Novidades

[Report] México – Riviera Maya | Catalonia Playa Maroma Privileged (Junho 2016)

RicardoGil

Membro Conhecido
O ‘Portal das Viagens’

Há muito que pretendia viajar até ao México, mais propriamente à Riviera Maya. Também a cara-metade partilhava do desejo pelo que, rapidamente, avançámos para a organização da viagem. Quais os motivos desta escolha? Por saber(mos) que o destino é bastante completo, sendo possível conciliar o descanso nas águas cálidas e praias magníficas com a aventura, cultura e natureza proporcionada pelas excursões. Aposta ganha.

O ‘Portal das Viagens’ acabou por ser uma boa influência e revelou-se, desde logo, uma ferramenta muito útil no planeamento da viagem: (i) a escolha do resort; (ii) a selecção dos passeios a realizar; e, (ii) as informações de carácter geral (questões relacionadas com logística, saúde, entre outras). Se me cabe agradecer o auxílio aqui prestado, devo (igualmente) contribuir com a minha experiência para informar e elucidar outros leitores.

Nota introdutória


Neste espaço, como já existem vários reports semelhantes, vou tentar um registo ligeiramente diferente. Porventura mais descritivo, capaz de (ao mesmo tempo) entreter e esclarecer da melhor forma. A crónica irá contemplar duas subestruturas correspondentes às excursões realizadas (a seu tempo lá chegaremos) e as habituais fotos (podiam ser de melhor qualidade). Avancemos.

Orçamento


A deslocação (Lisboa- Cancún no dia 26 de Junho às 15h25 e Cancún-Lisboa no dia 03 de Julho às 21h30, incluindo os respectivos transfers) e a estadia de sete noites em regime de TI (Privileged) ficaram por 1.200€/pessoa. As excursões Xcaret Plus e ‘Tesouros de Yucatan’ (como melhor explicarei adiante) tiveram um custo de 195€/pessoa. Finalmente, há que acrescer as taxas turísticas de saída no valor de 65€/pessoa (pagas em euros ou pesos) e outros gastos extras (exemplo: compras). O operador foi a Jolidey e os passeios foram adquiridos à Rimain Tours: Excursões no México - RIMAIN TOURS.

Voos


Tanto na ida, como no regresso, nada de especial a apontar. A viagem decorreu normalmente: sem lugar a atrasos e com as condições climatéricas a ajudar. À chegada a Cancún, aquele calor típico das Caraíbas a fazer-se logo notar. Aqui ficam algumas fotos:


Catalonia Playa Maroma Privileged

Depois de muito investigar sobre o destino (uma vez mais, o ‘Portal das Viagens’ foi um auxiliar de extrema importância), a escolha residiu sobre a magnífica Playa Maroma, considerada (recentemente) por uma revista da especialidade como uma das mais bonitas praias do mundo. Para começar, nada como deixar um link onde podem pesquisar toda a informação sobre o hotel: Catalonia Playa Maroma – Riviera Maya – CataloniaPlayaMaroma.com® Resort Specials.

Uma semana antes da partida, enviei um email a solicitar quarto em piso superior (com receio da bicharada) e cama king size. O pedido foi acedido e, como comprovei depois, fiquei bem instalado no edifício nº4, a meio caminho do lobby principal e da praia/piscina. Para quem pretende vista mais próxima do mar, sugiro a opção do edifício nº6. O (eco)resort tem uma envolvência especial, principalmente pela vegetação envolvente (muito bem cuidada):


Continuando. Como podem verificar no link que partilhei, os clientes Privileged têm direito a alguns benefícios exclusivos, como sejam: lounge privado, concierge service, pequeno-almoço a la carte e um jantar no Terrace Tapas & Lounge Bar, entre outras especificidades. Devo ainda acrescentar que os quartos são confortáveis, a limpeza é exemplar (os funcionários são prestáveis e simpáticos) e todas as funcionalidades (bares, restaurantes, etc) merecem nota muito positiva. Vamos a mais algumas fotos (desta feita gastronómicas)…

Pequeno-almoço (vista do Terrace Tapas & Lounge Bar):


Pequeno-almoço (El Pajarito buffet):


A la carte Tio Pedro (restaurante mexicano):


Terrace Tapas & Lounge Bar:

 
Última edição por um moderador:

RicardoGil

Membro Conhecido
Para terminar este capítulo sobre o Catalonia Playa Maroma Privileged, aproveito o embalo para dizer que estou disponível para responder a eventuais dúvidas ou ajudar no que for necessário. Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo uma sequência de fotos (de ordem arbitrária) antes de avançar para o tema seguinte:


E, porque de noite também tem o seu encanto:


Finalizo esta secção com tequila:


Excursões

No planeamento da viagem, este ponto foi, provavelmente, aquele em que perdi (ganhei?) mais tempo. Até mais do que a escolha do resort, que acabou por ser logo direcionado para a Playa Maroma. Neste caso, haveria que decidir dois aspectos essenciais: (i) quais os passeios a fazer; e, (ii) qual a empresa/guia que prestaria os serviços.

A Riviera Maya reúne imensa oferta e nem sempre é fácil chegar a um consenso sobre quais os locais a visitar. Como era a nossa primeira visita, não foi complicado chegar a um entendimento com a minha companhia: como a estadia seria de uma semana, e pretendíamos usufruir do hotel para aproveitar aquela praia maravilhosa, ficou definido que iriamos fazer duas excursões. Há para todos os gostos: aventureiros, amantes da natureza (snorkeling/mergulho), entusiastas da vida animal, vários parques temáticos, locais de riqueza arqueológica e cultural.

Ao mesmo tempo, ia lendo tópicos e tópicos no ‘Portal das Viagens’. A ideia de comprar ao operador (no local de destino) não me parecia vantajoso e, como felizmente comprovei mais tarde, conclui que foi uma das melhores decisões que tomei. A opção por um guia particular também ficou descartada porque envolvia logística adicional e nem todos os requisitos eram preenchidos. Até que, um dia, resolvi enviar um email à Rimain Tours, pois tinham disponível um pack com as excursões que gostaríamos de realizar. Logo no início, fiquei cativado com o conceito “empresa de portugueses no México com larga experiência dedicada ao turismo”, mas foi a forma simpática e transparente do contacto virtual que fez inclinar os pratos da balança. Em boa hora tomei a decisão.

Após alguma troca de emails e, inclusive, um telefonema de meia-hora via WhatsApp (mais uma vantagem), ficou acertado que pretendíamos Xcaret Plus (130€/pessoa) e ‘Tesouros de Yucatan’ (80€/pessoa). Como se tratavam de duas excursões, o pack combinado (n.º 4) ficou por 200€/pessoa. Tratei de efectuar o pagamento de 10% da pré-reserva (40€) via transferência bancária (conta na CGD) e, logo no dia seguinte, tinha o voucher no email com tudo arranjadinho. Ficou, igualmente, combinado que, na segunda-feira às 17h30, a Raquel e o Samuel Marques iriam à recepção do hotel para entregar as entradas do XCaret Plus e receber o montante restante. Apenas terminar este parágrafo com o seguinte: como no site oficial Excursões no México - RIMAIN TOURS o preço do pack n.º 4 estava a 195€/pessoa, o responsável pela empresa devolveu-me 10€. Há que registar a honestidade do gesto.
 
Última edição por um moderador:

RicardoGil

Membro Conhecido
Xcaret Plus

Escrever sobre este parque eco arqueológico daria direito, por si só, a um report isolado. Para quem não conhece, sugiro que espreitem aqui: Parque Xcaret Cancún México. Posso adiantar que existem atracções para todos os gostos: aquáticas, culturais, para amantes da natureza, especialmente dedicadas para crianças, entre eventos específicos e outras actividades opcionais. O Xcaret Plus é uma forma mais exclusiva de desfrutar deste espaço, com acesso a alguns serviços, um almoço em regime buffet num dos vários restaurantes espalhados pelo parque e, não menos importante, o fabuloso show (das 19h00 às 21h00) intitulado “Xcaret México Espectacular” (imperdível e um dos pontos altos do dia).

A saída do hotel deu-se às 07h50 (com tempo para um pequeno-almoço reforçado) e a viagem foi rápida e tranquila. Após a entrada, seguimos para a Main Plaza, ponto de referência para começar a explorar o parque, passando por uma zona comercial:


Aviso para os estreantes: um dia pode ser insuficiente para ver a totalidade de Xcaret, portanto há que definir prioridades. Para facilitar a circulação, o parque encontra-se dividido (por cores), consoante a área de entretenimento, pelo que basta seguir as linhas pintadas nos diversos caminhos. Para citar alguns exemplos, o azul está associado ao aquário e vida marítima, o castanho é onde se encontra a torre panorâmica e o preto onde começam os rios subterrâneos. Não se preocupem: todo o parque tem uma sinalética impecável e conta com uma logística muito profissional.

No entanto, convém sermos organizados no que pretendemos ver e fazer. Como já levava a lição bem estudada com a minha cara-metade, tínhamos decidido o seguinte: (i) de manhã, observar alguma cultura (linha castanha) e experimentar um dos três rios subterrâneos (linha preta) por ser uma das atracções principais; de tarde, após o almoço, fazer algumas caminhadas pelo Pueblo Maya, visitar o aquário e descontrair na zona junto à praia.

Em direcção à torre panorâmica, a bonita (e diferente) Capela de Guadalupe:

Após uma volta em passo acelerado, com subida à torre panorâmica pelo meio, e como o calor já apertava, pareceu-nos boa ideia avançar para o rio paraíso:
Tratou-se de um passeio bem agradável e relaxante. Mas, estava para chegar a hora de descobrir um dos famosos rios subterrâneos. Explicar toda a logística associada daria muitas linhas. O que posso afirmar é que podemos escolher alojar alguns dos nossos pertences num cacifo enquanto outros são entregues numa bolsa (de grande dimensão) que é levantada no final do rio subterrâneo:


Infelizmente, não tenho fotos do rio. Existem três escolhas disponíveis: o rio Azul, o rio Maya e o rio Manatí (peixe-boi). Em boa hora optámos pela 3.ª opção por se tratar do rio com mais espaço aberto, onde poderíamos apreciar a beleza envolvente. Adorei os cerca de 40 minutos mas, infelizmente, não tenho fotos do percurso (existiam, contudo, bolsas impermeáveis para levar o smartphone connosco). Podem ver mais informações aqui: Rios Subterrâneos | Xcaret Cancún México.

Entretanto, tinha chegado a hora de almoço e decidimos pelo restaurante “La Isla” pois ficava numa zona central do parque, de fácil acesso a outras áreas que iríamos visitar da parte da tarde:


Após o almoço, cansados mas felizes, fomos explorar outros locais. Como o espectáculo nocturno teria início às 19h00, queríamos percorrer o máximo possível até às 17h00 para que, depois, pudéssemos tomar um banho, mudar de roupa e comer um snack rápido. Aqui ficam algumas fotos:


Por fim, cerca de meia-hora antes do seu início, tempo de seguir para o show “Xcaret México Espectacular”. No caminho, somos logo surpreendidos por um curioso comité de boas-vindas:


Para definir o espectáculo, teria que utilizar uma diversidade de adjectivos. De facto, agora recordando aquelas duas horas, tudo é assombroso (no bom sentido): imensos figurantes e uma parafernália de guarda-roupa e acessórios que fazem daquele palco uma espécie de carnaval ou revista de grande dimensão. As fotos (ou vídeos) não conseguem transmitir a imponência das cores, luzes e música:


Xcaret foi, sem sombra de dúvidas, uma aposta ganha. Eu não disse que só este tópico merecia um report em separado?
 
Última edição por um moderador:

RicardoGil

Membro Conhecido
Tesouros de Yucatan

Uma vez mais, porque vale a pena contextualizar, relembro que cheguei ao México num domingo (dia 26 de Junho), na terça-feira seguinte visitei Xcaret e o passeio a Chichén-Itzá (entre outros) estava marcado para quinta-feira. Esta organização permitiu intervalar as excursões com o merecido descanso no resort. Torna-se tarefa (quase) impossível, até em termos orçamentais, ver tudo o que a Riviera Maya tem para oferecer. A esta distância, penso que o programa escolhido foi boa opção, embora “obrigando” a um regresso para ver outros locais, também eles, magníficos.

Voltando à excursão (que merecia, igualmente, um report próprio). Este passeio contemplava o seguinte: Chichén-Itzá, Cenote Ik Kil, almoço em regime buffet, Ek Balam e, por fim, a bonita cidade colonial de Valladolid. Se foi cansativo? Diria que “quem corre por gosto não cansa” e fico satisfeito por ter vivido aquele dia de forma intensa. Podem ler aqui sobre o itinerário: Excursões no México - RIMAIN TOURS.

As minhas expectativas eram enormes e, graças à simpatia e profissionalismo da Rimain Tours, não fiquei defraudado. A este respeito, e por troca de impressões com outros portugueses alojados no Catalonia Playa Maroma Privileged, as outras alternativas ficaram muito aquém do que experienciei: (i) um casal que tinha comprado o passeio ao operador Jolidey saiu do hotel às 07H40, atrasando todo o itinerário (feito a correr). Para além desse “pormenor”, não visitaram Ek Balam e conheceram Valladolid de passagem, dentro do autocarro; e, (ii) um outro casal que comprou a excursão ao Sr. Espinoza (em abono da verdade, com serviço personalizado e transmitindo o seu enorme conhecimento) também não conheceu Ek Balam e o Cenote Ik Kil foi substituído pelo Cenote Hubiku (inferior, no meu entender, em termos de beleza natural).

Já agora, um aparte: a descrição que faço, em termos individuais, foi obviamente conjunta até porque comemorei onze anos de casado na véspera do regresso. A minha cara-metade partilha adorou a viagem e, sorte a minha, pensa regressar às Caraíbas. Apenas para facilitar a leitura, continuarei a relatar a minha visão desta semana de férias. Continuando: no meu (nosso) caso, como podem comprovar pelas linhas seguintes, a aventura Maya foi, a todos os títulos, próxima da perfeição. Nada de negativo a apontar; apenas elogios. Vamos por partes: como a saída do hotel estava marcada para as 06h30 (primeira diferença), não dando tempo para o pequeno-almoço no buffet, optei por acordar às 05h30 e pedir ao room service (24 horas) umas sanduíches mistas. Depois do resort onde estava instalado, havia que ir buscar mais clientes (portugueses) a outros hotéis próximos de Tulum. Prevendo estas possíveis contrariedades gastronómicas, vejam o que foi oferecido no início da viagem (segunda diferença):


Após apanharmos todos os excursionistas, ninguém pensou nas cerca de 2 horas de viagem que se seguiriam: a boa disposição imperava e julgo que todos teriam a mesma curiosidade e expectativa por ir conhecer uma das sete maravilhas do mundo. Por outro lado, o autocarro era super confortável (tomara os aviões da Orbest terem aquele espaço entre assentos), tinha ar condicionado, casa-de-banho e bebidas (águas e sumos) à discrição. De cada vez que havia uma paragem, era uma garrafa de água fresca que apanhava. Connosco, para além de dois guias (o sábio Tony e o divertido Felipe) seguiam o Samuel e o filho, Ricardo Marques. Lá nos iam dando explicações sobre a civilização Maya e acabei por aprender um bocadinho sobre a numeração: pelo menos, dá para impressionar os amigos ou familiares ao escrever, por exemplo, a nossa data de nascimento em pontos e tracinhos (a fazer lembrar o código Morse):


Chegados a Chichén-Itzá, fomos divididos em dois grupos (cerca de 15 pessoas em cada) para melhor ouvirmos e compreendermos o que o guia teria para nos ensinar. Ali estivemos, naquela zona arqueológica de tanta importância, durante uma hora, com outra livre para tirar fotografias e fazer umas comprinhas (sempre regateadas):

Para os mais entusiastas sobre o apogeu Maya, sobram as palavras. Mais facilmente encontram informação relevante por outras vias, pelo que irei avançar para os temas seguintes. Dizer, apenas, que vale mesmo a pena comprar uns “recuerdos” pois os preços (regateados) ficam mais em conta do que em Playa del Carmen ou nas lojas dos hotéis. Hora de seguir para o Cenote Ik Kil?

Esta lagoa ou piscina, esculpida pela natureza, é de uma beleza extraordinária. Uma vez mais, as fotografias são insuficientes para transmitir a magia do local. Tomar ali um banho refrescante e retemperador (com 40 ou 50 metros de profundidade), olhar para cima e observar todo aquele verde e a água a cair em cascata, é das melhores experiências que trago do México. Dali seguimos para um restaurante próximo (cerca de 3km) onde foi servido o almoço buffet. A chegada deu-se às 14h00 e tivemos 45 minutos para saborear algumas especialidades mexicanas. O objectivo era sair pouco antes das 15 horas, pois Ek Balam (Jaguar negro em linguagem Maya) aguardava a nossa chegada:


Felizmente, mesmo com o tempo condicionado, todo o percurso se fez sem stress e houve oportunidade para subir a pirâmide, admirar a vista, tirar fotografias e deambular por toda aquela magnifica zona arqueológica. Posso dizer que gostei bastante. Por fim, já a meio da tarde, seguimos para a cidade colonial de Valladolid, onde teríamos pouco mais de meia-hora livre para visitar uma igreja, o parque dos namorados (comer um doce típico) e fazer mais algumas compras. Eu aproveitei para comprar um “sombrero” por 150 pesos, comer um churro espectacular e, claro, beber uma tequila no meio dos locais:


Chegava ao fim a aventura ‘Tesouros de Yucatan’. De regresso ao autocarro, exaustos, mas felizes pelo que tínhamos vivido, uns aproveitaram para dormir, outros conversavam, outros viam um filme que o autocarro disponibilizava. A viagem decorreu normalmente e, perto das 21h00, estava de novo no resort, ainda a tempo de ir petiscar qualquer coisa.

Como a vinda para Portugal era só no domingo às 21h25, os restantes dias foram passados a usufruir da espantosa Playa Maroma. Como já devem ter percebido, o report (que já vai longo) está a chegar ao fim. Naturalmente, como ficou vincado, adorei (adorámos) a Riviera Maya. E, como ficou muito para ver, tal a oferta existente, fica a certeza de um regresso ao México. No seguimento, aproveito para agradecer a ajuda que obtive aqui no ‘Portal das Viagens’ e mostrar a minha disponibilidade para esclarecer dúvidas a outros leitores, ou ajudar no que for preciso. Muito ficou por dizer, mas seria manifestamente impossível colocar aqui todas as fotografias ou escrever sobre tudo o que os meus sentidos viveram durante esta semana de férias. No word, são já 40 páginas, pelo que é melhor pôr um ponto final. Espero que tenham gostado de ler a crónica, tal como a mim me deu (imenso) prazer escrevê-la. Despeço-me:

 
Última edição por um moderador:

MárciaF

Membro
Belíssimo report. Estou com as expectativas em alta quando for este ano ao México.
Após alguma pesquisa também optei pela Rimain Tours e parece-me que tomei a decisão acertada por várias menções que tenho visto sobre o profissionalismo deles.
Obrigada pela sua partilha.
Continuação de boas viagens.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Adorei rever o Catalonia e a sua praia fantástica, assim como os outros locais por onde andou e que também já tive oportunidade de visitar.
Apesar de já ter estado por 3 vezes no México penso em voltar em breve, e reports como o seu só dão vontade de ir correr reservar a próxima estadia. :)
Boa viagens ;)
 
Última edição:

Lady_R

Membro Conhecido
Excelente report! Cada vez com mais vontade de voltar :)

Uma questão : como era a comida em Xcaret? Leio com cada história de horror, que agora fiquei curiosa.
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá @Lady_R :)
Em Xcaret (versão Plus) temos direito ao almoço buffet num dos cinco (se não estou em erro) restaurantes espalhados pelo parque. Obviamente, só posso dar a minha opinião em 20% :D
Escolhi o "La Isla" pelos motivos referidos: centralidade (localização) e pelo ambiente visual (pela foto dá para perceber a envolvência, com o rio a rodear a zona das refeições).
Respondendo à tua pergunta: confecção normal e variedade de escolha. Sinceramente, creio que ninguém está à espera de encontrar comida requintada ou gourmet, mas também está muito longe de qualquer episódio de horror.
Por exemplo: podiam ter facilitado e criavam três ou quatro spots de fast-food, o que não é o caso. Repito: da minha experiência, achei positivo: três sopas disponíveis, pratos de peixe e carne (grelhada), uma diversidade de acompanhamentos (massas, outros), legumes e saladas. E, claro, doces :D
P.S. Obrigado a todos pelos simpáticos comentários aqui deixados.
 

Onerom

Membro Conhecido
Ola @Lady_R

Eu optei pelo Mexicano - La Cocina, e so tenho bem a dizer. Fica mesmo ao lado do picadeiro. Mas olha que também ouvi (e li) muitos horrores, portanto entendo a tua questão ;)
 

vesete

Membro Novo
Muito obrigado pela partilha.
O México é mesmo viciante, não conheço ninguém que não queira ir uma segunda vez, terceira, quarta e por ai fora...;)
hehehe .... eu já fui 3 vezes (se bem que uma foi a Tijuana que é tão mau que nem conta).
 

Rui Soares

Membro
Muitos parabéns por este EXCELENTE report. Tenho viagem marcada para Outubro para o Catalonia Playa Maroma Privileged e este report caiu do céu. Já estamos mais confiantes e ansiosos.
Uma questão que nos preocupa é que já lemos que os mosquitos são um grande problema, é assim tão mau?
 
Top