Novidades

Tempo de escala

sicpaiva

Membro Conhecido
Olá bom dia! :)

Precisava de opiniões de quem costuma fazer voos com escala "por conta própria". ;)
Qual o tempo mínimo de escala que recomendam entre voos?
Pretendo comprar viagem para a Sardenha (Olbia) com a easyjet mas estou em dúvida sobre qual dos voos comprar, devido ao tempo de escala. Claro que o objetivo é sempre parar o menos tempo possível, mas tenho receio que depois o tempo não chegue por qualquer motivo.
Então as opções que tenho são:

- Ida do Porto para Basel. Chegada a Basel à 10.30 e partida de Basel para Olbia às 15.10, ou
- Ida para Genebra. Chegada a Genebra Às 9.40 e saída para Olbia às 11.20.

1h30 será suficiente ou é melhor não arriscar? :rolleyes:

Mesmo sendo os 2 voos com a Easyjet, como são comprados em separado, temos sempre que sair e voltar a embarcar, certo? E levantar malas e entregar malas, não é? É isto, que a juntar a possíveis atrasos, me fazem pensar que se calhar é melhor esperar 4h... :oops:

Já agora, mais uma questão... O aeroporto de Genebra é só um, certo? Porque no regresso, a melhor opção de voos é fazer escala em Genebra, mas os voos são em companhias diferentes (Easyjet + Swissair). Aqui o tempo entre os voos é de cerca de 3h.

Obrigada. :D
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Nos voos lowcost o conceito é sempre de viagem única o que significa que é sempre necessário levantar a bagagem, entregar as malas no checkin, voltar a passar pelo controlo de segurança até chegar novamente às portas de embarque.

Se viajar sem mala de porão ainda que arriscado pode dar, com mala de porão esqueça essa escala.
 

rum

Membro Conhecido
Olha, depende dos valores envolvidos. Numa viagem Intercontinental eu não arrisco a escalas no mesmo dia. No teu caso, 1:30 acho que não dá se levares bagagem de porão porque pelo que descreves não tenho a certeza de que a bagagem segue diretamente. As 4 horas em teoria darão, se tudo correr bem (que é o normal). O problema será se acontece alguma coisa de anormal, as 4 horas esfumam-se, e perdes o segundo voo... por isso é que digo depende dos valores envolvidos, sendo uma viagem continental e low cost o valor deverá ser compatível com o risco Como a 1:30 será muito apertado a opção das 4 horas é mais racional.

Para o regresso, as 3 horas (se tudo correr bem) deverão ser suficientes... levantar a bagagem e fazer novo check in...
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Obrigada pelas opiniões. ;)
Vamos optar então pela escala de 4h. Entre sair e embarcar de novo, o tempo passa rápido. ;) Esperemos que não aconteça nenhum atraso grave nos voos.

Sardenha nos aguarde. :D:D
 

ploferreira

Administrador
Staff
Atenção que nos voos low cost, sendo voos independentes a companhia não se responsabiliza pelo segundo voo, ou seja a companhia só se responsabiliza caso seja uma falha imputavel à mesma e se o atraso for superior a 3 horas, caso contrário não há qualquer compensação.
 

rum

Membro Conhecido
Se acontecer atraso, reclamas :) e por vezes até compensa reclamar ;)
Pois... mas isso não é bem assim, devemos reclamar quando temos a razão e o conhecimento do nosso lado. Basta um pequeno atraso, e como sabemos às vezes é fácil de acontecer seja ele causado por um vulcão na Islândia, uma greve em França ou um atentado em Bruxelas e o espaço aéreo Europeu fica aos soluços ou até mesmo uma dor de barriga no piloto ou uma avaria no avião. Com facilidade perdes o segundo voo e não tem argumentos à vista da lei para reclamar. Por isso é que eu disse no post inicial que, para mim, depende dos valores envolvidos... se vale ou não a pena correr o risco. Volto a frisar em condições normais é possível executar o plano e correrá bem mas há os imponderáveis...
 

Dfer

Membro Ativo
Uma das vantagens das Lowcost é que o horário que eles indicam é sempre superior ao real, caso a viagem decorra sem problema. Este é um dos pontos que várias companhias tentam usar para se considerar a companhia mais pontual. Dessa forma, é quase certo que à hora prevista estará no destino. Contudo, época alta - confusão no aeroporto. Escalas com 4h parece tranquilo.
Os problemas podem sempre acontecer e neste caso são 2 viagens e não 1 viagem com escala. Por exemplo, se a mala ficar no Porto não há forma de ela ir ter a Sardenha, apenas a Basel/Geneve porque será sempre considerado como destino final. Mas os problemas resolvem-se quando acontecem e em época de férias é preciso perder tempo apenas a planear o descanso. Boas férias!
 

yara

Membro Conhecido
Se fosse 1h30 apenas com mala de cabine, sendo destas companhias que pretendem é chegar a horas, talvez desse.

Mas sair, apanhar malas, voltar a fazer check-in e apanhar outro voo não dá de certeza...
 
Top