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[Report] Peru - 16 Dias pelo Sul do Peru: Parte 1/2

PaulaCoelho

Membro Conhecido
16 Dias pelo Sul do Peru
Parte 1: de Lima a Puno

Viagem realizada em Maio/Junho de 2016 por mim e quatro amigas. A ideia germinou em 2015 mas os voos estavam caros para o mês pretendido pelo que aguardamos melhores preços, o que permitiu traçar um roteiro com ajuda do Guia Eyewitness Travel e pesquisar voos/hotéis/transportes/tours locais.
Depois de termos uma noção dos gastos e dada a logística da viagem, o bom preço do voo e os dias de férias disponíveis decidimos pesquisar e contactar algumas agências peruanas com roteiros similares ao que pretendíamos, o que foi fácil pois não fugimos aos pontos turísticos do sul do Peru. Contratamos os serviços da Willka Travel. A agência é sediada em Cusco, responderam-nos prontamente e estão disponíveis por whatsapp, há flexibilidade em fazer alterações pois não vamos inseridos em nenhum grupo. Entre cidades viajámos de autocarro e os bilhetes eram-nos entregues pelo motorista/guia ou no hotel.​

Custos
*Circuito Willka Travel Peru 15D/14N 1650 dólares (cerca de 1500€) Programa para viajar por el perú 15d/14n
O pagamento é feito pela Western Union (metade quando se reserva e metade em Cusco, ao 10º dia de viagem). O tour inclui: 14 noites de hotel com PA + todos os transferes + voo interno + tours nas cidades e Vale Sagrado com entrada em alguns monumentos + barco às Ilhas Ballestas e Reserva Paracas + buggy nas dunas de Huacachina + voo sobre as Linhas de Nasca + entrada no Vale de Colca + barco no Lago Titicaca + comboio Expedition, entrada e guia em Machu Picchu + 5 almoços (Vale de Colca x2 + Lago Titicaca + Rota do Sol + Vale Sagrado)
* Extras: 1 noite em Lima 37,5€ + subida a Wayna Picchu 8€ + comissão da Western Union + parque do aeroporto 17€
* Voos KLM/Air France Lisboa-Lima via Amesterdão/Paris: 546€ + seguro na KLM 38€
* Gastos em comida, compras, gorjetas e visitas a monumentos não incluídos: cerca de 400€ nos 16 dias
O trajecto


Alguns valores de referência para planeamento
* Voos: voo internacional a partir de cerca de 500€ pela KLM/Air France ou Iberia com pesquisa feita no SkyScanner e compra directa na companhia.
Voo interno Cusco-Lima por 70-90€ pela Peruvian Airlines/Star/Avianca.
* Hotéis do tour: bons e bem localizados, todos com PA o que permitiu fazer lanchinho para o meio do dia. Valor por pessoa em quarto duplo 14N = total 480€:​
  • Lima: Lima Wasi Hotel – 37,5€ (4N=150€)​
  • Ica/Huacachina: Hotel Huacachinero – 30€​
  • Arequipa: Hotel El Fundador – 47,5€​
  • Chivay: Colca Inn/La Posada del Colca – 20€​
  • Puno: Hostal Pacha Confort para duche e repouso – 10€ e Hotel Sol Plaza – 27€​
  • Cusco: Maytaq Wasin Boutique Hotel - 40€ (4N=160€)​
  • Aguas Calientes: Hotel Flowers House - 35€​
* Transportes do tour (compra antecipada nos sites pois sai mais barato)​
  • Bus Cruz del Sur Lima-Paracas 12€, Ica-Nasca 4€, bus nocturno Nasca-Arequipa 30€ Cruz del Sur - Portal Web
  • Bus Transzela nocturno Arequipa-Puno 11€ Transzela Inca Suite
  • Bus turístico Wonder Peru Expedition Puno-Cusco - 50€ com almoço e paragens WONDER PERU TOURIST TRANSPORTATION CUSO PUNO
  • Comboio Peru Rail Expedition Ollantaytambo-Aguas Calientes: 50€ ida e 58€ volta (até Ollanta fomos de transfer) ou Poroy-Aguas Calientes: cerca de 80€ ida e 70€ volta (de Cusco a Poroy de táxi pois são 11km). Existem 3 comboios: Expedition, Vistadome, Hiram Bigham e os preços variam com o horário. Machu Picchu by Train and Lake Titicaca by Train - PeruRail
  • Bus Aguas Calientes-Machu Picchu - 21€ ida e volta. Preço fixo, compra-se na hora.​
  • 15 ou + Transfer aeroporto/hotel/autocarro/hotel – depende da arte da negociação​
* Outros:
  • Barco Ilhas Ballestas + Reserva Paracas – na net 25-35€ + taxa turista 3 soles​
  • Buggy dunas Huacachina 1h – 15€ + taxa turista 3.6 soles​
  • Voo Nasca AeroParacas 35min – 88€ + taxa aeroporto 6.5€​
  • Excursão 3 sítios Nasca com guia – 10€​
  • Tour Canyon de Colca – 110€ inclui 2D/1N, 2 almoços e taxa turista 19€​
  • Tour Lago Titicaca – 30-50€ com almoço e taxas turista + 3€ passeio canoa​
  • Igrejas e monumentos não incluídos no tour – 10 a 30 soles cada​
  • Machu Picchu – 32,5€ + Montanha Huanya 7,5€ Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco
  • Boleto Turístico del Cusco para visitar vários museus e locais do Vale Sagrado: boleto completo 34€ = 130 soles, 16 locais, 10 dias ou boleto parcial (um circuito) 70 soles​
Algumas informações
* Horário: 6h a menos que em Portugal
* Moeda: Nuevo Sol - levantamento máximo no multibanco 700 soles = 188€ (+ taxa cartão cerca de 13€). Não aceitam notas rasgadas e existem muitas notas falsas 100 e 200 soles
* Idioma: o idioma oficial é o espanhol
* Documentos: passaporte com 6 meses de validade
* Saúde: é aconselhável ter DTP, Hepatite A e vacina da febre-amarela caso se vá para a selva. Bolsa básica de medicação: paracetamol, imodium, anti-mosquitos. Beber água engarrafada.
Prevenir o Mal da Altitude: beber muita água, comer pouco, mais vezes e muitos hidratos, descansar e caminhar devagar. Atenção aos sintomas: dor de cabeça, perda de apetite, perturbação sono, irritabilidade, fadiga, náuseas/vómitos, tonturas, inchaço mãos-pés-cara. Mascar folhas coca, chá coca e se necessário tomar Saroche pills (compra-se lá e existem umas sem ácido acetilsalicílico). Também vendem botijas de oxigénio.
* Clima e roupa: pelo que pesquisei convém evitar Janeiro/Fevereiro pois é quando chove mais na zona de Cusco/Machu Picchu e Julho/Agosto pelas enchentes de turistas. Em Maio o tempo esteve sempre bom e com sol, permitindo andar de manga curta ou sweat e casaco nas zonas mais elevadas (Colca Canyon e Puno) e pela manhã cedo/noite. Em Lima o tempo é quase sempre nublado e caiu um chuvisco ligeiro.
* Tomadas: levei um adaptador mas acho que nos hotéis eram todas tipo europeu. Convém levar uma tripla.
* Fotografias: estão sempre a postos para nos pedir dinheiro a troco de uma foto, especialmente nas aldeias e se estiverem vestidos com traje local.
* Transportes: nas cidades o trânsito é caótico, onde existem 3 filas passam a existir 5 e saltam lancis e etc. Em termos de transportes públicos existem muitas empresas de autocarros que fazem o circuito diurno/nocturno entre as principais cidades.
* Bagagem: à saída do avião fui logo farejada por um cão e a polícia levou-me as 2/3 frutas que tinha na mochila por causa do risco da mosca da fruta. Quando pegámos a mochila do porão, novo cão e novo farejamento à minha pessoa! As minhas amigas conseguiram passar com fruta e sem cães a chatear;)
* Alimentação: Adorei a comida peruana, tanto as sopas como os pratos são divinais e as refeições ficaram entre os 5-20€ consoante o restaurante (prato + copo de Pisco Sour). O Ceviche deixou-me deliciada e quase todos os dias pedíamos 1ou 2 para “compartir”. A refeição mais cara foi no Restaurante Panchita, em Lima, um bom conselho do @Jorge Gonçalves gonçalves, para provar um dos pratos típicos, o Cuy (porquinho-da-índia) e estava excelente. O dono é o famoso chefe Gaston Acurio que tem vários restaurantes pelo país: Tanta (também fui a este), Chicha, Papachos, Astrid e Gaston, La Mar.

Dia 1-2 & 15-16 - LIMA

* Após muitas horas de viagem aterramos em Lima ao fim da tarde, tendo o motorista à nossa espera. O aeroporto fica a cerca de 20km de Miraflores, o que significa cerca de 1h de viagem pelo meio de um trânsito caótico, onde se inventam faixas de rodagem e não se respeitam sinais de trânsito e onde os autocarros privados são bastante velhos!
No dia seguinte fomos explorar os bairros de Miraflores, San Isidro e Barranco. A zona de Lima Central ficou para o regresso à cidade pois tínhamos visita guiada.

*Bairro Miraflores e San Isidro – considerado dos melhores bairros, com grande oferta hoteleira e de restauração: caminhamos pelo Circuito de Playas pelas avenidas ao longo das arribas, passando por vários parques (Grau, El Faro, del Amor e mais), pelo shopping ao ar livre Larcomar até ao Farol Marina Náutica. Parque Kenedy/dos Gatos, Parque Raul Porras, Igreja Matriz Virgem Milagrosa, Huaca Puclana (sítio arqueológico com pirâmide em adobe 9-17h 4ª a 2ªF 12 soles), Bosque El Olivar… a neblina foi uma constante!

*Bairro Barranco - bairro boémio e das artes: Praça Central do Barranco, Parque do Barranco, Ponte dos Suspiros, Bajada de los Banos, La Ermita, Museu da electricidade (passeio no eléctrico sob marcação 9-17h), Museu Arte Contemporânea.

*Lima Central – visita guiada pelo bairro colonial no dia 15: Plaza de Armas, Catedral (tour 10 soles, 9h-17h 2º-6º), Palácio Arcebispo (30 soles com Catedral 9-17h), Palácio Governo (2ª-6ª 9h-10h30 reservar 48h antes no palácio, 11h45 troca guarda), Casa de Aliaga (mais antiga do continente 9h30-13h e 14h30-17h45), Casa da Literatura (antiga estação), Museu da Inquisição, Basílica Menor e Convento São Francisco (Igreja 7-11h 16-18h Museu 9h30-17h30), Parque de la Muralla, Igreja e Convento Santo Domingo (8h30-12 e 13-17h30 torre 11-16h), Museu del Banco Central de Reserva, Igreja San Pedro, Plaza San Martin, Parque de la Exposicion, Parque de la Reserva…

* No último dia regressamos ao centro no autocarro 301 da SIT, que faz o percurso de 1h Barranco-Miraflores-Centro ao longo de uma extensa avenida. Os autocarros públicos SIT estão bem conservados, custam apenas 1,20 sole cada bilhete e segundo o empregado do hotel são mais confiáveis e com menos carteiristas… os condutores são um pouco malucos! A paragem fica a quase 1km da Plaza de Armas, por isso, quando atravessámos o rio é que percebemos que já devíamos ter saído – a solução foi voltar atrás pela ponte!

*Circuito Mágico del Água no Parque de la Reserva – 14 fontes e espectáculo de projecção e som à noite por 4 soles de 4ª a Dom 19h15 20h15 21h30

*Fora do Centro - existem vários museus que não visitei:Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História del Peru; Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera; Museu da Nação; Serro San Cristobal (morro com pequenas casas coloridas e uma vista sobre a cidade – não fui mas vi tours que partem de Larcomar ou do centro e demora cerca de 1-2h até lá), Shopping Jockey Plaza (local onde bebi o melhor café das férias e onde fui de táxi para ir ao Hard Rock comprar a t-shirt da praxe).

*A zona turística de Lima é bastante agradável, limpa, plana e com imensos parques, permitindo boas caminhadas. Fora destas zonas apenas passamos de carro/bus e pareceu ser uma cidade com um crescimento muito desordenado e com um ar inacabado e algo sujo. O tempo esteve sempre nublado, com temperaturas de 24º e algum vento à noite.
Segundo quase todos os limenhos com que nos cruzámos, Lima é um excelente local para a prática de surf… segundo uma das minhas amigas é “surf de banheira” pois mal vimos ondas nos dias em que lá estivemos. Na zona do Larcomar também é possível praticar parapente.



 
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PaulaCoelho

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Dia 3 - ILHAS BALLESTAS e RESERVA DE PARACAS

* Às 3h30 o transfer aguardava para levar-nos ao terminal da Cruz del Sur para uma viagem de 260km – 4h até Paracas. Lima é enorme e de Miraflores ao terminal são cerca de 25 minutos. Seguimos pela famosa Pan-Americana Sul, estrada repleta de enormes rectas e também alguns acidentes (estivemos 1h paradas devido a um acidente com camião de fruta).
À chegada a Paracas tínhamos o guia à espera para nos ficar com as malas e levar até ao porto para fazermos o passeio de barco de cerca de 2h até às Ilhas Ballestas, também conhecidas por lá como “Galápagos dos pobres” e casa de mais de 160 espécies de pássaros, leões-marinhos, pinguins Humbolt e, com sorte, golfinhos.


*El Candelabro - um geoglifo de quase 200 metros que se estima ter 2500 anos, não se conhecendo a sua origem

*De regresso ao porto fomos de carro com o guia visitar a Reserva Nacional de Paracas, uma área protegida de 335 mil hectares que engloba deserto de Paracas, ilhas e mar.
Nesta zona de grande diversidade biológica existem hotéis, restaurantes, pequenos portos, praias e um centro de visitantes com exposições e um museu em construção.
É possível caminhar até às arribas para observar flamingos… em Maio não se avistaram! Seguimos viagem para explorar um pouco da reserva e almoçar um peixinho fresco por lá, após o que seguimos de carro para o Oásis de Huacachina em Ica.



OÁSIS DE HUACACHINA

*Após 1 hora de estrada quase sempre recta chegamos a Huacachina, descansámos e fizemos um passeio de buggy pelas enormes dunas.
O buggy leva 10 pessoas, é super-barulhento e entre sobe e desce dunas aos saltos em “alta velocidade” quase saímos borda fora apesar do cinto, pelo que fotografias só quando se pára para admirar a paisagem! O buggy leva pranchas para se poder fazer sandbord duna abaixo. Foi um passeio espectacular com adrenalina q.b.;)


*No dia seguinte o nosso transporte até Ica foi um tuk-tuk todo bem apetrechado com luzinhas por todo o lado e música aos berros (existem dezenas deles).
Fomos de autocarro Cruz del Sur para Nazca, que fica a cerca de 160km – 2h40.
 
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PaulaCoelho

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Dia 4 - NAZCA

*Neste troço da mitíca Pan-Americana Sul as rectas intervalam com belas paisagens montanhosas. Chegadas a Nazca (520m acima do nível do mar) fomos para o Aeroporto Maria Reiche para o voo de avioneta sobre as famosas e enigmáticas Linhas de Nazca, um conjunto de geóglifos de grande dimensão existente nas areias do deserto numa extensão de 350km e cuja origem ainda hoje é debatida (existem teorias sobre raças ancestrais, calendários astronómicos e aterragens extraterrestres).
Estes traços representam figuras de animais, seres humanos e figuras geométricas, sendo os mais famosos o macaco, condor, colibri, aranha, astronauta, baleia, lagarto (cortado pela estrada) … Este voo dura cerca de 35 minutos mas é possível fazer um voo mais longo e observar também as Linhas de Palpa (relógio solar, família, templo da fertilidade, viajante...). A avioneta faz muito barulho e treme por todo o lado mas é um passeio bem divertido.


*A tarde foi por nossa conta e após o almoço demos uma volta pelo centro da cidade e compramos na AeroParacas um tour para visitar alguns locais arqueológicos de Nazca

*Aquedutos de Cantalloc: parte de um sofisticado sistema de irrigação subterrâneo que capta água das montanhas dos Andes para irrigar o deserto, ainda em uso hoje em dia

*Las Agujas: conjunto de geóglifos com forma de trapezóides, espirais, zig-zag

*Los Paredones: posto de controlo administrativo entre a costa e a serra no séc. XV

* Regressámos à cidade para um jantar picnic na Plaza de Armas, após o que seguimos no autocarro nocturno Cruz del Sur pela Pan-Americana até Arequipa, a 560km - 9h


Dia 5 – AREQUIPA

* Após uma noite razoavelmente bem dormida nas cadeiras reclináveis com pousa-pés do autocarro acordamos num sobe e desce montanha até Arequipa. Tínhamos o guia à espera, levou-nos ao hotel para pousar malas e refrescar e seguimos para a visita guiada durante a manhã. Arequipa, também chamada de Cidade Branca, é uma cidade muito bonita e situa-se a 2335m acima do nível do mar.


*Miradouro de Yanahuara com vista para a cidade e o vulcão Misti

*Miradouro de Carmen Alto, onde provamos um gelado de lucuma artesanal

* Principais pontos turísticos: Plaza de Armas, Catedral (7h-11h30 e 17h-19h30), Igreja San Agustin, Convento de la Recoleta, Igreja de La Compania (grátis, Cúpula com mural pintado 4 soles) e claustros, Museu Andino (visita guiada, exibe a múmia Juanita), Bairro Chilina, Mundo da Alpaca


*Mosteiro Santa Catalina – 8-17h, 40 soles a entrada. A visita guiada fazia parte do tour e vale bem a pena pois o convento é um autêntico bairro e é lindíssimo
*O centro de Arequipa é muito bonito pelo que deambulamos pelas ruelas com casas em pedra
 
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PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 6&7 – CANYON DE COLCA E CRUZ DEL CONDOR

* Pela manhã partimos de Arequipa com uma mochila pequena (a grande ficou no hotel) para um tour de 2 dias pelo Vale de Colca com várias paragens pelo caminho e pernoita em Chivay, a 160km de Arequipa. O nosso tour incluía 2 almoços em restaurante local em Chivay e bilhete de entrada no Vale do Colca (70soles) e viajamos em autocarro com turistas de várias nacionalidades e guia espanhol/inglês. Pelo caminho fomos mascando folhas de coca para aliviar a possível dor de cabeça, tonturas e cansaço fácil, pois hoje atingiríamos o ponto mais alto de toda a viagem.


*Laguna de Pampa Blanca – na Reserva Nacional Salinas-Aguada onde vivem várias espécies de camelídeos como vicunhas, lamas e alpacas, situada a 4000m acima do nível do mar

*Patahuiasi – paragem para apreciar uma vista da Stone Forest e beber um chá de coca ou mix coca, muña e outra erva que não lembro o nome mas que era muito bom.
Comprei também rebuçados e chocolate de coca (de cor verde esquisito e sem grande sabor!)


*Alpacas e lamas à beira da estrada, enfeitadas para os turistas

*Pata Pampa - Miradouro dos Andes no lugar mais alto pavimentado, a 4910m acima do nível do mar, numa estrada vertiginosa, onde é possível avistar os vulcões Hualca, Sanbancaya, Ampato, entre outros. O terreno em volta está repleto de montinhos de pedras feito por turistas a sinalizar a sua passagem. A esta altitude o peso na cabeça e as tonturas faziam-se sentir a qualquer movimento mais brusco e ao baixar/levantar. Vi dois turistas que iam no autocarro utilizar pequenas botijas de oxigénio que vendem por lá.


*Ao fim de 30km quase sempre a descer, com belas vistas sobre o vale chegámos a Chivay (3400m acima do nível do mar), cidade com pequenas ruelas e que parece estar em permanente construção, com ruas de terra batida, servindo de ponto de repouso para quem percorre o Vale do Colca


*À tarde fomos até aos banhos termais La Calera (15 soles), a 3km de Chivay. Na zona é possível visitar o museu, fazer caminhadas pela montanha e ao longo do rio e fazer sliding sobre o rio. À noite jantámos num restaurante com danças e cantares típicos (30 soles) onde provei carne de alpaca e gostei.


*O destino do dia seguinte foi o Miradouro Cruz del Condor, com algumas paragens pelo caminho para admirar o Canyon de Colca, um dos mais profundos do mundo.
Passamos por um Planetário e Observatório Astronómico perto de Chivay mas não visitámos.


*Maca – aldeia quase destruída no sismo de 1992, tendo sido reconstruída

*Atravessamos vários túneis, um deles com mais de 1km e sem qualquer iluminação além dos faróis. A estrada é estreita e poeirenta mas a paisagem compensa.

*Fizemos uma caminhada de cerca de 1h pela montanha até ao Miradouro Cruz del Condor a 3800m para observar os condores em pleno voo.
Vimos 20-30 condores mas consegui tirar mais fotos ao céu que aos condores! Vimos também outros pássaros, vacas e coelhos


*No regresso a Chivay parámos no Miradouro Wayra Punku, perto de Pinchollo, para mais umas fotos e um gelado artesanal de aguaymanto

*Após o almoço regressámos a Arequipa onde apanharíamos ao início da noite o autocarro nocturno da Transzela para Puno (300km – 5h).
Pelo caminho ainda se via muito gelo pelas montanhas.

 
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PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 8 – PUNO E LAGO TITICACA

*Chegámos a Puno cerca das 4h depois de uma viagem de autocarro com alguns solavancos e que não permitiu descansar muito. Tínhamos o motorista à espera para nos levar para um hostel na marginal para descansar um pouco e tomar um banho pois às 8h iria levar-nos ao cais para um passeio de barco pelo Lago Titicaca.
Puno e o Lago Titicaca ficam a 3820m acima do nível do mar, sendo este considerado o lago comercialmente navegável mais alto do mundo.



*À entrada das Ilhas Flutuantes dos Uros existe uma portagem onde se paga uma taxa turística incluída no tour e onde o Presidente Geral das ilhas atribui a ilha a ser visitada a cada embarcação. As ilhas são construídas de totora, um tipo de junco que cresce no lago e são sobrepostas camadas sobre camadas para que flutuem. Estas camadas vão sendo substituídas pois ao fim de algum tempo apodrecem. A totora também serve de alimento… provei cru e não tem sabor algum!


*Aportámos na ilha que nos foi atribuída, onde o Presidente nos recebeu e nos explicou na língua ancestral dos Uros a história do povo. Cada ilha tem cerca de 6 famílias e actualmente existem perto de 80 ilhas mas já foram metade. Segundo a explicação quando há litígios entre famílias simplesmente partem a ilha ao meio e fundam uma nova!


*Demos um passeio numa canoa tradicional - 10soles. Um dos remadores era o presidente, um senhor muito simpático, divertido, conversador e que falava inglês.

* Regressámos ao nosso barco e aportamos na zona central das ilhas numa ilha onde se vendem boas tarteletes e chá de mate de coca ou café e onde podemos carimbar o passaporte com o selo das ilhas por 1 sole. Também existe uma ilha-escola, igreja e pronto-socorro.Depois navegámos 1h30 até à Ilha Taquile.


* A Ilha Taquile tem vários ancoradouros e caminhos empedrados que permitem passear ao longo da ilha… com muita calma pois fica a 3800m e é possível notar-se o cansaço fácil e o peso na cabeça. Os habitantes mantêm as tradições, têm regras próprias, não existe qualquer tipo de veículo e a arte têxtil da ilha é património cultural da humanidade.


*Existem várias comunidades e explicaram-nos que estes arcos significam que entrámos em outra comunidade. Esta não era a nossa pelo que tivemos mais uma subida pela frente em busca do almoço feio por uma família local. A localização era excelente, com vista para o Lago e para a Bolívia lá ao fundo.
O almoço estava incluído e era composto de uma excelente sopa de quinoa e truta do lago ou omelete.


*Após o almoço a família que nos abrigou fez uma demostração do shampoo/detergente feito com plantas locais, cantaram e dançaram para nós. A seguir nova subida até chegar à praça principal onde tem uma loja e museu, tempo para descanso e depois foi sempre a descer até ao ancoradouro do outro lado da ilha onde o barco nos esperava.


*Este tour é mega-turístico mas não deixa de ser extremamente relaxante caminhar pelas ilhas e navegar na imensidão do Lago Titicaca.
É possível fazer um tour de dois dias e pernoitar em Taquile ou nas Ilhas dos Uros em casa de uma família local por cerca de 60 soles.


*Regressamos a Puno, conhecida como a Capital do Folclore, a tempo de conhecer a Plaza de Armas, Catedral de Puno, Igreja de San Juan Puno (onde se encontra a venerada Virgem da Candelária) e passear pelas ruelas pedestres do centro.


*Pela manhã o motorista levou-nos ao terminal rodoviário para apanharmos o bus turístico da Rota do Sol até Cusco, permitindo uma vista panorâmica de Puno.


*O report já vai longo... esta aventura por terras peruanas continua na parte 2 dedicada à Rota do Sol, Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado;)
 
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Nika

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho !
Obrigada por partilhares connosco a vossa experiência.
Parabéns pelo report. :)
O Peru está na minha "lista". Já estou ansiosa pelo 2º capítulo. :D
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Fantástico report. Com viagens quanto demorou tudo? Os hoteis estavam incluidos se bem percebi, dai perguntar os preços foi o que tiveste que pagar pelos hoteis ou seria o que terias que pagar? Quem marcou os hoteis? As viagens entre pontos estavam incluidas? O voo interno também? As excursões eram parte integrante do tour já incluidas ou eram um extra?

Qual foi o custo total por pessoa?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Que é isto ?! Deve ter demorado uns bons dias a fazer este relatório...impressionante. :eek:
Não é um destino frequente para os portugueses, tirando alguns que vão ao Machu Pichu.
Em termos de preço é proibitivo, mas é uma experiência de uma vida.

Obrigado pela partilha ! :)
 

susy4

Membro Conhecido
OMG - eu bem digo que este portal me leva a falência.... o Peru já era um destino na minha wish list e este report so veio aguçar a grande vontade de ir até este País .. nem quero ver o que vem aí na 2º parte :p
Paula .... quando for altura vou colar-me a este report para organizar a minha viagem...muito grata pelos detalhes e por tão rico report
 
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PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pelos comentários! Esta foi mesmo uma viagem para recordar ;)

@agnusporfius, a viagem durou 16 dias e chegámos a Portugal no 17º dia.
Quanto aos €€€ - o custo total por pessoa foi cerca de 2600-2700€ já com tudo contabilizado.
Todos os transferes, hotéis com PA, excursões, 5 almoços e voo interno estavam incluídos e foi tudo marcado pela agência Willka... só coloquei os valores no post para dar uma ideia a quem queira planear algo do género. Claro que se ficássemos em hosteis o preço baixaria bastante.
Gastámos 400€ em alimentação para 16 dias, souvenirs, uma noite extra, alguns monumentos não incluídos e 546€ no voo internacional.
Quando fiz uma estimativa inicial por minha conta já ia em 1200€ (hotéis razoáveis com PA, voo interno, tours e monumentos que consegui descobrir preço) e ainda faltava alguns monumentos e todos os transferes, por isso, decidimos que o preço da agência era aceitável pois é muita logística e tínhamos os dias de férias contados pois muito dificilmente conseguimos mais que 11-12 dias úteis. Os terminais de autocarro ficam todos longe dos centros, por isso, o transfer à nossa espera foi uma bênção.
Quanto às viagens entre cidades, andámos nos autocarros peruanos, mas já tínhamos o bilhete comprado pela agência » tudo nos era entregue pelo motorista/guia do transfer ou então enviado por fax para o próprio hotel. O Rolando da agência Willka estava sempre disponível no whatsapp para qualquer dúvida. Usámos sempre a net dos hotéis, cafés e terminais de transporte sem problemas.
Espero ter esclarecido e não baralhado mais ;)
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Não, vamos falando. Existe no entanto a possibilidade de cortar nos custos com outro tipo de alojamento/alimentação? isto sem correr riscos
 

Copas

Membro Ativo
Viva,
Muito bom mesmo!!! Quer o destino, quer o report ;)
Pode ser que ainda me venha a ser muito útil :rolleyes:.
Fica a aguardar ansiosamente pela 2ª parte.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@susy4 e @Copas, qualquer coisa em que possa ajudar é só dizerem ;)

@ploferreira, o Peru realmente é muito mais do que Machu Picchu e eu nem fui para o norte nem para a selva... snif!

@agnusporfius, os hotéis do tour são todos 3* simples e confortáveis: acho que só 1 tinha piscina e 3 tinham restaurante. Não faço ideia de como são os 2* mas o hostel onde descansei em Puno era simpático, limpo e com WC privada. As agências peruanas que contactei só tinham hipótese 3* (turística) ou 4*, não sei se fazem 2*.
Quanto às viagens de autocarro, convém comprar com antecedência pois a diferença pode ser grande. Os nossos bilhetes comprados pela agência para o mesmo autocarro, mesmo piso e cadeiras iguais tinham preços diferentes, com diferença de 20 a 50 soles.
Quanto à comida, vale sinceramente a pena provar a comida peruana. Para mim é das melhores, nem precisei recorrer ao italiano! A maioria das refeições rondou os 8-10€ com bebida (a mais barata deve ter sido uns 5€ e a cara foi uns 25€).
Outra coisa em que se poupa e muito é no voo internacional: jogando com os dias paguei 546€ mas 1 dia antes ou depois poderia ser 1000-1200€.
;)
 

agnusporfius

Membro Conhecido
@susy4 e @Copas, qualquer coisa em que possa ajudar é só dizerem ;)

@ploferreira, o Peru realmente é muito mais do que Machu Picchu e eu nem fui para o norte nem para a selva... snif!

@agnusporfius, os hotéis do tour são todos 3* simples e confortáveis: acho que só 1 tinha piscina e 3 tinham restaurante. Não faço ideia de como são os 2* mas o hostel onde descansei em Puno era simpático, limpo e com WC privada. As agências peruanas que contactei só tinham hipótese 3* (turística) ou 4*, não sei se fazem 2*.
Quanto às viagens de autocarro, convém comprar com antecedência pois a diferença pode ser grande. Os nossos bilhetes comprados pela agência para o mesmo autocarro, mesmo piso e cadeiras iguais tinham preços diferentes, com diferença de 20 a 50 soles.
Quanto à comida, vale sinceramente a pena provar a comida peruana. Para mim é das melhores, nem precisei recorrer ao italiano! A maioria das refeições rondou os 8-10€ com bebida (a mais barata deve ter sido uns 5€ e a cara foi uns 25€).
Outra coisa em que se poupa e muito é no voo internacional: jogando com os dias paguei 546€ mas 1 dia antes ou depois poderia ser 1000-1200€.
;)
Obrigado pelos inputs
 

Flecha

Membro Conhecido
Top! as unicas coisas que me tiram a vontade de ir ao Perú, são... o € a gastar e as dores de cabeça, por causa da altitude.
Sou muito pouco tolerante à dor.
 
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