Novidades

Ryanair

nbr8d4sd

Membro Novo
ola pessoal,

Eu precisava da vossa ajuda pk para a proxima semana vou viajar pela 1ª vez pela ryanair.
O problema é k vamos um grupo de 7 amigos e um deles tem menos de 16 anos, neste caso eu não sei bem o que fazer para preencher o BI dele no check in online.
Ja me disseram para colocar no BI dele o numero do BI do irmão k tambem vai viagar conosco, mas tambem ja me disseram para colocar o numero de BI dele mesmo..
Relativamnet as bagagens de mão, será k uma mochila de campismo é mt grande ??

obrigada
 

jfreitas

Membro Conhecido
nbr8d4sd disse:
ola pessoal,

Eu precisava da vossa ajuda pk para a proxima semana vou viajar pela 1ª vez pela ryanair.
O problema é k vamos um grupo de 7 amigos e um deles tem menos de 16 anos, neste caso eu não sei bem o que fazer para preencher o BI dele no check in online.
Ja me disseram para colocar no BI dele o numero do BI do irmão k tambem vai viagar conosco, mas tambem ja me disseram para colocar o numero de BI dele mesmo..
Relativamnet as bagagens de mão, será k uma mochila de campismo é mt grande ??

obrigada
Se é menor tem de ter autorização dos tutores para viajar (declaração reconhecida notarialmente)

Essa ideia de colocar um bi falso... nem tem comentários, porque é um crime que dá prisão (além de que nem sequer permite o embarque)

Quanto à mochila poder ser bagagem de mão.. depende das dimensões e do peso da mochila. O site da ryanair tem as medidas autorizadas.
 

nbr8d4sd

Membro Novo
obrigada pela resposta.
Ma a ideia não seria colocar o BI falso.
Segundo percebi pelo site no sitio do BI do menor teria de se colocar o BI do progenitor ou tutor, k neste caso e o irmão dele k tambem vai na viagem ...

Eu ja vi as dimensões mas a minha questão seria se eles são assim tão rigorosos

Obrigada
 

Asae

Membro Conhecido
É melhor contares com rigor quando se trata de menores apesar de eu já ter passado pela situação onde no aeroporto ninguém ligou absolutamente nada mas... é raro e não teres as devidas autorizações pode ser muito problemático.
 

rocha84

Membro Novo
Ultimamente tem sido mais rigorosos ... no inicio deixavam passar praticamente tudo.. o que acontecia e acontece é que a maior parte so leva as malas de mão e depois não cabe tudo nos compartimentos e ficam malas no chão do avião, o que já vi em vários voos.

Podes até ter a sorte de te deixarem embarcar aqui com a mala assim e depois à vinda te obrigarem a fazer o check in da mala pk tem dimensoes maiores do que permitidas.

Eles tem ainda (normalmente perto do local de entrada para o embarque) um medidor de malas, se a mala couber lá não há problema :x

Relativamente ao rapaz com 16 anos não te sei mesmo ajudar :x
 

jfreitas

Membro Conhecido
nbr8d4sd disse:
obrigada pela resposta.
Ma a ideia não seria colocar o BI falso.
Segundo percebi pelo site no sitio do BI do menor teria de se colocar o BI do progenitor ou tutor, k neste caso e o irmão dele k tambem vai na viagem ...

Eu ja vi as dimensões mas a minha questão seria se eles são assim tão rigorosos

Obrigada

Ok! então a situação do irmão não é como a expuseste... se o irmão é o tutor!

provavelmente trens de por o BI de quem viaja e ter autorização!

Quanto ao rigor na medição das malas, tudo depende de quem apanhas pela frente.. e eu não contava com flexibilidades. Na Ryanair, actualmente não me acredito que existam (por vezes custa mais o transporte da bagagem que o próprio vôo como tal... devem ser certamante rigorosos.
 

jfreitas

Membro Conhecido
rikard017 disse:
De nada. Esqueci-me de referir que basta ires ao notário para pedir a autorização custa cerca de 8 € :p
A declaração tem de ser feita de acordo com uma minuta que se pode obter no site do SEF (serviço de estrangeiros e fronteiras) e depois de assinada é que têm de ser reconhecidas, as assinaturas, num notário ou num advogado.
 

ladym

Membro Conhecido
Atenção que parece-me que o irmão tem mesmo que ser o tutor legal, ou seja, não pode ser o turot penas pq é irmão e pq dá jeito na altura...normalmente os tutores são os pais :p
 

Asae

Membro Conhecido
A isto de autorizações eu sei responder lol.

O irmão para não precisar de autorização tem de ter a guarda total, o que acho dificil que um tribunal dê, e, tem de levar esse comprovativo do Tribunal para o aeroporto.

Se tiver a guarda parcial ou conjunta e mesmo que lá esteja escrito que a criança está á responsabilidade e a viver com o irmão, não interessa para nada...

O mesmo acontece se for um dos pais o Tutor, se não tiver a guarda total da criança, o que dificilmente um Tribunal dá e só em algumas excepções, o pai ou a mãe não podem sair do pais sem autorização escrita do Tribunal (o que pode demorar meses) ou uma carta assinada no notário em como o outro autoriza a saída do menor com Y ou Z...

Passei por isso para sair do país com o meu irmão e com a minha enteada portanto... mais dúvidas? :p
 

Chinchilla

Membro
Cheguei de férias este último fim-de-semana e viajei também pela Ryanair e basicamente eles não controlaram nada.

Assisti a um caso de umas pessoas que levavam bagagem de mão maior do que o permitido e a hospedeira só aconselhou essas pessoas a evitarem aquela mala e nada mais.

Depende mesmo das pessoas que nos aparece.

Ainda assim eu prefiro sempre não arriscar e levar tudo dentro dos conformes.

A minha bagagem de mão até é ligeiramente mais pequena do que os limites da Ryanair, pois, os limites da Spanair são menores.
 

jfreitas

Membro Conhecido
sls disse:
A isto de autorizações eu sei responder lol.

O irmão para não precisar de autorização tem de ter a guarda total, o que acho dificil que um tribunal dê, e, tem de levar esse comprovativo do Tribunal para o aeroporto.

Se tiver a guarda parcial ou conjunta e mesmo que lá esteja escrito que a criança está á responsabilidade e a viver com o irmão, não interessa para nada...

O mesmo acontece se for um dos pais o Tutor, se não tiver a guarda total da criança, o que dificilmente um Tribunal dá e só em algumas excepções, o pai ou a mãe não podem sair do pais sem autorização escrita do Tribunal (o que pode demorar meses) ou uma carta assinada no notário em como o outro autoriza a saída do menor com Y ou Z...

Passei por isso para sair do país com o meu irmão e com a minha enteada portanto... mais dúvidas? :p
No espaço Schengen já não é preciso nada disso. Qualquer um pode sair com menores sem ser necessária a utorização do 2º...

A informação no site do SEF, ainda não está actualizada (não estava em julho).
 

Ruca 22

Membro Novo
Da minha experiência pela ryanair para Londres as minhas dicas são as seguintes:
1- Tenham muita atenção ao tamanho e peso das bagagens ou arriscam a pagar um "balurdio" de taxas extras
2-Para os menores é OBRIGATÓRIO levarem o BI (o passaporte não é suficiente) pois só este documento refere o nome dos pais.
3- Caso os menores não viagem acompanhados dos dois progenitores é OBRIGATÓRIO levar a "declaração" formal do SEF com assinatura reconhecida dos progenitores e com a identificação do acompanhante.
4- NÃO FACILITEM, pois sugeitam-se a sérios problemas.
5- Aproveitem bem Londres, pois é uma cidade fantástica e não deixem de assistir a um "Musical" pois inesquecíveis.

Boas viagens

Rui
 

Lvet

Membro Novo
Desculpem ressuscitar este tópico mas achei que nao havia necessidade de criar um novo já que a minha dúvida tem a ver com a companhia. Nunca viajei com a Ryanair, aliás, nunca andei de avião (lol), mas na próxima semana vou a Londres, da experiência que já têm acham que compensa o embarque prioritário? Ou seja, já alguém teve problemas em não ficar junto da pessoa com quem vai?
 

Lamy

Membro Novo
se chegares muito tarde sim, mas depende se o voo vai cheio.

eu fui a Roma e para lá fomos todos juntos porque não ia cheio, mas para cá só fui junto com a minha namorada , com os meus 2 outros amigos fomos separados porque estava completamente cheio!|

para mim nao compensa , mas tu é que sabes. são sempre oito euros que poupas

quanto ao tópico das malas, em Roma simplesmente borrifaram-se para as malas, tanto que iam raparigas com aquelas malas de inter-rail e ninguem disse nada.. mas ca no Porto, um italiano ia com a mala ligeiramente maior e pagou 40euros.. portanto é uma questão de sorte
 

TeK

Membro Conhecido
Arrisca, já me aconteceu vir de Tenerife eu numa ponta e a minha namorada na outra, sentei-me ao lado dela e disse à comissária de bordo, quando chegou a pessoa para o lugar onde eu estava, ela pediu-lhe que fosse para o meu suposto lugar, mas isto foi com a Air Europa.

Cumpts
 

Lvet

Membro Novo
Obrigada a todos. Decidi comprar o embarque. Quando voltar deixo as minhas impressões. Tenho mais uma dúvida que não me
parece ficar 100% esclarecida nas FAQs da companhia. Podemos levar algum tipo de lâmina de barbear na mala de cabine? Alguém tem a experiência?

EDIT: Outra dúvida. Durante a viagem têm-se acesso á mala? Por exemplo para usar o portátil?

Cumprimentos
 
Top