Novidades

[Report] Natal em Praga - Dezembro de 2014

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Natal em PRAGA :brr: :brr:


O que dizer de Praga?

De tudo o que vi, que admirei, que senti, que vivi, Praga é uma cidade especial.

A cidade das cem cúpulas, das artes, do património histórico, da pontes que atravessam o rio Moldava, bem no centro da Boémia.



A cidade das igrejas em cada canto e esquina, dos museus, mas também dos bons petiscos, e do chocolate...
E dos mercados de natal!!!!
Da praça toda iluminada, das barraquinhas que vendem de tudo um pouco, da árvore que reluz dia e noite!

Foi por ser Natal que aqui vim e não me arrependi!

Praga está hoje essencialmente virada para o turismo!
Não admira pois que as ruas, mesmo em pleno inverno, estejam repletas de gente, pessoas oriundas de todos os quadrantes, que sós ou em grupo, percorrem dia e noite quer as estreitas ruas da cidade velha, quer as amplas avenidas da parte mais recente da cidade, quer os pontos turísticos obrigatórios.

A cidade é dividida pelo rio Moldava, situando-se na margem esquerda o famoso Castelo e a Mala Strana, o bairro pequeno, cuja elegância e simplicidade encantam.
Do lado direito temos a Stare Mesto, a cidade velha, bem assim a parte nova da cidade.
As inúmeras pontes unem os dois lados da cidade e dão-lhe o tal charme....

Do alto das torres, quer de um lado quer do outro da cidade, avista-se o casario, o rio, as pontes! Quem vai a Praga tem obrigatoriamente de subir, pelo menos, a uma dessas torres, para se poder deslumbrar com o encantamento da cidade vista do ar!


É o charme em todo o seu esplendor!
Talvez poucas cidades tenham tido o dom de me fascinar como Praga!
É que já ao longe e vista de lá do céu, no meio das nuvens, eu vi o serpentear do rio e já adivinhava que ia amar Praga!



Acho que agora, finda a viagem, posso resumir Praga numa palavra, vá, em duas :D Charmosa e Apaixonante
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A viagem foi marcada directamente por mim no site da TAP, assim como o hotel foi marcado no site Destinia.

Os voos Porto-Lisboa-Praga-Lisboa-Porto decorreram todos sem problemas, e sempre pontuais. Viagens calmas e tranquilas.

O hotel escolhido foi o Rott, situado na Malé Namesti (praça pequena), mesmo ao lado da praça da cidade velha e do relógio astronómico.


Como localização, o melhor que existe! Mesmo no coração de Praga!
Perto de tudo!


No edifício do hotel, mesmo ao lado da entrada, situa-se o Hard Rock Café de Praga!


O edifício é já antigo, mas o quarto era confortável, bastante quentinho.
Fica aqui o site do hotel para poderem "coscuvilhar" :D
http://www.hotelrott.cz

O pequeno almoço tinha o essencial, não era de grandes luxos, bem pelo contrário, mas ia tendo alguma (pouca) variedade, dependendo do momento da chegada - por vezes demoravam um pouco a repor e como o local era pequeno, por vezes havia alguma confusão.

Tinha de muito bom estes pãezinhos de cereais, uma delícia.




 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Com a devida antecedência e via net, adquiri o cartão Prague card para 3 dias. O custo é de cerca de 56€, e dá direito a entradas gratuitas em muitos dos monumentos e locais de visita, descontos em muitos locais e bem assim viagens gratuitas em todos os transportes (metro, eléctrico, funicular e autocarro).
Levantei o cartão no aeroporto, na zona de desembarque, foi super rápido e juntamente com o cartão é fornecido um livrinho com a indicação de todos os descontos associados.



Aqui fica o site: http://www.praguecard.com

Achei bastante útil e prático, e fácil para usar nos transportes que, digo, são muito eficientes, bastante frequentes e em grande quantidade, pelo que de todas as vezes que usei, tive sempre lugar sentada.

As estações de metro têm indicações precisas e encontram-se bem sinalizadas, tal como as do eléctrico, que se situam em locais próximos a muitas das atracções turísticas.
(Apenas uma nota: cuidado com as escadas rolantes do metro - em algumas estações andam com "excesso de velocidade", torna-se difícil o equilíbrio nas entradas e saídas.) :(

O mapa da rede de transportes:


Ficam aqui alguns exemplos das estações:



 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E como era Natal, as zonas centrais estavam todas iluminadas e enfeitadas





Luzes e mais luzes, e mais enfeites e mais barraquinhas :agitado:

E depois de pousar a mala e instalar-me no hotel, e comer alguma coisa, há que começar a ambientar a cidade à minha presença :angel: :lol:
Vai daí, decidi começar por visitar a

Torre da Câmara Municipal da Cidade Velha (onde se localiza o relógio astronómico).


Levantado o bilhete, há que subir à torre. A subida pode ser feita de elevador ou por uma rampa em forma de quadrado, relativamente fácil de alcançar.
Estas fotos foram tiradas da torre, ao final da tarde, estava um vento gelado, sopravam rajadas...
Nem o tripé da máquina fotográfica se aguentava, e o vento era tanto que não consegui estar mais de 10/15 minutos na torre :censored:

A Praça (Staromestska Namesti)


A Igreja de S. Nicolau


A Igreja de Nossa Senhora de Tyn


 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E não faltam motivos para passear e admirar
Em termos de decorações natalícias, tudo gira em torno da praça e ruas adjacentes.











https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/29956-dsc-6707copia/]


(Exemplos de alguns presépios colocados junto à entrada de algumas igrejas, feitos nos mais variados materiais) :angel:
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No dia seguinte, como o frio era muito :brr: , há que começar a circular para aquecer e conhecer a cidade
E assim, comecei pelo


Castelo de Praga

É obrigatória a visita ao complexo do Castelo de Praga, situado do lado esquerdo do rio Moldava.

Para lá chegar e como a subida é "jeitosa" :D , aproveitei e fui de metro da estação Staromestka até Malastrana (apenas umas estação) e depois apanhei o elétcrico 22 até Prazský hrad (apenas 3 estações). E assim num instante pus-me à porta da entrada do Castelo, bem a tempo de ver o render da guarda :lol:


O castelo é enorme e comecei por levantar os bilhetes


Os edifícos são enormes, e em alguns locais não se pode fotografar.

A Catedral de S. Vito é imponente e foi o que mais me impressionou






Tem uns vitrais maravilhosos



Mas, ansiava por mais, e claro que não podia deixar de subir a esta magnifica torre!!!! :agitado:


Toca a tirar o bilhete (com direito a moeda de recordação), que há mais de 280 escadas para subir


Cansada de tanta escada.........cheguei ao topo e sentei-me num banco que lá existe para descansar o corpinho :angel: e preparar a mente para o que vamos ver a seguir.
Abre-se a porta para o exterior e ...................








Era a paisagem que via nas revistas, nos postais, e foi fácil apaixonar-me logo!
E com vontade de querer ver mais e mais....
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Continuando a visita, passagem pela porta dourada


E visita à Basílica de S. Jorge


Entrada na Rua do Ouro, ou Rua Dourada


Ao fundo da qual já se avista novamente a cidade


E visita à torre Dalibor, para onde eram levados os prisioneiros :huh:



E rapidamente me esgueirei para o miradouro :rolleyes:





 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E a descida foi a parte mais fácil, pelos antigos degraus do castelo, muito concorridos, até chegar à Mala Strana (bairro pequeno)


E como já era hora de almoço, nada como caminhar por essas ruas, onde predominam os palacetes e embaixadas, até chegar à Praça da Mala Strana, onde almocei num simpático restaurante, por debaixo das arcadas de um dos prédios.


Nesta praça havia também um pequeno mercado de natal, que vendia produtos típicos, principalmente comida

E com a barriga já composta há que visitar a

Igreja de St Nicholas






 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Dali foi um saltinho para a


Igreja da Nossa Senhora Vitoriosa (famosa pelo Menino Jesus de Praga)


O altar-mor estava em obras :(


No 1º andar tem uma espécie de "museu" com muitos retratos e miniaturas do Menino Jesus


E, aconteceu algo inadmissível!!!
Ninguém foi avisado que eu iria visitar a igreja nesse dia.

Vai daí, era dia de trocar a roupa ao menino jesus (algo que uma ordem religiosa faz regularmente), para o vestir para o Natal, e quando lá cheguei, deparei-me com o menino literalmente "sem roupa"!!! :( :censored: :censored:

Não se faz! :blink:



Uma coisa é certa, a talha dourada é tanta e a estátua é tão pequenina, que não fosse a devoção das pessoas, viradas para esse altar, e ele passaria despercebido! :eek:
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E finalmente....


A Charles Bridge (Ponte Carlos) (Karlův most para os amigos checos :D )


Essa ponte maravilhosa, ladeada por 30 estátuas de santos e figuras religiosas, atravessada diariamente por milhares de turistas, e onde os artistas também expõem e vendem das suas obras. Onde músicos tocam, cantam, e que une a cidade pequena à cidade velha.





E se a ponte já é um lugar mágico, com tanta gente, o que dizer quando se tem o privilégio de, em plena ponte e quase véspera de Natal, assistir a um concerto? Ao vivo e a cores.. :angel: :p :rolleyes:


Lindo! Emocionante! Um charme


É também um lugar de superstições :angel:


Não falta gente a circular, aparentemente sempre em sentido contrário ao nosso :agitado:


E local também de meditação e introspecção

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Mas quando o sol se põe, a cidade adquire ainda mais encanto... :rolleyes:














E à semelhança de outros locais por esse mundo fora, também os apaixonados fazem juras de amor eterno, amarrando cadeados às grades, a ver se a paixão não foge.... :agitado:

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No dia seguinte, véspera de Natal, a manhã começou com a ida à torre Eifel :D Sim...

Torre Petrin


Para chegar a Petrin, nada como apanhar o metro até Mala Strana e depois o eléctrico 20 até


E aqui apanhar o funicular até Petrin


Aqui tudo é calmo e tranquilo, uma zona que deve ser muito agradável no verão, com muita vegetação.
Eis senão quando se avista :cool:


Nada como tirar o bilhete e subir :D


E de lá do cimo ..... :p

Vê-se a cidade velha (Stare Mesto), a Ponte Carlos e o bairro pequeno (Mala Strana)


O bairro pequeno (Mala Strana) e a ilha de Kampa e a cidade velha do outro lado


o Castelo


o bairro de Josefov e a cidade velha


a cidade nova (Nove Mesto) com a Casa Dançante em destaque :)


A Ponte Carlos e a cidade velha, com realce para a igreja de Nossa Senhora de Tyn



Para lá da vista da cidade, também se via a Igreja de S. Lourenço, em estilo barroco, que fica ao lado da torre, em pleno parque Petrin (tentei visitar mas estava fechada) :(

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Como não ia lá passar o dia :D desci e decidi ir divertir-me!

E assim fui à casinha ali ao lado, a

Casa dos Espelhos


E diverti-me à brava :lol: :lol:

Ora me via a dobrar :D


Ora ficava baixinha e gorda :ph34r:


Ora esticava e ficava com pernas de atleta olímpica :devil:


Recomendo vivamente, são momentos engraçados e muito bem passados!
Afinal, era Natal, ninguém levou a mal :angel:
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Próximo destino

Praça Venceslau

Apanhei novamente o funicular até Újezd, o eléctrico até Mala Strana e daqui o metro até à estação Muzeum.
E, voilá, a Praça Venceslau, qual Avenida dos Aliados no Porto, ao cimo da qual se encontra o Museu Nacional.


Avenida imponente, toda ela é ladeada de belos edifícios estilosos, no r/ch dos quais se encontram instaladas casas comerciais das mais variadas marcas, principalmente de pronto-a-vestir.

O não menos famoso Hotel Europa, agora fechado :(



Ao longo de toda a praça existem inúmeros cafés e restaurantes, a maior parte deles de conceituados chefs, bastante caros. Nas ruas à volta da praça não faltam locais de repasto, esses sim, bem mais acessíveis.



E, sim, aqui também havia um mercadinho de Natal


Os três ícones da praça, o memorial ao comunismo em primeiro plano, atrás a estátua de S. Venceslau e no topo o Museu Nacional.


Pormenor da estátua de S. Venceslau, o santo patrono da Boémia, delimitado por quatro santos padroeiros

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E como o relógio não pára :D (dele falarei mais à frente :D ), daqui segui até à zona de Nove Mesto, para ver a Casa Dançante

É um edifício de arquitectura moderna, de escritórios, foi projectado por um arquitecto checo em colaboração com Frank Gehry.
Inicialmente foi denominado Ginger e Fred (Fred Astaire e Ginger Rogers - a casa lembra vagamente um par de dançarinos).


E assim continuei nas margens do rio Moldava, percorrendo a pé esta simpática zona até ao Teatro Nacional (em obras )


 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E daqui até à praça da República (Namesti Republiky) foi um tirinho :D

E que bom é poder admirar a Casa Municipal


E a Torre de Pólvora :agitado:


Como era véspera de Natal, não havia visitas aquela hora, pelo que retornaria lá depois :agitado:

E assim pude contemplar o famoso


Relógio Astronómico (Orloj)


É o relógio mais fotografado senão da europa, pelo menos da europa central.
É um relógio astronómico medieval, e é composto de três componentes principais:
- o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes.
- a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento.
- e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos).


E que lindo ele é!



Estátuas abaixo do mostrador

As figuras em torno do calendário são, da esquerda para a direita, um cronista, um anjo, um astrônomo e um filósofo. Estas estátuas podem ser interpretadas como as quatro fontes mais importantes da arte e da cultura praguense da época.



A cor do mostrador, as figuras, a conjugação de todos os elementos, tudo é lindo e ao vivo e a cores então... :rolleyes:

Nas laterais, na parte mais alta do mostrador, existem as seguintes estátuas:

Do lado esquerdo:
A vaidade, com um espelho na mão; e
A avareza, com um saco de dinheiro na mão.


Do lado direito:
A morte, com a ampulheta na mão; e
A invasão pagã.



E assim, encantada com esta paisagem, fui jantar a minha consoada, numa esplanada mesmo em frente à praça e a este belo relógio.
Não vi o pai natal, mas aquelas vistas valeram por muito.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No dia de Natal, comecei o dia pelo bairro judeu, Josefov.
É um bairro bastante comercial, embora as lojas estivessem todas fechadas por ser feriado.
E ainda bem :angel:
Pude manter o dinheiro e os cartões dentro da carteira e não tive prejuízo :agitado:


É que são só lojas de marca, porta sim porta sim, qual NY!
Quem quiser ir às compras não precisa atravessar o atlantico, ali mesmo se encontra de tudo :huh: , o único problema são os preços :ph34r:

Mas vamos então ao que interessa :D

Comecei por tirar o bilhete para poder visitar o complexo judaico


E comecei a visita pelo

Cerimonial Hall (local das cerimónias e tradições)


Não são permitidas fotos no interior.
Para além de muitos livros, tem vários manuscritos, e objectos e utensílios em metal e têxteis usados pelos judeus.
Não tinha grandes motivos de interesse, para mim a parte mais fraquinha...


Cemitério Judeu de Praga

Para a comunidade ashkenazi trata-se do mais antigo cemitério judeu na Europa.

O número de lápides e a quantidade de pessoas sepultadas é incerto, pois há diversas camadas de tumbas sob as actualmente visíveis. No entanto, estima-se que existam cerca de 12 mil sepulturas visíveis, podendo haver cerca de 100 mil no total. :blink:

É um local com bastante "carga" emocional




Sinagoga Maisel

É uma sinagoga neo-gótica que infelizmente não pode ser visitada por se encontrar fechada para obras! :ph34r:



Sinagoga Pinkas

É um memorial das vítimas checas e moldavas do holocausto.
Como era proibido tirar fotos no seu interior, aqui fica uma que tirei da net, só para terem uma ideia.
Não só porque é um local belo, como muito profundo, só estando lá se consegue sentir...
Tem o nome de todas essas pessoas inscrito nas paredes!



Sinagoga Velha Nova


Aqui não se podia fotografar no interior, tinha vários vigilantes e todos bem atentos :( ! Ahrrrrrrr


No caminho para a ultima etapa judaica deparei-me com esta escultura do Kafka


E mesmo ao lado a


Sinagoga Espanhola

Aqui sim, a vigilância era fraquinha :D e sempre que podia, dava um clique


É a mais recente das seis sinagogas históricas de Praga.
Os vitrais de cores fortes, os motivos orientais e ouro brilhante, tornam-na a mais bela de todas!





 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E como naquela zona o comércio estava todo fechado, decidi então rumar até à zona do rio, a ver se conseguia gastar algumas coroas :devil:

E fui até às margens do Moldava para ver o


Rudolphinum

Que é a casa dos artistas e dos espectáculos de Praga.
É um edifício imponente.


Mas não havia espectáculos pela manhã, e estava encerrado (não havia visitas). :(
Apenas estava aberta a loja dos recuerdos e a bilheteira.

Mesmo em frente, do outro lado da rua fica a


Academia das Artes, Arquitectura e Desenho

Outro belo edifício, é a primeira escola do género na República Checa e a sua biblioteca é famosa.


E daqui segui até ao início da Ponte Carlos e na esquina da Rua Karlova entrei na


Igreja de S. Salvador

Esta igreja que se encontrava encerrada na manhã do dia de Natal faz já parte do complexo Klementinum de que irei falar a seguir.
É de estilo barroco e situa-se numa praça denominada Cruzados, mesmo em frente à torre da cidade velha da Ponte Carlos.


 
Última edição por um moderador:
Top