Novidades

Roteiro para 3 semanas na Birmânia (Myanmar)

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Agora que temos o nosso roteiro definido para as férias deste ano decidimos partilha-lo com a comunidade. Vamos cerca de 3 semanas (29 de Outubro a 22 de Novembro) para um só país, algo inédito para nós. O visto iremos tratar dele à distância (e-Visa) de forma a não perdermos tempo em Bangkok, que já conhecemos.

29/10: Início da viagem com partida de Madrid até Bangkok (Qatar Airways), com chegada no dia 30/10 ao final da tarde. Mudamos de aeroporto e pernoitamos nas imediações do mesmo.
31/10: Saída pela manhã em voo da Air Asia em direcção a Mandalay.
31/10 a 03/11: Mandalay, Amarapura Sagaing, Inwe (Ava) e Min Kun (Mingun).
03 a 05/11: Partida no dia 3 de ferry até Bagan, Templos de Bagan e eventual passeio de Balão de Ar Quente. Saída no dia 5 em autocarro nocturno até ao Inle Lake.
06 a 08/11: Inle Lake, Kakku e Indein. Saída no dia 8 em autocarro nocturno até Yangon (Rangum).
09 a 11/11: Yangon, com partida no final do dia 11 para Bago (Pegu).
12/11: Visita à cidade de Bago com partida ao final do dia para a Kyiaktyio (Golden Rock).
13/11: Visita da Golden Rock e partida para Hpa-An.
14/11: Hpa-An e partida ao final da tarde para Mawlamyine (Moulmein), onde pernoitaremos.
15/11: Partida em direcção a Dawei, para uns dias de praia (16 a 18/11).
19/11: Partida de Dawei em direcção à fronteira com a Tailândia, pernoitando em Kanchanaburi 2 noites (19 a 21/11).
21/11: Regresso a Bangkok com voo de regresso ao final do dia.
22/11: Chegada à Europa (Madrid).

Quanto a custos, os voos da Qatar entre Madrid e Bangkok custaram 497 euros por pessoa, o da Air Asia cerca de 76 euros com mala de porão. Há muitas companhias que fazem voos internos, uns caros, outros baratos. O problema é mesmo a segurança dos mesmos. Eventualmente iremos recorrer à Golden Myanmar Airlines (única companhia low-cost do país, a funcionar desde 2012 e sem acidentes até à data) para voar de Bagan (Nyaung U) até Heho (próxima do lago).

Relativamente a alojamentos, Myanmar apresenta uma qualidade inferior ao restante sudeste asiático e uma pior relação qualidade/preço. Um quarto duplo num hotel 3 estrelas com aspecto e pontuação razoáveis custam entre 40 a 50 euros. Há contudo opções para todos os gostos (e carteiras), desde hotéis mais duvidosos e guesthouses com preços mais acessíveis a alguns hotéis de luxo caríssimos.

No Sul, a sul de Dawei, têm o arquipélago de Mergui (onde vivem os Moken, povo nómada que passa grande parte do tempo em barcos deslocando-se de ilha para ilha) com cruseiros fantásticos com saída de Kawthong (no extremo sul, junto à fronteira com a Tailândia) com preços também eles estrondosos (são poucos os que custam menos de 1000 dollars por pessoa, para cerca de 5 dias). Fica a dica para quem puder abrir os cordões à bolsa. Se alguém souber de alguma alternativa mais barata, agradecemos. Caso contrário iremos mesmo ficar por Dawei e percorrer algumas das ilhas em frente à cidade (não necessitam de autorizações "especiais", logo não temos que recorrer a cruseiros com preços do outro mundo).

Esperemos que seja útil para quem estiver a planear visitar o país, qualquer sugestão, dica ou crítica construtiva é bem vinda e apreciada.

Boas viagens!
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
A única parte chata vai ser o penoso regresso de carro de Madrid ao Porto mas lá terá que ser!
Myanmar já adiamos por 2 vezes. Vocês como fizeram com o dinheiro? Trocaram euros ou levaram dollars? Ou levantaram?
 

Hugo Gonçalves_9067

Membro Ativo
Viagens Mochileta disse:
A única parte chata vai ser o penoso regresso de carro de Madrid ao Porto mas lá terá que ser!
Myanmar já adiamos por 2 vezes. Vocês como fizeram com o dinheiro? Trocaram euros ou levaram dollars? Ou levantaram?
ja' trocam la' euros na boa
podem estar descansados, nós levamos dolares mas nem era preciso.
ate francos eu perguntei e eles disseram me que trocavam mas a currency bem mais desfavoravel
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Hugo Gonçalves_9067 disse:
ja' trocam la' euros na boa
podem estar descansados, nós levamos dolares mas nem era preciso.
ate francos eu perguntei e eles disseram me que trocavam mas a currency bem mais desfavoravel
Obrigado Hugo. Lembras-te se a taxa de conversão para euros era razoável? Nós em 2013 também levamos alguns dollars e também não era minimamente necessário visto que as taxas de conversão quer para dollars, quer para euros eram "normais". Geralmente também faço alguns levantamentos mas pelo que tenho lido as ATMs não só ainda são escassas como cobram taxas exorbitantes pelos levantamentos, que a juntar às não menos exorbitantes que os nossos bancos nos cobram devem dar para umas boas refeições :D
 

Susana17

Membro
Boa tarde,

É necessário pagar alguma taxa de entrada / saida no aeroporto. Tambem estou a pensar levar euros...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Susana17 disse:
Boa tarde,

É necessário pagar alguma taxa de entrada / saida no aeroporto. Tambem estou a pensar levar euros...
Penso que há uma taxa de saída em voos internacionais de 10 dollars. No nosso caso, em que vamos sair por terra, não sei como será pois não encontro nada sobre isso na net.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nós compramos voos para Bangkok e de lá para Mandalay. Eramos para regressar voando de Yangon mas como entretanto decidimos passar os últimos dias no sul do país, vamos de Dawei para Bangkok e ainda fazemos uma paragem em Kanchanaburi na Tailândia. Isto se entretanto não decidirmos alterar a parte final para fazermos um "cruzeiro" no arquipélago de Mergui mas até ao momento só dá a partir de Kawthaung no extremo sul e fica muito caro :no:
Há travessias terrestres que não são aconselhadas (a maior parte até são proibidas) mas esta penso que é tranquila.
Já trataram do visto electrónico? Li algures que só se podia tratar com 4 meses de antecedência, sabes alguma coisa sobre isso?
 

Matilde Sofia

Membro Ativo
Boa tarde,então o que achou de Mynmar?
Ando a namorar um voo de MAdrid para Rangun,acha depois todos os acessos faceis a partir desse aeroporto?
muito obrigada
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Ainda não fomos, vamos no final do mês. De qualquer modo, Rangún ou Yangon é a maior cidade do país. Se estiver disposta a voar, chega com facilidade a qualquer ponto do país. Por terra a coisa muda de figura. Há viagens de menos de 200km que demoram mais de 16h, seja de comboio ou autocarro. De qualquer modo há autocarros nocturnos que ligam os principais destinos mas não é fácil pregar olho e chegam geralmente ao destino pelas 4/5h da manhã.

Edit: há pouco vi um voo na página "Viagens Baratas" no facebook por 300 e tal euros, Madrid - Yangon - Lisboa. Se não estou em erro, era para meados de fevereiro.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Excelente preço!!! Não tivesse eu comprado na 5ª feira passada voo para o Perú para Março 2016 também numa grande promoção, acho que ficava a bater mal ao ver esta notícia aqui... :D
Olha que também andam aí preços muito interessantes para o Perú. O problema é que eu tenho sempre que planear as férias com antecedência e sempre muito limitadas a 2 ou 3 períodos muito específicos para poder tirar mais de 9 dias úteis. Curiosamente para estas férias arranjava voos tão ou mais baratos agora do que quando reservei, embora por companhias chinesas e não pela Qatar.
 
Top