Novidades

[Report] Peru - 16 Dias pelo Sul do Peru: Parte 2/2

PaulaCoelho

Membro Conhecido
16 Dias pelo Sul do Peru
Parte 2: Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado

Este report sobre a minha viagem ao Peru em Maio de 2016 é dedicado a Cusco, Machu Picchu e ao Vale Sagrado dos Incas e dá continuação ao report anterior, que descreve a viagem desde Lima até Puno e onde também abordei os dados logísticos desta viagem de 16 dias pelo sul do país. [Report] Peru - 16 Dias pelo Sul do Peru: Parte 1/2


Dia 9 – ROTA DO SOL ENTRE PUNO E CUSCO

* Acordámos pelas 7h com 4 graus negativos apesar do sol e seguimos viagem no autocarro turístico com guia pela Rota do Sol desde Puno a Cusco. A viagem de 400km durou cerca de 10h horas por entre planícies e montanhas e quilómetros de rectas intermináveis na Estrada Pan-americana, passando por várias cidades e com paragens em Pukara, La Raya, Sicuani, Raqchi e Andahuaylillas. Pelo caminho encontram-se inúmeros tributos aos falecidos em acidentes.

* Juliaca: importante cidade da região, que também parece estar em permanente construção

* Pukara: visita guiada ao Museu e ao complexo arqueológico deste importante centro cerimonial do Altiplano, local situado a 3900 metros e também conhecido pela produção dos pequenos touros em barro que se vêem no topo de muitas casas para dar sorte e protecção

* La Raya: paragem no ponto mais alto deste passeio para umas fotos a 4335 metros entre as montanhas dos Andes com picos cobertos de neve. No local existe um centro artesanal

* Sicuani: paragem na zona para almoço buffet incluído no tour

* Raqchi: complexo arqueológico cujo local mais importante é o Templo de Wiracocha, segundo a cultura Inca o deus de todas as coisas. A parede principal desta estrutura com 10 metros de altura está de pé e o guia mostrou uma ilustração do templo original. Também se podem observar muralhas ao redor e um dos caminhos incas antigos que atravessam parte da américa do sul em direcção a Cusco.

* Andahuaylillas: visita à Igreja San Pedro Apóstol, também apelidada de Capela Sistina da América. Não é possível tirar fotografias no interior mas é-nos oferecido um CD com fotos da igreja, que é espectacular (as fotos foram retiradas do CD).

* Antigo portão inca de entrada quase a chegar a Cusco, onde tínhamos uma agente da Willka à espera para nos levar ao hotel e entregar documentos para MP e Vale Sagrado
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 10 – CUSCO

*Cusco ou “umbigo do mundo” em quechua, é uma cidade muito agradável que fica a 3400 metros acima do nível do mar pelo que é aconselhável algum repouso no primeiro dia para ambientação, especialmente para quem faz Lima-Cusco directo. Os hotéis têm sempre disponível folhas de coca e chá de mate para aliviar os possíveis sintomas da altitude. Ao entrarmos na cidade podemos observar o aeroporto que fica a 5km do centro e a uma parede de distância da estrada e também o monumento ao grande imperador inca Pachacutec (a entrada faz parte do Boleto Turístico).

*As lojas e restaurantes em Cusco estão abertos até tarde e a oferta é muita. Aproveitámos para admirar a Praça de Armas à noite e também para entrar em algumas igrejas que de dia apanhámos fechadas: Capela Nossa Senhora de Loreto e Basílica Menor de La Merced. Algo curioso foi todos os dias à noite encontrarmos noivos em sessão fotográfica nos degraus da catedral e em um dos dias um festival de música local.

*A manhã foi por nossa conta pelo que passeámos pelo centro e comprámos o Boleto Turístico que nos daria acesso aos sítios arqueológicos que visitaríamos no Vale Sagrado. O boleto é válido por uma semana, custa 130 soles e compra-se no posto turismo na Av. Del Sol (o guia fazia parte do pacote da agência mas o boleto é comprado pelo próprio). De tarde fizemos um city tour que incluía visita guiada à Catedral e a Koricancha, sendo a entrada por nossa conta. Após o tour pedestre fizemos um tour de cerca de 3h30 de autocarro para conhecer alguns sítios arqueológicos nos arredores de Cusco.

* Praça de Armas com prédios coloniais ao redor transformados em restaurantes e cafés, o Arco de Santa Clara, a Igreja Companhia de Jesus e a Catedral ou Templo da Sagrada Família, cujo interior é riquíssimo mas não se pode fotografar (25 soles, 10-18h)

*Koricancha ou Templo do Sol e Convento de Santo Domingo (15 soles, 8h30-17h30). Ao chegarmos ao recinto tivemos a sorte de assistir a um treino para o Festival Inti Raymi que se celebra em Junho. A exposição no interior tem vários painéis explicativos sobre a astronomia inca e no exterior debaixo do relvado existe outro pequeno museu.

*Mercado San Pedro e mercado de rua onde se pode comprar de tudo e provar um bom cacau e pipocas tamanho XXL. No interior estavam pessoas a comer mas não quisemos arriscar… provei o refresco de chicha que é feito à base de milho e tão doce que até enjoa!

* Museu de Arte Religiosa em cuja parede externa existe uma famosa Pedra Inca de 12 lados

* Distrito San Blas: com as suas ruas de pedra ingremes e estreitas repletas de lojas, praças, Igreja de San Blas, Museu da Coca e mercados de rua
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
*Por todo lado se encontram locais trajadas e acompanhadas de ovelhas, alpacas ou lamas bebés a pedir uma moeda em troca de uma foto

* Vista do hotel onde ficamos alojadas

*Sacsayhuaman: ruínas de uma antiga fortaleza inca localizada a 2km de Cusco, famosa pelas enormes pedras talhadas (até 9m de altura e várias toneladas de peso)

*Tambomachay: centro cerimonial de culto à água situado a 8km de Cusco

*Puca-Pucara: posto de vigilância ao longo dos caminhos inca situado a 400m de Tambomachay

*Qenqo (labirinto): ruínas de um complexo com santuários, sala mortuária subterrânea, observatório astronómico e anfiteatro onde se realizavam sacrifícios, localizado a 5km de Cusco

*Antes de regressar a Cusco paramos numa fábrica de roupa e acessórios feitos com pelo de alpaca e baby alpaca. Havia ainda a hipótese de um jantar com danças tipícas, mas não fomos pois já tínhamos ido a um em Chivay.


Dia 11 – AGUAS CALIENTES

*De manhã esperava-nos um minibus para uma viagem de 2h até à Estação Ollanta de Ollantaytambo para apanhar o comboio Expedition da PeruRail com destino a Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, situada a 2040 metros acima do nível do mar. A viagem durou cerca de 1h40 e o comboio tem janelas panorâmicas para apreciar a bela paisagem ao longo do Rio Urubamba.

* O acesso a Aguas Calientes faz-se de comboio ou a pé e lá apenas circulam os autocarros que nos levam e trazem de Machu Picchu, tudo o resto é feito a andar. A cidade serve como base para se chegar a MP pelo que vive do turismo, existindo um enorme mercado, lojas, restaurantes, hotéis e uma fonte termal no topo da cidade.

*Ser empregado de hotel por aqui não deve ser fácil!


 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 12 – MACHU PICCHU

*Mais um dia a acordar cedo, desta às 4h para apanhar um dos primeiros autocarros para assistir ao nascer do sol no topo da citadela. Fomos para a paragem às 4h30 pois os autocarros começam a partir por volta das 5h e já havia fila, pelo que fomos talvez no 8º bus. Levamos sandes, fruta e água mas quem quiser pode comprar uma das marmitas que os cafés ao descer da rua têm preparadas para o turista (de 14 a 24 soles) e à entrada da citadela também existe um restaurante.

*A estrada é em zig-zag, estreita e de terra batida, calcetada na zona das curvas e quando dois autocarros se encontram exige algumas manobras por parte dos condutores. Quase no topo de vêem vestígios de uma derrocada.

*A ter em conta que só existe casa de banho à entrada antes da bilheteira e é paga, mas saímos da citadela antes de subir à montanha e voltamos a entrar sem problema. Após a bilheteira existe uma mesa com dois carimbos de Machu Picchu para podermos carimbar o nosso passaporte.

*É sem dúvida uma mais-valia fazer um primeiro reconhecimento da citadela com guia pois foi-nos explicando tudo e levou-nos ao Templo do Sol na hora certa para ver o sol entrar pela janela e também serviu de nosso fotógrafo. A visita guiada durou cerca de 2h30 após o que ficamos por nossa conta e três de nós fomos subir a Montanha Wayna Picchu. Ficam aqui algumas fotos e a sugestão de lerem o report do JJPPMM pois está verdadeiramente espectacular [Report] MACHU PICCHU - A Viagem de uma Vida - By JJPPMM


*Templo do Sol ao lado do qual ficam as habitações dos sacerdotes

*Templo das Três Janelas e Templo Principal

*Praça Principal, perto da qual se situa a Acllahuasi, casas das escolhidas ou virgens do sol, onde também se produzia cerâmica e vestimentas

*Afinal parece que estas belezas não cospem… e bem me esforcei para saber se era mito ou realidade;)

*Intihuatana ou relógio solar e Espelhos de Água

*Templo del Condor

*Fizemos uma pausa na zona dos terraços agrícolas para um lanche de preparação para a próxima etapa :D
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
WAYNA PICCHU

*Munidas de um snack, uma garrafa de água e muita vontade, lá fomos subir a imponente e icónica Montanha Huayna Picchu ou Wayna Picchu, a que aparece sempre nas fotos e que se eleva a 2750m acima do nível do mar. À entrada temos de mostrar o passaporte e preencher os nossos dados num livro e no regresso escrevemos a hora a que chegamos.

*É sempre a subir por um caminho com muitas escadarias antigas, algumas largas, outras íngremes, com degraus pequenos, demasiado altos e por vezes escorregadios ou outras
que mal se parecem com degraus, existindo cordas de segurança em algumas zonas. Durante todo o caminho existem alguns recantos para descansar e dar passagem a quem desce/sobe.

*A meio caminho já se vislumbra a citadela

*A maioria do caminho é de ida e volta mas perto do topo existem uns terraços para descansar ou voltar para trás pois a partir daí temos uma escadaria estreita e vertical para subir e outra escadaria para descer também estreita e vertical… os degraus têm uns 15cm de largura e 30/40cm de altura!

*Se esta escadaria pareceu um pouco perigosa, a pior parte ainda estava por vir pois mesmo a chegar ao topo existe uma enorme rocha quase vertical com uma espécie de calha onde colocar os pés… são uns três metros a andar à Charlot em que não convém escorregar e que não é bom para quem tem vertigens!

*Ao chegar ao topo podemos apreciar toda a citadela bem como a estrada íngreme que nos levou até lá (quase no topo da estrada avistam-se o sinais de uma derrocada recente). Após um breve descanso, é hora de voltar a trilhar o mesmo caminho mas temos ainda de passar por uma pequena caverna estreita. A par de toda a excitação e felicidade de ter chegado ao topo, senti alguma pena do pobre coitado do vigilante que faz aquele percurso diariamente!

* Passeámos mais um pouco por Machu Picchu e depois voltamos de bus para Aguas Calientes onde descansámos até à hora do comboio que nos levaria de volta para Cusco.


Dia 13 – CUSCO & VALE SAGRADO

*Pela manhã fomos de autocarro fazer um tour de dia inteiro pelo vale sagrado, com paragem em Pisaq, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero. Outros dois locais também famosos no Vale Sagrado mas que não visitámos são Moray e as Salinas de Maras.

*PISAQ: situa-se num vale a 33km de Cusco e é conhecido por ter um dos maiores e coloridos mercados artesanais de produtores do país. Conhecemos uma loja/fábrica de jóias, demos uma volta pelo mercado, fizemos visita guiada ao Parque Arqueológico no topo da montanha e tivemos tempo para explorar parte do parque.

*Urubamba: paragem para almoço buffet incluído no tour

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
*OLLANTAYTAMBO: situa-se a 90km de Cusco e é um dos pontos de partida para o trilho pedestre até Machu Picchu, sendo uma bonita cidade com canais e ruas de pedra e a única da era inca no Peru ainda habitada. Após o tour guiado tivemos tempo para subir ao topo dos terraços e explorar um pouco.

*Em frente a montanha Pinkuylluna, na qual se podem observar construções incas para armazenamento e onde existem trilhos pedestres

*No caminho de autocarro entre Ollantaytambo e Chinchero avistamos o famoso Hotel Natura Vive Skylodge, composto de três cápsulas penduradas na montanha a cerca de 400 metros do chão.

*CHINCHERO: cidade situada a 3772m acima do nível do mar, local onde os habitantes ainda usam vestimentas antigas e muitos falam quechua. Observamos o sítio arqueológico mas não o explorámos e assistimos a uma pequena aula numa fábrica de artesanato sobre coloração de lãs. A jovem peruana cativou todos com a sua forma engraçada de explicar e tive a oportunidade de “esmagar” uma cochonilla e ficar com a mão cheia de corante vermelho.


Dias 14 a 16 – LIMA

*Na manhã do 14º dia de viagem fomos até ao aeroporto de Cusco com o transfer da agência e apanhámos o avião da Peruvian para Lima, onde fizemos uma visita guiada pela parte histórica. Os restantes dois dias andámos por nossa conta e já os descrevi no report anterior quando falei de Lima. No 16º dia, à hora combinada, tínhamos o motorista à nossa espera para nos levar ao aeroporto pelo meio de um trânsito caótico de sexta-feira ao fim do dia. De referir que o nosso motorista era um ex-polícia muito simpático mas tão bom condutor como o resto dos peruanos pois até lancis nós passámos!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
A COMIDA PERUANA

*É quase impossível falar no Peru sem pensar na sua comida maravilhosa e considerada das melhores do mundo, pelo que não resisto a deixar aqui algumas fotos! Quando viajo sinto sempre saudades da nossa comida caseira e saborosa e rara é a vez em que passado uns dias não recorro a um restaurante italiano por estar farta da comida local. O Peru foi sem dúvida a excepção… a comida é muito boa, diversa e com um tempero muito agradável. Provei alguns pratos típicos como o cuy (porquinho da índia), alpaca, aji de galinha, lombo, tacu-tacu, papa huancaina, sopa seca e com quinoa, legumes recheados, milho gigante muito saboroso, empanadilhas… mas para mim o rei da comida foi o ceviche que provei de vários peixes e moluscos.

*Quanto às bebidas, bebi muito chá de mate de coca e munha, provei o refresco nacional Inka Cola e a Chicha feita à base de milho e achei ambos extremamente doces, provei alguns tintos agradáveis, não provei a cerveja cusquenha pois não gosto mas as minhas amigas gostaram, apesar de acharem mais leve que a nossa. Para mim, o Pisco Sour foi o rei que nos acompanhou em algumas refeições.


*As fotos deixaram-me com saudades desta comidinha e ainda bem que também existem restaurantes peruanos em Portugal :)
Espero que gostem do report, foi bom recordar estes dias maravilhosos e inesquecíveis, mas como não podia deixar de ser já ando a pensar onde será a próxima aventura :rolleyes:
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá @PaulaCoelho ,

Mais uma obra de arte :) , neste caso Obra de arte Parte II, muito obrigado pela partilha e parabéns pelo o report. Mais logo já vou ter com que me entreter....:rolleyes: e ler com a tenção e não na diagonal como agora....:cool:
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Já esperávamos pela segunda parte deste report, com alguma ansiedade. :oops:
Fotos espectaculares de uma viagem que deve ter sido fantástica.
São locais que adorava conhecer, quem sabe um dia...
Boas viagens ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá Paula,
Como seria de esperar, excelente report!!! Bem descritivo e com óptimas fotos a acompanhar!
O Perú é realmente um país fascinante e embora ao vivo seja sempre diferente, consegues transmitir isso neste report.
Bem, assim deixa de ser tão importante terminar o meu report, já cá temos um muito bom para ajudar quem precisa! :p Está começado ali nos "Pré-Reports" e não há meio de o concluir! :( Depois de ver este teu report, pode ser que arranje motivação extra para concluir o meu.
Muito obrigado pela partilha!!! ;)
 

yara

Membro Conhecido
Report fantástico!!
Fica aqui um report de lado para uma das minhas próximas viagens.
Já idealizo ir ao Perú há uns anos mas por falta de informação ou outros destinos que se vão colocando a frente vou desistindo.
Pode ser que seja desta...:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

E fico à espera também do teu report, @Jorge Gonçalves .
Como sempre nos habituaste a bons reports, acho que com 2 reports tão bons (como o teu também vai ser) vou mudar o Peru no lugar da lista... :D
 

Copas

Membro Ativo
@PaulaCoelho , fantástico mais uma vez!!!! ;)
Estou cada vez mais a colocar o Perú no topo da minha lista, este report vem empurra-lo ainda mais para cima. Muito obrigada pela partilha e pelo tempo, que não deve ter sido pouco, que despendeste a elaborar este maravilhoso e muito útil report.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Paulo Leite, @PauloNev, @carla08, @Cristina Sousa, @Ricardo_7, @rum, @yara, @Ruth, obrigada a todos pelas vossas palavras simpáticas e ainda bem que gostaram do report e espero que tenha despertado o vosso interesse para este país de gente tão simpática, locais espectaculares e comida fabulosa :)

@Copas, já levei muitas dicas úteis aqui do site, então é justo despender algum tempo para retribuir... certamente também vais adorar o Peru quando fores ;)

@Jorge Gonçalves, encontra depressa essa motivação para acabares o teu report! Não existem por aqui muitos e ainda para mais tu planeaste e executaste tudo sozinho, logo terás uma perspectiva e dicas diferentes das minhas, que certamente serão bastante úteis para quem quiser planear o mesmo. Fico a aguardar... hehe :cool:
 

baguera

Membro Conhecido
Espera... deixa-me respirar e fechar a boca.... ESTÁ FAAANNNTAAASTIIICOOO.
Estava a espera desta segunda parte pelo Machu Picchu... ADOREI
Estou realmente sem palavras, estes 2 report estão muito muito bons, verdadeiros guias de viagem... pois conseguiste demonstrar que Peru não é só Machu Picchu, pois tem vários locais lindíssimos e uma gastronomia pelos visto muito boa.
Espero um dia poder fazer esta viagem.:)
Parabéns pelo report e obrigado pela partilha.;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @PaulaCoelho,

Que belo Report, como tinha referido na primeira parte estava muito curioso pela parte II pois esta é uma das viagens que está na lista e que poderá ser concretizada brevemente, nessa altura certamente que te vou colocar algumas questões :)

Ah adorei as fotos e parte da comida peruana, tem um aspecto excelente :D
 
Top