Novidades

Safari: Quénia ou Tanzânia? E praia depois também em Zanzibar ;)

Lena Vieira Ramos

Membro Novo
Continuando: ngorongoro é brutal! Uma paisagem tao diferente de tudo!!! Ahh tranquem os valores no cofre neste serena lodge pois roubaram-me roupa, imagine-se!!!!! Tambem tinha ja lido sobre mais queixas de rouboa mas ok..... Fizemos no dia seguinte um safari das 9 da manha as 16h com paragem nos pantanos dos hipos para um almoço rapido! O percurso do safari é altamente controlado porque aquilo é area de reserva e tentam preservar aquilo o mais intacto possivel. Nao se pode sair dos carros sem ser na parte do almoço! Vimos alguns animais mas o que existe em abundancia sao mesmo os gnus e as zebras! Rinocerontes avistamos um a fugir de nós e a uns bons metros! Sao raros! Girafas tambem é dificil ver la e leopardos entao mesmo quase impossivel! Leopardos ha no serengueti onde nao fomos mas que dava perfeitamente para termos conseguido ir, disse o nosso guia meio à socapa do genero: voces foram embarrilados! Embarrilados porque nos prometiam 3 dias de safari e na realidade foi só 1 e meio! 1 em Ngorongoro e outro no dia seguinte no lago manyara, onde chegamos por volta das 11 e ppuco da manha, com mais paragens por lojas de quinquilharias, e chegados ao hotel, almoço e safari só as 16h... Das 16 as 18, pois temos de sair das areas dw conservaçao ate as 18h. Lago manyara nada de especial! Os flamingos estao superrrrr longe! So se ve uma mancha rosa e difusa! Tivemos a sorte de ver uma familia de elefantes bem perto e no fim conseguimos ver girafas! Terminado isto, hotel do lago manyara novamente! Dia seguinte...uma total perda de tempo.... Saimos so lago manyara outta vez para arusha onde paramos novamente para almoçar e fazer tempo... Por volta das 14h novamente para o aeroporto do kilimanjaro onde so tinhamos voo as 19h para zanzibar! Volto a salientar..estes gajos fazem tudo tao lentamente.... Nao conduzem a mais de 80km/h, o transito nas cidades nao tem regras... E para concluir, para fazer o trajecto que levamos um dia inteiro a fazer, aqui em portugal fariamos em 2h30m!
 

Lena Vieira Ramos

Membro Novo
Zanzibar, um paraíso que apesar de menos conhecido também já vai ficando um pouco massificado. Tinhamos sempre transfer a nossa espera nos aeroportos e la estava novamente um sr mt simpatico que nos conduziu por aquilo que pareceram uns 40/50km durante mais de 1h até ao nosso hotel. Ficamos no Melia. Sem queixas relativamente a comidas, espaços, pessoal, etc! A comida era optima, todas as noites havia uma diversidade enorme de pratos à nossa escolha. Comemos e bebemos tudo sem restrições nem medos, pois acredito que exista algum controle na confecção daquelas coisas. O hotel era muito bonito, muito bem decorado, enorme e com um restaurante espectacular assente no mar! Os quartos eram grandes, mas maior era a casa de banho!!! O Melia fica na zona de Kiwengwa e o hotel não tem propriamente praia à sua frente, pois é uma zona de muita rocha e algum coral. Existe uma praia que fica ao lado, sensivelmente 10m pela praia e 3m de carrinho de golfe, que é a Gabi beach onde o hotel tem concessão e para onde os hospedes costumam ir. Têm um carrinho de golfe a sair com frequencia da zona da recepção que leva as pessoas até lá!
Esqueci-me de referir, o nosso agente na Tanzânia era o Kobo, que não percebi se pertence à Leopard Tours ou não...
Em Zanzibar caimos na asneira de comprar ao Kobo 2 passeios...pelos quais pagamos um balurdio, soubemos depois...
O primeiro foi uma visita a Stone Town. Decidimos comprar pelo Kobo pois quando percebemos que não existe nenhuma rede de transportes eficazes, achamos que nunca conseguiriamos chegar aonde quer que fosse! Eles têm uma espécie de autocarros que são os daladalas, mas nunca percebemos a rota deles! Stone Town, mais uma hora para chegar lá...(isto e que me metia deveras impressão... as distancias e o tempo que as levamos a percorrer...) Chegados a Stone Town com um guia super antipatico, que nos levou ao mercado onde ja devia ter a sua banca pré combinada para levar turistas. Acabei por comprar lá algumas especiarias que em comparação com portugal são bem mais baratas! O mercado tem quase tudo! Fruta, que tem um aspecto divinal e é uma pena pois aqueles gajos não exportam nada! E sabem pq? Porque não têm como a conservar.... Mais uma vez, dá Deus nozes a quem não tem dentes! A fruta cresce por lá quase espontaneamente e em todo o lado!!!! Há bananeiras em todo o lado!!!!!!!!!! A porta de cada "casa" deles, há umas bananeiras! Coqueiros, ananas, manga, café, baoba, o gengibre quase que parece uma erva daninha de tão bem que cresce! Enfim! Há peixe e carne no mercado também...ou melhor, há peixe e carne debaixo das moscas. Peixe com um aspecto bestial, jogado para as bancas do mercado sem uma pedrinha de gelo...(e o calor que faz, senhores....) cheios de moscas... enfim! Passado o mercado entramos nas ruas comerciais/turisticas que têm uma influencia islamica bastante grande (em Zanzibar, a maior parte da população é muçulmana). Seguimos depois ao mercado dos escravos que, apesar de ser um local de respeito, não tinha nada para ver... Vimos um monumento dos escravos, vimos uma igreja catolica que lá está ao pé e vimos duas câmaras onde eram enfiados os escravos...indescritível....hediondo...só de pensar no que já la foi feito...enfim....:/ Vimos um forte que foi contruido pelos Portugueses quando lá estiveram e mais nada. Acabou a nossa visita a Stone Town em 2h e pouco... A cidade não tem ar de ser insegura, há sempre alguem a querer vender alguma coisa aos turistas mas nunca de maneira agressiva ou incómoda.
O outro barrete que nos foi enfiado pelo Kobo foi o Safari Blue, que adorámos mas que depois nos foi dito que os "beach boys" faziam exactamente o mesmo por 1/3 do que pagámos..... Ficámos possessos! Enfim! O resto dos dias ficámos só pela praia...demos umas caminhadas para a praia vizinha, onde vamos sempre encontrando algo, um hotel, um lodge mais familiar, "beach boys" a querer vender algo...
Adorei Zanzibar! As praias são de areia fina e água azul, umas vezes com mais algas, outras não... Comprem uns sapatinhos de borracha, daqueles dos surfistas andarem nas rochas. Foi o que nos salvou, porque a caminhar pela praia e mesmo aventurarmo-nos mar adentro quando a maré baixa, por vezes só é possível mesmo com os sapatinhos por causa das pedras, corais e tantos mas tantos ouriços do mar!!!!
As pessoas do hotel são super simpáticas, mas também estão sempre à espera que lhes dêm gorja... Ora, se fossemos dar dinheiro cada vez que pediamos um cocktail....tinhamos gasto uma pipa de massa!!!!
Tive pena de não poder explorar mais a ilha mas é tão complicado por nós próprios fazermos as coisas. Senti-me um pouco encurralada pois eu e o meu marido estamos habituados a fazer nós as nossas viagens e ir aonde e quando queremos! Mas adorei tudo!
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Malta, já li exaustivamente quase todos os reports que existem no fórum sobre estas matérias mas, mesmo assim, decidi tentar a minha sorte e ver se consigo ficar a perceber mesmo bem esta história toda dos safaris, dos preços e das acomodações.
1º que tudo, o que é melhor? Ou quais as diferenças entre um safari no Quénia e na Tanzânia? Existe diferença nos valores?
2ºGostaria de alguma ajuda no sentido de ser eu própria a contactar directamente com os operadores de lá para agendar os safaris...
3º Relativamente a um tópico que alguem postou...já não me recordo quem...quando contactamos directamente com estes operadores no exterior, por ex a leopard tours, o que têm eles incluido? Transfers? taxas? voos de um local para o outro?(calculo que este não, mas ok...)
4ºJá vi tanta mas tanta opinião sobre o melhor hotel em Zanzibar que simplesmente não consigo chegar a uma escolha...
Gostaria da vossa ajuda, malta que já lá foi e não só!
Já tive alguns orçamentos da halcom e da abreu mas os valores são um bocadinho acima do que eu esperava, embora se saiba que africa (ironicamente) é um destino caro!
Agradeço a vossa atenção e aguardo ansiosamente as vossas dicas pois esta história da lua de mel já me está a deixar maluquinha :)
Então aqui vai pelo que sei, eu já estuve no Quénia e vou lá regressar em Setembro:
1º O Quénia é mais barato do que a Tanzânia, a comunicação é mais fácil (inglês), uma vez que na Tânzania não é dominada por grande parte da população e a menos que fales Suaili terás um problema. Regra geral, tirando zonas específicas, o tipo de animais e paisagens são as mesmas.
2º Se queres poupar dinheiro deves contactar operadores locais, existe um bom site http://www.safaribookings.com que tem as opções todas para onde há safaris em África, só a titulo de exemplo tem mais de 1300 operadores para o Quénia.
3º A empresa que contactei apresentou-me o preço com tudo, isto é, entradas em parques alojamento, alimentação conforme o programa e pick up point no hotel, pode ser também no aeroporto e largar-me no hotel e depois leva-me ao aeroporto.
4º Zanzibar não estive lá, mas pelo que sei a oferta é variada para todos os gostos e bolsos
Agora deixa-me que te diga mais uma coisa, ires a zanzibar (praia) e safari (quénia) terás que pagar 2 vistos.
Os voos para o Quénia são mais fáceis e mais baratos do que para a tanzânia.
Eu aconselho a não misturar as duas coisas, isto é praia e safari, sob pena de encarecer um pouco, penso ser mais vantajoso 2 idas, uma ao quénia para safris e outra a zanzibar para praia.
Espero ter ajudado
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Boas Lena,

quando diz "Em Zanzibar caímos na asneira de comprar ao Kobo 2 passeios...pelos quais pagamos um balurdio, soubemos depois...", alguma dica de como fazer então para salvar uns trocos?
A Leopard Tours tratou de tudo? Safari e ida e volta para e de Zanzibar?

Obrigada ;)
 
Última edição:

agnusporfius

Membro Conhecido
Malta, já li exaustivamente quase todos os reports que existem no fórum sobre estas matérias mas, mesmo assim, decidi tentar a minha sorte e ver se consigo ficar a perceber mesmo bem esta história toda dos safaris, dos preços e das acomodações.
1º que tudo, o que é melhor? Ou quais as diferenças entre um safari no Quénia e na Tanzânia? Existe diferença nos valores?
2ºGostaria de alguma ajuda no sentido de ser eu própria a contactar directamente com os operadores de lá para agendar os safaris...
3º Relativamente a um tópico que alguém postou...já não me recordo quem...quando contactamos directamente com estes operadores no exterior, por ex a leopard tours, o que têm eles incluído? Transfers? taxas? voos de um local para o outro?(calculo que este não, mas ok...)
4ºJá vi tanta mas tanta opinião sobre o melhor hotel em Zanzibar que simplesmente não consigo chegar a uma escolha...
Gostaria da vossa ajuda, malta que já lá foi e não só!
Já tive alguns orçamentos da halcon e da abreu mas os valores são um bocadinho acima do que eu esperava, embora se saiba que África (ironicamente) é um destino caro!
Agradeço a vossa atenção e aguardo ansiosamente as vossas dicas pois esta história da lua de mel já me está a deixar maluquinha :)
Olá Lena Viera Ramos,

Vou tentar ajudar uma vez que passei por isso para organizar a viagem que fiz este ano ao Quénia. Relativamente às diferenças entre o Quénia e a Tanzânia elas são, em termos de paisagens e animais, muito poucas, uma vez que estamos a falar do mesmo grande ecossistema. Obviamente, que quer num quer noutro país existem algumas particularidades apenas ai existentes. Segundo, aconselho vivamente o contacto dos operadores locais, eu próprio todas as viagens que efectuou uso sempre o mesmo, é uma empresa no Quénia, mas organiza viagens tanto num como noutro país e ainda no Uganda. Terceiro, a comunicação é muitíssimo mais fácil no Quénia, onde a grande maioria da população fala o Inglês, ao passo que na Tanzânia a comunicação em Inglês é mais difícil.

Quanto ao tipo de alojamento existem basicamente quatro tipos:
- Luxury +
- Luxury
- Mid-range
- Budget

Em função da opção assim será o custo final. Nas opções Luxo+ e luxo por vezes existem ainda outras coisas a mais.

Agora, o mais importante é definir o número de dias e se pretende fazer ou não praia. Lembro que Zanzibar é um local fantástico, mas existem outros com igual qualidade e talvez não tão caros e que dispensam viagem de avião.

A titulo de exemplo, o MASAI MARA e o SERENGUETTI em bom da verdade são o mesmo parque, só assim não é porque a parte que está no Quénia CHAMA-SE MASAI MARA A QUE ESTÁ NA Tanzânia Chama-se Serenguetti. Para a visita desta área o mais importante é ter definido a altura do ano em que vai.

Assim, sendo quando estariam a pensar ir, por quanto tempo e com ou sem praia.
 
Boa tarde.
Eu fiz isso que pretende o ano passado.
Fiz um safari na Tanzânia e depois fui para a praia em zanzibar e ainda passei 2 dias por stone town.
Marquei tudo directamente.
Os voos foram Porto-Frankfurt pela lufthansa, Frankfurt - Kilimanjaro pela ethiopian airlines, Kilimanjaro-zanzibar pela fastjet, zanzibar - Frankfurt pela ethiopian airlines e Frankfurt-Porto pela lufthansa. Os voos da ethiopian fizeram escala adis abeba.
O safari fiz a minha medida com um operador da tanzania.
O hotel marquei directamente. Se tiveres duvidas diz.
Boa noite.
Quanto gastou na sua viagem? Ando a ver se consigo gastar ate 1500€ com safari e Zanzibar. :)
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Boas, acabei de chegar do Kenya e estive em Diani Beach. Optei por não ir a Zanzibar. E agradeço a mim mesma todos os dias essa escolha. O mar é semelhante ou melhor no Kenya, mais barato, evitam-se voos e vistos e explora-se mais aprofundadamente o Kenya, saindo assim da rota chapa 5 Tanzania + Zanzibar ou Kenya + Zanzibar.
 
Última edição por um moderador:
Catarina, boa tarde, não percebi a sua pergunta.
1500€ para fazer um safari e ir a Zanzibar?
1500€ o voo, é isso?
Boa noite Matilde, Safari+Zanzibar até 1500€.
Gostava imenso que me desses algumas luzes pois adoraria também fazer essa viagem e de preferência por "conta própria" ;) obrigada espero que me possas ajudar...;)
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Boa noite Matilde, Safari+Zanzibar até 1500€.
Gostava imenso que me desses algumas luzes pois adoraria também fazer essa viagem e de preferência por "conta própria" ;) obrigada espero que me possas ajudar...;)
Acho que é impossível fazer essa viagem por esse preço.
 
Última edição por um moderador:

agnusporfius

Membro Conhecido
Mesmo assim duvido mas em qualquer caso seria sempre um valor sem vôos.
Sem voos é perfeitamente possivel, pois ora vejamos, um safari de 3 dias em alojamento budget ao Masai Mara, a partir de Nairobi fica entre os 300 e 400USD. Uma noite em Zanzibar na casa dos 100€/noite é perfeitamente possivel. Por isso dependendo do número de noites de Zanzibar e o número de dias de safaris e parques a visitar condiciona isso, sendo que na Tanzania é sempre mais caro.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Sem voos é perfeitamente possivel, pois ora vejamos, um safari de 3 dias em alojamento budget ao Masai Mara, a partir de Nairobi fica entre os 300 e 400USD. Uma noite em Zanzibar na casa dos 100€/noite é perfeitamente possivel. Por isso dependendo do número de noites de Zanzibar e o número de dias de safaris e parques a visitar condiciona isso, sendo que na Tanzania é sempre mais caro.
Estava a pensar na Tânzania, que é mais cara que o Quénia.

Mesmo assim um safari de 3 dias ao Masai Mara por 400USD ou não é fácil de encontrar ou as condições de alojamento devem ser um bocado precárias, mas aí já não digo que não, só vendo.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Estava a pensar na Tânzania, que é mais cara que o Quénia.

Mesmo assim um safari de 3 dias ao Masai Mara por 400USD ou não é fácil de encontrar ou as condições de alojamento devem ser um bocado precárias, mas aí já não digo que não, só vendo.
Não é dificil. Qualquer operador no Quénia pratica este preço. Falo com conhecimento de causa. Sendo budget dormes em tenda grande com cama de casal ou 2 camas e tens casa de banho privada. Não tens é luz tirando um curto periodo á noite e de manhã.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não é dificil. Qualquer operador no Quénia pratica este preço. Falo com conhecimento de causa. Sendo budget dormes em tenda grande com cama de casal ou 2 camas e tens casa de banho privada. Não tens é luz tirando um curto periodo á noite e de manhã.
Ando cheio de vontade de ir ao Quénia (ou à Tanzânia, mas aí não consigo chegar) mas confesso que não andei à procura de alojamento em tendas budget, acho que a minha mulher me matava:D:D.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Ando cheio de vontade de ir ao Quénia (ou à Tanzânia, mas aí não consigo chegar) mas confesso que não andei à procura de alojamento em tendas budget, acho que a minha mulher me matava:D:D.
Nem em todos os parques é possível esse tipo de alojamento. Podes ver o meu report sobre o Quénia que tem algumas fotos. Além disso se quiseres trocar ideias estás à vontade, já muitos por lá fizeram safaris com a minha ajuda.
 
Última edição por um moderador:
Top