Novidades

[Report] Roteiro Nova Iorque - 6/7 dias

Fui pela TAP (549€) de 3 a 9 de Outubro 2015

Tempo: não apanhei chuva nem muito frio mas não dava para andar de t-shirt e à noite sabe bem um bom casaquinho

Hotel Royal Park: Foi complicado encontrar alguma coisa barata em NY... mas esta acabou por ser a melhor opção. Eramos 2 casais e ficámos os 4 no mesmo quarto. O hotel é muito bem localizado, fica a 2 ou 3 estações de metro de Times Square, dá para ir a pé para o Central Park. Não é luxuoso mas as camas eram bastante confortáveis e não tenho razão de queixa de nada. Pelo preço e só para dormir e tomar banho fiquei satisfeita. Há supermercados e cafés ao virar da esquina e o metro também.

Transportes: Comprei o Metrocard, vale muito a pena!!! 30 $


AEROPORTO JFK
TRANSFER – AEROPORTO – MANHATTAN $18 Bilhetes para Airport Transfer de/para Manhattan || NovaiorqueBilhetes.com


as17.postimg.org_df2qvqrbj_NYC.jpg



DICAS DA VIAGEM

Eu optei por comprar o City Pass, mas aqui ficam os preços e dicas para quem não vai optar por comprar pass. Atenção ao preço sugerido. Isto significa que os museus sugerem o preço que acham justo que os visitantes paguem. Mas cada pessoa pode pagar o valor que quiser... Ainda assim, e contando com isso, eu fiz as contas e sai ao mesmo preço! Na minha opinião vale a pena, só porque é mais prático.
Não apanhei filas para nada. Só um pouco no Empire e no Ground Zero, mas nada de especial... andava muito rápido!

Gospel
Geralmente é sempre ao domingo de manhã
A zona mais famosa é Harlem (apesar da fama não achei a zona perigosa) mas também há em Times Square ou Brooklin How to Hear Gospel in Harlem - Walks of New York
As mais conhecidas:
Abyssinian Baptist Church (é a mais famosa mas no tripadvisor dizem muito mal)
New Mount Zion Baptist Church
Mount Neboh Baptist Church
Times Square Church

Central Park
Percorrer de uma ponta à outra (se não houver tempo para tudo, vale mais a pena do meio para baixo!)

Museu Metropolitan
É muito diversificado, eu gostei mais do MOMA.

Chinatown
Percorrer a pé, é um pouco assustador em algumas zonas.


Little Italy
Percorrer a pé, é uma boa zona para comer...

Soho
Percorrer a pé, zona muito querida!


Trump Tower
Ver apenas por fora

Intrepid Sea, Air & Space Museum
Aberto até às 17h. Não tinha interesse nenhum em ver isto mas até gostei!


Museu de História Natural e Planetário Hayden
Custa $22.00 /$27.00 (COM PLANETÁRIO) / $35.00 (COM 3D E PLANETÁRIO) Tickets
Todos os dias, das 10:00 às 17:45
Para quem já foi ao de Londres vai ficar um pouco desiludido
Nota: é importante recordar que o valor da entrada é chamado de Suggested Admission, isto significa que se podem dirigir-se ao balcão de compra e pagar 1$ se quiserem, basta solicitar esse valor na bilheteira.
Particularmente, acho que pagar o valor sugerido é o justo, mas cada um pode escolher o que pagar.
Esta opção só é válida para a visita do museu, se você quiserem assistir ao espetáculo do Planetarium ou visitar as atrações adicionais terão que pagar o valor normal.
Também existem outras opções que alguns museus oferecem. Uma é o “Suggested Contribution”, que não é mais do que uma doação obrigatória, ou seja, uma contribuição sugerida. Se o museu coloca essa palavra no preço da entrada quer dizer que eles “sugerem” que você pague, por exemplo, 20$ no bilhete. Porém têm a opção de pagar menos (ou mais) e podem, por exemplo, pagar 1$ ou o valor que pretenderem. Assim, dá para economizar uns trocadinhos.
Pouca gente nota esta palavra no preço da entrada e acaba por pagar o preço sugerido

Guggenheim
25$ - Preço sugerido ao Sábado das 17:45 as 19:45.
Fecha à 5f

Broadway
Fui ver o Aladino, numa quarta-feira às 19h, comprei na véspera, na própria bilheteira. Consegui por 47€/pessoa.
VALE MUITO A PENA!!!
Nota: Os preços dos musicais mais populares não têm desconto (nem no ticket em Times Square)

5ª Avenida
Obrigatório

Times Square
(ir de dia e de noite)

Obrigatório

Rockefeller
(custa $30)
Se tiverem que optar, a vista deste é melhor de dia do que a do Empire State Building porque vê-se o Central Park e o Empire. Mas à noite é melhor o Empire!!
Horário: 8h às 23h
Comprar bilhete antes para evitar filas: mydestinationanywhere - Observatório Top of the Rock

St Patrick’s Cathedral

Empire State Building
Aberto das 8h às 02h – $30 (a vista de noite é melhor)
Comprar bilhete antes para evitar filas mydestinationanywhere - Observatório Top of the Rock
A vista à noite é imperdível, impressionante mesmo!

MOMA
Abre as portas gratuitamente para o público às sextas-feiras, entre 16h e 20h. Fecha à 3f.

Biblioteca Pública de Nova York
Horário: Segunda, quinta, sexta e sábado entre 10-18hs; terça e quarta entre 10-20hs; domingo entre 13-17hs.
Há tours grátis às 11h e às 14h de segunda a sábado.
Infelizmente a sala principal está fechada para obras nos próximos anos.

World Trade Center Observatory
Dá para subir mas não tive tempo, mas deve valer a pena. O edifício é lindo!

Ponte de Brooklyn (Apanhar metro até City Hall. Quando se passa a ponte chegamos a DUMBO (Down Under the Manhattan Bridge Overpass) – Fazer a travessia para Manhattan

Ponte de Manhattan
Obrigatório!
Fazer a travessia para Manhattan ao pôr do sol (foi talvez o momento mais bonito que vivi em NY)

Bar de Jazz
A maioria fica em Greenwich Village perto uns dos outros (55 Bar, Small Jazz Club, Village Vanguard…)

World Trade Center / Ground Zero
Foi das coisas que mais gostei em NY
Última entrada às 17:00
Nota: A visita é gratuita as terças-feiras das 17h as 20h, mas é preciso ter um ticket de entrada que precisa ser reservado no site Visit the Museum

Charging Bull de Wall Street
(dizem que dá sorte passar a mão)
Apanhei FILA!!! Ahahah

Madison Square Park
Vale a pena passar lá umas 2h, à tarde, deitados na relva e ver o ambiente.

Wall Street
Vale a pena andar um pouco por lá

Grand Central Station
Vale muito a pena

Love Sculpture
Está na 6ª Avenida

Chrysler Building
Vi apenas por fora, muito bonito!

High Lines
Fiz todo o caminho a pé... é uma boa caminhada. Atenção que em NY não se pode fumar nos parques e aqui também não, apesar de serem espaços ao ar livre. O mesmo se aplica em muitos cafés e restaurantes, em que nem na esplanada se pode fumar.

Battery Park
Na minha opinião não vale a pena ir lá de propósito.
É o parque de onde saem os tours (pagos) para a estátua da liberdade, por isso vão lá passar de qualquer forma.
É lá também que fica a escultura que antes adornava a frente do World Trade Center. Há tours guiados gratuitos, vejam a programação em Battery Park City Parks Conservancy –
Statue Cruises – Vão para as ilhas $21 Redirect
Cruzeiros $39 3h - Bilhetes para Best of NYC Cruise | NovaiorqueBilhetes.com

Staten Island Ferry
São grátis mas não param na Estátua da Liberdade. Vale MUITO a pena fazer este passeio à noite, o regresso a Manhattan é brutal!!!

Ellis Island e Estátua da Libedade
$25 ou $28 Reserve Statue of Liberty Tickets, Ellis Island Tickets | Statue of Liberty Tours and Ellis Island Tours – StatueOfLibertyTickets.com
a) Reserve Crown Ticket – dá acesso ao pedestal, ao museu e ao topo da Estatua da Liberdade. É precisa ser reservado com bastante antecedência. Preços: Adulto – $21.00
b) Reserve Pedestal e Museu Ticket – não dá acesso ao topo, mas pode-se entrar na Estatua e ver a estrutura interna, além do museu. Custa o mesmo preço do ticket simples, mas pode estar indisponível no dia desejado, porque só um número limitado de pessoas pode entrar lá, reservem com antecedência. Preços: Adulto – $18.00
c) Reserve Ticket –não dá acesso ao pedestal, museu ou topo, somente a área externa onde fica a estátua da liberdade. Dá prioridade na entrada em relação as pessoas que tem o 3-day Flex. Preços: Adulto – $18.00

Não subi à Estátua, não me arrependo. Existem guias de áudio em português, isso vale a pena!

Nota: O acesso à tocha só é possível com uma reserva de meses de antecedência e paga-se mais. Dizem que não vale a pena.

Quando estiver em casa coloco algumas fotos :)

Essa tabela foi exactamente o que eu fiz. Deu tempo para tudo! Acho que é o tempo ideal...

Sobre as famosas gorjetas...
Só dei num restaurante em Greenwich Village porque vinha incluído na conta, aí não dá para escapar. De resto nunca dei, nem ninguém pediu, nem ficaram zangados!
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha ! Das cidades que tenho mais curiosidade em visitar no que toca a terra do Tio Sam !
 

Bee

Membro Conhecido
Excelente! A papinha toda feita para quem se quiser aventurar por NY. Quem sabe não te roubo o roteiro um dia destes.
Obrigado pela partilha!
 
Tenho fotos muito boas, infelizmente são muito pesadas e não consigo carregá-las aqui.
Em relação a custos gastei à volta de 1000€ com tudo: avião + hotel + despesas no local

O meu conselho é prepararem esta viagem com 1 ano de antecedência. Por exemplo: eu comprei o bilhete de avião em Março, paguei o hotel em Julho e depois em NY foram as despesas locais (alimentação, city pass, transporte, musical...).

Levei no bolso 100 dólares e depois fui levantando lá, paga-se entre 1 a 3 dólares por levantamento.

Uma coisa que não fiz (porque o resto do grupo não alinhou) mas que gostava de ter feito era o passeio de helicóptero. Mas concordo que é um pouco caro... no mínimo 130dólares/pessoa. Exemplo: New York City Helicopter Tours | NYC Sightseeing With Style

Se o fizerem recomendo à noite, tudo à noite é fantástico em NY. É mesmo mágico!

Escrevi uma "mini crónica" quando criei o Blurb Booksmart de NY (costumo fazer um para cada viagem), espero que vos inspire :)

"Nova Iorque foi uma viagem pensada e planeada com bastante antecedência. É uma cidade cara, daquelas que provavelmente só visitamos uma vez na vida. De Harlem a Brooklyn, dos cachorros ao bagel, do orgulho americano às lágrimas no Ground Zero, vivemos sete dias como verdadeiros turistas: com os olhos postos em tudo, a coleccionar aventuras e a construir memórias para o resto da vida.
É, talvez, uma das cidades que mais alimenta o nosso imaginário desde sempre. Já a tínhamos visto milhares de vezes em fotografias e no grande ecrã e, por isso, quando a visitamos pela primeira vez sentimos que já vimos aquelas ruas, as placas, os jardins e os edifícios gigantescos. Mas pisar pela primeira vez o chão de Nova Iorque, sobretudo em Times Square, faz-nos sentir um frio na espinha, o coração a bater mais forte e deixa-nos a sorrir sem querer. Pode ser um cliché, mas Nova Iorque é uma cidade que nos inspira, que nos faz sentir todo aquele caos organizado e nos deixa com vontade de voltar.
É impossível não ficar deslumbrado com tudo o que a cidade tem para nos oferecer: os nossos olhos percorrem vezes sem conta toda a sua altura, desde o chão até ao topo dos arranha-céus. É um prazer sentarmo-nos nas escadas de Times Square e ficar a observar a qualidade dos painéis luminosos e todo o movimento na rua. É aterrador pensar em todo o dinheiro que se movimenta a cada segundo na 5ª Avenida e em Wall Street. É impossível ficar indiferente à beleza do Central Park, um improvável oásis verde no meio do cimento. É mágico ver um tapete a voar e o génio da lâmpada a aparecer de forma surreal no musical do Aladino na Broadway. É de ficar de queixo caído com as performances de rua que acontecem a qualquer momento. É fascinante ver esta cidade à noite porque Nova Iorque é realmente a cidade que nunca dorme… Há sempre tanto a acontecer de dia e de noite! O brilho das luzes, o skyline da cidade e a vista do topo do Empire State Building ainda hoje nos parecem irreais de tão belos que são.
No último dia da nossa viagem despedimo-nos da cidade fazendo a travessia da Ponte de Manhattan ao anoitecer. E não poderia ter sido mais perfeito! Não poderiamos ter ficado com uma última memória fotográfica mais completa.
Deixámos assim o chamado “centro do mundo” ainda com mais certeza de que Nova Iorque é isso mesmo… é mais do que uma cidade, é um mundo."
 
Sempre é verdade que Nova Iorque é uma cidade que nunca dorme? :)
Completamente. Há sempre tanto a acontecer! :p
Mas a qualquer hora senti-me sempre segura. Havia polícias por todo o lado, sempre gente nas ruas e claro, sempre muita vigilância e controlos para entrar nos sítios turísticos. Então no aeroporto... impressões digitais, fotografias e conversas "qual é a tua profissão?", "o que vais visitar?" etc etc etc e muitas vezes levam as pessoas para uma sala para serem mais interrogadas. Então se for um homem a viajar sozinho é quase certinho!
 
Última edição:

Mariana Marques

Membro Conhecido
Telma onde costumavas levantar dinheiro lá? A mim andam - me aconselhar levar dólares para não pagar tantas taxas... não sei que faça.
 
Olá,


Obrigado pela partilha e excelente informação! Um autêntico manual. :)
Faço isto para todas as viagens :)
Nem mais, que trabalho deve dar descrever tudo :)

@Telma Teixeira
Obrigado pelo empenho ;)
Faço isto para todas as viagens, para não me falhar nada.
Mas deixo sempre espaço livre para fazer o que quiser na altura ou se houver algum imprevisto.
É muito mais fácil levar tudo certinho e não andar a perder tempo a pensar no momento o que vamos ver ou fazer, aproveita-se muito mais o tempo :)

Telma onde costumavas levantar dinheiro lá? A mim andam - me aconselhar levar dólares para não pagar tantas taxas... não sei que faça.
Levantava nas máquinas que há à entrada de algumas lojas, quase todas cobram cerca de 1$, o que acho razoável. Encontram-se várias! Só uma vez, em Times Square, é que fui a um sítio de câmbios ao lado do Mc Donald's e lá a máquina cobrava 3$. Mas foi a única vez e a mais cara em que levantei dinheiro. Acho que não vale a pena levares o dinheiro todo. Eu levantei umas 4 ou 5 vezes e o resto pagava com cartão.

PS - Odiei o dinheiro... eles têm notas de 1$ e moedas diferentes (cores e tamanhos) com os mesmos valores! É um bocado confuso para contar trocos. Não consegui atinar com as moedas, acabei por no último dia dar todas as que tinha a um sem abrigo.
 
Última edição por um moderador:

Mariana Marques

Membro Conhecido
Sim também acho, assim também não se corre o risco de levar a mais e depois sobrar... Se só cobram essas taxas também não é por aí. Costumam fazer esses levantamentos com cartão de débito ou crédito? ou é indiferente?
 
Top