Novidades

Rota dos Túneis (Barca D'Alva - Fregeneda) Alguém alinha???

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Bom dia... Ontem o nosso colega andregsantiago colocou um video de um percurso que me parece muito interessante...

Alguém já o fez???

Estou interessado em fazer o referido percurso pedonal... Rota dos Túneis

Agradecia mais informações, se possível de pessoas que já tenham feito esta caminhada...

Obrigado... :cool:
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
luixito disse:
Eu conheço várias pessoas que já o fizeram e é algo que não é fácil dizem eles :)

Mas deve ser giro!!

Vê aqui, tens um relato passo-a-passo do passeio

http://rotadostuneis.wordpress.com/
Boas luixito...

Esse site já tinha visto, está muito bom, relata tudo...

Mas gostava de saber o feedback de alguém que já tivesse ido... Era mais interessante

Obrigado pela informação :cool:
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Este é o report que coloquei num outro forum que não tem nada a ver com viagens.

Andava eu à procura de um percurso para fazer quando me deparei com o "Caniño del rey" que apresentei noutro post. Uma vez que para esse percurso a distância era um factor negativo, tentei procurar alternativas e acabei por "ser conduzido" à "Ruta de los Tuneles"
Confirmado o destino, muitos foram os pedidos para me acompanhar, mas como sempre, numa 1ª vez apenas levo a minha menina e mais 2 ou 3 pessoas, desta feita foram 2.

Preparadas as mochilas (com muitos líquidos) , às 6:00 de domingo (após uma noite não dormida por causa de uma indisposição e por ter ficado sem o jipe para o caminho) lá peguei no volante e conduzi o pessoal por 150Km de boa estrada e mais 50Km de uma estrada digna de fazer inveja aos piores rabiscos do meu sobrinho de 4 anos. De notar as extensões negras dos fogos recentes que me fizeram lembrar as paisagens do vulcão Timanfaya, de tão negras e queimadas que estavam as pedras.
Chegados a Barca d'Alva era hora de tentar encontrar alguém para nos levar à estação de La Fregeneda em Espanha (não existem taxis), pois era minha intenção deixar o carro no final do troço. A tarefa ficou resolvida logo no café, pois estava lá o Sr. Jaime que já conduziu outros caminheiros, mas que face às suas limitações físicas agora "passa" o trabalho para outra pessoa. Assim, num Mercedes dos tempos da "Maria Cachucha" e com um condutor que não disse uma única palavra (nem quando eu lhe fiz algumas questões rotineiras do tipo "acha que vai chover"), lá fizemos 15 Km em terras de sua majestade o Rei de Espanha, mais 1km em caminho de terra batida até que fomos "largados" no meio do nada, apenas com uma estação abandonada digna dos filmes de terror (escusado será dizer que uma das meninas já estava a ficar em pânico a pensar que o gajo nos estava a levar para um sitio para nos roubar). De notar que pela viagem tivemos de pagar 30€.

Para começar o trilho, fizemos uma visita rápida à estação abandonada e depois começou o 1º momento de duvida... para que lado seguir? direita ou esquerda? Eu tinha a certeza que era para a direita, mas 2 pessoas começaram a teimar que era para o outro lado. Como o GPS não estava a ajudar e face à certeza das outras pessoas, por momentos fiquei baralhado, mas depois "impus" o meu estatuto de "líder" e pus-me ao caminho. Felizmente a minha orientação estava correcta senão a esta hora ainda estavam a gozar comigo.
Chamo à atenção que o ser "líder" não é para alguém se vangloriar, é apenas uma "figura" que deve existir sempre nestas aventuras e que deve ser "nomeado" antes da aventura começar. É aquele que serve para dar a palavra final numa situação em que o grupo se divide e que é responsável pela tomada de decisões em caso de acidente.
Logo no inicio aparece o túnel nº1 que possui cerca de 2km e é engraçado pois estamos sempre a ver “a luz ao fundo do túnel” mas que parece inalcançável. A meio do túnel apareceram alguns morcegos o que deu para alguns momentos de diversão.
Continuando o caminho sempre com muita vegetação, apareceu a 1ª ponte que face ao seu mau estado levou a que tivéssemos de caminhar por cima de madeira podre, mas serviu para o pessoal se ambientar. Mais á frente apareceu um túnel em curva (o que provoca escuridão total) e com ele, milhares de morcegos que com a luz das lanternas começavam a voar na nossa direcção. Esse momento foi “muito fixe”. Após o túnel em curva, surge a ponte em curva, a 1ª que tem de ser atravessada por cima das vigas laterais, pois face aos incêndios as madeiras à muito que não servem de nada. Confesso que pensava que ia ser mais complicado, mas desde que o pessoal se mantenha direito e não olhe para baixo, “a coisa” faz-se bem. Eu, como fotógrafo de serviço, é que lá ia “inventando” e confesso que por momentos ainda pensava “ o que raio estou eu a fazer empoleirado numa viga de 25cm a 50mts do chão? Não estaria melhor a ver a sessão da tarde da TVI?”
Bom o resto trilho é mais do mesmo… pontes, túneis, pontes, túneis, morcegos, túneis, túneis, pontes, águias, morcegos, morcegos, morcegos… constante em todo o trajecto era a paisagem fenomenal, as bostas dos animais, a linha do comboio e as pedras que me massacraram os ténis.
Por fim, lá atravessamos o túnel nº 20 e a ponte internacional sobre o rio, terminando assim o nosso percurso ao entrar na antiga estação de Barca d’Alva. Pelo menos 1 das pessoas estava mais morta que viva. Felizmente 30 minutos com os pés “de molho” no gélido Douro, fizeram ressuscitar a alma e afastaram qualquer dor que as pessoas tivessem.

Como nota final, gostava de aconselhar este trilho a TODOS, pois apesar da sua dificuldade ele acaba por ser acessível. Como todos os trilhos este deve ser previamente estudado e preparado e acima de tudo deve ser feito por pessoas responsáveis, pois ao fim de algumas pontes as pessoas podem sentir uma “falsa” segurança o que as levará a arriscar mais e isso pode traduzir-se “na morte do artista”.
Os itens indispensáveis são muita água (eu bebi quase 3 lts em 6 horas, pois face ao calor que estava o ferro aqueceu e por momentos parecia que estava numa torradeira, mais àgua houvesse mais eu beberia), roupa confortável e comprida (nada de calções pois o trilho está em mau estado e possui muitas silvas no caminho), um excelente calçado com sola rija, lanternas e máquina fotográfica.
Note-se que o trilho usualmente é feito no sentido Barca d’Alva – La Fregeneda, mas eu fi-lo ao contrário por motivos de logística. Se fosse hoje, voltaria a faze-lo nesse sentido, pois de inicio a mente ainda está fresca e assim podemos absorver “o melhor” que o trilho tem para dar.

Assim que possível, colocarei cá algumas fotos.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Boas

Excelente informação, obrigado pela partilha, certamente vai ser muito útil

Umas perguntas, estou a pensar la ir em Agosto, será tranquilo fazer o percurso com muito calor???

Os morcegos não nos fazem mal???

Quantas horas dura +- este percurso???

Obrigado pela ajuda :cool:
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas, eu tb fui em Agosto... e sim, o calor foi o pior inimigo pois estamos a falar de um percurso de 18kms feito "à chapa do sol" e sempre entre carris de ferro que emanam eles próprios muito calor. Agora, tudo depende da experiência e capacidade de cada pessoa. O que recomendo (como em todas as caminhadas) é um bom calçado, pois esta em especial é feita maioritáriamente sobre pedras dos carris que como sabes são irregulares, logo uma sola "dura" ajuda bastante. Além do calçado, muitos liquidos e fruta.

Quanto aos morcegos, não notei nada de especial... eu fui mordido por um e a unica alteração relevante que tive é que passei a dormir de dia e a trabalhar à noite... ah... e troquei a minha cama por um caixão...
A sério... os bichos é que têm medo de nós... eles são inofensivos e só reagem às lanternas porque "acordam" e começam a voar de um lado para o outro à rocura de escuridão...

Agora, em relação às horas... pois isso depende do grupo... sendo 18kms se fizerem uma média de 4kms/h então têm logo 4,5 de caminhada, mais paragem para almoço, fotos, xixi, ganhar coragem nas 1as pontes, etc... é fácil atingir as 6 horas que foi o que demorei...penso ser um tempo razoável, mas pode ser mais rápido ou mais lento... depende sempre das pessoas.
Começando do lado de Espanha, os primeiros 10kms são brutais e passam num instante, depois as pontes e os tuneis começam a ser mais distanciados e as vistas são "mais do mesmo" pelo que com o cançaso começa a "chatear"... é belo, mas o cançaso começa a retirar a beleza em especial se estiver MESMO muito calor...

se tiveres mais questões... força
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Obrigado pela ajuda

Vou então decidir a data para ir nesta aventura

Talvez para Agosto, que é quando tenho fins de semana livres...

Obrigado :cheers:
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Zahir disse:
Brutal!!

Adoro percursos pedestres!!

Parece bem porreiro
Eu nunca fiz um percurso destes, mas fiquei faxinado quando vi as fotos deste local

Quero la ir e tirar imensas fotografias

Parece-me brutal

Ja agora, será que existe alguém interessado em fazer esta caminhada???

Falei com vários amigos, mas todos tem medo das alturas

Seria porreiro encontrar um grupo para se realizar esta aventura...

Alguém alinha???
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas,

quando eu fui, tive muita gente interessada em ir, mas eu numa 1ª vez não queria levar muitas pessoas em especial "desconhecidas".
Depois de ir houve pessoal de um forum em que eu fazia a parte de viagens, que me queria pagar para eu organizar uma saida lá e servir de "guia"... houve muitas pessoas interessadas, muitas mesmo... por isso penso que terás facilidade de arranjar companhia... fala bem com os teus amigos, pois a viagem merece o esforço... o trilho é 5 estrelas... acho que às pessoas custa fazer o trilho se forem só 2 pessoas, mas se for um grupo ai ficam logo com vontade....

Se forem várias pessoas, podem organizar-se de modo a deixar um carro na chegada e outro na partida e assim não tem de "pagar" a "taxistas" ou então convencem um pessoa a ir com vcs, que não queira fazer o trilho, e vai deixar-vos no inicio do percurso e depois ela vai passear por barca d'alva até vcs chegarem... em troca dão-lhe 0.50€ para a "bejeca" :p
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Boas...

Era isso que eu tinha pensado, ir 2 carros e fazer como tu disseste, o problema é arranjar malta que alinhe

A minha namorada não quer ir, pois diz que é muito perigoso, e o resto da malta ta se a cortar, dizem que é perigoso

Para já arranjo 2 pessoas, mas porreiro era arranjar mais malta...

Vamos esperar para ver se alguém se quer juntar :cheers:
 

andregsantiago

Membro Conhecido
Segue em anexo o vídeo que fiz com alguns dos meus companheiros nesta rota.
Para a semana que vem estou lá novamente!!!!!!

http://youtu.be/dJLXIkSfUMU
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Pois, foi por causa deste video que fiquei com o bichinho de la ir também

É preciso ter os "coisos" no sitio para atravessar essas pontes
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Pronto então parece que já estamos alguns

Pelo menos 4 já estamos, vamos ver se mais alguém se quer juntar a esta aventura :cheers:
Deve ser um passeio brutal deve dar cada foto


Estamos a espera que a Nika alinhe também
 

andregsantiago

Membro Conhecido
Estou a ver que afinal de contas temos muitos aventureiros por aqui... Ainda bem pois para a próxima vez que for fazer novamente o trilho que se segue vou ter companheiros!

Este trilho chama-se trilho dos carris e foi o mais difícil de fazer! Em pleno temporal, sozinho, 19 kms de percurso! Muita adrenalina mas de uma beleza que só por quem lá passou sabe do que falo!

Não o façam sozinhos nem nas condições climatéricas que eu fiz pois se algo corre mal.... É a morte do artista!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=GfnUgLRR6VU
 

Nika

Membro Conhecido
Tiago Oliveira disse:
Estamos a espera que a Nika alinhe também
Eu conheço bem a zona :D ... e há outras coisas que me atraem mais por essas bandas ... Freixo de Espada à Cinta - Penedo Durão e a Congida ... e depois de tanta agitação era isso que vos ia aconselhar. O Penedo Durão tem das vistas mais bonitas que conheço ... e a Congida é uma praia fluvial linda. :p

Miradouro fantástico para visitar de dia e de noite: :D
http://www.youtube.com/watch?v=ANk3I6T1W_k
Fonte: Sr. Luis Teixeira

Congida:
http://www.youtube.com/watch?v=MqCPqDWrYbs
Fonte: Sr. Luis Teixeira

Cumprimentos
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
andregsantiago disse:
Estou a ver que afinal de contas temos muitos aventureiros por aqui...
Aventureiros é fazer este:
http://www.secretplacesaroundtheworld.com/search/label/Video

O resto é "pra meninas"

PS: quanto à "ruta de los tuneles" os teus amigos que vejam bem, pois aquilo é alto, mas quando eu fui, mesmo quem tinha vertigens fez aquilo "bem"... é que a injecção de adrenalina é tanta que o medo foge... e honestamente, se não houver chuva e se o pessoal tiver juizo, aquilo é seguro...
 
Top