Novidades

Três semanas nos Açores

PauloBR

Membro Ativo
Olá,

Depois de um certo tempo afastado deste fórum, por acaso dei uma olhada hoje e interessei-me pois vi que há muita gente bem informada sobre os Açores.

Para relembrar um pouco... eu e a esposa somos de Porto Alegre, Brasil e estamos pelos sessenta anos de idade. Já conhecemos boa parte de Portugal continental e a Ilha da Madeira e para a próxima viagem a terras lusas, escolhemos os Açores, onde passaremos três semanas em Outubro próximo. A chegada aos Açores será na Terceira, no final da tarde de um sábado. A partida para o continente será de S. Miguel, na manhã de um sábado. Os bilhetes aéreos já estão marcados, os voos POA-LIS-TER e LIS-POA foram emitidos com bilhetes premio da TAP, na Executiva. O voo PDL-LIS eu comprei em separado na TAP, por preço de low-cost: cerca de 40€ por pax, na tarifa discount.

Eu já li muito material de turismo nos sites http://www.azores.gov.pt, http://www.visitazores.com, http://www.destinazores.com, http://www.azoresguide.net e estou razoavelmente ao par do que há para se ver nos Açores. Sei que dificilmente será possível visitar todas as nove ilhas em três semanas. Quero dizer, não será possível na forma em que gostamos de viajar, no estilo "slow-travel", sem pressa e sem correrias.

Dito isto, venho pedir uma ajuda para organizar a nossa temporada de três semanas nos Açores, em Outubro próximo. Planos de viagem, por ora ainda não há, não fiz nenhuma reserva ainda. Convém lembrar que em Outubro só há ligação marítima entre as ilhas do "triângulo", pela Trasmaçor. Por ora, o plano (a grosso modo) é ficar alguns dias na Terceira (quantos? onde?); depois mais alguns dias no Faial e dali visitar o Pico e São Jorge em "bate-e-volta" no mesmo dia; depois ficar uns bons dias em Flores (temos especial interesse por esta ilha) e finalmente alguns dias em Ponta Delgada. A Graciosa fica meio complicado visitar em Outubro, pois esta ilha só tem voos para a Terceira e para S. Miguel. Se quisermos visitar a Graciosa, a única hipótese e voar ida e volta a partir da Terceria. Prefiro aproveitar os dias nesta ilha para conhecê-la melhor. O mesmo vale para Santa Maria: prefiro aproveitar a pleno os últimos dias da temporada, para conhecer São Miguel. Já o Corvo, poderemos visitar a partir das Flores, se o mar colaborar...

Parece-me então que algumas coisas a resolver:

1) O número de dias a ficar na ilha de chegada (Terceira) e o número de dias a ficar na ilha de saída (S. Miguel).
2) Como organizar a estadia e visita às ilhas do "triângulo", na hipótese de ficarmos no Faial.
3) Quantos dias ficar nas Flores, considerando que a próxima ilha a visitar é São Miguel, que tem muita coisa para ver?
4) Por fim, organizar o "quebra-cabeças" dos voos a comprar na SATA.

Há um pequeno probleminha que pode atrapalhar um pouco esta organização: eu definitivamente não gosto de acordar cedo e andei olhando os horários da Linha Verde da Transmaçor (Horta - S. Roque - Velas) e me assustei um pouco com alguns horários que para mim são "na madrugada".

Abraços,

P.S.: já ia me esquecendo... sei que o clima dos Açores varia conforme a ilha, mas para Outubro acho que não será necessário levar "roupas para frio", não é mesmo? Pode-se andar durante o dia de bermuda, t-shirt e chinelos/sandálias/sapatilhas e para a noite ter algum "casaquinho básico"?
 

açoriano6750

Membro Ativo
Bom dia.
Sou natural dos açores e vivo em S. Miguel.
vou tentar responder as suas questões.
1- PAra visitar a ilha terceira em modo lento 4 dias chega e sobra para a ilha de S. Miguel 5/6 dias em modo lento e visitando todos os pontos de interesse. Caso queira fazer uma visita mais rapida visitando os principais pontos penso que 3 dias em cada ilha chega.
2- Saindo do Faial tens barcos diretos para as ilhas do pico e S. Jorge. Eu Aconselho a ir do faial para o pico e do pico para S, Jorge. Pessoalmente considero a ilha do pico linda.
3 - A Ilha das flores é pequena num dia ira com certeza ver tudo caso faça mergulho será ai pode considerar ficar mais tempo pois é um dos melhores pontos da europa para essa atividade a ida para o corvo é imperdivel eu ficaria a dormir uma noite no corvo pela experiencia de ficar numa ilha com tão poucos habitantes.

Quanto ao clima aqui é muito incerto apesar de em outubro ainda não fazer frio é melhor vir preparado com casaco e com algumas calças.
 

PauloBR

Membro Ativo
Olá açoriano6750,

Obrigado pelas informações :).

Em relação ao "triângulo", se ficarmos no Faial, achas que valhe a pena visitar o Pico num dia, retornar ao Faial; visitar S. Jorge em outro dia e retornar ao Faial? Ou seria melhor dividir os dias de alojamento entre o Faial e Pico ou Faial e S. Jorge? De acordo com o site da Transmaçor, em Outubro não há linha direta de barco entre o Faial e S. Jorge, tem de fazer escala em São Roque (Pico).

A tua sugestão de ficar 10 dias entre a Terceira e S. Miguel, é exatamente o que eu havia pensado. Ficariam então 10 dias a repartir entre as ilhas do triângulo e Flores. Que tal 5 dias no triângulo e 5 dias na Ilha das Flores?

A idéia de ficar mais dias na Ilha das Flores é fazer uma espécie de pausa na viagem, como umas "férias dentro das férias". O tempo total da nossa viagem, incluindo os voos transcontinentais e uma estadia de cinco noites no continente após visitar os Açores, será de 27 dias. Então, seria muito bom alguns dias "a fazer nada" na Ilha das Flores, antes de ir para S. Miguel e para o continente.

Como curiosidade, se já não sabem, a cidade onde nasci e onde sempre vivi, Porto Alegre, foi colonizada por Açorianos no século XVIII.
Depois da assinatura do Tratado de Madrid (1750), o rei de Portugal determinou que fosse reunido um grupo de 4 000 casais dos Açores para povoar o sul, mas efetivamente foram transportados apenas cerca de mil casais, que se espalharam pelo litoral entre Osório e Rio Grande, e um pouco pelo interior. Cerca de 500 pessoas se fixaram em 1752 à beira do lago Guaíba, no chamado Porto de Viamão, o primeiro nome da futura Porto Alegre.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre#Origens

Em Porto Alegre há um largo e um monumento que homenageiam os Açorianos: https://pt.wikipedia.org/wiki/Largo_dos_Açorianos

Um abraço,

Outra dúvida, que só agora lembrei...

Em Outubro há necessidade de reservar com antecedência os alojamentos, voos, barcos, rent-a-car? Uma hipótese para esta viagem é reservar apenas na ilha de entrada (Terceira) e na ilha de saída (S. Miguel) e deixar o resto ao acaso, ao destino. Se for viável, é uma maneira interessante de viajar, pois às vezes uma viagem de três semanas com "tudo certinho", "tudo marcado" pode não ser exatamente o melhor.

Em relação ao "triângulo", se ficarmos no Faial, achas que vale a pena visitar o Pico num dia, retornar ao Faial; visitar S. Jorge em outro dia e retornar ao Faial? Ou seria melhor dividir os dias de alojamento entre o Faial e Pico ou Faial e S. Jorge? De acordo com o site da Transmaçor, em Outubro não há linha direta de barco entre o Faial e S. Jorge, tem de fazer escala em São Roque (Pico).
Correção: de Outubro a Dezembro, apenas nos sábados há linha direta Faial-S. Jorge: Horta/Velas 09:30/11:10 e Velas/Horta 15:35/17:15. Dá para conhecer alguma coisa de S. Jorge em apenas 4 horas? Talvez "alugar um taxista"?
 
Última edição por um moderador:

Subbuteiro

Membro Ativo
Paulo,

1) Em Outubro os barcos entre o Faial e S. Jorge fazem sim "escala" no Pico, mas não precisa de sair dele. Ou seja, você não precisa de fazer transbordo de barco. O barco é o mesmo. Ele faz Faial-Pico-S. Jorge e depois o caminho inverso.

2) Indo às Flores, pode, e deve, ir ao Corvo, que é uma ilha diferente, dado o modo de vida das pessoas de lá. A Ilha das Flores, é a mais bonita ilha açoriana, e só perder lá um dia é pouco. Visite a Aldeia da Cuada, que é um paraíso dentro de outro paraíso.
 

PauloBR

Membro Ativo
Olá Subuteiro,

Obrigado pela informação, sem transbordo entre o Faial e S. Jorge fica mais fácil.

Nas Flores, encontrei uma interessante acomodação, bem perto da vila da Fajã Grande. É um bom local para se ficar alguns dias? Na Fajã Grande há "suporte logístico" como supermercado ou minimercado, restaurantes, padaria?

Um abraço,

Paulo
 

Pacheco

Membro Ativo
Boa tarde Paulo BR.

Eu vivo em S. Miguel e vou deixar aqui a minha opinião:
Na Terceira ficaria 4 dias, provavelmente em Angra, cidade Património Mundial e S. Miguel 5 dias, em Ponta Delgada por questões logisticas (podendo optar por alojamento de turismo rural caso goste deste tipo de turismo).
No Triângulo tentaria ficar 2 dias no Pico, que adoro, 2 dias em São Jorge e 1/2 dias no Faial. Eu preferia passar mais tempo em São Jorge e Pico ao invés de ficar muito tempo no Faial.
No que respeita às Flores, eu compreendo a sua opção de ficar lá 5 dias, é uma ilha fantástica (estive há 2 semanas lá para a revisitar e fiquei precisamente na Fajã Grande)
O sitio é muito bonito, pode ir tomar banho à cascata Poço do Bacalhau, jantar no restaurante Papa Diamandis (comida com boa relação preço qualidade) e não deixe de ir visitar a Fajâzinha mesmo ali ao lado e jantar no restaurante Por do Sol.

Em Outubro normalmente o tempo não é muito mau, não se comparando ao Brasil como é óbvio, mas não deixe de trazer agasalhos.

à disposição

Pacheco
 

PauloBR

Membro Ativo
Boa tarde Pacheco,

Muito obrigado pela opinião e pelas dicas :)

Abraço,

Paulo




Olá,

O roteiro desta viagem ficou assim:

Nos Açores:
  • 5 noites na Terceira, Praia da Vitória - alugar carro por dois dias
  • 2 noites em São Jorge, Velas - alugar carro por um dia
  • 4 noites no Faial, Horta - alugar carro por 2 dias
  • 3 noites em Flores, Fajã Grande - alugar carro por 3 dias
  • 7 noites em São Miguel, Ponta Delgada - alugar carro por 4 dias
No Continente:
  • 3 noites em Sintra, Praia das Maçãs
  • 2 noites em Lisboa, Parque das Nações
Os deslocamentos entre a Terceira e São Jorge, o Faial e Flores, Flores e São Miguel, serão feitos na SATA, já tenho os bilhetes comprados.

Estão programados dois percursos de barco, na Transmaçor:

1) São Jorge/Velas - Horta. Aos sábados às 15:35 há uma ligação direta, sem escala no Pico.
2) Horta - Pico ida e volta, com carro. Este trajeto quero fazer numa segunda-feira ou terça-feira às 10:45.

É necessário reservar / comprar antecipadamente os bilhetes destes barcos, ou posso comprá-los diretamente no cais, meia hora ante do embarque?

Antes que os amantes do Pico me perguntem "não vais ao Pico?", ou "o Pico merece mais tempo", explico... Devido a diversos motivos, dos quais os principais são a limitação de horários de voos da SATA e o pouco tempo disponível para esta viagem, vamos visitar o Pico apenas por um dia. Pegamos o barco na Horta de manhã, damos uma volta à ilha e retornamos no fim da tarde. Quando reservei os bilhetes na TAP, meses atrás, eu tinha a idéia que em três semanas seria possível ver tudo nos Açores. Bem, como sabem, não é possível. Fica o clássico do viajante... deixar algo sem ver, ter um motivo para voltar algum dia,... que neste caso é o Pico ;)

Cumprimentos,
 
Última edição por um moderador:

Titos

Membro Conhecido
Bom dia Paulo,
O que penso que valia a pena tentares reservar antecipadamente seria os carros. Eu não conheço pessoalmente algumas destas ilhas, mas tenho ideia que pelo menos nas mais pequenas, a oferta de rent a car não é assim tão grande. O pessoal de lá pode confirmar ou desmentir esta possível dificuldade.
Cumprimentos.
 

PauloBR

Membro Ativo
Olá Titos,
Sim, eu sempre reservo com antecedência os carros, quando viajo. É sempre mais barato e perde-se menos tempo no destino.

Em Outubro quero fazer dois percursos de barco, na Transmaçor:

1) São Jorge/Velas - Horta. Aos sábados às 15:35 há uma ligação direta, sem escala no Pico.
2) Horta - Pico ida e volta, com carro. Este trajeto quero fazer numa segunda-feira ou terça-feira às 10:45, com retorno Pico - Horta no barco das 18 hs.

É necessário reservar / comprar antecipadamente os bilhetes destes barcos, ou posso comprá-los diretamente no cais, meia hora ante do embarque?


Caros,

Alguém tem informação sobre o assunto? A minha viagem é para o mês que vem. Faz três dias que enviei email à Transmaçor com estas mesmas perguntas, porém não me responderam! Péssima tática comercial esta deles!

Abraços,
 
Última edição por um moderador:

PauloBR

Membro Ativo
Olá Cristina Sousa,

As férias nos Açores correram muito bem, melhor do que o esperado. Pena que nas três semanas em que lá estivemos, foi possível ver apenas o básico de cinco ilhas. Para conhecer de fato este maravilhoso arquipélago, acho que seriam necessários alguns meses...

Quanto ao report, já deves ter lido a minha sugestão, em relação à privacidade. Vamos aguardar o resultado... De qualquer forma, terei o maior prazer em contribuir com informações úteis sobre os Açores.

Um abraço transoceânico ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá PauloBR :)
Os Açores devem ser magníficos, nunca ouvi ninguém dizer que foi lá e não gostou!
Quanto à sugestão, ela certamente vai ser analisada por quem de direito. Independentemente disso, seria de enorme importância ter uma partilha de tão belos locais, ainda para mais não sendo dos mais visitados. Fico a aguardar com entusiasmo por essas fotos e report. ;)
 

Cardosao99

Membro Novo
Olá Cristina Sousa,

As férias nos Açores correram muito bem, melhor do que o esperado. Pena que nas três semanas em que lá estivemos, foi possível ver apenas o básico de cinco ilhas. Para conhecer de fato este maravilhoso arquipélago, acho que seriam necessários alguns meses...

Quanto ao report, já deves ter lido a minha sugestão, em relação à privacidade. Vamos aguardar o resultado... De qualquer forma, terei o maior prazer em contribuir com informações úteis sobre os Açores.

Um abraço transoceânico ;)


O que achou da minha ilha ( S. Jorge)??
 

PauloBR

Membro Ativo
@Cardosao99,

Gostei muito de S. Jorge, pena que o tempo não colaborou... Chegamos em S. Jorge no dia em que o furacão Joaquim passou ao norte dos Açores. Por isso, o voo Terceira - S. Jorge, no pequeno Q200 da SATA, foi com certa "emoção" devido aos fortes ventos.

Ficamos em S. Jorge duas noites no S. Jorge Garden. Gostei do hotel e da vila das Velas. Porém, no dia em que alugamos carro, as partes altas da ilha estavam encobertas por nuvens. Só pegamos sol (com muito vento) na Ponta do Topo, Calheta e Urzelina.

Se eu fosse viver nos Açores, fixaria residência na Terceira, em Porto Martins ou Praia da Vitória, devido à praia com areal. Mas, ia de férias a S. Jorge ou às Flores, as minhas preferidas para passeios ;)

Um abraço,
 
Top