Novidades

São Miguel - Trilhos

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá,

A ida a São Miguel está muito próxima e gostavamos de fazer, pelo menos, uma caminhada num dos trilhos da ilha.
Estive a ver neste site os trilhos existentes(não sei se há mais...) e dos 20 existentes, gostei muito das fotos de 4 ou 5 deles. Desses, há um que me despertou especial interesse:

Mata do Canário - Sete Cidades - São Miguel PR4SMI

Esta espectacular passagem é de encher o olho:
http://cdn.revistaport.com/2014/10/A%C3%A7ores.jpg


Como este percurso é bastante extenso e principalmente, não é circular, estamos a pensar fazer só parte dele e depois, voltar para trás.

O que pergunto é se alguém já fez estes trilhos e qual aconselha.

Obrigado.
 
Última edição por um moderador:

Francisco Costa

Membro Novo
Para aceder ao local dessa foto basta bastar um pequeno percurso que parte da lagoa do canário até ao miradouro da grota do inferno.
Eu em 2010 fiz o trilho da Serra Devassa (PRC5SMI) que têm a vantagem de ser circular. Este trilho parte das lagoas empadadas e permite ver várias outras lagoas que não são visíveis a partir de automóvel.
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Essa foto é bem enganosa, pois essa foto não faz parte do trilho Mata do Canário-Sete Cidades!...

A foto que indicou é de um miradouro que fica numa estrada sem saída, mais junto à Lagoa do Canário... Olhando para o mapa do trilho é o caminho paralelo que passa junto à lagoa, que fica mais a poente...
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Subbuteiro disse:
Essa foto é bem enganosa, pois essa foto não faz parte do trilho Mata do Canário-Sete Cidades!...

A foto que indicou é de um miradouro que fica numa estrada sem saída, mais junto à Lagoa do Canário... Olhando para o mapa do trilho é o caminho paralelo que passa junto à lagoa, que fica mais a poente...
Não estou a perceber.
Acho que a foto foi tirada sensivelmente daqui:

Podia esclarecer melhor, sff ?
 

Francisco Costa

Membro Novo
Cláudio Pereira disse:
Não estou a perceber.
Acho que a foto foi tirada sensivelmente daqui:

Podia esclarecer melhor, sff ?
O local dessa foto (miradouro da grota do inferno) fica junto á lagoa do canário.
Para aceder ao local basta subir a estrada de terra batida que parte junto á lagoa do canário .

http://solagasta.com/caminhada-na-lagoa-do-canario-e-miradouro-da-grota-do-inferno-ponta-delgada-sao-miguel-acores/

https://www.google.pt/maps/dir/37.8424405,-25.7607921/37.8351707,-25.7585927/@37.8391616,-25.7603951,16z/data=!4m2!4m1!3e2
 

Angela P

Membro
Olá boa noite,
Também tenho andado a pesquisar sobre trilhos na ilha de São Miguel. Aqui no portal não encontrei informação sobre isso.
Encontrei o Walkme guide (http://www.walkmeguide.com/pt/) que tem alguns percursos e tem uma aplicação para telemóvel, o que irá ser útil.
Mas também gostava de ter a opinião de quem já fez algumas destas caminhadas e quais as melhores.
Obrigado
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Cláudio Pereira disse:
Não estou a perceber.
Acho que a foto foi tirada sensivelmente daqui:

Podia esclarecer melhor, sff ?
O Francisco Costa já deu algumas indicações, mas vou tentar ajudar-lhe...

Se olhar para o mapa do trilho Mata do Canário - Sete Cidades, vai reparar numa estrada sem saída junto à lagoa do canário, certo? No fundo dessa estrada, acessível de carro através de uns horários condicionados, chegamos a um Parque de Merendas e depois a pé, acedemos a essa escada e Miradouro.

A foto foi tirada desta coordenada: Latitude: 37.84247624 Longitude: -25.76254651 Altitude: 785m
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Subbuteiro disse:
O Francisco Costa já deu algumas indicações, mas vou tentar ajudar-lhe...

Se olhar para o mapa do trilho Mata do Canário - Sete Cidades, vai reparar numa estrada sem saída junto à lagoa do canário, certo? No fundo dessa estrada, acessível de carro através de uns horários condicionados, chegamos a um Parque de Merendas e depois a pé, acedemos a essa escada e Miradouro.

A foto foi tirada desta coordenada: Latitude: 37.84247624 Longitude: -25.76254651 Altitude: 785m
A estrada sem saída que te referes, é esta, certo ?

É que à volta da Lagoa do Canário, só há essa sem saída e quando me dizem estrada, penso sempre que é alcatroada. Portanto, é uma estrada de terra batida, ainda para mais, com cancela.

Pelo que em dá a entender pelo google maps, também é acessível a pé por aqui.
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Cláudio Pereira disse:
A estrada sem saída que te referes, é esta, certo ?

É que à volta da Lagoa do Canário, só há essa sem saída e quando me dizem estrada, penso sempre que é alcatroada. Portanto, é uma estrada de terra batida, ainda para mais, com cancela.

Pelo que em dá a entender pelo google maps, também é acessível a pé por aqui.
Exactamente essa. Vá-se habituando a que algumas estradas nos Açores sejam de "terra batida" que lá tem um nome próprio que não me recordo...

Esse portão que se vê no StreetView está fechado em alguns dias/horários... Quando aberto pode ir de carro até o cimo/fim do caminho e aí aceder facilmente a esse miradouro...

Em último caso, segue o caminho que indicou, que deverá ter uma vista bem mais interessante...
 

Francisco Costa

Membro Novo
Exactamente essa. Vá-se habituando a que algumas estradas nos Açores sejam de "terra batida" que lá tem um nome próprio que não me recordo...
A essas estradas os açorianos chamam canadas.


No final de junho também tenciono ir até esse miradouro, pois em 2010 por desconhecimento visitei só a lagoa do canário e não subi até lá cima.
 
Ola a todos, peço só que quando iniciarem os trilhos e em especial na Zona das Sete Cidades, terem atenção ao estado do tempo.
Porque essa zona é propensa a nevoeiro e varias pessoas já se perderam.
 

JAT

Membro Ativo
A zona oposta às sete cidades (Nordeste/Povoação) também tem caminhos pedestres muito bonitos. Isso sem falar do trilho que liga o monte escuro aos tanques de agua D'alto ou praia D'alto, passando pela lagoa de fogo.
Qualquer dúvida, ou informação disponha, é só questão de me enviar msg que não tenho qualquer tipo de problema em ajudar/encaminhar.

PS: Não tenho qualquer interesse comercial, apenas tento ajudar e fazer com que, quem nos visite leve o que de melhor EXISTE nos AÇORES.
 
Top