Novidades

[Report]-[Trilhos] PR14 – A Aldeia Mágica (Drave) em Arouca

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Boas. ;)

Fizemos este trilho/caminhada no passado mês de Março, e posso já dizer que é um passei muito bonito, e nao é muito difícil de fazer, nas calmas faz se muito bem.
Desde que nao esteja muito calor é tranquilo. Ao entrar nesta aldeia perdida no meio da serra, parece que entramos noutro planeta. Um silencio fora do normal, apenas se houve a argua a correr pelo rio abaixo, uma agua pura e que desperta a um convite para um mergulho. Melhor?? É quase impossível nao

Deixamos o carro num parque de estacionamento (grátis) perto da aldeia de Regoufe, existem várias placas a dizer que a partir daquela zona é proibido levar carro, apenas meia duzia de habitantes podem circular.

Drave:

Rodeado de altos montes, Drave é um lugar mítico. A visão que do estradão se tem do povoado lá no fundo, é surpreendente. O Solar dos Martins e a capelinha dedicada à Nossa Senhora da Saúde destacam-se do esceta dos montes, uns atrás dos outros, a recortar-se da luz do poente, é sublime. Sublime é também a perspectiva que a seguir se tem do Vale de Paivô.

Regoufe:

Do solo deste local e das montanhas que o envolvem foram extraídas e exportadas toneladas de volfrâmio, sobretudo para as Forças Aliadas, servindo para o fabrico de material bélico, uma grande parte do qual utilizado durante a II Guerra Mundial. Durante esse período, as minas foram concessionadas a empresários ingleses que faziam a sua exploração


Distância a percorrer - 8 km: 4 km de ida e 4 km de volta

Nível de Dificuldade - Baixo

Desníveis - Pouco acentuados, sendo inicialmente ascendente e depois suavemente descendente até Drave


Vou colocar algumas fotos. Espero que gostem...











 
Última edição por um moderador:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido

Tiquiss

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha! :)


Já estive em Arouca, mas não fiz estes percursos.

Boas fotos e paisagens! Mais um belo canto do nosso Portugal ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha Tiago. :)
Já fiz esse percurso há 2 ou 3 anos e revejo-me em cada foto, em cada pedrinha do caminho.
A parte incial da subida após a aldeia de Regufe é puxadota :blush: , mas todo o percurso é fantástico! :agitado:
É uma tranquilidade que nos escapa no dia a dia e sabe muito bem para relaxar... :p
(só um aparte: Depois da valente caminhada, fomos almoçar a um restaurante "famoso" em plena serra da Freita, comer um cabritinho assado para repor energias ...)
Parabéns pelo report
 

Bruno Carvalho

Membro Novo
Boas!!!

Obrigado por dar a conhecer este passeio maravilhoso!! Para pessoas como eu :) (sem muita orientação) é um percurso bem marcado? Consegue-se fazer facilmente?

Cumprimentos
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Tiquiss disse:
Obrigado pela partilha! :)


Já estive em Arouca, mas não fiz estes percursos.

Boas fotos e paisagens! Mais um belo canto do nosso Portugal ;)
Podes lá ir no verão, para dar uns mergulhos naquelas lagoas de agua cristalina!!!

Cristina Sousa disse:
Obrigada pela partilha Tiago.
Já fiz esse percurso há 2 ou 3 anos e revejo-me em cada foto, em cada pedrinha do caminho.
A parte incial da subida após a aldeia de Regufe é puxadota :blush: , mas todo o percurso é fantástico!
É uma tranquilidade que nos escapa no dia a dia e sabe muito bem para relaxar...
(só um aparte: Depois da valente caminhada, fomos almoçar a um restaurante "famoso" em plena serra da Freita, comer um cabritinho assado para repor energias ...)
Parabéns pelo report
Concordo Cristina, a 1ª parte é sempre a partir cascalho, custa um pouco realmente!! Mas depois ao chegar ao topo da serra e sentir aquele sossego todo é realmente compensador. E depois estender na relva uma toalha já na aldeia de Drave, e curtir um pouco o sol e todo aquele paraíso escondido. E dar um valente mergulho no lago que lá existe, ohhhhhh brutal

paulonev disse:
Obrigado pela partilha, belas fotos do nosso Portugal.
Realmente o nosso pais é muito bonito.
Boas Viagens
Obrigado eu Paulo.

Ricardo_7 disse:
Olá,

Obrigado pelo report, de facto Portugal tem locais fantásticos que merecem ser visitados! :)

Boas Viagens :)
Merecem mesmo Ricardo. Toca a marcar um fim de semana, mochila ás costas e toca a rumar para Arouca. Depois o jantar pode ser uma francesinha no Porto.

Bruno Carvalho disse:
Boas!!!

Obrigado por dar a conhecer este passeio maravilhoso!! Para pessoas como eu :) (sem muita orientação) é um percurso bem marcado? Consegue-se fazer facilmente?

Cumprimentos
Boas Bruno.

Sim é um percurso bem marcado, tens sempre as placas ou as indicações de trilho certo, por isso é na boa... Se fores, nao te esqueças de levar muita agua. O sol tosta, e convém levar bebidas..

Vale uma visita, é um local mágico.

Sinalização:



Nelson SS disse:
Impecável!

Estou a planear uma visita a Arouca, e certamente que este trilho será para fazer
Força nisso Nelson. Vais curtir.

Faz-se bem, e se fores no verão, podes levar o "tacho" e acampas por Drave. Tens muitos sítios onde colocar as tolhas, apanhar sol, e mergulhar.
 
Última edição por um moderador:

NJBC

Membro Ativo
São lindas estas duas Aldeias. Tinha pensado em fazer um report como este, pois no Domingo passado estive lá.

Não tenho fotos tão bonitas, a máquina não é das boas. Mas sem dúvida, mesmo com uma máquina fraca fiquei com fotos de paisagens e locais lindos. E de falar e conviver com pessoas fantasticas, habitantes de Regoufe e outras aldeias.

Hello Tomorrow, não sei se ficas chateado de acrescentar neste teu report, só uma informação, pois eu fiz como tu Regoufe – Drave na ida, mas a ir embora foi por Gourim.
Gourim a Drave deve ser os mesmos km que a Regoufe e o mesmo nível de dificuldade. Os Escuteiros que vão para Drave deixam os carros a meio desse percurso, para poderem transportar os materiais para Drave.
Em Gourim existe uma casa de turismo rural, para quem não é de perto e quiser ir fazer esses PR.
Visitei essa casa e é excelente, fica aqui o site da casa http://www.casamargou.pt/#o-silencio-e-a-natureza, só tem um grande senão. Para chegar lá, a partir de um certo local só a pé ou de jipe.

Mas vale a pena.

Se quiseres retiro esta informação daqui.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Excelente informaçao NJBC

Claro que nao me importo, estamos aqui para isso mesmo, para partilhar ideias e conhecimentos ;)

Obrigado pela informaçao, pois faço questão de lá voltar este verão :cool:
 

Sofiapinto

Membro
uau! Excelentes fotos!

Obrigada pela partilha! ;)

Ando com vontade de visitar Arouca e agora ainda fiquei mais.
Há agora um novo "trilho" que liga Arouca a Castelo de Paiva. Já alguém fez? (Não sei se já foi inaugurado, pois a notícia é bastante recente).

Boas viagens! ;)
 

Paulo Aelx

Membro Ativo
Correndo o risco de estar a fazer uma pergunta idiota, neste trilhos pedestres como se faz em relação ao automovel? o circuito é termina onde começa?

Nunca fiz um trilho destes e este ano estou a pensar faze-lo com a minha esposa.
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Paulo Aelx há circuitos circulares e circuitos "lineares", nestes últimos tem que se fazer o trilho de volta (ou arranjar forma de regressar ao local de partida).

No caso do PR que é referido neste report a aldeia em questão é inacessível (até ver) de qualquer tipo de veículo motorizado (talvez uma mota tt consiga lá chegar), pelo que o carro fica na aldeia de partida (Regoufe), onde tem vários locais para deixar o carro de forma tranquila, e tem que se regressar pelo mesmo caminho.

Se for um PR circular, o início e fim são no mesmo ponto!

Vale a pena correr estes trilhos do nosso país.
 
Top