Novidades

ROMA - Dezembro 2013 - Dicas

Mexicana

Membro Novo
Olá Bom dia,

antes de mais e quem já leu alguns tópicos meus prometo que irei dar o feedback em falta após as viagens que realizei. :)

vou fazer uma nova viagem, desta vez Roma. Em Dezembro e de sábado a 4ªf. Chegámos lá sábado as 10h50 ao aeroporto e saímos pelas 19h de quarta feira.

As minhas dúvidas :)

- domingo - consigo ir ao Coliseu de manhã, e ver as 3 atracções que lá existem, antes do Angelus as 12h na Praça de S. Pedro no domingo? Caso seja "apertado", quando coloco o Coliseu tendo em conta que quero comprar o Roma Pass? Sábado diga da chegada? se sim...como é horário de inverno...será que consigo ver tudo durante a tarde sendo que pelas 16h30 julgo que fecha?

- enviei mail para reservar a necropolis, a parte por baixo do Vaticano, pedi para ser 2ªf ou 3ª as 9h, pensei quando tiver a confirmação marcar os Museus do Vaticano para as 11h logo a seguir, faz sentido?

- como organizariam os meus dias? 4ªf queria ir à Audiência com o Papa....

- galleria borghese como segunda atração no Roma Pass ou museu capitolini tendo em conta que o desconto neste ultimo museu é maior pelo que percebi...? gostaram? vale a pena conhecer estes dois?

obrigada. agradeço a vossa ajuda. é tanta coisa que estou mesmo perdida.
 

Maria33

Membro
Olá Mexicana,

Quanto á minha experiencia de Roma posso sugerir...
- Se queres no domingo ás 12h estar na praça de sao pedro penso que é um pouco apertado para ver o forum coliseu etc tudo assim até ás 11h e tal, também depende do ritmo de cada um, vá. Mas o melhor é ir de manhã mesmo porque de inverno o fecho é cedo, como dizes ás 16 ou 16h30 (já que escurece cedissimo) e a última entrada muitas vezes é uma hora antes do fecho.
- É uma boa ideia tirar um dia só para o Vaticano: são pedro, papa / missa, museus do vaticano (só os museus são um mundo) tudo isto leva á vontade um dia, e ainda se tiveres tempo dá para passear perto do rio e do castelo sant'angelo (que quanto a mim para quem tem pouco tempo não merece a pena entrar).
- Galeria Borghese: sem dúvida, eu gostei imenso! Museus capitolinos como segunda escolha.

Acho que vale a pena visitar uma das catacumbas da ápoca dos primerios cristãos, pelo menos foi do mais impressionante que vi. Está fora da cidade há que ir de autocarro e tem visitas guiadas.


Boa viagem!
Aiii que inveja... :cool:
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Galleria borghese não fui, museu capitolini fui e recomendo mas gastas uma manhã pelo menos para visitar tudo, pela sua proximidade podes visita-lo no dia do Coliseu e amigos.

Coliseu e forum romano em 3 horas, mais deslocação até ao Vaticano parece-me muito apertado

Quando falas em necropolis, é a cripta inferior da basilica com o túmulo de S. Pedro e dos vários papas? eu quando la estive visitei a cripta sem marcação, a visita demorou cerca de 20 minutos

Em relação à organização dos teus dias, o que pretendes ver mais por Roma?
 

Mexicana

Membro Novo
Olá :)
desculpem só agora responder ainda mais quando o interesse é meu hehehe. obrigada pelas vossas dicas.

Então é assim, penso programar da seguinte forma mas preciso da vossa ajuda:

- vamos chegar ao aeroporto, em Roma, sábado pelas 11h da manhã (hora e lá) e o hotel que estamos a pensar reservar fica mesmo junto ao museu do Vaticano, com nota 9.2 no booking.

- não sei ainda como vamos para o centro, li em foruns sobre uns autocarros que são 4 eur por pessoa, e acho que são rápidos, pois bem acho que pelas 13h ja fiz check in e estou despachada.

- Pensei em ir logo ao Vaticano, mas reservei e já tenho a confirmação da visita as catacumbas do Vaticano e ficou para 2ª feira as 14h45, então pensei em ir aos Museus e andar pelo Vaticano nessa segunda feira, ou acham que devia fazer em dias diferentes?. Aqui surge a minha pergunta: reservo no site os bilhetes para 2ªf as 9h e depois quando nos despacharmos vamos dar uma volta, almoçamos e regressamos para ver as catacumbas (pensei no intervalo ir ao castelo de sant'angelo) ou reservo o vaticano para as 11h ou 11h30 e faço tudo seguida e antes das 11h vamos a qualquer lado?

- domingo é dia da Imaculada Conceição para além de feriado, pelo que li nos anos anteriores, o Papa vai pelas ruas até à praça de espanha...levar uma coroa de flores à imagem da Nossa Senhora da Conceição.

Assim, o que pensei para estes dias, ou seja sábado e domingo: pensei sábado dia da chegada, ir do vaticano, onde é o hotel, até ao centro a pé, passar pelas pontes, e ver o centro de roma, as praças etc. É época de Natal, há feiras de Natal, etc deve estar tudo bonito, digo eu :) Domingo de manhã até à hora do Angelus pensei em ir à Porta Portese o chamado mercado das Pulgas ou outro sitio qualquer que me aconselhem porque não sei se faz sentido ir a essa feira.

Domingo à tarde andaríamos outra vez pelos diferentes pontos turisticos da cidade, talvez ver um pouco da procissão as 16h. Na prática sabado e domingo veríamos todo o "museu aberto" de Roma, ou seja andar pelas ruas e diferentes bairros.

Segunda - seria então Vaticano, mas não sei como vou gerir a questão do museu até às 14h45 em que vou visitar as catacumbas.
Terça - Pensei no Coliseu e toda a zona circundante, pela manhã, e depois de tarde outros pontos turísticos de rua.
Quarta - ando a tentar reservar a audiência mas a Agenda do Papa Francisco ainda não está disponivel online para Dezembro.

Assim em termos gerais o que acham, isto ainda são blocos, depois tenho de começar a colocar dentro de cada bloco os diferentes pontos obrigatorios.

deem-me as vossas maravilhosas opinioes e dicas por favor....

obrigada!


Só mais uma coisa....não somos pessoas de andar a ver muitos Museus, de arte e mais arte, que consideramos importante mas não é bem o nosso perfil. Pelo que nem sei se compro o Roma Pass....quero mesmo ver o Vaticano e o Coliseu....esses são para mim obrigatórios. :)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Mexicana :)

eu não costumo visitar museus, das 2 vezes que fui Roma também não comprei o Roma pass porque só ia utilizar no Coliseu e transportes ... e quando é assim não compensa. Como fiquei alojada perto do coliseu, desta 2ª vez só comprei uns 4 bilhetes individuais porque, considerando a experiência que tive da 1ª vez, constatei que o centro de Roma faz-se muito bem caminhando (pelo menos na minha opinião).
1 desses bilhetes foi utlizado para ir para o Vaticano, fui sempre de metro para lá. Desta 2ª vez tinha pensado ir de bus, mas quando chegamos à paragem fomos informadas que não iriam circular até terminar uma manifestação que passava por aquela zona. Não me recordo do nº do bus, mas se quiser ainda devo ter apontamento e procuro.

Mexicana, 2ª feira é dia de manutenções em Roma, muitos museus fechados e muitas gruas a estragar fotos. :(

Cumprimentos
 

Maria33

Membro
Concordo com a Nika, as 2ªas feiras são de manutenção, eu pelo menos de uma 2ª vi a fontana de trevi em limpezas :nono:
É uma questão de ver nos guias o q está aberto ás 2ªs. De qq maneira penso q se está marcado uma visita no vaticano para esse dia o melhor é manter o dia todo de visitas aí, q da para ver tudo a pé, os museus, a praça s marcos, a basilica, etc, e os museus do vaticano estão abertos `2ª de certeza.
 
Top