Novidades

[Report] Riviera Maya - Catalonia Playa Maroma (25/05-5/06)

Boas, aqui vai o meu report:

O destino da Riviera Maya surgiu devido aos planos definidos no inicio do ano terem saído furados.
Sendo assim, e visto ter gostado de passar umas horas valentes a flutuar no mar das Caraíbas em Cuba, escolhemos o México à ultima hora (decidimos e compramos os bilhetes em menos de 15 dias antes das férias).

Primeiro que tudo, escolher o hotel e por sorte encontramos este portal…
Ler, ler e reler… Até que já estávamos fartos e escolhemos o Catalonia Playa Maroma, basicamente porque não era mau, tinha bom aspecto, boas reviews aqui no Portal, e tem uma das melhores praias da zona.
Através do Portal das Viagens ficamos a conhecer o Juan da ViajesSoloOfertas, o qual tem preços imbatíveis, 200€ abaixo da concorrência... E batemos a muitas portas para confirmar o mesmo. O homem é altamente, e de facto por vezes recebia mails dele a 1h, 2h da manha!!!!
Com saída de Madrid, toca a reservar bilhete pela Ryanair com saída do Porto, com uma mala de porão... Possivelmente o maior erro desta viagem! Mais a frente explico porque.

Chegado o dia de partida, lá fomos nós para o Porto apanhar o avião, check-in da mala, e lá vamos nós.
Em Madrid, toca a apanhar uma seca até a hora de partida. E depois, seca na fila do check-in... Aqui facilitamos e fomos para a fila do check-in antes 3h, pensando que era cedo, quando chegamos estava uma fila de 20km...ou quase
Até meterem mais pessoas nos balcões adjacentes, parecia que a fila não andava. Incluindo uma senhora sentiu-se mal mesmo a nossa frente, chegando a desmaiar...
Resumindo, ainda conseguimos ficar juntos, mas na ultima fila do avião, nas cadeiras centrais. Quando entrei no avião, vi que tinha os ecrãs no tecto, em vez de ser individual... Lá pensei eu... Vai ser bonito estas 10h de viagem…

Ao chegarmos ao destino, vejo muitas nuvens no céu, o que me deixou logo meio de pé atrás. Apanhamos as malas, com uma seca similar ao que apanhamos em Cuba... Prai 1h a olhar para o tapete...
Saímos e estavam cá fora os representantes da Jolidey, e lá fomos para o autocarro. Chegada rápida ao hotel, e lá começou a dança da "propina"...

Na recepção, estava na expectativa se de facto os mails enviados antes serviam para alguma coisa, ou não. Pedi para o edifício 6 ou 5... Levamos com um quarto no edifício 5, o 5312.
O 5 é o edifício, o 3 é o piso e o 12 é o quarto. O quarto situa-se no fundo do edifício 5, ou seja, ao lado do Secrets Maroma. Como não estávamos para esperar pelo homem das malas, lá fomos nós com as malas pelas escadas acima...
A rogar pragas a minha vida, pensando em mudar de quarto no dia seguinte, para um mais rasteirinho, mas tal não veio a acontecer, visto que da nossa janela conseguíamos ver o mar, e tínhamos uma rã (no 3º piso?!?) que nos vinha fazer uma visita na varanda todas as noites!


O quarto é daqueles que tem a casa de banho toda em pedra, como vi nalgumas fotos aqui no Portal. Era espaçoso, o ar condicionado congelava o quarto. Só o ligávamos quando íamos jantar ou almoçar. Enquanto estávamos lá, só ligávamos a ventoinha.

Dia seguinte, a pé as 7h pronto para umas chapas no mar!.. Chego a praia... Algas, mar cinza e agitado....E penso eu... Lá foram os mil paus a vida...
Passado um bocado, lá chegam os trabalhadores para limpar as algas. O Catalonia não usa tractor, os dois hotéis ao lado usam. O que fazem no Catalonia, abrem um buraco na areia e metem lá as algas. Quando estiver cheio, acaba o dia de trabalho independentemente de ainda existirem algas ou não por apanhar.

Lá fui para a piscina, oficialmente só abre as 8h, mas pedindo ao empregado que anda a limpar, ele deixa usar logo a parte que já estiver limpa. Não tenho razões de queixa da piscina (a água é quentinha), excepto do fundo que é tipo um areado, que se não tivermos atentos, ficamos com marcas na pele ao raspar (a piscina tem profundidade variável, a imitar uma praia).

Ao pequeno almoço, toca a pedir informações na recepção do que se passava com as algas, e com o mar agitado... Momento estranho da viagem... Fiquei a saber o mesmo que antes, ficando na duvida se ela não me percebeu mesmo, ou se não me quis responder...
 
Última edição por um moderador:
Alimentação...
A comida não falta, mas confirma-se que torna-se bastante repetitiva. No buffet, os grelhados é sempre a mesma coisa, a pizzas idem, massas iguais. Depois vão variando uns pratos lá pelo meio, mas não chega para tornar a alimentação variada. Mas também não se passa fome! Os iogurtes ao pequeno almoço são deliciosos.
Os crepes da creparia são maravilhosos e os sumos também são muito bons.

Experimentamos o pequeno almoço no Terrace e de facto está uns furinhos acima do buffet, mas para nós não valia a pena, visto que demorávamos mais tempo.
Experimentamos os restaurantes a la carte (Italiano, Mexicano e o Grill).
Em todos, a comida era relativamente boa. Repetimos o italiano e o Grill. Ao Mexicano só fomos uma vez, visto que pela carta, achávamos que estávamos a arriscar muito com o nosso estômago. Mas chegamos a conclusão que foi o Italiano nos deu a volta a tripa por 2 vezes (na primeira vez, pensávamos que tinha sido coincidência...).
Não chegamos a ir ao Terrace jantar, porque deixamos para os últimos dias, e nessa altura estávamos KO da barriga. Cheguei a ver a ementa e não convenceu a arriscar.

Bem a alimentação no México de facto não é para o nosso estômago, visto que andamos de pantanas as férias todas... Viva o Imodium
 
Última edição por um moderador:
Excursões...
Pelo que lemos no Portal das Viagens, saímos para o México com este plano:

Xcaret - Alestal
Chichen Itza - Espinoza
Coba, Tulum, Akumal - Espinoza
e o resto via-se...

Reunião da agência no dia seguinte, bla bla bla, lavagem ao cérebro... Despertou-nos curiosidade a excursão a Ilha Contoy, e como o preço não estava muito fora de mão comparativamente as outras empresas, lá fomos reservar, sabendo que tínhamos "a tal oferta" de uma viagem a Playa del Carmen.

Bem, a tal oferta, que nos foi vendido como sendo uma visita de 1h a algo do tipo shopping onde tem coisas desde 1 dólar até 10 mil, acabou por ser uma ourivesaria onde metem um tipo atrás de nos a tentar vender coisas inflacionadas, nunca mais barato de 200 e tal dólares... Grande seca...

Lá chegamos a Playa del Carmen, com mais uns pedidos de "propina" pelo meio dos condutores das vans, para procurar a Alestal.
Isto porque não queria dar mais 5% por pagar por Paypal, e a Carmen aceitou que se fosse lá aos escritórios deles, fazia-me o preço da net.
Ficou nos a 103 euros cada o Xcaret Plus, e muito bem explicado o parque por parte da Carmen. Tudo a 100% Nenhuma razão de queixa! Aceitou o pagamento em Euros, e fez ao cambio actual, e ainda recebemos 2 copos!

E la fomos nos passear na 5ª Avenida! Dica: Tapem a bracelete do resort, diminui em muito os "chatos"!!! Aquilo é demais, não dá para estar sossegado!
De resto gostamos do passeio, fomos até a beira mar, e ainda vimos um espectáculo de rua.
 
Última edição por um moderador:
Isla Contoy + Isla Mujeres
Esta excursão foi comprada através da Jolidey, e quem efectua é a Ocean Tours. Os guias eram malta porreira, sempre divertidos e prontos a largar uma piada pelo meio.
Para entrar em Contoy, temos que pagar uma taxa ambiental de 5 dólares, que daria cerca de 4 euros, mas que arredondam para os 5€ por causa das notas!!!! Logo paguem em Pesos, ou já ficam a perder 1 €. Sinceramente, acho que este custo, já deveria estar incluindo na excursão, mas pronto...
Antes de chegar a ilha, paragem para snorkeling. Como fui o ultimo da fila, já não havia barbatanas do meu tamanho, fiquei com umas multisize, que teimavam em desapertar-se a nadar (as barbatanas também eram mais pequenas que as outras, o que em mar agitado me custou mais progredir que as restantes pessoas), e uma mascara que tresandava a gasolina.
O coral está mesmo a baixa profundidade, por vezes tinha que levantar a cara por causa da mascara e/ou das barbatanas e sentia que tocava no fundo!
Fiquei um pouco desiludido com o coral, não achei nada demais. Depois vim a saber por outra pessoa, que quando o mar está bravo, levam para outro coral que é mais foleiro... Deve-me ter calhado o foleiro então...
A ilha é facto muito bonita. Foi-nos feita uma visita guiada a mesma, onde ficamos a saber mais um pouco, e depois foi tempo de dar umas chapas na agua.
Depois foi o almoço, que era bom, o peixe estava óptimo, e mais uns minutos na ilha antes de ir embora em direcção a Isla Mujeres, pelo meio ainda um jogo em que a malta bebia uns tragos de Tequilla.
Em Isla Mujeres deram-nos algum tempo para visitar, mas sinceramente, com o tempo dado, não da para visitar nada. Caminhamos a beira mar e toca a ir embora. Preferia ter aproveitado este tempo perdido na Ilha Contoy!

 
Última edição por um moderador:
Xcaret Plus
Veio uma van buscar-nos ao hotel. O homem começou com as dicas e tal e coisa... Disse para começar pela torre, ao qual fomos, para descobri que abria mais tarde... Toca a andar para trás e começar nos rios.
Basicamente, só a andar nos rios, já dá para passar o dia todo. Foi sempre a correr. O espectáculo a noite foi muito bonito. Gostamos imenso do parque em si, mas concordamos que o valor que pedem é de facto puxado.
 
Última edição por um moderador:
 
Última edição por um moderador:
 
Última edição por um moderador:
Última edição por um moderador:
Chichen Itza
Fomos para o México sem confirmação se o Espinoza efectuava as excursões ou não. Travamos conhecimento com um outro casal através do Portal, Ana e Diogo (malta porreira com quem partilhamos a excursão), que lá conseguiram a confirmação por parte dele. Era para ser feito primeiro Coba e Tulum e no dia anterior disse começávamos por Chichen Itza.
Lá estávamos as 6h00 em ponto a espera dele. Chegou atrasado. A tal carrinha de 11 lugares avariou. Ele manda o empregado a frente apanhar as pessoas e leva-las a um ponto de encontro onde ele segue com a excursão.
Devo dizer que tentamos que ele fizesse Chichen Itza + Ek Balam em vez de Valladolid. Recusou, dizendo que era muito cansativo, e contrapôs com 2 cenotes em vez de 1.
Bem, não fomos a Ek Balam, mas também não fomos aos 2 cenotes, e muito menos ao cenote que ele tem no roteiro das viagens dele (Ex Keken), tendo ido ao Ik kil... E o Museu tequillera, nem o vi em fotografia quanto mais ao vivo...
Eu sempre gostei de História e adoro ver ruínas, logo sou suspeito quando digo que adorei Chichen Itza. Começamos pela parte mais longínqua, e la deu as suas explicações sobre os monumentos em si. Durante as explicações fiquei com a sensação que os Mayas afinal não eram tão astutos como pensava serem...
Visitamos o sitio um bocado a correr?! E deu-nos 15 min para comprar souvenirs. Lá tive que marralhar bem para trazer os souvenirs todos e demoramos cerca de 25min... Foi ao poste!
As 16h30 já estávamos no hotel...
 
Última edição por um moderador:
Tulum, Coba, Akumal.
Combinamos na excursão anterior a hora de saída para esta. Tinha-nos dito que não era preciso sair tão cedo, e que se calhar ia adiantar o dia da mesma. Confirmou na noite anterior que era para ir 1 dia antes e seriam as 6h na mesma.
Bem, se em Chichen Itza foi a correr, esta foi a voar!!!
Fomos primeiro a Tulum e o homem já ia com asas nas sapatilhas, conforme ia dando explicações do sitio. Aqui, andavam mais alguns turistas com um guia, encostei-me tipo penetra por uns instantes, e ouvi o que a rapariga estava a relatar, sendo que ela comentou que na construção seguiram a sequência de Fibonacci! Ahhh!!! Afinal os Mayas eram astutos para a época!!!!!
Ahh, fica aqui a nota, aqui levei com todas as picadelas de mosquitos de toda a estadia!!!! Mais vale besuntar-se bem!
Daqui seguimos para Coba, a tal pirâmide que se pode subir! Alugamos umas bikes e toca a ir. Cuidado que maior parte das bikes não travam, nem sequer abrandam! Desporto radical por uns 40 Pesos, não há melhor.
Em seguida, fomos ao cenote Choo-Ha, experiência engraçada.
Depois fomos almoçar e partimos directo para Akumal, onde andavam as tartarugas. Como foi sempre a correr, tentei ir para a agua ainda a fazer a digestão e comecei a sentir frio, ao que sai. Não vi tartarugas nenhumas, andei a ver peixinhos a beira-mar.
Mais uma vez, as 16h30 estávamos no hotel.
 
Última edição por um moderador:
 
Última edição por um moderador:
Depois foi tentar desfrutar do máximo do resort e da praia. Ainda apanhamos uma tempestade que deu chuva para dois dias... No ultimo dia, o mar já tinha poucas algas, e de manha, era costume o mar estar mais calmo.
 
Última edição por um moderador:
 
Última edição por um moderador:
Antes 2 dias de virmos embora, recebi uma mensagem da Ryanair dizendo que devido a greve em Madrid, não poderiam levar a mala de porão. Ainda tentei falar com eles pelo chat, perguntando se devolviam o dinheiro do bilhete, voltando assim de comboio, ao que respondeu que não, apenas o dinheiro do custo extra da mala de porão ... Ou seja, voas e deixas a mala.
Felizmente o casal (Ana e Diogo) tinham carro em Madrid e trouxeram-nos a mala para Portugal... Senão não sei como iria ser... Pelo menos umas dezenas de Euros em material liquido iriam parar ao lixo, ao tentar meter a mala na cabine na melhores das hipóteses...

Resumindo e concluindo, esta viagem foi um abre olhos.
Basta o tempo ou o mar estar mau, e ficamos feitos parvos a olhar uns para os outros, sem nada para fazer, visto que tudo custa uma pipa de massa fora do mesmo...

Se tudo correr bem, próximo ano iremos iniciar um novo capitulo no que toca a férias.

NOTA: o que sinto mais saudade do México...
COATIIIIIIII :bye:
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Filipe, :)
Obrigada por partilhar connosco as suas férias.
Bela descrição e belas fotos. ;)
Maravilhoso!!!!!!
O tempo é sempre uma condicionante importante, mas não se pode prever.
Os coatis são assim tão tão queridos como parecem? :p
 
Os coatis valem pela animação que praticamente não existe no hotel. Com as suas acrobacias atrás da comida, vale a pena parar um pouco para aprecia-los :D

Quanto ao tempo, pelo que vejo ainda tivemos sorte. Ao sair de lá, pensávamos que ia melhorar, apesar de termos apanhado relâmpagos a descolar, mas pelos vistos não foi assim...
 

Nando Parente

Membro Conhecido
Obrigado :D

Se o nosso colega de fórum Marques vier com a mesma opinião em relação à alimentação, estou mesmo a ver que vou ter mudar a reserva que tenho para Outubro

O resort não faz nenhum tipo de atividades em dias de chuva?
 

açoriano6750

Membro Ativo
Obrigado pela partilha. estive no mexico de 19 de maio a 3 de junho. Relativamente ao espinosa para nós nunca consegiu confirmar as reservas acabamos por fazer com outras empresas, Senti alguma dificuldade em falar com o homem eu perguntava uma coisa ele respondia outra. Fiquei com pena de não fazer com ele depois to seu report fico mais satisfeito pois os nossos guias foram excelentes.
 
Nando, relativamente a comida, pode não ser nada, como pode...
Eu sou um bocado "frágil" no que toca a comida, e por exemplo evito sempre peixe e marisco fora de casa.
Mas minha socia já é mais resistente e no entanto esteve pior do que eu, que me lixei apenas apos ir jantar ao Italiano (2x).
Quanto a animação em dia de chuva, não sei... A disposição apos tal acontecimento nem me fez procurar o quer que seja.
Mas posso comentar que a animação nocturna é de facto fraca. Numa das vezes que fui, adormeci sentado, e na outra (Rei Leão) dei a sola por ser tão fraquinho...

Açoriano, na minha opinião, acho que já é "areia a mais para a carroça dele".
E digo isto porque, como pessoa, é 5 estrelas... mas como professional, deixou um pouco a desejar...
 
Top