Novidades

Saara Ocidental

muelito

Membro Novo
Estou a pensar viajar, para este destino, este ano. Tenho duas viagens planeadas e esta seria a viagem solitária. Acham seguro viajar só para este destino? De Marraquexe até ao Saara Ocidental, como pode ser feita a viagem? Quanto tempo demora ? O custo de vida neste país?... Preço médio de uma refeição?... Transportes?... Época do ano recomendada para viajar para este destino? Lugares a não perder?
Pretendo viajar por minha conta, sem planos, até onde o orçamento der. Fugir de hotéis caros e outros luxos. Aproveitar a riqueza do país cultural e paisagística.
Alguma sugestão adicional?

cumprimentos
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Muelito ;)

O ano passado fiz com 3 amigas um circuito por Marrocos meio planeado por nós e complementado com circuito de agência pois tínhamos algum receio de nos aventurarmos pela zona das montanhas e deserto, especialmente por sermos só mulheres. Em relação à segurança, tendo em conta que não ficámos na rua até às tantas da noite, considero o país bastante seguro e o povo muito simpático e prestável. Encontramos vários viajantes solitários pelo país, inclusive um estrangeiro que andava a cruzar África de bicicleta.

»» O circuito que fiz foi este: Casablanca » Rabat » Tanger » Chefchaouen » Fès » Ifrane » Agoudal » Todra Gorge » Vale du Draa » Rissani » Merzouga » Erg Chebi Dunes » Ouarzazarte » Ait Ben Haddou » Marrakech » Essaoiura » Marrakech» Ouzoud » Marrakech
Parte foi feito em transportes públicos e o trecho Fès» Marrakech foi em jipe 4x4 (esta parte foi com agência). Os transportes entre cidades são bastante razoáveis e com vários horários e baratos. Os bilhetes comprei sempre na hora sem dificuldade. Para a zona das montanhas e deserto também existem autocarros mas com menos horários e com trajectos muito demorados. O mais prático é em transporte próprio (com grande probabilidade de te perderes nas estradinhas secundárias com indicações em árabe!!) ou contratares uma agência só para esses dias, assim dá para ir parando.
Podes ver os horários e tempo do trajecto dos comboios e bus aqui ONCF Espace Voyageurs

»» O custo de vida para o nosso padrão é barato. Nos 16 dias que lá estive gastei menos de 1500€ com tudo, incluindo gifts (750€ foi a parte dos 9 dias da agência). As refeições fazes por volta dos 6€ ou pouco mais. Na costa o peixinho fresco já custa mais. E restaurantes finórios também.
»» Em relação às estadias, fiquei em riads nas medinas. Sai mais barato, é muito mais pitoresco e tem um ambiente mais familiar. Os que não faziam parte dos dias do tour marcámos pelo booking ou Agoda.

»» Época do ano: fui em Junho e em Marrakech já apanhei mais de 40º a 18-19 Junho. Suponho que o melhor seja até Maio e a partir de Setembro.
»» Lugares a não perder: depende do gosto de cada um, é claro! Adorei a Mesquita em Casablanca, a zona costeira de Rabat, Chefchaouen e Fès são imperdíveis, dormir uma noite na quietude do deserto é inesquecível, o kasbah de Ait Ben Haddou merece uma visita assim como a estrada para lá chegar (rota dos 1000 kasbah), a praça de Marrakech à noite é algo "do outro mundo", Essaouira é uma cidade pesqueira muito pitoresca e pouco turística... sinceramente adorei a viagem e tenho dificuldade em escolher o top!!

»» O site do João Leitão, um português que lá vive e tem um riad em Ouarzazate, está cheio de dicas Guia de Viagem para Marrocos

Espero que as dicas sejam úteis e qualquer coisa, apita!
Vou tentar fazer um report da minha viagem.... mas deve demorar uns dias pois foram 16 dias!

;)Paula
 

rum

Membro Conhecido
É pá... muita pergunta de resposta difícil. Antes demais, aquilo é Africa pura e dura...

O Saara Ocidental é visitável em campanhas organizadas normalmente de 4x4, fazer a solo em transportes é uma aventura. Como disse aquilo é Africa pura e dura e transportes há quando houver... Eu não conheço o Saara Ocidental embora tenha chegado perto da fronteira de Marrocos e estamos a falar de zonas inóspitas... onde as coisas acontecem ao ritmo deles. Acredito que haja transportes (autocarros) para algum sitio algures no Sahara Ocidental desde Marraquexe ou pelo menos até Tan-Tan ou até à fronteira via Agadir. Transportes entre as cidades deles... tenho a ideia de que há... quando houver... aquilo é África... ou seja é mesmo para quem não em grande planos.

Porém, mais uma vez tenho a ideia, e devido ao facto de dos problemas internos que o país ainda sofre devido aos movimentos independentistas, que as autoridades não gostam muito de viajantes a solo, são alvos fáceis de falsos guias e de alguns "bandidos". Outros dos problemas, que não se colocam para quem usa transportes públicos, são os campos minados para quem conduz fora de estrada é lá é fácil é preciso ter atenção.

O tempo é sempre sempre seco... quase nunca chove e normalmente quente. Fugir dos hotéis caros não sei se é fácil fugir, depende da oferta, dos luxos deve ser muito mais fácil.
 

muelito

Membro Novo
São de facto bastantes perguntas e as respostas foram excepcionais. Foram muito prestáveis. O site do João Leitão que a Paula me indicou está muitíssimo bom, ainda não vi tudo. A confirmar-se o que o rum indicou, irei ficar por outros destinos mais acessíveis por outras vias que não o "all terrain" e as agências que exploram essas rotas. Estive a ver um "mini" report aqui no site e adorei, fiquei excitadissimo. Aqui fica o link desse report
Antes de ir vou tentar ler um bocado sobre a cultura/historia do pais, para ter ideia do que vale a pena visitar e não perder nada.

Off- Topic : O Rum tem ai um report que eu estou a equacionar para muito breve também e que já estive a espreitar. Estou a falar do transiberiano...mas isso no meu caso era para demorar imenso tempo e talvez ficar por la até ; )

cumprimentos para todos e obrigado pelas respostas
 

rum

Membro Conhecido
Marrocos é um destino muito fácil e acessível. Fica mesmo aqui ao lado. E se tivermos uma viatura 4x4 ainda melhor. Já o Western Sahara, acho que só mesmo em 4x4.

O transiberiano, se tiveres tempo e orçamento... é uma grande aventura. Quando no tópico inicial falaste em aproveitar a riqueza do país cultural e paisagística, não sei se é por ser aquela especificamente aquela cultura, a Árabe, ou se é por ser diferente e exótica se for o caso investiga a opção Mongólia culturalmente muito diferente da nossa e paisagisticamente tal como o Western Sahara... é inóspita.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
O mais a sul que fui foi a Ouarzazarte e Essaouira. Se a zona mais sul é tão inóspita como o @rum diz também concordo que o melhor será 4x4 e de preferência com guia... a zona de montanha por onde andei foi com guia marroquino e ainda bem pois a sinalização não é grande coisa e existem estradas cortadas/estragadas!

Como referi entre as cidades principais é fácil e seguro andar nos comboios e autocarros. Os horários estão disponíveis no site da ONCF e da Supratours e compra-se na hora sem problema. Fiz de comboio os percursos entre Aeroporto-Casablanca-Rabat-Tânger e autocarro entre Tânger-Chefchaouen-Fès e Marrakech-Essaouira.
Caso não te queiras aventurar sozinho existem várias agências portuguesas que fazem tours um pouco diferentes do típico "Cidades Imperiais". Deixo-te aqui algumas que pesquisei antes de nos decidirmos pela The Wanderlust para complementar a nossa viagem:
Portugueses em Viagem : Viagens e Expedições
Nomad - Evasão e Expedições
Outlines
Mundo de Aventuras - Viagens e Expedições de Aventura
LANDVENTURE | Expedições & Safáris
Morocco Tours, Private Guided Tours & Excursions and viaje por marruecos, viaje en marruecos »»» agência marroquina com quem andei os 5 dias de 4x4, pertence a 2 irmãos e são 5*
Se ainda não viste este video, aconselho para "dismistificar" um pouco a ideia que temos de Marrocos: A Van da Minha Avó

Marrocos merece uma viagem. Cruzei-me com gente simpática e prestável (e chatinhoscom as compras). Gostava de ter ido a Meknes, Volubilis e mais, mas 15 dias não chegavam!
:) Paula
 

muelito

Membro Novo
Estou a ver aos pouquinhos os sites que a Paula indicou e pelo caminho vou descobrindo mais coisas interessantes. Tenho tirado notas e já terei praticamente todo o itinerário em vista. Contudo persiste uma dúvida. E a orla costeira de Marrocos? Será Marrocos só deserto? O itinerário está a afastar-me da costa em direcção a este e o sudeste de Marrocos, com alguns locais "visitáveis" mais a norte, como o caso de Fez e Ouzoud. Praticamente não vi nada onde falasse das praias em Marrocos.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Muelito, para chegares ao deserto tens de fazer muitos e muitos quilómetros e muitas e muitas curvas de montanha ;)

Em relação à praia, os locais mais conhecidos em termos turísticos são Saidia e Agadir. Não conheço e pelo que entendi também não te deve interessar muito pois é mais turismo!

Em Casablanca na zona da Mesquita é mais rochas, mas se andares para sul pela Corniche ao longo da costa tem praia de areia.
Em Rabat e Salé tem uma praia imensa, não fui mas estava cheia de pessoal.
Em Tânger o areal também é grande e calmo. Não muito longe tens umas grutas que podes visitar, as grutas Hércules... não fui por não ter tempo, mas tive pena.
Em Essaouira a praia também é enorme. O local é ventoso e conhecido pelo kite e windsurf. E a 25km tens as praias de Cap Sim e Sidi Kaouki que, segundo li, são porreiras.
A sul de Agadir tens Sidi Ifni que li também ser boa.
Em Ouzoud tens as cascatas onde podes ir a banhos.
Perto de Chefchaouen tens o Parque Nacional de Talassemtane. Não fui mas vi fotos bonitas das cascatas de Akchour onde também podes ir a banhos.

Certamente haverá muito mais pela costa mas estes locais foi por onde andei ;)
 

muelito

Membro Novo
Olá Paula. As melhores praias propriamente ditas, encontram-se a norte de Marrocos, à excepção de Sidi Ifni que tu indicaste. Pode ser que se ainda tiver tempo e dinheiro, dê la um salto.
Tenho estes pontos para visitar no meu itinerário:
Rio Todgha ou Rio Dadès;
Ouzoud - Cascatas de Ouzoud;
Tizi n'Tichka; Zagora;
Oasis de Fint;
Aït Ben Haddou
Tahannaout
Asni

De Marraquexe a Fez são 500km por isso ainda estou a ponderar. Porventura ficara para outra viagem mais pelo norte
 
Top