Novidades

[Report] - Milão / Lago Como / Bergamo - Março 2016

Florinha

Membro Ativo
Olá Viajantes!

Segue um Report da viagem que fiz com a Milão, Lago Como e Bergamo, no passado mês de Março. E sim, foi inesquecível.
Antes de mais, por constrangimentos na colocação de fotos no report, que para mim é sempre dificil escolher, e por se tratarem de 3 locais diferentes na mesma viagem, vi-me "obrigada" a fazer este Report em duas partes. Aqui vai.

Eu e o meu namorado, em finais de 2015, vimos promoções boas pela Ryanair, andámos indecisos quanto ao destino da escapadinha europeia, mas lá acabámos por comprar para Milão (via Bergamo), e como já tínhamos visitado Roma, Pisa e Florença em 2013, três anos depois decidimos para outras cidades de Itália.
O plano passou por:
1. Milão
2. Lago Como (e conhecer o máximo possível do Lago, que é enorme, para isso alugámos carro, ainda em Lisboa, pela AVIS).
3. Bergamo (que seria o ultimo destino, pois era onde iríamos apanhar o voo para Lisboa).


MILÃO

Começando por Milão. Alguns amigos que tinham visitado esta cidade, tinham uma opinião algo “negativa” formada, como sendo um sitio com pouco para ver, essencialmente o Duomo e as Gallerias Vittorio Emanuele II, por isso, as nossas expectativas não eram elevadas, e talvez por isso, ficámos surpreendidos pela positiva pela cidade de Milão.

È cosmopolita, jovem, pessoal simpático, faz-se perfeitamente num dia ou dois (vendo o essencial, claro), como tal, lá fomos nós passear pela cidade, porque tínhamos apenas 1 dia inteiro para conhecer Milão. A nível de preços, está muito semelhante aos preços praticados em Lisboa, mas achei mais barato que os preços de restaurantes e atracções de Roma.

Chegámos dia 02 de noite, e ficámos no IBIS de Milão, que ficava muito perto do centro, a uns 15 minutos a pé do Duomo, e perto da Estação Central de Milão, o que nos interessava, uma vez que para apanhar comboio com malas atrás, queríamos uma localização que nos permitisse isso mesmo, sem atrasos.
Gostámos muito do Hotel, cumpria bastante, só o restaurante é que foi o ponto negativo, para jantar. O pequeno almoço era bom e variado.





Dia 03 de Março
Passeámos por Milão, sempre a pé, só no final do dia é que apanhámos o metro para regressar ao Hotel, porque o cansaço das pernas já não o permitia. O tour passou pela zona mais moderna da cidade, onde edifícios altos e futuristas se alinhavam, e onde estava também um Centro Comercial. Aproveitámos e fomos logo comprar o Bilhete de comboio para Como, na estação Porta Garibaldi.



Seguimos por uma rua muito catita, “Corso Como”, onde estava no final um monumento, do genero do Arco do Triunfo, mas claro, mais pequenito. Demos depois com a entrada do Castello Sforzesco, onde não se pagava para entrar, apenas se pagava para entrar mesmo no castelo. Não o fizemos, porque achámos suficiente passear pelas áreas exteriores, estava muito bem tratado e arranjado. Dali, lá fomos pela talvez mais conhecida de Milão que liga o Castello ao Duomo.









E ali estava o monumento mais conhecido e fotografado de Milão... o Duomo. É de facto imponente, lindíssimo, e como levou obras de restauro (ainda em curso), está com cara lavada.
Pagámos 2€ para entrar dentro da Catedral, é o tour básico, e pareceu-nos também suficiente.




Parámos para saborear um gelado, pois estamos no país certo para isso mesmo. E seguimos caminho pelas Galerias, que sem dúvida são magnificas, a arquitectura é de tirar o fôlego.



Próximo ponto de paragem – Navigli, uma zona de canais, que nas duas margens tem vários restaurantes e bares, aparentemente no Verão ao final do dia enche-se de pessoal. Neste dia, talvez fomos cedo mais, ou estava muito menos gente por estar o tempo a arrefecer.


Nessa noite, ainda aproveitámos para ver o Duomo, e as Galerias com a iluminação nocturna. Vale a pena.



LAGO COMO

No dia 4 de Março, partimos para Como, de comboio, com o bilhete comprado no dia anterior.
O tempo de viagem foi 1h15. Quando chegámos levantámos logo o carro que alugámos na AVIS, calhou-nos um Fiat Panda, inicialmente não ficámos muito satisfeitos... mas depressa percebermos que para andar naquelas estradas, nada melhor que um carro poupadinho, e essencialmente pequeno.
Rumámos depois ao nosso apartamento que alugámos pelo AirBnb, escolhemos um que tivesse estacionamento privado, e as reviews eram excelentes. Ficámos uma localidade chamada de Torno, a 10 minutos de carro de Como, e foi uma escolha acertada, a terra era muito típica, sossegada, a vista do apartamento era de tirar o fôlego, sem a confusão turística de ficarmos em mesmo em Como.








Deixámos as nossas malas no apartamento, e depressa rumámos a Como, demos uma volta à zona mais antiga da cidade, e depois, apanhámos o funicular para o topo de uma das montanhas, em Brunate. Vista lindíssima, paisagens inesquecíveis.


Na parte 2 do Report, irei mostrar mais fotografias de várias provincias e localidades à volta do Lago Como.
Lamento mais uma vez ter de repartir em duas partes a viagem, mas sei que todos os viajantes gostam de fotografias nos reports ;)
 

Florinha

Membro Ativo
Parte 2/2

LAGO COMO

Dia 05 Março

Inicialmente tínhamos previsto uma ida a Bellagio, Varenna, mas fomos surpreendidos por uma tempestade de neve em toda a região do Lago, e quanto mais para Norte íamos, mais neve apanhávamos. Num Fiat Panda, com neve, com estradas a serem cortadas, decidimos rumar a sul, para Lecco.
Lecco é lindo, mas por termos apanhado chuva, frio e vento neste dia, talvez não tenhamos aproveitado bem, aqui, deduzo que o Verão deve ser animado. Ainda assim, demos umas voltas, e parámos uma pizzaria para almoçar e essencialmente aquecer. :)
Voltámos para o apartamento, e saímos mesmo para conhecer Torno, onde ficámos. Andámos lá a brincar com a neve, e tal. Deu para ver a dimensão do Lago, com as margens montanhosas, cobertas de neve.








Dia 06 de Março
Acordámos com um sol radiante que derretia lentamente a neve. Por isso, lá fomos nós cumprir o plano que havíamos traçado inicialmente para o dia anterior.
Bellagio e Varenna. Fomos de carro até Bellagio, estacionámos, e apanhámos o Barco até Varenna. Quando voltámos, fizemos a outra margem do Lago Como.
Parámos em Moltrasio, Argegno, Lenno e Menaggio.
Foi talvez o dia que mais gostámos, as localidades eram deslumbrantes, com vistas maravilhosas, com casas tipicas, mas também luxuosas.
O dia estava solarengo, o que ajudou a desfrutar intensamente do Inverno da Província de Como.























Os dias na zona do Lago Como, talvez foi o melhor que retirámos desta viagem.
É mesmo fantástico, e acredito que em cada estação do ano, a beleza do lago é característica.
 

Florinha

Membro Ativo
Ultima Parte:

BERGAMO

Dia 07 de Março
Tristes por deixar o "nosso" apartamento em Torno, e sobretudo, por deixarmos aquele Lago, que tão boas recordações nos vai deixar.
Apanhámos o comboio para Bergamo, via Monza.
Bergamo seria o nosso último destino nesta viagem pela Lombardia.
Ficámos num Hostel, que enfim... cumpria.
Bergamo vale pela Cittá Alta, zona mais antiga da cidade, que se ergue no cimo de um monte. Muito típica, com lojas cheias de pizza a peso. Também com igrejas magnificas e imponentes em termos de riqueza interior. Deu para perceber também que era uma cidade muito jovem, talvez pela sua Universidade.
Consegue-se perfeitamente visitar Bergamo num dia, vale a pena, mas não é imperativo.










Dia 8 de Março - Ultimo Dia.
Tínhamos de estar no aeroporto de Bergamo às 15h30, pelo que aproveitámos a manhã para dar mais umas voltas pela cidade, e almoçar.

Conclusão: Férias inesquecíveis, com memorias que irão perdurar. Lago Como e todas as localidades que rodeiam têm uma beleza singular.
Milão, cosmopolita, limpa, e imponente. Bergamo, cidade diferente, antiga, mas bela.

Adorámos! Venham as próximas :)
Espero que tenham gostado.

Boas viagens,
Florinha.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Fantásticas fotos de muitos locais que também desejo conhecer.
Boas viagens ;)
 

BrunoB

Membro Ativo
Também estive no Lago Como o ano passado e foi bastante agradável a visita.. Tive mais sorte que tu com o tempo, pois fui em Junho e apanhei sol e calor :)
Fiz uns belos passeios de bicicleta.. muito bonita zona mesmo.
Bom report com boas fotos!

Boas viagens!
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Antes de mais, excelentes fotos !!;)
Quando estive no Lago do Como, em 2011 também fiquei fascinado por aquele lugar. Mas como dizes, em cada estação tem o seu encanto e gostei de ver essa perspectiva de inverno.:cool:
Muito obrigado pela partilha !:)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Florinha!
Que bom que gostaste da viagem. :D
Já fiquei com saudades do lago Como, até com neve continua encantador. :)
 

Florinha

Membro Ativo
Olá Florinha!
Que bom que gostaste da viagem. :D
Já fiquei com saudades do lago Como, até com neve continua encantador. :)
Um obrigada especial à Nika que deu dicas preciosas sobre o Lago Como, e que facilitou o planeamento desta viagem maravilhosa. :)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Gostei bastante do report, com muito boas fotos também. Conheço várias coisas em Itália, Milão incluído, mas para pena minha ainda não fui ao lago Como. Já ando a adiar à tempo a mais, a ver se rapidamente colmato esta grave lacuna no meu "currículo". :D
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Florinha :)
Que maravilha de fotos! Lindas, mesmo!
Gostei muito deste bocadinho, devem ter sido uma excelentes férias apesar do frio.
Obrigada pela partilha, é um local que está na minha lista. Fiquei entusiasmada!!!! ;)
 

journey

Membro Ativo
Olá Florinha. Adorei o relato, e especialmente as fotos. Já fui de férias para Itália cerca de 10 vezes. Em suma: gosto muito...
P.S. Exceto o ano em que apanhei muitas multas ZTL. Enfim...
 

tania p.

Membro Ativo
Olá! Obrigada pelo report! Estamos a planear ir a Milão em 2019, na semana do Carnaval...quando estiveste lá em março, como foram as temperaturas? Muito frio?
Qual o transporte que usaste do aeroporto para o centro de Milão?
Obrigada!
 

Florinha

Membro Ativo
Olá! Obrigada pelo report! Estamos a planear ir a Milão em 2019, na semana do Carnaval...quando estiveste lá em março, como foram as temperaturas? Muito frio?
Qual o transporte que usaste do aeroporto para o centro de Milão?
Obrigada!
Olá @tania p. ,
Em 2016, em Milão estava solarengo, mas as temperaturas eram frias, não dispensa um bom casaco, e um reforço à noite. Pior mesmo foi nessas férias no Lago Como, apanhámos neve, frio mas lindissimo.

Do aeroporto até ao Centro da Cidade, tens várias opções de autocarro, por 5 a 8 euros, mesmo à saida do aerporto.

Qualquer questão estou ao dispor.

Obrigada.
 
Top