Novidades

Ryanair / easyJet - Reembolso por falecimento familiar

EFontes

Membro Ativo
Olá :):)

Vou relatar a minha experiência no que se refere a solicitar o reembolso na Ryanair e na easyJet por motivos de falecimento de familiar (ocorreu em Março de 2016).
Infelizmente, aconteceu a morte de um familiar directo que não viajava, enquanto estava de viagem no estrangeiro e como tinha lido nos Termos e Condições de ambas as companhias que haveria essa possibilidade (de reembolso), vou expôr como tudo se processou.

Ryanair: já nos encontrávamos no destino (era uma viagem de 3 dias), quando ao 2º dia tivemos que regressar imediatamente a Portugal. Procurei no site da Ryanair possibilidades de regressar a casa o mais rapidamente possível. Como não havia ofertas que correspondessem ao que procuramos, escolhemos outra companhia para viajar.
Quando regressei a Portugal, procurei no site da companhia como pedir o reembolso e deparei-me com a seguinte página: https://refundclaims.ryanair.com/?lg=PT.
Preenchei com os dados solicitados, mas no fim dava sempre erro. Suspeitei que fosse porque já tinha utilizado o voo de ida e o formulário era bastante rígido, não tinha outras opções.
Não me dei por vencida, e envie um email para o Serviço ao Cliente a explicar a situação, com cópia da certidão de óbito, e na semana seguinte responderam-me a informar que iriam proceder à devolução do valor dos voos de regresso de todos os passageiros, para o meio de pagamento usada à data da compra da viagem. Passados 2/3 dias dinheiro na conta.:)

easyJet: a viagem seria passados 7 dias após o falecimento, e após, pesquisa no site (a informação era pouca), decidi enviar email a expor a situação. Como não obtive resposta (nem email automático a confirmar a recepção do mesmo), decidi ligar para o call center.
Prontamente, enviaram um voucher pela totalidade do valor pago, com as seguintes condições:
- poderia ser usado por outras pessoas que não as que tinham inicialmente reservado a viagem
- poderia ir usando o valor, conforme pretendesse, não era obrigada a usar uma única vez o valor total
- poderia usar o voucher até 6 meses após a emissão do mesmo, para as datas que pretendesse. (por ex: o voucher caducava a 30/09/16, mas poderia marcar viagens até o ano seguinte)
- viagem teria de ser marcada através do call center.
No caso da viagem pela easyJet, só uma pessoa era familiar directo do falecido, no entanto, nem questionaram o parentesco dos passageiros.

A marcação da viagem já foi feita (gastei 7€ ao ligar para o call center :mad::mad::mad:), no entanto, caso não estivesse atenta e não estivesse consultado os valores na net, a viagem ficaria pelo triplo. Possivelmente praticam preços diferentes, mas após explicar que estava a ver um preço na Internet, queria que me fosse aplicado aquele, lá fizeram todos os descontos e só paguei mesmo o que estava no site da companhia.

Conselhos:
nunca é uma situação fácil, porque há assuntos bem mais importantes para se resolver quando acontece o falecimento do familiar, mas eu tratei das 2 situações nos 2/3 dias seguintes, porque tinha receio que após algum tempo não aceitariam o pedido de reembolso.

Espero que não seja uma situação porque tenham de passar, mas caso aconteça espero que seja um post útil. ;);)
 
Última edição por um moderador:

SPG

Membro Novo
Olá :):)

Vou relatar a minha experiência no que se refere a solicitar o reembolso na Ryanair e na easyJet por motivos de falecimento de familiar (ocorreu em Março de 2016).
Infelizmente, aconteceu a morte de um familiar directo que não viajava, enquanto estava de viagem no estrangeiro e como tinha lido nos Termos e Condições de ambas as companhias que haveria essa possibilidade (de reembolso), vou expôr como tudo se processou.

Ryanair: já nos encontrávamos no destino (era uma viagem de 3 dias), quando ao 2º dia tivemos que regressar imediatamente a Portugal. Procurei no site da Ryanair possibilidades de regressar a casa o mais rapidamente possível. Como não havia ofertas que correspondessem ao que procuramos, escolhemos outra companhia para viajar.
Quando regressei a Portugal, procurei no site da companhia como pedir o reembolso e deparei-me com a seguinte página: https://refundclaims.ryanair.com/?lg=PT.
Preenchei com os dados solicitados, mas no fim dava sempre erro. Suspeitei que fosse porque já tinha utilizado o voo de ida e o formulário era bastante rígido, não tinha outras opções.
Não me dei por vencida, e envie um email para o Serviço ao Cliente a explicar a situação, com cópia da certidão de óbito, e na semana seguinte responderam-me a informar que iriam proceder à devolução do valor dos voos de regresso de todos os passageiros, para o meio de pagamento usada à data da compra da viagem. Passados 2/3 dias dinheiro na conta.:)

easyJet: a viagem seria passados 7 dias após o falecimento, e após, pesquisa no site (a informação era pouca), decidi enviar email a expor a situação. Como não obtive resposta (nem email automático a confirmar a recepção do mesmo), decidi ligar para o call center.
Prontamente, enviaram um voucher pela totalidade do valor pago, com as seguintes condições:
- poderia ser usado por outras pessoas que não as que tinham inicialmente reservado a viagem
- poderia ir usando o valor, conforme pretendesse, não era obrigada a usar uma única vez o valor total
- poderia usar o voucher até 6 meses após a emissão do mesmo, para as datas que pretendesse. (por ex: o voucher caducava a 30/09/16, mas poderia marcar viagens até o ano seguinte)
- viagem teria de ser marcada através do call center.
No caso da viagem pela easyJet, só uma pessoa era familiar directo do falecido, no entanto, nem questionaram o parentesco dos passageiros.

A marcação da viagem já foi feita (gastei 7€ ao ligar para o call center :mad::mad::mad:), no entanto, caso não estivesse atenta e não estivesse consultado os valores na net, a viagem ficaria pelo triplo. Possivelmente praticam preços diferentes, mas após explicar que estava a ver um preço na Internet, queria que me fosse aplicado aquele, lá fizeram todos os descontos e só paguei mesmo o que estava no site da companhia.

Conselhos:
nunca é uma situação fácil, porque há assuntos bem mais importantes para se resolver quando acontece o falecimento do familiar, mas eu tratei das 2 situações nos 2/3 dias seguintes, porque tinha receio que após algum tempo não aceitariam o pedido de reembolso.

Espero que não seja uma situação porque tenham de passar, mas caso aconteça espero que seja um post útil. ;);)
Bom dia. Aconteceu-me o mesmo na semana passada com um voo da Ryanair. Qual foi o mail que utilizou? Obrigado
 

EFontes

Membro Ativo
@SPG Bom dia
Foi para o e-mail do serviço ao cliente da ryanair. Não tenho presente o e-mail mas recordo me que era um e-mail para reclamações. Na altura não era o propósito mas serviu para lhes chegar com o pedido de reembolso.
Recordo me que recebi e-mail automático com a indicação do número da ocorrência.
Como foi uma situação que ocorreu há mais de 2 anos não sei se alteraram o procedimento. :)
 
  • Gostar
Reações: SPG
Top