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[Report] Querétaro, Guanajuato, Cidade do México, San Luis Potosí - Março/Abril 2014

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Vou começar a contar-vos, no meu primeiro report, da minha primeira viagem transatlântica até ao México, mais concretamente até aos estados de Querétaro, Guanajuato, México e San Luis Potosí, que foram os estados que tive a oportunidade de visitar desta vez. Preparem-se! Este irá ser um report longo, no final de contas foram 26 dias de viagem.

Dias 13 e 14 de Março - Ida e chegada
Começando pelo princípio, saí de minha casa no dia 13 de Março em direcção à estação do Oriente para apanhar o autocarro até Madrid de onde sairia o meu primeiro voo rumo a Amesterdão.
Foram 9 extenuantes horas, uma experiência para não voltar a repetir. Saí daqui ao 12:15 e fiz paragens no Alentejo, em Badajoz, em Mérida, em Cáceres, em outra terra que não me lembro o nome e, finalmente, em Madrid.
Cheguei à central de autocarros em Méndez Álvaro já eram quase 22h, mas, por sorte, tinha uma amiga à minha espera que ia ficar comigo um par de horas até eu ter de seguir caminho até ao aeroporto de Barajas.
Antes que o metro fechasse (às 02h) e como o trajecto até ao aeroporto ainda demora cerca de 1 hora, tive de me despedir da minha amiga e enfrentar a primeira batalha de me deslocar com as minhas duas malas (na altura uma com 16kgs e a outra com 10kgs), mala de mão, casaco e um saco com comida. Paguei a taxa especial de 5€ e lá fui eu rumo ao Terminal 2 onde ainda esperei umas 2/3 horas até poder fazer o check-in e ver-me livre da minha mala de 16kgs.
Chegadas as 6 da manhã, lá estava eu dentro do avião da KLM na esperança de poder dormir um pouco, mas as pessoas ao meu lado não se calaram durante todo o voo. :angry:
Três horas depois estava em Amesterdão e como o meu próximo voo só era às 14:35, aproveitei e fui dar uma volta pela cidade onde ainda não tinha estado antes (link para o report a ser colocado posteriormente).
De regresso ao aeroporto de Schiphol e enquanto percorria os corredores, ia passando por aviões enormes e muito bonitos (tenho uma certa pancada por aviões) e quando cheguei à minha porta de embarque vislumbrei pela primeira vez o 747-400 da KLM que me levaria até à Cidade do México.

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É um avião fenomenal, com assentos confortáveis e tudo de bom. Aliás, o serviço da KLM é, até agora, o melhor que já tive, com comandantes e hospedeiras simpatiquíssimos, com um nível de inglês excelente, sempre dispostos a ajudar no que seja preciso e com entretenimento a bordo actual e bastante variado, desde filmes, séries, documentários, passando por jogos, música e informação do voo.

Doze horas depois e com a sorte de não ter nenhum passageiro directamente ao meu lado, estava a sobrevoar a Cidade do México, com uma tempestade de relâmpagos e de chuva que me fez pensar que era desta que ia morrer (e eu não tenho medo nenhum de andar de avião, mas de relâmpagos! - é melhor nem vos falar da fita que fiz uns dias depois enquanto trovejava :p). Nunca tinha estado num voo em que o avião tivesse de dar tantas voltas para aterrar, mas finalmente aterrou e lá eu agradeci aos deuses astecas por me fazerem chegar sã e salva ao seu país.
Depois das formalidades de desembarque, passaporte carimbado, mala recolhida e sem ter de passar pelo detector de metais, chegou a hora de me encontrar com o meu amigo e que me fez passar a maior vergonha de sempre. Quando saí pela porta e como não o vi à primeira, gritou “EPÁÁÁÁÁÁ” (aprendeu essa expressão cá em Portugal e di-la a toda a santa hora), corei de imediato, passou pelas fitas e pelos seguranças e veio a correr abraçar-me e rodopiar-me, numa cena mesmo à novela. Caíram-me as malas, caiu-me o casaco, passei alta vergonha, mas é uma das melhores recordações da minha vida.

Depois de toda a emoção e de matar as saudades, foi hora de partirmos para o nosso destino final, Querétaro. Esta cidade fica a cerca de 220kms da Cidade do México e dependendo do trânsito demora-se de 2h30 a 3 horas. Comprámos os bilhetes do autocarro, seguimos para a estação e para o meu espanto foi preciso passar todas as minhas malas por um detector de metais igual aos dos aeroportos e fui revistada 2! vezes. Perguntei logo ao meu amigo o porquê deste aparato todo e ele disse-me que era um processo habitual por segurança, o que vim a verificar em todas as viagens que fiz de autocarro.
Agora, o que falar dos autocarros?! Pelo preço que foi - $344 ou 19€ - eu jamais esperaria viajar num autocarro tão luxuoso. Posso, sem sombra de dúvidas, dizer que são definitivamente mais confortáveis que os melhores aviões. Infelizmente esqueci-me de tirar fotografias, mas aqui está umas que encontrei na Internet.

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Como poderão observar, os assentos são bastante confortáveis e ajustáveis em várias posições até ao ponto de ficarmos quase deitados - além do apoio para os pés, existe um ecrã individual em cada lugar, WC para homens e mulheres, wifi, carregador de 110V e ainda nos oferecem um lanche com uma bebida e dependendo da hora da viagem uma sandes e uma barra de cereais ou batatas fritas e uma maçã.
Se tiverem de viajar de autocarro dentro do México, a Primera Plus é a companhia que devem escolher com confiança.
O site deles é o seguinte: www.primeraplus.com.mx

Por volta da 1 da manhã chegámos a Querétaro e apanhámos um táxi até casa que nos custou a módica quantia de $50 - 2.8€ para um percurso de 7kms.

Hoje fico por aqui. No dia 15 de Março, ainda mal tinha chegado e já voltei a viajar para San Luis Potosí, um lugar maravilhoso onde aconteceram uma série de peripécias.
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Dia 15, 16 e 17 de Março – Fim-de-semana em San Luis Potosí
Ainda mal tinha chegado a Querétaro e já estava novamente a partir de viagem. Desta vez, o destino foi a Laguna de la Media Luna, no município de Río Verde que faz parte do estado de San Luis Potosí.

De Querétaro até à Laguna de la Media Luna são 320km de distância, muitos dos quais através de uma das muitas montanhas da região e com uma duração aproximada de 3 horas e meia. Como eu tinha acabado de chegar, a viagem foi muito pesada para mim e assim que cheguei ao local onde ficámos alojados, adormeci imediatamente e só acordei no dia seguinte.

A Laguna de la Media Luna é uma reserva natural protegida na qual se pode acampar ou ficar alojado num das cabanas típicas, praticar mergulho, observar a flora e a fauna, entre muitas outras actividades. Fui convidada pelos tios do meu amigo, razão pela qual não tive qualquer poder de decisão na logística e por isso, não vos saberei indicar preços, apenas que vale muito a pena visitar e passar uns dias neste local.

No dia seguinte, acordei bastante cedo por culpa do jetlag e partimos à descoberta do local para logo de seguida se dar uma pequena tragédia que me arruinou o fim-de-semana inteiro. Eu tinha passado a minha câmara fotográfica ao meu amigo, porque não tinha bolsos, estávamos a passar uma ponte e ele, num acto de civismo, debruçou-se sobre dita ponte para apanhar um lixo que estava preso num dos canais da lagoa e deixou cair a minha câmara à água. Eu acho que fiquei de todas as cores, a ver a minha vida a andar para trás (sim, sou um bocado dramática) e embora a câmara estivesse dentro de uma bolsa protectora, acabou por ficar substancialmente molhada. O meu primeiro instinto foi secar e ligar a câmara, quando sei perfeitamente que o primeiro passo nestes casos é retirar de imediato a bateria para prevenir mais estragos. Quando não ligou, já não queria saber de mais passeios para explorar a área e só queria voltar para casa. Não poder registar a beleza do local foi algo que me chateou imenso e, de facto, não aproveitei bem este fim-de-semana.

Dramas à parte, a Laguna de la Media Luna é um lugar de beleza rara. Quando saímos para explorar, era possível observar o vapor que saía da água, cuja temperatura ronda os 30ºC. Nessa mesma altura a água era bastante cristalina, mas devido ao fluxo das pessoas e do fundo com sedimentos, ao longo do dia vai tornando-se mais turva. Na maioria dos canais têm-se “pé” e a área mais funda desta lagoa tem 36 metros de profundidade.

Como era um fim-de-semana prolongado, o local estava muito cheio e barulhento e nem sempre as pessoas são civilizadas. Vi algum lixo no chão e fui vítima de roubo, primeiro a bolsa onde estava a minha câmara, que caiu do bolso do meu amigo e quando a fomos procurar já não encontrámos em lado nenhum e uns óculos de mergulho que tínhamos deixado à beira da água e que passados alguns minutos tinha desaparecido. Não obstante dos meus azares, é uma zona onde eu voltaria para explorar mais profundamente. Parece-me que em épocas normais, se possa passar dias pacíficos e em paz com a natureza. A lagoa está abastecida de lojinhas que vendem as mais variadas coisas, desde comida até roupa e é ainda possível alugar coletes para uma maior segurança.

Segunda-feira, dia 17 foi hora de voltar até Querétaro e enfrentar mais 3 horas e tal de estrada.

Como não tive oportunidade de tirar fotografias com a minha câmara, aqui deixo-vos algumas que foram tiradas com o telemóvel. Espero que gostem e em seguida passamos para a minha primeira semana em Querétaro.













 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
O estado de Querétaro fica no centro do país e é um dos 31 Estados do México. Faz fronteira com os estados de San Luis Potosí, Guanajuato, Hidalgo, México e Michoacán.

Fiquei a saber que Querétaro é a cidade mais segura para se viver dentro de toda a República Mexicana e a que oferece o melhor nível de vida aos seus cidadãos, tanto a nível de empregabilidade, educação e saúde. A sua posição geográfica beneficia a introdução de vários corporativos empresariais e é a zona do país onde existem mais parques e zonas industriais. Segundo o meu amigo, é para onde os estrangeiros e restantes habitantes do México vão para se fazerem ricos e, por essa razão, já quase não existem cidadãos 100% queretanos. O estado tem cerca de 2 milhões de habitantes, sendo 10.000 deles estrangeiros. No fim-de-semana que eu cheguei estava a decorrer uma feira que se realiza todos os anos, para os estrangeiros darem a conhecer a sua cultura (existiam inclusive portugueses), mas infelizmente não tive oportunidade de a visitar porque me encontrava em San Luis Potosí.

No ano de 1996 a UNESCO declarou o centro da cidade de Querétaro como Cidade Património Cultural da Humanidade.

Dia 18 de Março
No dia 18 de Março foi altura de começar a conhecer um pouco a cidade e a primeira parada foi no Templo de Santa Rosa de Viterbo, uma igreja do expoente máximo do barroco queretano que foi construído entre 1728 e 1752. A fachada e a torre têm influências árabes e no seu interior, as paredes são forradas a ouro e com umas pinturas espectaculares que nos fazem ficar de boca aberta. Conta a lenda, que nas paredes deste templo estão sepultados bebés que as freiras davam à luz.

Esta igreja fica na Calle de Ezequiel Montes e pode-se visitar todos os dias das 9:00 às 18:00 gratuitamente.













Em frente ao Templo de Santa Rosa de Viterbo, existe um jardim de nome Plaza Mariano de las Casas, que apesar de agradável, é um dos menos impressionantes.



Seguidamente fomos até ao parque Alameda Hidalgo, que abriu as suas portas em 1804 e que estava em restauração durante a minha estadia. No entanto, isso não interferiu em nada o meu contacto com a natureza e vi os maiores esquilos existentes à face da terra aqui, assim como uma variedade de pássaros e borboletas.

A entrada é gratuita e o parque está aberto das 8:00 às 20:00 e pode-se entrar pelas avenidas Zarazoga, Corregidora e Constituyentes.







Uma das muitas paredes pintadas com graffitis impressionantes.




Dia 19 de Março
No dia 19 de Março fomos visitar o Antea LifeStyle Center que é o maior centro comercial do México e o segundo maior da América Latina com 3 andares, 271,000 m2 e que abriu em Novembro de 2013. Pessoalmente não achei assim tão grande, mas arquitectonicamente falando, achei muito atraente e moderno. Tem um sem número de lojas que eu gostava que houvessem cá em Portugal como a Aéropostale, Forever 21, Hollister, Victoria's Secret, etc, mas ainda haviam muitos espaços vacantes.

Está aberto todos os dias desde as 11:00 até às 20:00 de Segunda a Quinta e Domingo e das 11:00 até às 21:00 Sexta e Sábado e fica na Carretera Querétaro - San Luis Potosí #12401 Ejido Salitre.



À noite, uma nova experiência; fomos ao cinema ver o 300: Rise of an Empire que estava dobrado em espanhol, os bilhetes custaram $122 - 6.8€ para duas pessoas e os menus com pipocas e bebidas foram $113 - 6.3€ para os dois. Tirando a parte das pipocas, que se podiam pedir caramelizadas ou salgadas e depois acrescentar um monte de salsa picante, e dos assentos que eram mega confortáveis, não há muitas diferenças entre ir ao cinema aqui ou no México.




Dia 20 de Março
Neste dia começámos por ir a outro centro comercial onde eu queria comprar umas coisas e acabámos por almoçar lá num restaurante japonês e pagámos pelos dois cerca de $150 - 8.5€ pela refeição com duas bebidas.

Depois fomos caminhando para o centro histórico para visitar mais umas coisinhas.



Entrámos no Templo de San José de Gracia (Capuchinas) que foi construído entre 1721 e 1771 e que é caracterizado pela sua simplicidade, tanto no interior como no exterior.





Logo ao lado está o Museo de la Restauración de la República cuja exposição não vale os cerca de $5 - 0.30€ de entrada. Eu ignorei um pouco a parte da exposição e dei mais valor à parte arquitectónica, mas mesmo assim, não voltaria a visitar este museu, é, de facto, muito pouco interessante.

Fica na Calle Vicente Guerrero e está aberto de Terça a Sexta das 9:00 às 17:00 e 
Sábado e Domingo das 10:00 às 17:00.







Fizemos uma paragem no Jardín Guerrero...



...e no Jardín Zenea com o Templo de San Francisco visto à distância.





Um pouco mais para o lado esquerdo, avistámos o monumento de homenagem à Corregidora Josefa Ortiz de Domínguez numa praça também com o seu nome e onde se situa a parte mais turística, com restaurantes, lojas de artesanato e venda de souvenirs.





A última paragem do dia antes de regressar a casa foi no Santuario de La Congregación de Nuestra Señora de Guadalupe.




Dia 21 de Março
Uma semana após ter chegado ao México, estava na hora de ficar deslumbrada e ter contacto com a cultura mesoamericana pela primeira vez.

Fomos até ao município da Corregidora, que fica a 7km do centro de Querétaro e deslocamo-nos, como já era costume, num dos autocarros que serve a cidade. Não vos saberei indicar o número do autocarro, porque a rede de transportes lá é bastante complicada, mas sei dizer que o preço eram $6.5 – 0.36€. Aliás, qualquer viagem, para qualquer destino dentro de Querétaro eram $6.5.

A primeira paragem foi na Parroquia de San Francisco Galileo que tem um exterior interessante e imponente, mas que por dentro revela simplicidade e curiosamente todas as figuras religiosas estavam cobertas por panos roxos, creio que por estarem de luto pela Quaresma.







Após uma rápida visita a esta igreja, parámos para almoçar umas tortas, mas não se deixem enganar pelo nome - eles dão o nome de tortas ao que nós chamamos de sandes. Só consegui comer metade da minha torta havaiana que custou uns $30 – 1.7€ e que tinha uma variedade de queijos, abacate :wacko: e ananás.



Com a barriga já cheia, foi altura de caminharmos até à zona arqueológica El Cerrito que se encontrava a 1km de distância. Assim que avistei a pirâmide não conseguia parar de dizer “UAU”. Foi realmente emocionante puder observar tal maravilha. Infelizmente não é possível subir nem aproximarmo-nos muito por razões que não vos sei explicar. Tive a sorte de estar presente durante o equinócio de Primavera, onde as pessoas se vestem de branco e vão recarregar as suas energias na pirâmide.

Esta pirâmide foi construída em 3 etapas; a primeira com a fundação do local ao redor de 700 d.C., a seguinte com a ocupação Tolteca entre os anos de 900 d.C. e 1200 d.C. e a última com a chegada dos Chichimecas no ano de 1300 d.C. A pirâmide está formada por 13 corpos escalonados com uma ligeira inclinação, alcançando uma elevação total de 25m. As suas dimensões são 83.21m na base frontal e 83.75 na parte oriente. Apresenta escadas com rampas nos 4 lados. Os murros das fachadas foram construídos usando pedras de basalto, combinadas com blocos de arenito e calcário. Os murros da fachada e das escadas estiveram cobertos por uma camada de estuque que estava pintada no seu auge de vermelho, ocre e azul. No topo da pirâmide encontra-se uma construção que se chama “El Fortín” que foi construída em 1887 pelo proprietário da fazenda El Cerrito. Na sua arquitectura de estilo ecléctico misturam-se os traços e elementos construtivos de estilo militar, como as torres existentes em cada esquina e com um estilo neogótico mostrado no desenho e dimensão das suas portas e janelas. Infelizmente, a sua construção alterou a parte superior da pirâmide de forma irreversível.



















Depois do passeio tive a oportunidade de provar uma chamoyada de manga, que é tipo um granizado mas com a fruta aos pedaços e chile em pó. Eu bem perguntei se o chile picava e disseram-me que não, mas eu já devia ter desconfiado que quando os Mexicanos dizem que não pica, pica sempre na mesma. Foi, por isso, uma das piores coisas que comi durante toda a viagem e certamente que sem o chile tinha sido umas das melhores.



Chegada a casa vinguei-me e comi tacos de pastor, de suadero, de bistec e vulcanes.

 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Dia 22 de Março - San Miguel de Allende
No Sábado, outro tio do meu amigo teve a amabilidade de nos levar até San Miguel de Allende, aquela que viria a ser a minha cidade preferida do mundo.

San Miguel de Allende fica a 70kms de Querétaro e no estado de Guanajuato. É uma cidade histórica, que foi fundada em 1542 e que desfruta de um ambiente muito colonial e europeu, razão pela qual existem tantos estrangeiros que decidem passar os seus anos de aposentados nesta cidade e que compõem uma grande parte da população. Em 2008 foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, além de ser considerada como a melhor cidade turística do mundo e eu confirmo, a magia e o misticismo das suas ruas fazem de San Miguel de Allende como lugar obrigatório numa visita ao México. Não se vão arrepender!

Vamos então começar com as fotos:

Templo de San Francisco de Asis. Construído entre 1779 e 1797.



Parroquia de San Miguel Arcángel. Símbolo da cidade e com uma construção neo-gótica única no México. Foi construída no século XVII, tendo sido inspirada pelas igrejas europeias.














Jardín Principal ou Plaza Allende, de estilo francês e onde sabe bem sentar-se num dos bancos à sombra e apreciar o movimento da cidade.



Vista do jardim.



As ruas de San Miguel de Allende.











Depois de andarmos um pouco pela cidade, decidimos fazer um "recorrido" que ia percorrer toda a cidade e oferecer-nos informação mais detalhada sobre a história e sobre a cidade.

Fizemos o percurso com a Transportadora Turística Imperial, que começa na Calle Juárez, com um custo de $65 - 3.60€ por pessoa e tem duração de 1 hora. Nós fizemos a tour com o senhor Javier Juárez Licea que era muito engraçado e conhecedor. Após saber que eu era portuguesa, encargou-me de lhe enviar um postal de Portugal.

Parque El Chorro









El Mirador







Num posto de gasolina antigo.



Iglesia Nuestra Señora de La Salud





Oratorio de San Felipe Neri







Depois do "recorrido" foi altura de dar mais umas voltinhas pela cidade.









E antes de ir para casa fomos a um bar e no final da noite fomos comer mais uns tacos, no meu caso, vulcanes.



É importante dizer-vos que em San Miguel de Allende, os comerciantes estão proibidos de ostentarem grandes sinais de publicidade às suas lojas e as casas são todas pintadas num número restrito de cores para que o charme e o estilo colonial não se perca.
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Dia 23 de Março - Bernal e Peña de Bernal
No dia 23 de Março, o mesmo tio levou-nos até Bernal, um dos 4 povos mágicos de Querétaro. O que são povos mágicos? – perguntam vocês. Povos mágicos são povos que foram resguardados com cautela para manter as tradições, a cultura e a vida própria de outrora. São destinos cheios de encanto, magia e imperdíveis de recorrer e admirar.

Bernal fica a 60kms de Querétaro e a sua principal atracção é a Peña de Bernal, que com 350m de altura, é o terceiro monólito mais alto do mundo.

Em pleno calor da uma da tarde decidimos começar a subir a Peña, coisa que jamais faria se estivesse por minha conta, pois apanhei um valente escaldão. É um percurso bastante complicado, embora exista em maior parte caminho definido. Nesse dia não era possível subir até ao topo, quem sabe por estar muita gente, mas assim que chegámos até ao ponto máximo possível, eu já não me aguentava nas minhas pernas e tinha a respiração muito ofegante com algumas tonturas devido à altura.

Aqui estão as fotos:





Começando a subida.



Metade do percurso.





No topo possível nesse dia.







Depois da subida e da descida, que demora 1 hora em cada, e já um pouco esfomeada, fomos almoçar umas gorditas. A que vêem com queijo e feijão estava deliciosa, mas com a outra batalhei-me imenso porque estava muito picante.



Depois do almoço e já com as energias repostas, fomos dar um passeio pelas ruas de Bernal. Tal como em San Miguel de Allende, esta vila também nos transporta para a época colonial, na arquitectura, na cor dos seus edifícios e na tranquilidade com que o seu povo vive as suas vidas.















 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Depois de um fim-de-semana em grande, a nossa semana foi passada toda em Querétaro para continuar a conhecer o que nos faltava.

Dia 24 de Março
O Convento de la Cruz tem uma das histórias mais interessantes da cidade de Querétaro. Diz-se que após serem derrotados pelos espanhóis em 1531, os indígenas renderam-se ao ver uma cruz a brilhar no céu neste preciso local e a partir daí começou a evangelização, sendo que os franciscanos preparavam as suas missões neste convento. Foi também o quartel de Maximiliano de Habsburgo e mais tarde foi onde esteve preso pela primeira vez. Mais adiante vou-vos contar outro pormenor interessante sobre este convento.







Uma casa com pormenores interessantes.



Miradouro do aqueduto



Panteón de los Queretanos Ilustres - aqui estão enterrados anónimos e indígenas queretanos e agora também encontram-se os restos mortais de ilustres governantes, benfeitores e heróis da cidade.











Outro graffiti genial e que tem tudo a ver com a cultura mexicana.



"Los arcos" é como os queretanos chamam ao seu aqueduto, o símbolo da cidade. Foi construído entre 1726 e 1738 por Juan Antonio de Urrutia y Arana para satisfazer o pedido de uma freira (por quem estava apaixonado) de trazer água até à cidade. Tem 74 arcos, numa extensão de 1.3km e o arco mais alto mede 28m. Como símbolo da cidade, é um dos pontos turísticos mais visitado.











De volta ao miradouro para apreciar a vista ao entardecer/anoitecer.



Convento de la Cruz visto de trás e ao anoitecer.




Dia 25 de Março
Mais um dia, mais uma visita pela cidade, desta vez pelas imensas igrejas que existem em Querétaro e de forma geral por todo o México que, como devem saber, tem uma população extremamente religiosa.

Começámos o nosso dia visitando o Templo de Teresitas e senti-me verdadeiramente em Atenas. Esta igreja tem influência claramente neoclássica e helénica, tanto no seu exterior com as suas 6 colunas e forma triangular no topo destas, como no interior. Apesar da sua construção com inspiração estrangeira, este templo foi projectado por dois arquitectos mexicanos.





O Templo de Santa Clara, juntamente com o Templo de Santa Rosa de Viterbo foram as duas igrejas que mais me impressionaram e que mais gostei, muito devido ao seu interior forrado a ouro e a opulência que apresentam. Vale a pena a visita!













A fonte de Neptuno também é uma atracção interessante que fica nas esquinas das Calle Madero y Allende, embora originalmente estivesse em outra localização. Em 1987 a escultura original sofreu actos de vandalismo e desde então foi retirada, restaurada e substituída por uma cópia de bronze.



Templo del Carmen





Templo de San Antonio - tem a particularidade de possuir um cemitério dentro da igreja. Também bastante impressionante pelo revestimento das suas paredes.









Chegou a hora do almoço e decidimos ir almoçar a um restaurante na zona turística da cidade, por trás da estátua de homenagem à Corregidora. Eu comi Fajitas, acompanhada por uma variedade de pimentos, guacamole (nem sequer provei), arroz e batatas fritas. Não me lembro do nome do restaurante nem do preço que pagámos, mas foi com certeza "barato como a carne de gato" como dizem os mexicanos.





Já a antecipar a vitória do Benfica!



A Plaza de Armas apesar de ser também uma praça simples, era a que eu tinha mais vontade de visitar porque era o único sítio em Querétaro que eu conseguia ver por uma webcam que eles têm ligada a esta localização. Foi a minha primeira ligação com a cidade e sofria por antecipação para ver este sítio e quando lá cheguei foi uma realização pessoal. Se quiserem dar uma olhada pela webcam, o link é o seguinte: http://www.webcamsdemexico.com/webcam-queretaro-plaza.html.



Tinha uns assuntos pendentes que precisava de resolver junto à Câmara Municipal de Querétaro e fomos até à zona financeira que se localiza numa zona mais alta da cidade. Vê-se um grande contraste em relação ao centro histórico; é tudo feito com construções modernas e vê-se que aqui vivem pessoas endinheiradas. Apesar de eu não ter tirado fotos aos edifícios, vê-se uns quantos na paisagem.

Esta estátua está à entrada da Câmara Municipal.





 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Dia 26 de Março
Este dia foi totalmente dedicado a um passeio pelo Cerro de las Campanas, um parque nacional emblemático por ter sido o local de fuzilamento de Maximiliano de Habsburgo e dos generais Miguel Miramón e Tomás Mejía. O nome do parque deve-se ao facto de existir uma lenda que conta que existem umas pedras que há no cerro que quando chocam entre si lembram o som de umas campainhas.

Dentro do parque, para além de uma extensa área verde, encontra-se uma capela, o Museu de la Magia del Pasado, uma estátua imponente do presidente Benito Juárez e um parque infantil. Vale a pena dedicar uma manhã ou uma tarde para passear pelo Cerro de las Campanas.

Para entrar no parque paga-se $1 - 0.05€ e se quiserem visitar o museu, que está dentro do parque e que eu vivamente aconselho, pagam-se $15-0.83€. Está aberto de Terça-Feira a Domingo, das 6:00 às 18:00.






























Dia 27 de Março
Na quinta-feira, dia 27 de Março fomos até à antiga estação ferroviária de Querétaro. Não se paga para entrar e se quiserem ver como era uma estação de comboios há 100 anos vale a pena a visita, onde não devem perder mais que 30 minutos. Caso contrário, é dispensável, apesar de ser um edifício bonito e com história.















De seguida partimos para o Museo Regional de Querétaro, este sim merecedor de uma visita, quer seja uma manhã ou uma tarde. A entrada custa $48 - 2.70€ e existem 9 salas com exposições temporárias e permanentes espalhadas por dois pisos. Está aberto de Terça-Feira a Domingo das 09:00 às 18:00 e situa-se na Calle Corregidora Sur N.º 3, no coração do centro histórico.



Exposição temporária "Ancestros de Piedra - El patrimonio paleontológico de México".











Um livro gigantesco parte da exposição permanente.







Exposição permanente.

















 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Dia 28 de Março
Na Sexta-Feira fomos fazer outro "recorrido" turístico, desta vez de um dia inteiro. O passeio começava às 09:00 e terminou por volta das 19:00 e teve um custo de $650 - 36€ por pessoa. Foi um bocado caro, mas pelo preço tivemos acesso a um rancho de produtos biológicos com degustação no final, às caves da Freixenet com direito à prova de vinhos e podemos ficar com os copos, visita ao Jardim Botânico Regional de Cadereyta onde tivemos direito a trazer um cacto de souvenir, almoço em Cadereyta, visita a uma fábrica de doces com degustação e subida de novo à Peña de Bernal.

O nosso guia chamava-se Ignacio e era um espectáculo. Falava pelos cotovelos, para terem noção o caminho de Querétaro até à nossa primeira parada no rancho demorou uns 45 minutos, durante os quais ele não se calou uma única vez. Mas não pensem que era "fala-barato", pelo contrário, era bastante conhecedor e ia-nos explicando tudo e mais alguma coisa.

A sua carrinha tinha lugar para 13 pessoas e no nosso grupo iam três casais de meia idade, sendo um deles brasileiros, duas irmãs, eu e o meu amigo.

Início do passeio pelo Rancho La Hondonada, cuja marca produzida é a Saber y Sabor.





As vacas são separadas em conjuntos que se designam desde o infantário até à universidade conforme a sua idade.









Em seguida fomos até às caves da Freixenet para saber como se faz todo o processo da produção do vinho.



As caves estão a 25 metros de profundidade.



















Prova de vinhos com direito a trazer os copos.



Antes de irmos almoçar, parámos no Jardim Botânico Regional de Cadereyta para vermos a espantosa variedade de cactos existentes. Peço, desde já, desculpas pela quantidade de fotografias a cactos, mas fiquei realmente entusiasmada com a quantidade, nunca pensei que houvessem tantas espécies diferentes.



















Isto é um agave, planta da qual se faz a tequila.





















Até em cima de árvores nascem cactos.







 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Dia 28 de Março (continuação)
Depois da visita ao Jardim Botânico, já era hora de irmos almoçar. O almoço era em buffet, com alguma variedade de pratos e de sobremesas e com as bebidas incluídas também.



Sopa Azteca



Depois do almoço rumámos até Bernal para uma visita a uma fábrica de doces. Na parte da fabricação não nos deixam tirar fotografias, então deixo-vos com o aspecto de uma cozinha tradicional mexicana e os seus ingredientes típicos.









Vários tipos de milho e feijões.



Alguns doces e frutas cristalizadas.







No final da visita à fábrica e depois de provarmos alguns doces, existe uma loja onde se pode adquirir o que a fábrica produz com 10% de desconto. Eu trouxe um monte de coisas deliciosas.

O passeio final era pela Peña de Bernal. Do grupo todo, só eu e o meu amigo decidimos voltar a subir, os restantes ficaram a dar voltas pela povoação.

Apesar da hora (cerca das 17:00) não foi mais fácil voltar a subir este monólito e desta vez conseguimos subir mais alto o que significa que foi mais íngreme e a certas alturas assustador.













Por volta das 18:00 descemos e ficámos a dar umas voltas até serem horas de regressar a Querétaro. Aconselho este passeio e mais recomendo o nosso guia Ignacio.


Dia 30 de Março
Domingo, dia 30 de Março, voltámos até ao Convento de la Cruz. Desta vez entrámos para ver a maior atracção deste lugar - as árvores que em vez de flores e frutos, brotam espinhos em forma de cruz.

Conta a lenda que em Junho de 1697, o Frei Antonio de Márgil de Jesús, um dos primeiros franciscanos que trabalhou para a evangelização dos indígenas, ao chegar de uma missão e trazendo o bastão onde se apoiava nas suas largas caminhadas, espetou o dito bastão nos prados do jardim e com o passar do tempo, o bastão começou a brotar e a deixar crescer ramas com espinhos em forma de cruzes até se transformar em árvores.

Não sei até que ponto podemos acreditar nesta lenda, mas verdade seja dita, as árvores brotam mesmo espinhos em forma de cruzes como poderão ver nas fotografias abaixo.

A tour pelo convento é gratuita, mas é-vos pedida uma doação à igreja e uma gorjeta ao guia.







Aqui podem ver em mais detalhe os espinhos em forma de cruz.















Depois disso fomos dar mais umas voltas pela cidade, comer e comprar alguns souvenirs antes de voltar para casa.

Vista do Templo de San Francisco à noite.



 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Dia 2 de Abril - Cidade do México
Dia 2 de Abril foi o dia de finalmente irmos até à Cidade do México. Posso dizer-vos que ia com as expectativas baixas, uma vez que quando vinha no avião só via casas e mais casas e um trânsito absolutamente caótico e pensava que ia ser uma desilusão.

Fomos novamente num autocarro da Primera Plus, chegámos ao Terminal Central del Norte e apanhámos um Trolebus que é uma espécie de autocarro/eléctrico que circula apenas em vias próprias e onde se pagam $4 - 0.22€. Atenção que nestes autocarros é preciso dar o dinheiro certo pois não dão troco.

À medida que nos íamos aproximando do centro, ia-me dando conta que afinal não existiam só casas velhas, mas um sem fim de arranha-céus, fazendo desta cidade uma verdadeira metrópole moderna.

Após resolvermos umas pendências que tínhamos e de comermos um brunch, a nossa primeira paragem foi a Catedral Metropolitana da Cidade do México que é uma das catedrais católicas romanas mais antigas do continente americano. Foi construída entre 1573 e 1813 e é verdadeiramente espectacular por dentro. Tem 5 naves, 16 capelas laterais e um coro com dois órgãos gigantescos.

Caso não tenham conhecimento, a zona do Distrito Federal era antigamente uma ilha quando o seu nome ainda era Tenochtitlan em 1325 e como resultado da instabilidade dos lençóis freáticos e dos imensos tremores de terra que assolam a Cidade do México, esta catedral e a cidade em geral afundam cerca de 2 cms por ano.

Vale a pena a visita, que é gratuita, e para chegarem mais facilmente até à Catedral, basta apanharem a linha azul do metro e saírem na estação “Zócalo”.





















Em frente à Catedral, está a Praça da Constituição mais conhecida como Zócalo, que é a quarta maior praça do mundo. Infelizmente não tive tempo de a explorar minimamente e gostava de o ter feito.



Esta é a Camara de Diputados, o equivalente à nossa Assembleia da República.



A Calle Francisco I. Madero é uma rua sem trânsito, parecida com a Rua Augusta, onde existem imensas lojas de venda de ouro e prata, além de lojas de marcas internacionais entre outras. Ao fundo vê-se a Torre Latinoamericana, uma das mais altas da Cidade do México e com a possibilidade de se subir até aos vários miradouros.



Aqui já estávamos no piso 44, o último piso da Torre Latinoamericana e temos direito a uma vista de 360º da cidade.

O custo da entrada é de $60 - 3.33€ e se quiserem visitar o Museo del Bicentenario (o qual eu aconselho) tem um custo adicional de $10 - 0.55€. Desde que não retirem a pulseira, podem voltar a entrar na torre as vezes que quiserem. Nós voltámos a entrar depois de escurecer para vermos como seria a cidade à noite vista de cima.

Os horários de visita são das 09:00 às 22:00, todos os 365 dias do ano.



A Catedral e o Zócalo à distância.





O impressionante Palácio de Bellas Artes, o lugar mais importante de cultura do país. Construído entre 1904 e 1934, é todo feito de mármore e com muitíssima pena minha não tive oportunidade de o visitar por dentro, pois o meu tempo estava muito limitado. É capaz de ser o edifício mais bonito da Cidade do México.





Parque Alameda Central.





Os arranha-céus cobertos pelo típico smog.





Depois de descermos da Torre Latinoamericana, fomos almoçar/jantar à Casa de los Azulejos que fica mesmo ao lado da torre na Calle Francisco I. Madero e que pertence à cadeia Sanborns, um género de Corte Inglés.

Este edifício era um antigo palácio do século XVIII que depois foi comprado por esta cadeia para comércio e restauração. Aqui foi, sem dúvida, o lugar mais elegante onde fizemos uma refeição e com o preço mais elevado também. Pagámos $415.50 - 23.08€ por duas pessoas. Para os standards europeus, é o preço normal, mas para eles, é considerado caro.



Eu comi Mole Poblano, que é peito de frango coberto por este molho de chocolate e vários tipos de chiles. Eu pensava que ia ser doce mas não, picava imenso e tentei só comer a parte do frango e o arroz.



O interior do restaurante.





Uma vez mais a Torre Latinoamericana, desta vez ao anoitecer.



Depois desta fotografia, fiquei sem bateria na câmara. Voltámos a subir à torre, como já tinha dito, vimos uma igreja, passeámos pela Avenida Juárez paralela ao Parque Alameda Central e fomos dar até à Plaza de la República onde está o Monumento a la Revolución e vimos o espectáculo de fontes iluminadas mais bonito que alguma vez havia visto. Infelizmente não tenho nenhuma fotografia, pois não tinha bateria.

Conclusão; é impossível ver a Cidade do México num dia ou sequer num fim-de-semana. Pelo menos, há que se passar uma semana para termos oportunidade de vermos as principais atracções. Nunca imaginei que fosse gostar tanto desta cidade, mas o facto de ser uma cidade moderna e cosmopolita (pelo menos no centro) conquistou-me à primeira. Não hesitaria voltar e não senti perigo ou medo em nenhuma circunstância. Existem polícias em todos os cantos e mesmo à noite não vi nada que me alarmasse, mesmo andando nos transportes públicos.

Dia 4 de Abril
Os últimos dias em Querétaro foram aproveitados a apanhar o ar puro do Parque Alameda Hidalgo onde vi os maiores esquilos de sempre. Eram enormes e bem atrevidos.





Um almoço bem típico no restaurante Los Compadres em pleno centro histórico.







Pozole



Chilaquiles con carne asada.



Danzante conchero Chichimeca.



Há noite fomos até à Praça dos Mariachis para que me fizessem uma serenata. Aqui estou com uma banda de Norteños.



Mais Norteños.





Mariachis - que foram os meus preferidos.

 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Dia 6 de Abril - Teotihuacán
Último dia no México e antes de ter de ir para o aeroporto decidi que não podia sair do país sem ver uma das suas principais relíquias - Teotihuacán.

Acordei por volta das 6 da manhã e às 7:25 já estávamos a caminho do Terminal Central del Norte. Três horas depois já estávamos na fila à espera dos Teotihuacanos, uns autocarros especiais que saem do Terminal e deixam-nos directamente em Teotihuacán. Custam $42 - 2.33€ e demoram cerca de 30 minutos a chegar a Teotihuacán, a 40 kms da Cidade do México.

Por sorte, como fomos num Domingo, não tivemos de pagar nada para entrar na zona arqueológica mas penso que normalmente se pagam $57 - 3.17€.

Em 1987, a zona arqueológica de Teotihuacán foi declarada Património da Humanidade pela Unesco. Não vos saberei indicar muita informação sobre a zona, uma vez que não consegui nenhum panfleto, mas sabe-se que foi a maior cidade da época e que ao longo dos tempos alojou múltiplos povos. Esta zona particular não era para habitação, mas sim para culto, embora eles vivessem nos arredores.

Passemos, então, às fotos...

Pirâmide do Sol à distância



A Cidadela foi o centro da reitoria e administrativo de Teotihuacán. Pela sua dimensão, características e dimensão dos espaços, considera-se que os templos localizados sobre a grande plataforma foram provavelmente os sítios administrativos ou a sede do poder de Teotihuacán.



O Templo de Quetzalcóatl - também chamado de Templo da Serpente Emplumada - foi construída entre os anos 150 a 200 d.C. e terá sido um dos edifícios com a decoração mais bela e complexa da época pré-hispânica pois via-se pintado com cores vivas.







"Olha a bimba com o cachecol de Portugal como se nunca tivesse saído do país!" :D



Detalhes do Templo de Quetzalcóatl com o deus Quetzalcóat e o deus Tláloc.



A Pirâmide do Sol visto da Cidadela.



Calçada dos Mortos



Conjunto Praça Oeste







A Pirâmide do Sol é a maior pirâmide do local e a segunda maior do México. Tem 65 m de altura e 225 m de lado. Julga-se que também terá sido pintado com cores vivas, como vermelho. Está voltada para Oeste para que no solstício de Verão, o sol se ponha directamente em frente. Em 1971 descobriu-se uma enorme caverna por debaixo da pirâmide. A subida até ao topo tem 238 escadas.









Pirâmide da Lua à distância. Infelizmente, não deu tempo de a visitar.




Depois de termos descido a Pirâmide do Sol, já não nos deu tempo de visitar mais nada pois eu tinha de ir para o aeroporto. Apanhámos novamente os Teotihuacanos e descemos no Terminal Central del Norte.

Após irmos buscar a minha bagagem tentámos apanhar um táxi e queriam cobrar-nos $120 - 6.70€, o que eu achei um ultraje e mesmo depois de ter baixado o preço até $80 - 4.40€, decidi ir até ao centro e tentar a minha sorte com um taxista mais barato. Lá consegui ir até ao aeroporto por $60 - 3.33€, mas o trânsito dificultou em muito os meus níveis de stress. Eu tinha de estar a fazer o check-in às 18h, já eram 17:30 e o taxista disse que íamos demorar cerca de 1 hora. No final das contas, nem 30 minutos demorámos tal é a condução daquela gente.

Fiz o check-in, não paguei nenhuma taxa de saída do país e fui tratar de jantar no McDonalds. Às 19:45 estava a passar pela segurança depois de muitas lágrimas de despedida e para variar, tive de abrir a mala. Ainda não vos tinha dito, mas desde Madrid que me pediram para abrir a mala em toda a zona de segurança, o que já me começava a enervar. Das outras vezes não tinham encontrado nada, mas infelizmente desta vez não me deixaram levar uma garrafa miniatura de tequila que nem 50 ml tinha. Já sabem, se viajarem desde o aeroporto da Cidade do México, não podem levar garrafas de álcool, por mais pequenas que sejam, mesmo que não ultrapassem os 100 ml.

Tive de andar bastante até à minha porta de embarque e ainda por cima o embarque estava atrasado. A este ponto, o cansaço já me estava a vencer e assim que levantámos voo uma hora atrasados adormeci, acordei para comer o primeiro jantar e já só acordei quando cheguei a Amesterdão, onde fiquei 6 horas à espera do próximo voo que também saiu uma hora atrasado. Quando cheguei a Madrid, comecei a ficar desesperada, pois ainda faltavam 10 horas para o meu autocarro. Ainda tentei ver o preço dos hotéis mas desisti logo e decidi ficar no aeroporto até às 8 da manhã. Nesta altura, a minha angustia era tão grande para chegar a casa que não dormi todo o tempo que estive no aeroporto.

54 horas depois de ter saído de Querétaro cheguei a casa, jurando que nunca mais faria uma escala tão grande, pois foi a pior coisa da viagem.
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
[SIZE=10.5pt]Preços e considerações finais[/SIZE]

Viagem:
A minha viagem de Madrid - Amesterdão - Cidade do México - Amesterdão - Madrid custou 645.89€ e a minha viagem de autocarro de Lisboa - Madrid - Lisboa custou 69.90€.

Dia 13 de Março de 2014
Lisboa - Madrid: 12:15 - 22:00

Dia 14 de Março de 2014
Madrid - Amesterdão: 06:36 - 08:49 - KL1708
Amesterdão - Cidade do México: 14:45 - 19:03 - KL685

Total: 44 horas

Dia 6 de Abril de 2014
Cidade do México - Amesterdão: 21:56 - 14:28 - KL686

Dia 7 de Abril de 2014
Amesterdão - Madrid: 21:46 - 23:55 - KL1707

Dia 8 de Abril de 2014
Madrid - Lisboa: 10:00 - 17:00

Total: 54 horas

Alojamento e comida:
Grátis, graças ao meu amigo.

Comida:
Acho que provei praticamente tudo o que é tradicional mexicano, desde tacos, vulcanes, chilaquiles, tortas, chamoyadas, gorditas, fajitas, sopa azteca, tamales, pozole, carne asada, nieves, mole e muitos mais. É uma das gastronomias que mais gosto (tirando o chile) e tenho saudades de comer umas quantas coisas.

Gastos pessoais e câmbio:
Levei 490€ para gastos pessoais e passeios e apenas me sobraram uma meia dúzia de pesos no final dos 26 dias. Fiz o câmbios dos euros para pesos no Banco Azteca e dos 490€ recebi $8,795.50 tendo em conta que a taxa de câmbio era de $17.95 por cada euro. Perdi cerca de 15€ mas não achei grave. No dia que regressei tive de fazer mais um câmbio, desta vez na Cidade do México e cada euro estava por $17.05. Não fiz nenhum levantamento porque através do meu banco (CGD) pagavam-se imensas taxas e achei que não valia a pena e também não foi preciso.

Meios de transporte público e trânsito:
O preço médio dos táxis em Querétaro é de $50 - 2.80€ e dos autocarros é de $6.5 - 0.36€. A cidade está cheia de lombas em todo o lado para reduzir a velocidade e é muito incómodo quando viajamos de autocarro porque se sente tudo. Houve inclusive uma vez que saltei do meu banco e quase que bati com a cabeça no tecto. Nos táxis e nos carros não se sente tanto porque as pessoas têm mais cuidado, mas mesmo assim é muito incomodativo.
Tirando a parte da autoestrada (que eu compararia a uma 2ª Circular) onde existe muito trânsito, é relativamente tranquilo dentro da cidade, mas a maneira como conduzem é absolutamente selvagem e agressiva. Muitas vezes fechei os olhos com medo do acidente iminente que se aproximava, mas por incrível que se pareça não vi nenhum acidente durante toda a minha estadia.

Na Cidade do México disseram-me que era tudo ainda mais barato, mas eu apenas verifiquei em termos de transportes, sem contar com os táxis. Os trolebus, que são uns autocarros que só podem circular numa certa faixa por serem movidos a electricidade como os nossos electricos, custam $4 - 0.22€, o metro custa $5 - 0.28€ e das duas vezes que andei de táxi custaram $80 - 4.40€ e $60 - 3.30€. Evitem ao máximo andar de táxi pois o trânsito na Cidade do México é extremamente caótico, o que não é de admirar numa cidade com 9 milhões de habitantes. Aqui a condução é ainda mais selvagem, por isso, eu diria que o melhor meio de transporte é mesmo o metro. Tem 12 linhas, mas é muito fácil de nos movimentarmos. Para verem o quão fácil é, fui eu que orientei o percurso, pois o meu amigo estava com medo de se meter no metro.

Em Querétaro talvez aconselhe alugarem um carro, pois há muitas coisas para se ver nos arredores que caso não se tenha um carro é um bocado complicado de se chegar até lá, mas na Cidade do México desaconselho a 100%.

Segurança e criminalidade:
Tirando a parte de me terem roubado os óculos de mergulho e a bolsa da câmara e de ter visto em San Miguel de Allende dois homens a serem presos, foi o que vi em termos de criminalidade.
Quando regressava de Teotihuacán, o nosso autocarro foi mandado parar pela polícia (creio que é um padrão de segurança) para que nos revistassem as malas. Um rapaz resistiu e eu por uns momentos fiquei preocupada. Teria uma bomba, drogas, iria começar um tiroteio dentro do autocarro? No final das contas lá a polícia o retirou do autocarro, as malas devem ter sido revistadas e o rapaz regressou e seguimos caminho. Esta foi a única vez que senti que podia estar em perigo, mas não se passou nada e durante toda a minha estadia nunca estive preocupada com os meus pertences e andava à vontade na rua, de dia e de noite, inclusive na Cidade do México.

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Peço desculpa se o report da minha viagem ficou muito longo ou aborrecido, mas como não havia aqui nada que relatasse esta parte do país, eu achei por bem detalhar ao máximo a minha experiência e os meus passeios. Se tiverem alguma dúvida, não hesitem em perguntar-me e eu farei o melhor para vos responder com o máximo de exactidão.

Tenho a dizer que a minha viagem foi muito positiva e já se tornou, de longe, o meu país preferido até à data. Os mexicanos são o povo mais simpático que eu já conheci em toda a minha vida e também bem prestáveis. Não te conhecem de lado nenhum e se espirrares, todos, mas absolutamente todos te dizem: "salud". São este tipo de pormenores que fazem toda a diferença e apesar de serem pobres, isso não se nota. Custou e ainda está a custar-me bastante a adaptação de novo aqui a Portugal e se me dissessem que eu tinha que ir para lá viver, ia imediatamente sem hesitar.

Te extraño, México!
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Tânia,

Bem... o que dizer?
Esta viagem deve ser sonho de qualquer apaixonado pelos Mayas/Mexicanos e respectiva cultura/costumes...

Está qualquer coisa de extraordinário.

Obrigado por teres enriquecido o Portal com este teu Report ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Fantástico report, que como diz o Oscar enriqueceu o portal, o México não é só Cancun,Playa del Carmen e a cultura Maya,é muito,mas muito mais, muitos parabéns pela viagem e pelo exelente e descritivo report.
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Muito obrigada aos três.

Foi, de facto e até agora, a viagem da minha vida por ter tido a oportunidade de experienciar o país como se fosse mexicana. Espero voltar muito em breve e se tiverem alguma dúvida, disponham.

Cumprimentos, Tânia
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Tânia

Excelente Report :).
Não tens de pedir desculpa por ter ficado longo. Assim está muito bem, venham mais destes :).
Adoro o México e ainda me falta conhecer muita coisa neste país fantástico.

Cumprimentos
 
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