Boas novamente... tem sido dias bastantes complicados e intensos.
Depois de Manali, onde estivemos cerca de 7 noites... a ter aulas de yoga, a passear e a relaxar, apanhamos um autocarro, desta feita um super deluxe para chandigar (queriamos chegar a rishikesh). O super deluxe bus, pensamos nós, ia ser uma maravilha comparado com os autocarros do governo. Mas estávamos errados, a única grande diferença entre um autocarro do governo e o super deluxe é que no super deluxe as pessoas tem lugares marcados, não vai ninguém em pé e não pára tantas vezes. De resto, em termos de supensão e conforto foi exatamente igual. Muitos solavancos e muito barulho. Até chandigar foram cerca de 12h, onde tivemos de apanhar um autocarro local para ir até outra paragem de autocarros e daí apanhar autocarro até haridwar, desta vez um autocarro rasco do governo, apinhado por estradas de terra batida e horas de engarrafamentos debaixo de um calor abrasador que penso que demorou cerca de 7h. Chegados a haridwar, novamente um autocarro do governo de 1h até rishikesh.
Dica para quem pensar em viajar com mochilas em autocarros do governo, cheguem antes de todos e escolham os lugares da frente pois são os únicos que tem espaço para colocar as mochilas grandes e estar confortável com as pernas. Nós por duas vezes falhamos os lugares e tivemos de viajar aquelas horas todas com as mochilas ao colo.
Outra dica, quando forem colocar as malas na parte inferior dos autocarros é normal pedirem-vos entre 10 a 20 rúpias por mala, não são obrigados a dar.
Chegados a rishikesh fizemos o que temos feito desde sempre, falamos com a malta dos rickshaws, pedimos para nos levar para um sitio barato dentro dos nossos valores e proporcional ao nosso cansaço e às horas do dia/noite, assentamos por uma noite e procuramos um sitio mais barato.
Aqui em rishikesh o rickshaw disse-nos que o quarto mais barato que iamos encontrar era de 800 rúpias, estranhámos e dissemos que de qualquer maneira queriamos ver os quartos (mm que no fim n queiramos ao menos já estamos na zona certa)... o hotel de 800 rúpias não tinha janela, a única grelha que tinha dava para o corredor de passagem das pessoas e disse logo que 800 além de ser extremamente acima do nosso budget não seria certamente o valor daquele quarto. Tentaram baixar até aos 600 mas eu disse que o máximo que dava era 400 por aquele quarto e só um dia porque estavamos mesmo cansados, não aceitaram e continuaram a insistir que não iamos encontrar nada abaixo dos 1000 (clarooo.) Apesar do calor, estavamos a meio da tarde e decidimos ir por nós procurar um sitio... em rishikesh o ganga é sem dúvida o ponto atrativo para os peregrino indianos.
Nessa noite pagamos 400 rúpias num quartito sem vista mas com janela para o pátio. Na noite seguinte encontramos um com vista para o ganga e com um jardim à porta por 350.. e os restantes 5 dias que ficámos em rishikesh foi num ashram na outra margem do ganjes por 200 rúpias a noite.
Em rishikesh, para os estrangeiros, o mais atraente é o yoga e os ashrams, a vida saudável.. houve um boom enorme de yoga e vê-se atividades relacionadas com yoga por todo o lado... nós fizemos um curso iniciante no ashram e pagamos 2500 rúpias cada por 4 aulas por dia (1 limpeza, 2 yoga e meditação).
Muita gente fala mal do ganga, no entanto na minha opinião, pelo que vi e falei com bastante gente, o ganga tem cor escura e às vezes vê-se uns plásticos e algum lixo, mas o rio em si é só mineral da água e das terras, ou seja seguro para nadar. Apesar de muita gente, incluindo estrangeirada beberem dali... mas isso já penso que seja outro nível um pouco menos saudável.
Num dos dias fomos às cascatas, existem várias mas nós fomos à maior, mas também a mais longe (7km ida e 7 volta), com uns simpáticos 42 graus à sombra)... as cascatas valem a pena, é bastante fresco e a água é de montanha, limpinha da fonte... conhecemos montes de pessoal estrangeiro e indianos e até tivemos direito a café feito em fogão de campismo... os idianos são pessoas danadinhas para a paródia
Nesse dia chegamos a casa às 17h, comemos e ainda fomos ver 20 minutos de um ritual que fazem todos os dias no ganges, com cânticos e etc... estávamos estoirados e não vimos tudo porque decidimos ir dormir.
No dia seguinte ela não saiu de casa com bastantes dores de barriga, dores de cabeça e tonturas... e eu fiquei de diarreia e meio adoentado da cabeça e estômago.. não fizemos nada o dia todo, dai eu disse anteriormente para terem atenção a viajar para a India nesta altura, porque o calor está mesmo impossível.
Em rishikesh podem ir também visitar o ashram onde os beatles estiveram nos anos 60...vale a pena porque em comparação com todos os ashrams, este é sem dúvida totalmente diferente e enorme, agora está abandonado e existem uns grafitis porreiros em algumas paredes. Ao chegarem aqui poderam tentar-vos cobrar dinheiro para entrar, ou para vos guiarem pelos diferentes edificios que existem lá dentro, mas recusem, mesmo que digam que vão chamar a policia. A entrada pode ser tricky... mas se seguirem o muro à volta vão encontrar muro partido por onde podem entrar.
Aqui em rishikesh quando as vacas entram num estabelecimento, ao contrário do rajastão em vez de as mandar embora, dão-lhes comida lol
De rishikesh viemos para delhi, novamente, pela terceira vez estou em delhi... viemos num sleeper, que demorou cerca de 8h porque avariou duas vezes e nem chegou ao destino. Para chegar ao hotel partilhamos um rickshaw com mais um casal e a destreza indiana conseguiu encaixar tudo num rickshaw, mesmo ao inicio terem dito que só podiam levar 3 pessoas e queriam que pagássemos por dois rickshaws.
Marcamos um táxi para nos apanhar no hotel às 2 da manhã e nos levar ao aeroporto de onde ela partiu para casa e eu voltei para o quarto. (se não tiverem um comprovativo do bilhete de avião, eles não vos deixam sequer entrar nas portas. eu não pude entrar com ela).
Ingénuo...achei que este dia não iria ser o pior dia da minha viagem........
Amanhã sigo num autocarro sleeper, 18h até kashmire (srinagar) onde vou ficar 4 dias e depois sigo num jeep partilhado pelas estradas mais lindas do mundo (segundo muita gente) até ladakh. Ladakh vai ser provavelmente o sitio mais idêntico ao tibet onde alguma vez vou estar. Onde tenho 10 ou 11 dias para ficar e voltar para delhi ((again..haaaa, em que provavelmente serão 3 dias de viagem por umas das estradas mais lindas e perigosas do mundo).
Chegado a delhi tenho comboio marcado para gorakphur onde apanho autocarro para a fronteira e irei para kathmandu, Nepal.
No nepal vou ficar cerca de 12 dias onde vou fazer trekking por todas as aldeias (não reservei nada para o trekking, vou fazê-lo freestyle).
Depois disto tenho voo marcado para delhi novamente... (delhi, já vai parecer que estou a chegar a "casa"), apanho comboio para mumbai onde penso ficar 2 dias e seguir para goa.
Podem marcar isto tudo pela net quase sem a ajuda dee ninguém e assim poupam uns trocos. Os comboios pode ser o mais complicado, mas usem o cleartrip.com para comboios e aviões e o makemytrip para estes e autocarros também.