúvida, estou ao dispor.

Cumps.
 

SilverArrow

Membro Ativo
Boas Skanck

Ando também com ideias de ir passear para esses lados. E tenho algumas dúvidas.

Vi que fizeste tudo por conta própria, o que eu também quero, não gosto muito de excursões organizadas.

Compraste tu tudo? Aviões Lisboa - Turquia e internos? E marcaste tu os hotéis?
Que site usaste para a excursões?
Em antalya onde ficaste?
E a nível de segurança de andar lá a fazer o que fizeste, como é? Só para um casal!
 

Skanck

Membro
Boas SilverArrow,

Sim, comprei eu tudo. Voos no skyscanner e hoteis no booking/trivago,

As excursões comprei em http://www.travelshopturkey.com/antalya_tours/index.asp. Correu tudo bem, mas aconselho a fazeres a compra das excursões no local, o preço lá era o mesmo que paguei, mas se fores em zonas locais deves conseguir regatear qualquer coisa. Em Istambul, na praça Sultanahmet (junto às mesquitas principais) comprei 1 dia de autocarro turistico e outro dia com passeio de barco e mais alguns spot's porreiros por 40€ p/p.

Em Antalya fiquei em dois hoteis, fiquei no Dedeman Park Hotel (Zona Lara) para aproveitar dois dias de descanso total, junto ao mar e no Best Western Plus Khan, no centro da cidade de Antalya nos dias que fui para excursões para depois poder estar perto de tudo no final do dia e poder dar umas voltas.

Em questões de segurança não tive qualquer problema, também fui apenas com a minha namorada e correu tudo bem. Tens de ter os cuidados normais que tens em qualquer lado, mas andei sempre a explorar sem problemas. Não confies é em vendedores e taxistas etc. aí tentam-te roubar ao máximo :)

Se ficares em Istambul aconselho-te o Senatus Hotel, não é caro e é moderno, limpo e numa localização excelente!

Alguma dúvida estou ao dispor.

Cumps!
 

lfac

Membro Novo
Skanck disse:
Boas SilverArrow,

Sim, comprei eu tudo. Voos no skyscanner e hoteis no booking/trivago,

As excursões comprei em http://www.travelshopturkey.com/antalya_tours/index.asp. Correu tudo bem, mas aconselho a fazeres a compra das excursões no local, o preço lá era o mesmo que paguei, mas se fores em zonas locais deves conseguir regatear qualquer coisa. Em Istambul, na praça Sultanahmet (junto às mesquitas principais) comprei 1 dia de autocarro turistico e outro dia com passeio de barco e mais alguns spot's porreiros por 40€ p/p.

Em Antalya fiquei em dois hoteis, fiquei no Dedeman Park Hotel (Zona Lara) para aproveitar dois dias de descanso total, junto ao mar e no Best Western Plus Khan, no centro da cidade de Antalya nos dias que fui para excursões para depois poder estar perto de tudo no final do dia e poder dar umas voltas.

Em questões de segurança não tive qualquer problema, também fui apenas com a minha namorada e correu tudo bem. Tens de ter os cuidados normais que tens em qualquer lado, mas andei sempre a explorar sem problemas. Não confies é em vendedores e taxistas etc. aí tentam-te roubar ao máximo :)

Se ficares em Istambul aconselho-te o Senatus Hotel, não é caro e é moderno, limpo e numa localização excelente!

Alguma dúvida estou ao dispor.

Cumps!
Boa noite Skanck

Estou a pensar fazer algo parecido em Agosto, também por iniciativa própria.
Istambul (3 dias) / Capadócia(2-3 dias) / Pamukkale (1dia) / Antalya(4-5 dias)

Pelo que me tenho apercebido e pelo que dizes também, o melhor é reservar cá os hoteis e viagens de avião.
Agora tenho dúvida é em relação às deslocações internas.
Acho que o melhor para ir de istambul para capadócia será de avião.
Mas nos restantes estava a pensar em autocarros. Mas não sei como fazer, onde comprar??? Pode-me ajudar em relação a isso, por favor??

Obrigado
 

Skanck

Membro
Boa tarde lfac,

De facto ir de Istambul para a Capadócia o avião é o modo mais cómodo porque a distância é muito grande para ir de autocarro. Neste caso não posso ajudar muito mas fica aqui algumas dicas http://www.turkeytravelplanner.com/go/CentralAnatolia/Cappadocia/trans/ist_cappa.html
No meu caso fiz a viagem de Capadócia através de Antalya de autocarro (o trajecto é mais curto) apesar de ainda serem umas boas horas, mas faz-se bem porque pára-se em alguns pontos do interior da Turquia, o que torna a viagem ainda mais interessante.
É uma questão de opção e de gestão da viagem.

Alguma dúvida estou ao dispor,

Cumps

lfac disse:
Boa noite Skanck

Estou a pensar fazer algo parecido em Agosto, também por iniciativa própria.
Istambul (3 dias) / Capadócia(2-3 dias) / Pamukkale (1dia) / Antalya(4-5 dias)

Pelo que me tenho apercebido e pelo que dizes também, o melhor é reservar cá os hoteis e viagens de avião.
Agora tenho dúvida é em relação às deslocações internas.
Acho que o melhor para ir de istambul para capadócia será de avião.
Mas nos restantes estava a pensar em autocarros. Mas não sei como fazer, onde comprar??? Pode-me ajudar em relação a isso, por favor??

Obrigado
 

lfac

Membro Novo
Skanck disse:
Boa tarde lfac,

De facto ir de Istambul para a Capadócia o avião é o modo mais cómodo porque a distância é muito grande para ir de autocarro. Neste caso não posso ajudar muito mas fica aqui algumas dicas http://www.turkeytravelplanner.com/go/CentralAnatolia/Cappadocia/trans/ist_cappa.html
No meu caso fiz a viagem de Capadócia através de Antalya de autocarro (o trajecto é mais curto) apesar de ainda serem umas boas horas, mas faz-se bem porque pára-se em alguns pontos do interior da Turquia, o que torna a viagem ainda mais interessante.
É uma questão de opção e de gestão da viagem.

Alguma dúvida estou ao dispor,

Cumps
E essa viagem de autocarro foi comprada onde, localmente ou na net???
A minha dúvida é essa. Eu quero-me deslocar de autocarro, mas não em excursão organizada, se é que me faço entender. O que pretendo, basicamente, é como ir na rede expresso de lisboa para o porto....
 

Skanck

Membro
De autocarro "normal" não sei, só pesquisando pela internet. Mas aconselho a ir em excursão, no meu caso eramos apenas 6 pessoas, a zona da Capadócia é muito grande, não indo em excursão julgo que seja complicado lá a movimentação e assim com alguém de lá temos uma noção do que são as coisas e os melhores spot's e 3 dias, 2 noites, transporte, hotel com comida 100€ acho que é super acessivel.

Boa sorte,

lfac disse:
E essa viagem de autocarro foi comprada onde, localmente ou na net???
A minha dúvida é essa. Eu quero-me deslocar de autocarro, mas não em excursão organizada, se é que me faço entender. O que pretendo, basicamente, é como ir na rede expresso de lisboa para o porto....
 

lfac

Membro Novo
Skanck disse:
De autocarro "normal" não sei, só pesquisando pela internet. Mas aconselho a ir em excursão, no meu caso eramos apenas 6 pessoas, a zona da Capadócia é muito grande, não indo em excursão julgo que seja complicado lá a movimentação e assim com alguém de lá temos uma noção do que são as coisas e os melhores spot's e 3 dias, 2 noites, transporte, hotel com comida 100€ acho que é super acessivel.

Boa sorte,
Realmente é muito acessível. Vou estudar isso.
Obrigado pela ajuda...
 

Furrball

Membro
Olá a todos,

Em que mês estiveram na Turquia? Têm ideia de como estará o tempo em agosto? Existem muitas diferenças em termos de clima entre Istambul, Capadócia e Pamukkale?

Desde já, obrigado
 
Top