Novidades

[Report] Pedras Salgadas SPA & Nature Park

Titos

Membro Conhecido
Venho apresentar-vos a minha experiencia no Pedras Salgadas SPA & Nature Park, um hotel diferente no parque de Pedras Salgadas, onde se encontram as nascentes da famosa água das pedras, localizado no concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, em pleno Trás-os-Montes.

Fiz a reserva no final de Janeiro para um fim de semana neste hotel, duas noites em Julho, de sexta-feira a domingo, e embora quando efetuei a reserva ainda tivessem muitas datas com disponibilidade, os fins-de-semana estavam praticamente todos ocupados até ao final do Verão.



O hotel apresenta-se como uma excelente opção ao nível da originalidade, exclusividade e conforto do alojamento, em grande comunhão com a natureza, embora o preço seja quase proibitivo, pelo menos nesta altura do ano.

Existem dois tipos de alojamento, as tree houses e as eco houses, estas últimas com varias tipologias, que se encontram localizadas na zona mais Oeste do parque, do lado oposto à receção.

Ficámos na Casa Faia, uma eco House delux, composta por uma cozinha/sala, quarto, sala de estar/2º quarto, WC e varanda.



Estas casas têm excelentes condições e encontram-se muito bem equipadas. No nosso caso não fizemos aqui nenhuma refeição, mas para quem pretenda cozinhar tem todas as condições para isso.

Para além dos roupões e chinelos, o WC tinha uma panóplia de amenities bem composta e a cozinha estava equipada com frigorífico (contendo águas com e sem gás e iogurtes de oferta), placa elétrica de dois bicos, forno (não tinha micro-ondas), máquina de louça, máquina de café e jarro elétrico.

Na cozinha, para além da bancada com os equipamentos anteriormente referidos existia uma mesa, uma televisão LED de dimensões generosas, um sofá e um candeeiro de pé.

O quarto tinha uma cama de casal de dimensões normais, nada de exagerado, e na divisão onde estava instalada a cama da criança existia ainda um segundo sofá.

A varanda tinha uma mesa e 3 cadeiras, constituindo um espaço apelativo para as noites quentes, quer seja para jantar, para beber um copo ou simplesmente para ficar a ler, o problema é que não tinha luz…







Vista exterior da casa Faia




Para além das eco houses existem ainda as tree houses. Penso que são apenas duas, e apesar de serem mais pequenas será uma experiencia diferente.



Conforme é visível na planta constante da foto abaixo, todas as infraestruturas se encontram dispersas por um parque florestal composto por uma flora muito diversificada, o que se torna agradável para quem gosta de estar em comunhão com a natureza.


Algumas espécies encontram-se identificadas, outras nem por isso, de qualquer forma é sempre possível fazer um passeio dendrológico.

Pena o estado pouco cuidado que se verifica em algumas zonas do parque, com ervas, mato e silvas por cortar, bem como a existência de algumas árvores secas que deveriam ser cortadas e retiradas, não só por questões estéticas mas também por questões sanitárias. Na minha opinião um ponto negativo.









 

Titos

Membro Conhecido
Para além das eco houses, que são estruturas recentes, por todo o parque se vêm os sinais da grandiosidade e do glamour que este espaço viveu em tempos passados, algumas destas estruturas já se encontram recuperadas, outras entaipadas e em ruinas e outras ainda que pura e simplesmente foram demolidas e desapareceram da vista.

Como estruturas recuperadas temos o balneário termal, onde funciona atualmente o SPA, a casa de chá, que funciona como restaurante e onde é servido o pequeno almoço, o casino, que se encontrava fechado e pelo que percebi funciona apenas para eventos e a capela.

O pequeno-almoço, apesar de não disponibilizar bacon e ovos, o que não me perece dramático, pois penso que estes produtos não fazem parte tradicionalmente do pequeno-almoço português e muito menos em Trás-os-Montes, considero que a oferta é boa, incluindo presunto, fiambre, salame e salmão fumado, uma boa variedade de queijos, doces, cereais, fruta e iogurtes, para além dos pastéis de nata e folhados doces. (refiro a questão do bacon e dos ovos, porque antes de ir tinha lido criticas bastante contundentes devido a esta questão).







Quanto ao antigo Grande hotel, localizado bem no coração do parque, encontra-se entaipado e quase em ruinas, com as árvores a entrar pelas janelas. Há sintomas de já terem sido iniciadas obras, que entretanto se encontram paradas.




Nos tempos áureos, funcionaram 3 hotéis e uma pensão no parque de Pedras Salgadas, o Grande Hotel já referido, o Hotel Avelames, o Hotel Norte e a Pensão do Parque, estes três últimos já demolidos e quase sem vestígios à vista.

Estando no parque é possível visitar algumas nascentes e provar a famosa água das pedras na sua forma natural.


Existe ainda um lago, um campo de ténis e uma piscina exterior, anunciada com pompa por ter sido projetada pelo Arquiteto Siza Vieira.




E a piscina do Siza... é retangular!



A piscina exterior está aberta a qualquer visitante do parque e é gratuita para os hóspedes do hotel.

Quanto ao balneário/SPA usámos as massagens e a piscina interior. É agradável sem nada de transcendente.

De referir ainda que existem bicicletas disponíveis para uso dos hóspedes, basta solicitar na receção, e que acabam por dar jeito, dado que a dimensão do parque ainda é considerável, e as deslocações entre as eco houses e a piscina ou a receção ainda são consideráveis.

Os carros têm de ficar no estacionamento junto à receção e o transporte da bagagem até às respetivas casas é feito em carros de golf elétricos, tanto na chegada como na saída.

Como apreciação geral, sou de opinião que este hotel se apresenta como uma excelente opção para passar 2 ou 3 dias de descanso, usufruindo da calma, tranquilidade e hospitalidade, não só do parque como também de toda a região envolvente. Pena o preço ser tão elevado.

Espero que gostem desta sugestão.

Abraço a todos.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um belo local para um passeio pelo nosso lindo Portugal.
Boas viagens. ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Um local de convivência com a natureza!
Muito giro. :)
As casas têm bom aspecto. Excelente para uns dias de descanso.
Obrigada pela partilha de um local não muito conhecido. É destes pormenores que também vive o nosso PV. ;)
 

Lipe

Membro Conhecido
Já tenho este na mira.. mas para a experiência valer a pena teria de ser numa tree house, onde o preço de facto é exagerado... baixando apenas aos dias de semana. Também me parece que fora da época quente, não deve ser tão agradável a estadia!
Obrigado pela partilha que deu a conhecer melhor este magnifico sitio :)
 

Titos

Membro Conhecido
Obrigado @PauloNev, @Cristina Sousa, @Ricardo_7 e @Lipe.

Já tenho este na mira.. mas para a experiência valer a pena teria de ser numa tree house, onde o preço de facto é exagerado... baixando apenas aos dias de semana. Também me parece que fora da época quente, não deve ser tão agradável a estadia!
Obrigado pela partilha que deu a conhecer melhor este magnifico sitio :)
Inicialmente também pretendia ir para uma tree house, mas com a criança não dava.
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Não dava? Porque não é permitido ou porque não há "condições"? Lá vou ter de deixar o míudo em casa eh eh eh
 

Titos

Membro Conhecido
Não dava? Porque não é permitido ou porque não há "condições"? Lá vou ter de deixar o míudo em casa eh eh eh
A lotação das tree house é 2 adultos. Pelo menos quando tentei marcar foi o que me responderam.
 
Top