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TAP - Notícias

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Não me vou alongar muito pois o principal é tentar ajudar e alertar os membros sobre este "problema"....

Não me parece benéfico entrar em guerras por causa da Tap... troca de ideias são sempre de louvar....


Agora reconheço que fiquei emocionado... ou melhor.. fiquei mesmo comovido com aquela coisa da Apavt.. que fala em "cruel"... !!!!!
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Gustavo Azevedo disse:
Caro Claudio Pereira,
Tal como disse, espero não ofender ninguém. Cada um luta por aquilo que acha que deve lutar. Eu enquanto viajante, sinto-me lesado pelas empresas publicas que supostamente existem para poder fornecer serviços a um custo mais atrativo aos moradores do seu país. Para além de ser mais caro, e não estou a falar só da TAP, é ridiculo o historial de greves e datas das greves que são convocadas pela TAP, METRO, STCP e outros dentro do mesmo ambito.
Quanto a férias e descontos para Segurança Social, eu tenho 22 dias por ano,que não posso tirar quando quero, e desconto sobre o meu vencimento o que a lei obriga.
Quanto as férias alargadas, por acaso estou a falar de um caso concreto de um colega (trabalhador da TAP) que me disse que vai aproveitar o periodo de greve para fazer uma pequena viagem. Como vê, é uma bela forma de revindicar os direitos.
Tem 22 ou 25 ? Qual o seu CCT(era importante saber) ?
Qualquer trabalhador, quer seja da TAP ou não, tira as férias por mutuo acordo. Aliás, é das matérias mais sensíveis e complexas.
Já agora, quantos dias de férias tem o seu colega ? Em relação à forma como o seu colega faz greve, até pode nem ser do sector dele a greve. Mesmo que seja, já alguma vez viu 7 mil trabalhadores da TAP todos à porta no dia de greve ? Cada um utiliza o dia como quer, uma coisa é certa, sai-lhes do bolso porque é um dia que não ganham.
O dia de greve, indo consultar os "livros" quer dizer que naquele dia é interrompido o contrato(efectivamente) e o empregador não terá lucro.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
roller disse:
Era 25 mas o estado comeu os 3 extra (pela assiduidade e faltas nao justificadas) e passou a 22 para grande parte dos comuns mortais...
roller, infelizmente há um grande desconhecimento sobre este assunto.

O governo retirou a majoração das férias APENAS aos funcionários públicos.
Quem trabalha no sector privado, prevalece o CCT ou PCT. Na maioria dos casos(não sei precisar a %, mas arrisco dizer que são mais de 90%), continuam com os 25 dias de férias. Por isso é que perguntei qual o CCT que se aplicava.
Neste caso, o "comum dos mortais", ie, a maioria, tem 25 dias.
 
Claudio Pereira, não quero desvirtuar o tópico, nem o portal, porque o assunto aqui são viagens, o que gostamos mais, o que gostamos menos, as dicas que damos aos colegas. Tal como você disse, tambem é viajante e concerteza não ia planear as suas férias com um operador, uma cadeia de hoteis ou uma companhia aérea, sobre os quais, os colegas do portal tivessem maioritariamente pareceres negativos. Infelizmente é o que esta a acontecer com a TAP. Esquecem que estão a prejudicar pessoas que tal como os trabalhadores da TAP tambem tem direitos: O direito de alguem visitar a familia numa época especial, alguns já não veem os filhos á meses, e com a simples mudança das datas dos voos as vezes não se resolve a situação, porque simplesmente o trabalhador fica sem dias para poder cá vir.
A greve é um direito que lhes assiste, tudo bem, e nesta época tem maior impacto, tambem concordo. Discordo é que o façam sucessivamente, para fazer valer direitos numa empresa que apresenta prejuizos sucessivos, e que se fosse privada provavelmente já teria falido, suponho eu.
Quanto a minha pessoa, são 22 dias sim senhor. E greves, não as faço, porque no meu sector se parar, morre gente.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Gustavo, a TAP dá lucro, basta consultar as noticias. Atenção...
"O negócio de aviação da TAP registou, no ano passado, lucros de 34 milhões de euros, dez milhões acima dos resultados do ano anterior"
http://www.publico.pt/economia/noticia/negocio-de-aviacao-da-tap-com-lucros-de-34-milhoes-de-euros-1628002

Por outro lado, só na semana passada a Lufthansa teve 3 dias de greves e já contam com 11 greves desde Abril deste ano.
Logo, a TAP...perante uma privatização, até tem poucas greves em comparação...
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Será isto bom ou mau? O tempo o dirá...​

awww.publituris.pt_wp_content_uploads_2010_05_tap_aviao.jpg

O governo aceitou a proposta de David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul, para a compra de 61% do capital da TAP, que concorreu à privatização da transportadora em consórcio com o português Humberto Pedrosa, do grupo Barraqueiro.

David Neeleman foi o escolhido para a compra da TAP, sendo que além da sua proposta estava a ser avaliada a de German Efromovich, da Avianca. A decisão foi tomada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
A proposta apresentada por David Neeleman, de acordo com a imprensa portuguesa, garante um investimento de 350 milhões de euros e um reforço de 53 novos aviões na TAP.

Presstur
 

lfdm

Membro Conhecido
Pior do que estava, irá ser difícil.

As grandes alterações devem ser para os trabalhadores.

Estou moderadamente optimista.
 

OGAIT

Membro
"Em bom rigor, o título desta notícia devia ser: "Governo vende TAP a Humberto Pedrosa por 10 milhões"
Sendo Humberto Pedrosa o sócio maioritário do consórcio Gateway (a União Europeia obriga que o controle da TAP permaneça europeu), não seria normal referir o empresário português em primeiro lugar em vez de David Neeleman?
Ou será que o dono do Grupo Barraqueiro não passa de um mero testa-de-ferro e estamos perante mais uma farsa?...
O Governo prefere ignorar as acções interpostas pela Associação Peço a Palavra no Supremo Tribunal Administrativo e no Tribunal Europeu, que podem reverter todo o processo.
Obviamente, não temos a capacidade de adivinhar o futuro mas conhecendo o essencial da fundamentação dessas acções que constituem matéria jurídica densa e complexa, continuamos confiante quanto ao seu desfecho.
Até ao lavar dos cestos ainda é vindima..."

comentário do movimento Não TAP os olhos em :
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-vende-tap-a-david-neeleman-por-354-milhoes_220802.html
 

ploferreira

Administrador
Staff
Parece-me claro que o empresário Português é o testa de ferro do grupo para responder à norma europeia.

Vamos lá ver como vai ficar a TAP a partir de agora, arrisco a dizer que pior não ficará...
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
David Neeleman:
- Fundou a companhia Morris Air, vendida à SouthWest em 1993.
- Westjet, do Canadá, fundada também por ele, vendida em bolsa em 1999
- Azul Brazil, fundada em 2008, anda há 2 anos a tentar despachá-la em bolsa
É este "estratega" que é especialista em retalhar companhias aéreas.

Mais uma boa intervenção:
 

ploferreira

Administrador
Staff
E qual é o problema mesmo em vender?

Se fundou as empresas e pelos vistos até fez um bom trabalho não vejo mal nenhum, que desenvolva a TAP e a coloque a dar lucro, depois pode-a vender a quem quiser, sempre é melhor do que o estado atual.
 
Última edição por um moderador:

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
David Neeleman:
- Fundou a companhia Morris Air, vendida à SouthWest em 1993.
- Westjet, do Canadá, fundada também por ele, vendida em bolsa em 1999
- Azul Brazil, fundada em 2008, anda há 2 anos a tentar despachá-la em bolsa
É este "estratega" que é especialista em retalhar companhias aéreas.

Mais uma boa intervenção:
a azul teve lucro em 2014 ao contrário por exemplo da TAM
total 401 millions
dos quais $232 million profit, se isto não é gerir então não sei, o gajo depois dos custos, impostos etcc saca 232M de profit

"We continue to expect at least $65 million in incremental operating income in 2015, and more than $200 million annually by year end 2017,''

Revenues da westjet
1999 1998 1997
$ 203.6 $ 125.4 $ 77.1
info @ http://www.westjet.com/pdf/investorMedia/financialReports/WJ_AR99.pdf

morris

Statistics:

--1992 net income: $5.3 million

--1992 operating revenue: $116 million

--1992 total assets: $86.7 million

o homem faz guita que até mete medo, ele sabe o que faz, ao contrário do senhor que esteve a falar na AR, que em vez que fazer o trabalho de casa, vem mandar bitaites, bastava ir ao google como eu fiz e meter ai os valores

Se a venda da tap foi quase dada, isso foi, o negócio foi excelente para o david
o homem impulsa a empresa e depois vende, para mim normal, se o fizer à tap é porque a impulsionou
se ele quer vender é porque sabe como impulsionar uma empresa e vende
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
O homem faz guita a vender a retalho, são esses os valores que aí vêm e não é a pesquisar no google que se fica um perito na matéria e depois diz-se que um deputado da área dos transportes vem mandar bitaites. O deputado já por várias vezes colocou o ministro de "calças na mão" sem resposta.

Já agora, a TAP S.A. nos últimos 8 anos deu lucro, salvo erro, neste último é que não deu. Todos sabem(os que estão informados) que o negócio com o Brasil(VEM) é que foi ruinoso e enterrou a companhia aérea muito mais.
Portanto, mais uma vez, todos sabem que se há responsáveis, esses são a administração da TAP e quem a apoiou(os governos) que para além de não meterem 1 tostão na companhia há 16 anos, ainda comprara um negócio ruinoso(VEM).

O governo esteve/está tão preocupado com o futuro da TAP que a vende ao melhor retalhista.

Uma último nota(já não consegui alterar o comentário anterior, a opção para tal ficou desactivada).

Um governo que quer privatizar o maior exportador nacional, a companhia de bandeira, no final de mandato, à pressa, não é um governo com legitimidade para o fazer. Um processo de privatização de uma empresa desta dimensão ainda está no inicio e só estou a contar com o tempo após a decisão de privatizá-la. Não é nos últimos meses de legislatura que um governo privatiza uma TAP, só o faz porque quer ir embora com o máximo de privatizações que conseguir, a qualquer preço.

“Não lançaremos a privatização a poucos meses das eleições legislativas.” Palavra de Pires de Lima. Uma promessa feita ao jornal Expresso no dia 19 de Julho de 2014, a propósito da venda da TAP. Estamos a poucos meses das eleições, até já se conhecem os programas eleitorais, e o Governo está a privatizar a TAP.

Artigo de opinião do Jornal Público:
"Quem está a ganhar com esta privatização da TAP?

PEDRO SOUSA CARVALHO 05/06/2015 - 05:18

“Não lançaremos a privatização a poucos meses das eleições legislativas.” Palavra de Pires de Lima. Uma promessa feita ao jornal Expresso no dia 19 de Julho de 2014, a propósito da venda da TAP. Estamos a poucos meses das eleições, até já se conhecem os programas eleitorais, e o Governo está a privatizar a TAP. Usando uma expressão do próprio ministro da Economia, o Governo já deu “corda aos sapatos” e nada parece travar a intenção de vender a TAP, custe o custar. Mesmo que não custe nada. Mesmo que a companhia de bandeira nacional seja vendida por um vintém.

A pressão e a dramatização que colocou na venda da TAP é tal que o Governo deixou pouca ou nenhuma margem de recuo para abortar a operação, mesmo que as propostas de Germán Efromovich e de David Neeleman sejam más e lesivas para o interesse do Estado. Mesmo que a credibilidade de alguns dos candidatos deixe muito a desejar. Há uma pressão enorme para vender a empresa antes da viragem do ciclo político. São escritórios de advogados, são consultores, são facilitadores de negócios, todos de mão estendida à espera dos honorários, das comissões, das avenças e dos success fee. O failure fee, se o negócio for ruinoso para o Estado, ficará para os contribuintes. Até há comentadores que opinam semanalmente sobre o negócio na TAP, e os escritórios onde trabalham estão ligados aos candidatos à compra.

Claro que há interesses à volta do negócio que só conheceremos daqui a uns anos; outros de que nem daremos conta. Já agora, o que é feito da indignação dos socialistas que, em 2012, exigiam que Passos Coelho esclarecesse todas as ligações de Miguel Relvas à privatização da TAP? Na altura, Rui Paulo Figueiredo, do PS, constatava: "Hoje conhecemos as relações de promiscuidade entre o ministro Miguel Relvas e o potencial adquirente da TAP, Germán Efromovich, e vários escritórios de advogados e de consultoria brasileiros e portugueses." Ficou tudo esclarecido, senhor deputado Rui Paulo Figueiredo?

Passos Coelho diz que receia que, sem privatização, a TAP se torne "uma tapezinha". A TAP não precisa de ser uma "tapezona"; precisa de fazer os voos para a Madeira, Açores e para onde haja comunidades relevantes de emigrantes portugueses. E fazer as rotas que forem financeiramente rentáveis. A última empresa com tiques de megalomania foi a Portugal Telecom, que num ápice passou a ser uma pêtêzinha. Esta semana, a PT SGPS passou a chamar-se PHarol e a PT Portugal passou a filial de uma empresa de telecomunicações francesa. Se calhar vai ser retalhada e vendida a granel.

Aliás, a PT e a TAP têm muito em comum. São marcas acarinhadas pelos portugueses e sempre estiveram no top 10 das mais valiosas. A primeira foi um case study a nível mundial em termos de inovação, e a segunda carrega a bandeira de ser uma das mais seguras do mundo. Em comum também têm o facto de ambas terem feito investimentos ruinosos que desequilibraram as contas; Zeinal Bava e Henrique Granadeiro da PT investiram 900 milhões em papel comercial do Grupo Espírito Santo, e Fernando Pinto fez um investimento ruinoso ao comprar uma empresa de manutenção no Brasil que ainda hoje impede a companhia de ter lucros. Sendo que ambos os negócios estão a ser investigados pela Procuradoria-Geral da República.

Em ambos os casos, as companhias foram entregues de bandeja a investidores brasileiros: a PT foi parar às mãos da Oi, que a despachou na primeira oportunidade para reduzir a dívida, e a TAP será “oferecida” a Germán Efromovich ou a David Neeleman, ambos com passaporte brasileiro. A PT acabou como acabou e a TAP cá estaremos para contar o resto da história.

Germán Efromovich há dois anos ganhou a privatização da TAP. Assumiu o compromisso de pagar 35 milhões de euros ao Estado, injectar 300 milhões na empresa e assumir dívida de mais de mil milhões de euros. Quando chegou a altura de passar o cheque ao Estado, disse que não tinha garantias bancárias. Um mau cartão-de-visita para quem pelos vistos não tinha um grande cartão de crédito. David Neeleman, que já tentou por três vezes colocar a sua empresa em bolsa e falhou, tem passaporte americano e brasileiro e, segundo as leis europeias, não pode comprar mais de 50% do capital da TAP. Como tal, Humberto Pedrosa, presidente da Barraqueiro, é quem aparece como líder do seu consórcio com 50,1% do capital. Esta tentativa pateta e tosca de contornar as regras europeias vai passar? Um destes dois senhores será o futuro dono da TAP.

Se calhar a privatização é a melhor alternativa para a TAP nesta altura, tendo em conta o buraco onde Fernando Pinto meteu a companhia. Mas não deverá ser feita a qualquer preço, vendida a qualquer um e muito menos à pressa só para encher os bolsos dos facilitadores de negócios e escritórios de advogados. É caso para perguntar: se o país não está a ganhar dinheiro com a privatização da TAP, quem estará?

Mesmo que a privatização falhe, não será o fim do mundo. Não seria a primeira vez. Seria a terceira. Se Fernando Pinto está a implementar um plano de reestruturação para recuperar os prejuízos provocados pela greve dos pilotos, também pode fazer um outro para recuperar os prejuízos que ele próprio provocou na TAP. E se tiver de despedir alguém, que ele seja o primeiro da lista."
 
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ploferreira

Administrador
Staff
Eu acho piada quando leio que a TAP foi "quase dada" algum de vocês a comprava por 1€? eu não, com as dividas que têm só a pode comprar quem tiver (muito) dinheiro para injetar.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Eu acho piada quando leio que a TAP foi "quase dada" algum de vocês a comprava por 1€? eu não, com as dividas que têm só a pode comprar quem tiver (muito) dinheiro para injetar.
Dividas acumuladas graças às opções tomadas pela administração e apoiadas pelo governo. É preciso chamar as coisas pelos nomes e atribuir responsabilidades, a não ser que, mais uma vez, queiram que a culpa morra solteira.
 
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