Novidades

Roma junho 2015 - Dicas

Boa noite.
Estou a marcar umas mini férias e necessitava de uma ajudinha.

Irei estar 4 dias em Roma e como quero apanhar alojamento o mais barato possível já ando a tratar de marcar.

Quem conhece bem, o que acha da zona do Vaticano para pernoitar?
Também pensei em Termini, mas é mais afastado do centro para percorrer o mais possível a pé...
O que acham que será melhor?


Vi a Casa Giada (Via Cola di Rienzo 285, Vaticano; a 350m da Praça de São Pedro e 5 mins a pé da Estação de Metro Ottaviano di Roma) e a Coral Guest House (Via Tibullo 13, Vaticano; a 700m da Praça de São Pedro e 10 mins a pé da Estação de Metro Ottaviano di Roma) a muito bom preço (240€/4 noites quarto duplo), mas não reembolsável, pelo que precisava de opiniões mais experientes antes de marcar.
Ou acham imprudente fazer já a reserva?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
MartaFernandes disse:
Boa noite.
Estou a marcar umas mini férias e necessitava de uma ajudinha.

Irei estar 4 dias em Roma e como quero apanhar alojamento o mais barato possível já ando a tratar de marcar.

Quem conhece bem, o que acha da zona do Vaticano para pernoitar?
Também pensei em Termini, mas é mais afastado do centro para percorrer o mais possível a pé...
O que acham que será melhor?


Vi a Casa Giada (Via Cola di Rienzo 285, Vaticano; a 350m da Praça de São Pedro e 5 mins a pé da Estação de Metro Ottaviano di Roma) e a Coral Guest House (Via Tibullo 13, Vaticano; a 700m da Praça de São Pedro e 10 mins a pé da Estação de Metro Ottaviano di Roma) a muito bom preço (240€/4 noites quarto duplo), mas não reembolsável, pelo que precisava de opiniões mais experientes antes de marcar.
Ou acham imprudente fazer já a reserva?
Olá,
Eu fiquei neste hotel:
http://www.hoteleurostarsinternationalpalace.com/PT/contato-map.HTML
Fica perto da estação de metro de Termini e tem também paragem de autocarros quase em frente.
Os transportes em Roma funcionam muito bem, pelo que se ficares perto de uma estação, estás perto de tudo.
Já não me recordo quanto paguei pelo hotel.
O hotel é antigo, mas o quarto era confortável e o pequeno almoço era bonzinho.
Se fosse eu, preferia ficar mais no centro de Roma, a zona do Vaticano à noite não terá tantas atracções.
 
Mas Termini é ao dobro da distância do centro (se tomar como referência a Piazza Navona - não sei se é o mais correcto/central), comparativamente aos hotéis que indiquei.

Eu estou a fazer o roteiro por zonas, por isso penso andar de metro/autocarro apenas 2 vezes por dia (hotel-zona e zona-hotel). Isto porque a minha mãe diz que Roma se faz lindamente a pé. Não acham o mesmo?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
MartaFernandes disse:
Mas Termini é ao dobro da distância do centro (se tomar como referência a Piazza Navona - não sei se é o mais correcto/central), comparativamente aos hotéis que indiquei.

Eu estou a fazer o roteiro por zonas, por isso penso andar de metro/autocarro apenas 2 vezes por dia (hotel-zona e zona-hotel). Isto porque a minha mãe diz que Roma se faz lindamente a pé. Não acham o mesmo?
Desculpa, induzi-te em erro - a estação próxima não é Termini, mas a da Praça da República.
Se saíres de manhã e apanhares o metro ou o autocarro e fizeres o resto do dia a pé, só voltas a apanhar o transporte à noite para o hotel.
Roma é uma cidade grande, o centro faz-se bem a pé, mas há locais que ficam mais afastados e convém apanhar transporte - tens um cartão para 3 dias, que podes comprar no aeroporto, custava 16€ e podes fazer todas as viagens que precisares, metro, bus ou comboio. É do mais prático que há.
 
Pois, é precisamente isso que estou a pensar fazer: apanhar o metro/bus (dependendo da zona a visitar) de manhã e à noite para regressar e de dia ir fazendo a pé, porque mais do que entrar em todos os museus, igrejas e afins, o que gosto nas viagens é ir descobrindo cada ruela...

Estive a ver e os hotéis na zona em que fala são bastante caros (o que referiu apresenta um preço de 980€ para os dias da minha viagem...) :blush: Será que a zona do Vaticano é mesmo má para ficar ou é aceitável?

Em relação aos transportes vamos comprar o Roma Pass, por isso penso que estarão todos ou quase todos incluídos.
Já agora, outra dúvida: quais os transportes que o Roma Pass engloba?

E mais uma questão (aproveito e faço todo de rajada ): os meus voos (chegada e partida) são no Aeroporto Ciampino. Sabem que transportes posso usar para ir para o centro (consoante o hotel; em principio para o Vaticano, mas ainda não está decidido)?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
MartaFernandes disse:
Pois, é precisamente isso que estou a pensar fazer: apanhar o metro/bus (dependendo da zona a visitar) de manhã e à noite para regressar e de dia ir fazendo a pé, porque mais do que entrar em todos os museus, igrejas e afins, o que gosto nas viagens é ir descobrindo cada ruela...

Estive a ver e os hotéis na zona em que fala são bastante caros (o que referiu apresenta um preço de 980€ para os dias da minha viagem...) :blush: Será que a zona do Vaticano é mesmo má para ficar ou é aceitável?
Em relação aos transportes vamos comprar o Roma Pass, por isso penso que estarão todos ou quase todos incluídos.
Já agora, outra dúvida: quais os transportes que o Roma Pass engloba?

E mais uma questão (aproveito e faço todo de rajada ): os meus voos (chegada e partida) são no Aeroporto Ciampino. Sabem que transportes posso usar para ir para o centro (consoante o hotel; em principio para o Vaticano, mas ainda não está decidido)?
Olá novamente,
O Roma pass dá para metro, bus e comboio.
Eu usei bus e metro e são do mais eficientes que já vi, aparecem a toda a hora e são rápidos.
Há que ter cuidado ao bus 46, que passa perto de muitos pontos de interesse, dizem que é nessa linha que os carteiristas mais atacam. Há que ter as cautelas habituais....
Relativamente ao aeroporto, eu aterrei em Fuimicino, não consigo dar essa informação.
 

Nika

Membro Conhecido
MartaFernandes disse:
E mais uma questão (aproveito e faço todo de rajada ): os meus voos (chegada e partida) são no Aeroporto Ciampino. Sabem que transportes posso usar para ir para o centro (consoante o hotel; em principio para o Vaticano, mas ainda não está decidido)?
Olá Marta!
Podes usar bus. Terravision ou Autrostradale.
Em Roma, a chegada e partida é na Via Marsala (Termini).
Já usei as 2 ;)
Cumprimentos
 
Mas o meu voo chega às 22h50. Mesmo que vá nesses autocarros até Termini, depois já não posso ir de Metro para a zona do hotel (seja ela qual for). Não há outra alternativa?
 

Nika

Membro Conhecido
Marta, no período nocturno Roma tem autocarros. Perto de Termini partem alguns, agora é uma questão de saberes se vão para as zonas que pretendes. Podes espreitar este site dos transportes públicos de Roma: http://www.atac.roma.it/

Ao fim de semana o horário do metro costumava ser diferente (até à 1h) não sei se é o teu caso ... e se ainda se mantém.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas. Acho que se escolheres a zona de Termini não te vais arrepender. Tens transportes para todo o lado.
 
Pois, também me está a parecer... Vou então fazer a proposta ao meu namorado, que inicialmente torceu o nariz a Termini... Vamos lá ver :)

Não acharam a zona de Termini pouco segura?
 

Maria Artur

Membro Conhecido
MartaFernandes disse:
Pois, também me está a parecer... Vou então fazer a proposta ao meu namorado, que inicialmente torceu o nariz a Termini... Vamos lá ver :)

Não acharam a zona de Termini pouco segura?
nada disso, chegamos de comboio a termini as 6h da manha e nenhuma insegura ;) (e estava com receio) ve-se muitos sem abrigo mas segues em frente.

fui noutro dia lá ao supermercado por volta das 21h e nada. e passei lá várias vezes para ir para o meu hotel.
 
Pronto, então penso que está decidido... Termini parece-me melhor opção.
Mas por exemplo, se nos apetecer ir até ao centro dar uma volta depois de jantar podemos ir a pé ou é longe e é melhor ir de autocarro?
 

Maria Artur

Membro Conhecido
MartaFernandes disse:
Pronto, então penso que está decidido... Termini parece-me melhor opção.
Mas por exemplo, se nos apetecer ir até ao centro dar uma volta depois de jantar podemos ir a pé ou é longe e é melhor ir de autocarro?
eu jantei primeiro e depois vim a pé ;) não achei muito longe porque ao mesmo tempo vim a apreciar as ruas mas para quem não gosta de caminhar ainda é um pouco. eu vi tudo a pé. fui num dia desde termini até ao vaticano a pé, mas fazendo paragens pelo caminho para ver outros lugares.
 
Muito obrigada a todos!
Não sei se vou conseguir convencê-lo.... mas vou continuar a tentar.
No entanto, se não conseguir, posso apanhar um autocarro em Termini por volta das 00h/01h00 que nos leve ao hotel, certo? Tentei ver no site que a Nika deixou, mas não percebo patavina :)
 

Nika

Membro Conhecido
Marta, nesta página clica no mapa "Linee Nocturne", está em pdf. Depois vês o nº da linha que serve a zona que queres.

Depois podes clicar neste link: http://viaggiacon.atac.roma.it/
onde aparece "trova linea" escreve por exemplo "n1" e depois clica em "trova".
Julgo que essa pode servir, mas ...

Um alerta: Nos autocarros nocturnos que utilizei (da 1ª vez) não se podia comprar bilhete ao motorista, só existia máquina para validar o bilhete pré comprado.

Já li que queres fazer Roma a pé e acho que se faz bem ... das 2 vezes que estive lá fiquei alojada a 100 mts do Coliseu e desta última vez só usei transportes para ir precisamente para o Vaticano e para o aeroporto.
Na altura também pensei ficar na zona do Vaticano, mas ainda não bem que não. Na minha opinião não me parece uma zona muito central para quem pretende andar a maioria das vezes a pé, claro que se optares por usar transportes públicos o acesso é rápido. ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Já foi falado noutros topicos. A zona de Termini é tão perigosa como a Avenida da Liberdade ou a estação de Santa Apolonia. Tem alguns abrigos (facto que acontece na maioria das capitais da europa). Senti me sempre seguro.
 
Top