Novidades

[Report] Kénya Parte I

Olá a todos.
Este post já tinha sido publicado como "Kénya + Tanzânia", mas depois, para conseguir embutir algumas fotos, subdividi o post em 2.

Depois de 19 extenuantes mas maravilhosos dias de férias, eis-me aqui com o prometido Report de África. As fotos estão todas no Google, (inclusivamente as de Londres e Dubai).
Eu coloquei aqui os links para as fotos que não "couberam" no post, e para alguns mini-videos no YouTube
e alguns sites que achei relevantes.

A minha viagem começou no dia 15 de Julho (uma sexta-feira) de Ponta Delgada, onde resido, para Lisboa. No dia seguinte fui para Londres, e após mais uma noite abandonei
a Tap e converti-me à Emirates, onde voei cerca de 6h30 para o Dubai.
Já fiz também uns mini-reports sobre estes locais de passagem.

VOAR
NA EMIRATES

alh3.googleusercontent.com__eDIkiWxPKL4_Tjg26DT2GtI_AAAAAAAAAOQ_h8p1gBugzgc_s1024_DSC01773.JPG


Voar na Emirates é uma experiência maravilhosa. Em ambos os voos de ida usei um Boeing 777, que é um colosso, e no regresso voei no novo Airbus A380-800, que é simplesmente o maior avião comercial jamais construido.
Não sei se as outras companhias têm o mesmo sistema de entretenimento, que consiste num plasma e auscultadores individuais que são colocados em todas as cadeiras.O passageiro, através dum telecomando, pode aceder a notícias, vários canais televisivos, dezenas de filmes ou CD's, dúzias de jogos (eu passei a maior parte das viagens a jogar xadrez) e uma secção de informação sobre o voo, onde se consegue ver um mapa com a localização do avião, heading, altitude e airspeed, tempos decorridos e previstos, etc etc.
A cereja sobre o bolo são 2 ou 3 câmaras em tempo real, uma delas no nariz do avião, que permite ao passageiro desfrutar do mesmo ângulo de visão dos pilotos. Acreditem que ver a aterragem desta forma é super emocionante.

KÉNYA

Bom, depois de uma maravilhosa noite e manhã no Dubai, onde estavam 35º C , parti finalmente para Nairobi. A minha entrada em África foi no mínimo atípica. De facto, após 4h de voo, preparávamo-nos para aterrar às 19h locais (que já é noite nesta altura do ano), e o avião foi fazendo a aproximação, que nós iamos acompanhando nos plasmas da aeronave.
Descemos até cerca de 5000 ft, mas qual é o nosso espanto quando sentimos o piloto a meter motores e a levar-nos outra vez para 22000 ft. Entretanto, começámos a ver claramente nos plasmas que o avião estava fora de rota.


alh3.googleusercontent.com__AFJdWd8OEVg_Tjg3HPdOhdI_AAAAAAAAAOk__3rjMHftaPg_s800_DSC01778.JPG


Passado um bocado, lá vem a justificação do Comandante : "Senhores passageiros, ouve um apagão em Nairobi, e parte da pista ficou sem iluminação, pelo que teremos de aterrar em Mombasa".
Assim foi, mas apanhámos uma valente seca de mais de 2h, fechados dentro do avião, sem comer nada (apenas nos deram água e Sprites), até o piloto obter um novo plano de voo, colocar mais fuel e esperar que as luzes voltassem ao Jomo Kenyatta.
Para quem adora aviões, como eu, foi muito interessante fazer um voo tão curto (40 minutos) num monstro como o 777, é como fazer a travessia Lisboa-Barreiro num mega-cruzeiro de luxo.Curiosamente, mesmo assim subimos quase aos 10000 m.
Ora, com todo este atraso, e depois mais as formalidades de vistos e passaportes, e ainda uma descomunal e incompreensível espera pela bagagem, lá consegui enfiar-me num táxi e chegar ao Nairobi Safari Club.
É um Hotel de 5 estrelas, que, infelizmente, não tive tempo de desfrutar, pois quando consegui fazer o check-in, já passava da meia noite, e no dia seguinte tinha de estar pronto para arrancar às 8h da manhã.
Mesmo assim ainda consegui tirar o cozinheiro da inércia e convencê-lo a surgir com uma brutal sandes de galinha e vários copos de um tinto qualquer de África do Sul, que caiu que nem ginjas.
Com isto tudo já eram umas 01h30 da noite, e eu pensei em dar uma volta a pé nas imediações do Hotel, para dissipar os vapores do álcool.
Aqui surgiu o meu primeiro contacto com a realidade em África: o porteiro avisou-me para não me afastar muito do Hotel, e quando eu andei cerca de 10 metros, foi buscar-me, muito aflito, e só dizia "I'm sorry, sir, but it's not safe".
Conformei-me que a minha 1ª noite no continente negro estava irremediavelmente estragada, e fui dormir.
No dia seguinte (uma 3ª feira), com alguns minutos de atraso, lá estava a senhora Eunice Mumo, da Asili Safaris, que me levou até à van do operador Jockey Tours, onde já se encontravam o meu guia no Kénya,Mr Bonifacci (não estou certo que o nome se escreva assim, nós tratávamo-lo por Mr. Bon), e os meus companheiros nestes primeiros dias: um casal de ucranianos, dois putos da Coreia do Sul e uma jovem canadense.


alh5.googleusercontent.com__VnrYpfANK70_TjhBl6FtJ7I_AAAAAAAAAWo_xSnjmQxjM9Q_s800_DSC01956.JPG

O guia e um rapaz da Coreia do Sul.

Esta miúda merece um destaque especial na minha crónica, pois apesar da sua juventude, é uma mulher extraordinária. O seu nome é Allison Fedorkiw.
Em Masaai Mara, nas duas noites seguintes, fui "obrigado" a partilhar a tenda com ela.
Não gostei da sua maneira de ser, mas há que dar valor à coragem dela. De facto, ela estava absolutamente sózinha em África desde Fevereiro, começou a sua viagem em África do Sul, e foi saltitando de país em país: Namibia, Botswana, Zimbabwé, Zambia, etc etc. Podem ver mais detalhes sobre os objectivos da sua incursão voluntária pela África profunda.
Quando a conheci, restavam-lhe 10 dias, em que planeava subir o Kilimanjaro, mesmo adoentada. Recordo-me que em todos os sítios que parávamos para comer era um problema, pois é vegetariana.
Ainda cheguei a trocar uma perna dela pela minha banana (atenção às mentes poluídas: refiro-me à perna de frango do almoço dela e à banana do meu almoço).

Os primeiros quilómetros à saida de Nairobi são aborrecidos - muito alcatrão e nada de novo, excepto o facto que eles conduzem pela esquerda , mas eu já vinha "vacinado" de Londres.

Chamo aqui a atenção que isto pode ser um problema. Eu, enquanto peão, quase fui atropelado 2 ou 3 vezes, porque, como estamos habituados a que os carros surjam numa determinada faixa da estrada, não olhamos para a faixa de onde eles realmente vêm, é preciso muito cuidado ao atravessar as ruas.
Após esta 1ª fase desinteressante, surge a primeira revelação: o miradouro para Great Rift Valley. Este vale é de uma magnitude avassaladora, e a sua principal curiosidade é que nalguns pontos está cerca de 2 Kms abaixo do nível do mar.

alh4.googleusercontent.com__SnR_RwOjtyk_Tjg3rJJj_GI_AAAAAAAAAPU_Qfr2a811xUI_s800_DSC01795.JPG


alh4.googleusercontent.com__6fgSSCTtdDc_Tjg3wya027I_AAAAAAAAAPc_cSIvLbDi27M_s800_DSC01798.JPG



É uma grande fractura geológica que atravessa um total de 4830 km na direcção Norte-Sul.
A maior parte do vale está em África, embora haja também uma parte no Mar Vermelho e outra no vale do Jordão, mas a parte mais destacada e espectacular encontra-se na zona que vai desde Djibouti até Moçambique. Continua a crescer actualmente, tanto em largura como comprimento. Foi neste miradouro que vi os meus primeiros animais em África: galinhas :D.
Após descermos para o Rift, almoçámos num pacato restaurante na berma da estrada, sendo que estas refeições já estavam incluidas no pacote do safari. Todas as refeições que comemos posteriormente, em restaurantes similares, eram praticamente fotocópia da primeira. Normalmente as coisas funcionam como buffet, onde há sempre 5 diferentes "ingredientes": puré de batata, couve mineira, salada, carne guisada e batata ou banana assada. A carne, por sistema, não chega para todos.
Isto é só durante as viagens entre campings, porque depois, nos campings e nos safaris, a comida é melhor. Lá chegaremos.
É uma constante ao longo de todas estas refeições o seguinte: as bebidas não estão incluidas, nem mesmo água (que tem de ser engarrafada, não se esqueçam !!!). Uma taça de vinho custa 2 dólares, um pouco mais que a cerveja local, que é fraca e raramente é servida bem fresca.

Quanto à moeda: se não se quiserem dar ao trabalho de comprar Shillings do Kénya, basta terem dólares, que toda a gente aceita. Euros e libras já é um pouco mais complicado.
Contudo, cuidem que este comodismo acarreta terem de aceitar as conversões que eles impõem, que invariavelmente nos são desfavoraveis. Mas não é nada do outro mundo.
Para converter shillings (KSH) para dólares eu usava uma regra simples, dividia por 100, ou seja, 100 shillings é aproximadamente 1 dólar, o que dá à volta de 70 cêntimos. O nosso guia era tão impecável que trocava-nos os euros, e fiava-nos as bebidas nos bares, quando era necessário.
Interessante de ver são os milhares de barracas e choupanas que os fulanos montam na berma das estradas.

alh5.googleusercontent.com__0_TRISvbi_M_Tjg30wFVwYI_AAAAAAAAAPg_xqDpI_PvB8g_s800_DSC01801.JPG


Tudo tem aspecto decadente e decrépito, são lojas erigidas ao estilo "bairro da lata", é o tal terceiro-mundismo que tanto ouvimos falar, bicicletas que dão para 2 pessoas, motas que dão para 3 ou 4, como são pobres improvisam as coisas mais loucas que se possam imaginar.

alh4.googleusercontent.com__7JLJ5qVsO7o_TjhLwZaCZ9I_AAAAAAAAAbQ_WZFLQnmPeTE_s800_DSC02062.JPG


Por esta altura da viagem, eu já começava a aperceber-me da imensidão deste continente, as estradas são infindáveis... Abandonámos por fim o alcatrão, embora algumas vezes passássemos por zonas que uma vez já foram estradas, mas que agora estão completamente esburacadas, ao ponto do guia preferir conduzir na areia da berma, em vez do asfalto.

alh6.googleusercontent.com__IEUh8PNo_fQ_Tjg4AuX3TuI_AAAAAAAAAP0_x_5yDtgUU2g_s800_DSC01806.JPG


A trepidação dentro da van passa então a ser uma constante nos próximos dias, naquilo que o guia chamou de "African Massage" :D.
Passaram cerca de 200 Kms de caminhos de terra e trilhos, com muito pó pelo meio, e quase a chegar ao acampamento de Masaai Mara, vejo finalmente os primeiros animais típicamente africanos: gado, uma zebra e um macaco.

O parque de campismo é muito giro, e tem uma particularidade importante, que é um bar !

alh4.googleusercontent.com__xLIGLKanCX8_TjhK8Mm_TpI_AAAAAAAAAa0__xSAq0yNEFg_s800_DSC02051.JPG


As refeições nos parques de campismo, tanto no Kénya como na Tanzânia, funcionam quase todas da mesma maneira: há duas estruturas montadas, tipo alpendres. Uma é para os cozinheiros, a outra é para comermos.
Quando o tempo está bom, a malta mete as mesas cá fora, à noite então é uma maravilha, porque podemos comer a olhar para as estrelas. Eu fartei-me de olhar para a constelação Cruzeiro do Sul, e pensar que em Portugal não a consigo ver.
Conforme eu estava a descrever, nem todos os parques de campismo têm um bar, mas este tem, é pequenino mas tem tudo o que é preciso: cerveja, vinho de África do Sul, Chile e Espanha. Uma garrafa de tinto sul africana custa uns 16 dólares, mas o vinho é mesmo bom. especialmente quendo se tem uns quilos de pó a atafulhar a goela.
Aqui juntaram-se a nós um casal da Rússia (frente da carrinha)

alh5.googleusercontent.com__9sJNp0MR6ok_TjhUBMRs__I_AAAAAAAAAe4_0mzxcesOuFQ_s800_DSC02140.JPG


O moço era muito calado, mas a fulana era super divertida, e num instante ficámos todos amigos.
Os putos sul coreanos falavam pouco, pois só pensavam nas suas máquinas fotográficas, daquelas todas xpto (depois ao jantar beberam Vodka com Redbull que lhes soltou a língua).
Há indivíduos que vão para estes Safaris artilhados com equipamento caríssimo, é impressionante.

Dois dias depois os putos foram para casa e veio um casal da China, que são os que estão nos lugares centrais da van.
Mas antes do jantar, logo depois de colocarmos as nossas coisas nas tendas, fizemos o nosso 1º safari, que, conforme o guia lhe chamou, foi apenas um aperitivo para o dia seguinte.
A grande diferença da viagem normal é que o safari é feito dentro dum Parque Nacional (Masaai Mara, neste caso) e com o tejadilho aberto, o que possibilita colocarmo-nos em pé e ver muito mais coisas.

alh3.googleusercontent.com___DFAiDHpBiw_Tjg6BF4yaNI_AAAAAAAAAR4_lgQL0IHNDJM_s800_DSC01851.JPG


Foi aqui que vi as primeiras manadas de Zebras (que são quase uma praga em África, existem aos milhares; em Ngorongoro invadiram-nos o parque de campismo às 4h da manhã !), Tommy Gazelles, Gnus e Antílopes.
Na realidade existe uma grande variedade de gazelas e antílopes, e eu não tenho cabeça para decorar os detalhes todos, por isso se lerem alguma coisa com o nome trocado, não liguem...

alh6.googleusercontent.com___C70KQKbGew_Tjg6tRdsqnI_AAAAAAAAASs_QM89Pns7Ew8_s800_DSC01866.JPG



alh6.googleusercontent.com__PmUNfKzs4zg_Tjg4d1vmiSI_AAAAAAAAAQU_TBhq2a9oy6o_s800_DSC01816.JPG

Nesta foto tem poucos, mas acreditem, se forem a África vão ver milhares...

alh5.googleusercontent.com__Zd8C3pewpQc_Tjg4z5xF3DI_AAAAAAAAAQs_ZKMPHdqm8QE_s800_DSC01822.JPG



Regressámos ao camping, entusiasmados e cheios de fome. Mesmo assim, ainda era cedo para jantar, pelo que fui fazer uma visita à comunidade Masaai, que tem o seu acampamento a uns 500 m do camping. Os Masaai são um povo muito colorido e interessante.
Haviam sempre alguns Masaai no camping, fossem 4 da manhã ou 4 da tarde...e sempre diziam a mesma coisa: "Jambo ! Where are you from ?" ao que se seguia invariavelmente "Oh, Portugal, Cristiano Ronaldo !"
(vocês sabiam que o Cristiano Ronaldo está no Museu da Cera, em Londres ?)
alh4.googleusercontent.com__bE_dCzmuLf4_TjhG_jYRPPI_AAAAAAAAAZA_cDoWphif89U_s800_DSC02006.JPG



Para visitar a sua aldeia é preciso pagar 20 dólares, que dei de bom grado, pois é uma forma de ajudá-los. Esse dinheiro não é colectado de forma indivídual, ou seja, não é um Masaai que fica com o dinheiro, mas sim a comunidade, e o dinheiro é utilizado fundamentalmente para as crianças. A visita por um lado foi deprimente, mas por outro foi muito educativa. As condições em que esta gente vive são tão precárias que no inicio até custa a acreditar.
Vivem em casas feitas de barro, sem água canalizada nem luz.

alh4.googleusercontent.com__eaN8kvq_0q0_TjhHdOrzZiI_AAAAAAAAAZM_dPJkktO6_4g_s800_DSC02009.JPG


O Masaai que melhor falava inglês convidou-me a entrar em sua casa. Foi difícil andar lá dentro, pois não se via nada...nem uma vela têm. Então sentámo-nos ao lado um do outro, na mais completa das escuridões, e ele disse-me "vivo aqui com a minha mulher e os meus 6 filhos". Incrível... Depois contou-me algumas das suas tradições, costumes e rituais. De 9 em 9 anos têm por hábito mudar o acampamento de sítio. Quando lhe perguntei porquê, explicou-me que as térmitas destroem toda a madeira das casas.

alh4.googleusercontent.com__r32wZMeuXFg_TjhHIJzvrMI_AAAAAAAAAZE_UcRswOk5vj4_s800_DSC02007.JPG


As crianças, desde muito novas, têm de ser treinadas para poderem sobreviver à selva. De vez em quando vão em treino para o mato, podendo estar 3 meses sem vir ao acampamento.Nesses treinos pintam o rosto com tinta branca, pelo que são facilmente identificados (quando chegarmos à parte da Tanzânia podem ver as fotos).
Quando atingem a idade de 15 anos, têm de passar talvez pelo pior teste das suas vidas: juntarem-se num grupo e matarem um leão. Sem isto, não atingem o status de Masaai adulto, e é frequente nestas expedições 2 ou 3 não voltarem vivos.
Há quem diga que isto é um mito, mas foi-me dito por um Masaai, portanto...
De volta à luz do dia, tive a oportunidade de ver eles fazerem fogo à boa maneira da selva, assisti a uma dança das mulheres Masaai, em que convidam as turistas para se lhes juntarem, e toquei numa folha de sandpaper-tree (tradução: árvore-lixa), que parece mesmo lixa e é usada pelos Masaai para limar as unhas e polir os seus bastões.

alh5.googleusercontent.com__gYdbagX2wAs_TjhHS0qlhBI_AAAAAAAAAZI_SPoovQRSSa8_s800_DSC02008.JPG


Não se iludam, porém, que esta gente está completamente isolada do resto do Mundo...se olharem com atenção para a foto seguinte, não conseguem ver a faca Masaai do lado esquerdo, mas conseguirão ver a bolsa do telemovel do lado direito :cool: .

alh6.googleusercontent.com__uOgo91phuKA_TjhIJwFGsLI_AAAAAAAABOk_McD8EDzUK9w_s800_DSC02018.JPG



As tendas neste parque estão montadas em regime semi-permanente, não precisamos de levar nada para o camping.

alh4.googleusercontent.com__Aqbj9by8yEM_TjhLKOQDvDI_AAAAAAAAAa8_3_PgoO_KWH8_s800_DSC02053.JPG


Cada tenda tem um WC na parte de trás, com duche de água quente e fria, e estão providas de energia eláctrica, a 220 V, embora condicionada a algumas horas.
Nestes paises todas as tomadas são de 3 pinos, mas podem comprar um adaptador (recomendo um triplo, para a Tanzânia) ou fazer como eu, que enfiava a chave de casa no orificio central e colocava a ficha europeia dos meus carregadores nos outros 2 buracos (o orifício central não tem corrente, é só para desbloquear a entrada dos outros 2).
Estes detalhes que eu estou para aqui a esmiuçar podem parecer parvos, mas garanto-vos que não é nada agradável ficar com a máquina fotográfica inoperacional por falta de bateria, e mais tarde vir a saber que podia ter ligado a ficha do carregador na tomada de 3 pinos.
Antes de jantar, deixei o meu difusor anti-mosquitos a trabalhar, dentro da tenda. A tenda tem mosquiteiro sobre a cama, mas uma defesa extra não faz mal nenhum. Além disso, tem que se passar o spray anti-mosquitos, sobre as áreas expostas do corpo, senão as melgas comem um gajo vivo na sala de jantar, assim que escurece.

No dia seguinte (4ª feira) iniciámos às 6 da manhã. Estes early morning safaris, feitos antes do pequeno almoço, são importantes, porque os animais a esta hora estão a exercer outro tipo de actividades. Depois de vermos o nascer do Sol, partimos novamente em Game Drive pelo parque Masaai Mara.

alh6.googleusercontent.com__BujQ5aXhQRc_TjhI1RLUTlI_AAAAAAAAAZ8_B5OgplBvAKA_s800_DSC02028.JPG


Foi quando vi o meu primeiro colibri, são pequenos e engraçados, têm os olhos grandes e são muito fôfos.

alh3.googleusercontent.com__VaC2RhzCG_o_TjhJBxT7zJI_AAAAAAAAAaA_HCVefaQLCBw_s800_DSC02031.JPG


Voltámos ao camping para o pequeno almoço, que é típicamente inglês: fruta, ovos, salsicha, panquecas, tostas, às vezes até feijão, como no caso da foto.

alh6.googleusercontent.com__qy4wqliNlJ0_TjhLQtCPkuI_AAAAAAAAAbA_mmXJv5gXpAI_s800_DSC02054.JPG


Retornámos ao mato, e vi o meu 1º leão, e ao longo do dia encontrámos mais alguns.
Depois búfalos também, tudo isto misturado com centenas de zebras, gnús, Thompson Gazelles,e, em menor quantidade, elefantes, avestruzes e girafas.

alh3.googleusercontent.com__o9sTbP1cPQI_Tjg5WZ_Fg2I_AAAAAAAAARQ_pr_sJ9bcQv4_s800_DSC01834.JPG


alh6.googleusercontent.com__SblLf3xsltU_Tjg6S6tWxpI_AAAAAAAAASM_9YQyrxOJmMA_s800_DSC01855.JPG


alh5.googleusercontent.com__EFltQ64x2wM_Tjg7qEUki0I_AAAAAAAAATo_qg0gyjW_wUs_s800_DSC01887.JPG


alh4.googleusercontent.com__UTjL8XnFHjM_Tjg7Pie5mFI_AAAAAAAAATM_24z4UAobjMc_s800_DSC01879.JPG



O dia foi passando, e terminou com um bonito pôr do Sol. Neste dia consegui uma das coisas mais dificeis de obter num safari: cheetas !

alh3.googleusercontent.com__c3thulzAVJ4_Tjg6n6x33GI_AAAAAAAAASk_m9Ra33OPgJU_s800_DSC01862.JPG


alh6.googleusercontent.com___h2dbjIQDp0_Tjg99EOZ1uI_AAAAAAAAAU8_o7q7wJXF8Bk_s800_DSC01918.JPG


E agora, vamos ao jogo do "descobre"... conseguem ver alguma coisa de especial na próxima foto? Hum...

alh5.googleusercontent.com__Q2HWNrULhWU_TjhAC8AFoOI_AAAAAAAAAV0_Y5xEZpqvZcY_s800_DSC01936.JPG


E na próxima ? Conseguem ver o leão em cima do muro ?

alh3.googleusercontent.com__Nn2MTYZOo8w_TjhAh5_Tn3I_AAAAAAAAAWE_f64rMLEct_U_s800_DSC01942.JPG


Os guias têm em geral uma visão apuradíssima, conseguiam ver animais no meio da vegetação que nós nunca detectaríamos. O caso que mais me impressionou foi quando Mr. Bon parou a van a uns 150 m duma árvore e perguntou "can you see the leopard on the tree" ?

alh4.googleusercontent.com__XvVx5apeO_M_TjhFax_UcRI_AAAAAAAAAYU_jubluXUMpcw_s800_DSC01989.JPG

"can you see the leopard on the tree" ?


Ninguém estava a conseguir ver coisa nenhuma, e então o guia infringiu as regras, meteu a van por cima da erva e parou debaixo da árvore.
Mesmo assim ainda foi difícil discernirmos o leopardo !
Fomos ao rio Mara, para tentar ver os animais a migrarem, mas eles não atravessaram. No entanto, vimos os
hipopótamos e os crocodilos.

alh5.googleusercontent.com__0Qr1PQ8XQPs_TjhC9cqbTfI_AAAAAAAAAXQ_vBuLFsAfQdo_s800_DSC01969.JPG


alh5.googleusercontent.com__qv_aJQknrLs_TjhDkJfE59I_AAAAAAAAAXc_pFtxTeBSeBY_s800_DSC01972.JPG


Conseguem distingui-lo, com a boca aberta ?


Na 5ª feira seguimos para a cidade de Nakuru, mas pelo caminho fizemos uma paragem no Lago Naivasha.

alh5.googleusercontent.com__ohM7VcLsSCI_TjhMFUO7DgI_AAAAAAAAAbY_j96ImI2ITts_s800_DSC02065.JPG

Têm uma casa de chá muito agradável, junto ao lago.

Algures no trajecto consegue-se encontrar um aeródromo, onde os mais endinheirados podem voar para Nairobi, Mombasa ou Arusha.

alh4.googleusercontent.com__L2AEuqw8ZcQ_Tjg7wtoJnDI_AAAAAAAAAT0_sWuCUZGj8Tg_s800_DSC01890.JPG


Este lago é o paraiso dos observadores de pássaros. Existem uns barcos que se podem alugar e que custam 100 dólares/grupo, e podem levar até 8 pessoas, mais o guia.

alh6.googleusercontent.com__81eIu5Z_Wu8_TjhMeRTExtI_AAAAAAAAAbk_XFSGCElQnlo_s800_DSC02068.JPG


Depois, é relaxar e ver os pássaros e navegar ao lado dos hipopótamos.

alh3.googleusercontent.com__5yqxP3De5QY_TjhOy_Db56I_AAAAAAAAAco_YSrnNd7cYR0_s800_DSC02086.JPG



alh6.googleusercontent.com__zthAX4Ltawg_TjhMmD_dGvI_AAAAAAAAAbo_Os_mwR_Xe6I_s800_DSC02069.JPG


alh4.googleusercontent.com__sH8u7hpylt8_TjhNHs2puqI_AAAAAAAAAb4_iJh1YrzvXWk_s800_DSC02074.JPG


A seguir atracámos numa ilhota, chamada Crescent Island, onde se pode brincar com as girafas, zebras, macacos, gnús, etc.

alh5.googleusercontent.com__WbnUkTHDTbE_TjhREF4AmZI_AAAAAAAAAdo_W3lYTyY4jxY_s800_DSC02105.JPG



alh3.googleusercontent.com__Ch_uqzLJV70_TjhR4xG7P7I_AAAAAAAAAeA_48rBrxnKXOY_s800_DSC02116.JPG


alh5.googleusercontent.com__s1oMC_kSRCU_TjhRWgnKgLI_AAAAAAAAAdw_TsthZNLd9b8_s800_DSC02108.JPG


alh4.googleusercontent.com__b93_6upem80_TjhQzsnFzvI_AAAAAAAAAdg_wEAi_xhfSUE_s800_DSC02103.JPG


Já em terra firme, fomos para o Parque do lago Nakuru, que é uma Reserva. Os babuinos e os macacos vêm roubar-nos a comida e meterem-se connosco !

alh5.googleusercontent.com__Ukap3fq8cOA_TjhSBSYfORI_AAAAAAAAAeE_0p3p3o1srgM_s800_DSC02120.JPG


alh4.googleusercontent.com__w5S0yNmD_H0_TjhSSriFlqI_AAAAAAAAAeM_Zk_7oWu6t_I_s576_DSC02124.JPG



O lago é muito famoso pelos seus flamingos (há 2 tipos, os brancos e os rosa, e não se misturam) mas o que eu gostei mais foi dos pelicanos .
Posteriormente, subimos ao ponto mais alto e almoçámos, disfrutando da magnífica vista sobre o lago.

alh3.googleusercontent.com__tItKiOKgV04_TjhXXSCRFkI_AAAAAAAAAgc_BxH53SLzlg4_DSC02173.JPG


alh5.googleusercontent.com__qB4x3sZUyxQ_TjhYrxX5SfI_AAAAAAAAAhA_J3KaPn3OCDE_DSC02184.JPG



Os almoços que comiamos nos parques eram trazidos pelo guia, em caixas individuais, e continham sempre o mesmo: 1 sumo, 1/2 laranja, às vezes 1 banana, 1 queque, 1 perna de frango (as pernas de frango eram tão grandes que nós pensávamos que era avestruz !) e uma sandes de pão de forma com manteiga e cenoura ralada (sim, leram bem...estranho, né ?).
Depois de almoço rumámos a Nakuru, para a 3ª noite, e pelo caminho apanhámos um dos big five: um rinoceronte.



alh6.googleusercontent.com__ulDeKFqbNAI_TjhZbJMtNBI_AAAAAAAAAhY_zpVHu1NWGQY_DSC02194.JPG


Os caminhos dentro do parque são muito bonitos, é diferente do normal.
Em Nakuru, que é a 3ª maior cidade do país, dormimos num Hotel, e assim que chegámos, houve um apagão. Comecei a desconfiar que era eu que estava a criar os apagões....
O Hotel era fraco, tinha certas coisas que estavam com mau aspecto, como os duches, por exemplo, e algumas paredes de alvenaria nem tinham reboco. Ao jantar, pedi uma garrafa de branco e serviram-me o vinho quente :huh: .
Nessa noite em Nakuru, apeteceu-me sair um pouco à noite, ir até um bar e beber um copo..
Contudo, o nosso guia avisou-me que sair à noite sózinho nestes paises é cometer suicídio (mais tarde verifiquei que é verdade). Mas logo se prontificou para ir comigo tomar umas cervejas.
Saimos do Hotel, atravessámos a rua, dobrámos a esquina, e ficámos logo no 1º bar que encontrámos, que ele conhecia e que tinha muito bom aspecto, música boa (árabe, africana e rock/pop britânico e americano).
Nessa noite também tive a oportunidade de ver como eles gostam de beber a cerveja. Eles pedem a cerveja (que nunca vem muito fresca) e, a acompanhar, pedem um jarro de água quente, para ir misturando (!!!).
Outra bebida que não existe em Portugal, é também um tipo de cerveja (chamam-lhe isso porque é fabricado pelo mesmo método da cerveja) mas que no fundo é um brandy, e vem em pequenas garrafas achatadas de 400 mL, salvo erro. Conjuntamente, pedem uma água tónica fria e o tal jarro de água quente, e vão misturando as três coisas. Eu provei e gostei, mas sem a água quente...
 
[Report] Kénya Parte II

Nessa sexta feira seguimos para a cidade de Naivasha (não façam confusão com o Lago Naivasha), onde tivemos um dia de folga.
Ficámos numa estalagem muito simpática e acolhedora, da qual não me recordo o nome, e que fica a cerca de 1 Km da cidade.
Durante o dia, o trajecto faz-se bem a pé, e assim fizemos.
Fui trocar euros por dólares (não foi fácil) e depois almocei com o casal de ucranianos, que eram mesmo porreiros e com quem partilhei depois aventuras em Hell's Gate.

alh5.googleusercontent.com__lIN_2B0fxT4_TjhZ5nz6JYI_AAAAAAAAAhk_R_NdM4Jy6_o_DSC02199.JPG


Depois andámos a ver a cidade, que é pacata, quando comparada com Nakuru ou Arusha. Fomos a um super-mercado, onde vimos que têm hábitos de compras diferentes dos nossos, especialmente nos condimentos para as refeições, é uma parafernália de pózinhos, e eu só não trouxe um monte deles para casa porque tive receio que me chateassem muito em Heathrow com aquilo (na ida foram muito chatos...).
Jantámos na estalagem, e foi quando soube do atentado na Noruega. Só soube da Amy Winehouse quando cheguei a Portugal !
Depois de comer, decidi sair à noite outra vez, para ver se tinha mais sorte que na véspera.
A dona da estalagem ficou preocupadíssima quando lhe contei as minhas intenções, e lhe pedi um táxi para a cidade.
Explicou-me que a cidade à noite era perigosa, e que não podia sujeitar-me a apanhar um táxi qualquer. Assim sendo, chamou-me um taxista da sua confiança, e obrigou-me a jurar que regressaria com o mesmo taxista, acontecesse o que acontecesse.
Bem, lá aceitei, e o bacano do táxi largou-me no mesmo sítio onde eu tinha almoçado com os ucranianos, só que agora estava mais vazio que a agenda dum eremita :mellow:...
Eram 9h30 pm, e combinei com ele no mesmo sítio, à meia noite. Bebi 2 águas e fiquei ali feito parvo a olhar para as paredes e a pensar que ia passar as 2 horas mais estúpidas da minha vida, se não saisse dali.
Peguei em mim e fui para a rua, para tentar encontrar um sítio que tivesse mais alguém alem do barman, e fiquei mesmo assustado. As ruas estão quase totalmente imersas na maior das escuridões; existem umas ilhotas de luz aqui e ali, mas de resto, é uma insegurança tremenda.
Saindo da rua principal, todas as ruas são em terra, não têm passeios, e se têm, estão todos esburacados, é tudo muito poeirento e inseguro.
Existem centenas de taxistas e moto-táxis a aliciarem os turistas, mesmo que a gente não queira apanhar táxi nenhum. E claro que o único turista branco na rua era eu (um alvo fácil, né ?).
Palavra que não me assusto facilmente, mas desta vez fiquei preocupado...
Então voltei ao tal bar, e perguntei ao barman se havia alguma discoteca decente nas imediações, ao que ele simpaticamente respondeu "go to Thrill's, it's only 300 m, see the lights ?" e apontava-me para umas luzes que cintilavam ao fundo da rua.
Lá fui, e aqueles 300 m pareceram-me 30 Kms, via todos os indivíduos que estavam dentro dos carros estacionados (à espera sabe-se lá do quê) a olharem para mim, e em cada olhar eu pressentia logo um assalto.
Finalmente cheguei à Thrill's, e fiquei aliviadíssimo quando vi 2 guardas uniformizados e de metralhadora à porta.
O ambiente na entrada parecia o mesmo duma discoteca europeia, numa 6ª à noite; gente com muita classe a conversar e a entrar e sair.
A única diferença é que eram todos negros e muitos vestem-se à moda do Kénya, com aquelas cores garridas e estranhas - mas sempre com muita classe.
Paguei 100 KSH na porta (70 cêntimos !), tive de passar por uma porta blindada e um 3º guarda armado até aos dentes, e depois entrei finalmente na discoteca,
As águas eram a 60 KSH cada. Imagino que as cervejas e whiskies deviam ser muito mais caros, não perguntei.
Fiquei surpreendido, pela positiva, com esta discoteca. Muito para a frente, melhor que a maior parte das discotecas nos Açores.
A música era muito diversificada, incluia anos 80 e 90, misturado com coisas novas, e achei giro a particularidade que todo o som que passavam na discoteca tinha o seu respectivo videoclipe - não tinham apenas o CD, mas sim o DVD, isto para todas as músicas, incluindo as antigas.
Claro que as mulheres são lindíssimas, mas nessa noite a sorte não me sorriu.
Quando saí âs 11h45, para ir ter com o taxista ao outro bar, verifiquei com agrado que ele já me esperava ali.
Muito profissional, não acham ?
Ele
perguntou ao barman do outro estabelecimento se sabia onde eu tinha ido, e encontrou-me facilmente.
Isto é uma constante ao longo de East Africa, preocupam-se muito com a nossa segurança e não nos deixam pisar o risco.

No sábado foi talvez o meu melhor dia em África, porque fomos visitar o “Hell’s Gate National Park”, que é radicalmente diferente dos outros parques.

alh4.googleusercontent.com__dLtHjF8yrFY_TjhaKlTJaGI_AAAAAAAAAhw_IUCY7KWwgSU_DSC02201.JPG


Assim que chegámos à entrada, eu e os ucranianos (já eramos só os 3 aqui) prescindimos do guia e da carrinha, alugámos bicicletas (500 KSH cada) e partimos para a aventura.

alh3.googleusercontent.com__1JLPk1fW7yA_TjhawmMoR2I_AAAAAAAAAiA_kHliDFFBqfA_DSC02205.JPG

Esta foi a minha "máquina". Se um dia o fizerem, testem bem tudo antes de decidir qual vão levar, porque estão cheias de avarias !!!


Dentro do parque, que não tem grandes desníveis, é possível pedalar ao lado das girafas, dos bufalos, zebras, javalis e babuinos. E eles não nos atacam, pelo contrário, fogem de nós !

alh6.googleusercontent.com__06u53E__zYA_TjhbrDlhhUI_AAAAAAAAAiY_xXlYTV5rtdg_DSC02212.JPG

O Sasha e a Lena, da Ucrânia.

alh4.googleusercontent.com__QhAp3sE95TM_TlxJ2ll5g4I_AAAAAAAABQg_9OAsLtcA28U_DSC_0554a.jpg

Olha eu a tentar apanhar a girafa...



alh3.googleusercontent.com__wS0GCm77_Yw_TjhbXGoismI_AAAAAAAAAiM_vJnt9X2VjLc_DSC02210.JPG


alh4.googleusercontent.com__aOvvc8mEbFs_TjhbGwLoE6I_AAAAAAAAAiI_baIHRPW75tk_DSC02208.JPG




A cerca de 2,5 Km do portão de entrada, encontramos uma formação geológica que pode ser escalada com corda, se se pagar uma inscrição.

alh4.googleusercontent.com__GQXMxhX7xMU_Tjhawdi2ybI_AAAAAAAAAh8_GJoE_4In68A_s576_DSC02206.JPG

Não sei se conseguem ver, mas está um guia profissional a escalar aquela treta...

alh3.googleusercontent.com__f1jqg1tRVZ4_TjhaaxlHZiI_AAAAAAAAAh0_frbwZrYT6WI_s576_DSC02203.JPG


Nós não ligámos àquilo, e fomos perseguir as girafas, que correm de forma muito elegante, mas conseguem andar mais depressa que as bicicletas !
A Lena (a ucraniana) teve azar com a bicicleta que alugou, que estava constantemente a dar problemas. A sorte dela é que eu já fiz ciclismo, e resolvi-lhe os problemas todos :cool:.
Ao fim de 7,7 Kms, parámos num ponto que é um must, e que é simultaneamente um local de repouso e um posto de Rangers. Os Rangers estão conectados entre si por rádio, e até poderiamos mandar chamar o guia, (que ficou a dormir na carrinha) se quiséssemos.
Nesse local é possível admirar a "Tower”, outra formação geológica interessante.

alh4.googleusercontent.com__vX9FeFsFrLY_Tjhc1pWZnwI_AAAAAAAAAi0_xQNRtuKAtWI_DSC02220.JPG


Pode-se ainda fazer pic-nics, comprar águas ou refrescos, mas o melhor é o seguinte: nesse mesmo local, pode fazer-se um passeio pedestre, sendo que esse passeio tem de ser feito obrigatoriamente com guia.
Existe a versão de 1h e a de 2h, nós não tinhamos muito tempo, e optámos pelo de 1h.
O custo é de 1000 KSH por grupo, mas nós conseguimos por 800, pelo simples motivo que... não tinhamos mais :blush:.
Largámos portanto as bicicletas da mão (as bicicletas podem ser largadas em qualquer sítio dentro do parque) e fomos conhecer o nosso guia, que era Masaai.

alh6.googleusercontent.com__bD20wm6VgZI_TjhguGAxicI_AAAAAAAAAkY_jcoGYhZ7wtw_s576_DSC02245.JPG


Contudo, ele estava vestido como nós; explicou-nos que de manhã veste-se Masaai, para falar às crianças, e à tarde veste-se europeu, para fazer de guia.
Embrenhámo-nos pela selva, e foi aí que eu tive mesmo a sensação de estar em África ! :)
O guia levou-nos para um canyon, que no inicio era pouco fundo, mas depois foi ganhando dimensão. Para o fim, era alto.

alh5.googleusercontent.com__kOMAlClDOEQ_Tjhd4M3gnTI_AAAAAAAAAjQ_rRewwvz5Nq0_s576_DSC02227.JPG


alh5.googleusercontent.com__En9IrjVyvSw_TjheikJexjI_AAAAAAAAAjc_pAbfUw12X1o_DSC02231.JPG

Aqui filmaram algumas cenas de "Tomb Raider II"
, muito embora o Kilimanjaro seja bastante longe, ao contrário do que o filme quer fazer crer.

alh6.googleusercontent.com__MlL6Pb_sOnE_Tjhe1_L2LrI_AAAAAAAAAjk_ONdj2bo58GY_DSC02233.JPG



alh6.googleusercontent.com__DLUwHQcomxs_Tjhhs2nq7dI_AAAAAAAAAkw_KUKiAhHYwsg_DSC02252.JPG

Para quem conhece o "Salto do Cabrito", nos Açores, este canyon tem cerca do triplo da altura.

O passeio não era de fácil transposição, foram vários os sítios em que tivemos de nos entreajudar para ultrapassar os obstáculos e de vez em quando a adrenalina subia nas veias !

alh3.googleusercontent.com__6dYtxTYhyPU_Tjhfy_cfI8I_AAAAAAAAAkA_IxYxwZnsC1I_s576_DSC02239.JPG


alh5.googleusercontent.com__fN_RPHDMduc_TjhgaPwMJdI_AAAAAAAAAkQ_dB9dUAYvwdc_DSC02243.JPG

Impróprio para cardíacos

O guia explicou-nos que este canyon tem muitos quilómetros.
Foi mostrando-nos curiosidades, como pedra pomes, nascentes de água quente e fria, (a poucos metros umas das outras) e outros locais lindíssimos.

alh5.googleusercontent.com__YooA7199zNA_TjhfoXkr_PI_AAAAAAAAAj8_2RpxsEsOaiY_DSC02238.JPG

Uma é de água quente, a outra é fria. Como as nascentes nas Furnas, Açores.

Nalguns sítios a água fervia mesmo !
Também nos explicou que, em época de chuvas, as cheias-relâmpago são um perigo, pois são imprevisíveis, e em 30 segundos podem encher 6 m de lama dentro do canyon.
Essas massas são tão poderosas que arrastam facilmente pedras como as da fotografia (o guia aproveitou para fazer uma brincadeira).

alh5.googleusercontent.com__IhQA_Wsa5K8_TjhdMTfzpyI_AAAAAAAAAi8_SgYHpxyaGM8_DSC02222.JPG



alh5.googleusercontent.com__72_YHOO_LWk_TjhfDGLo79I_AAAAAAAAAjs_im_7Gof5FEY_DSC02234.JPG


No regresso, mostrou-nos a argila vermelha que os Masaai usam para pintar a face, e a Lena ganhou uma pintura Masaai na hora. Tornámos a tocar em folhas da árvore-lixa, e cheirámos uma erva chamada lemon grass, que exala um forte e agradável cheiro a limão.
Os nativos usam-na para fazer chá e colocar nas sopas, e depois as sopas sabem todas praticamente ao mesmo :p . São excelentes.

alh6.googleusercontent.com__dwrbtN6sD2w_TjhgoxYGg6I_AAAAAAAAAkU_xqY71jVD5Y0_DSC02244.JPG


alh5.googleusercontent.com__VykmGADbeak_Tjhh82FVmHI_AAAAAAAAAk4_1WxPiueNnPI_DSC02254.JPG

Lemon Grass. Exala um intenso cheiro a limão !

Após o passeio, os ucranianos estavam sem vontade de regressar os 7,7 Kms para trás, e eu pedalei sózinho até ao portão, para chamar o guia, para “pescar” os meus companheiros.
Aqui, os porteiros do Parque não tiveram uma atitude muito correcta, e obrigaram o guia a pagar o seu bilhete de ingresso (1500 KSH) apenas para nos ir buscar ao posto Ranger.
E quem acabou por pagar fui eu :( .
Nessa tarde regressámos a Nairobi. O Sasha e a Lena seguiram as suas férias para Mombasa e eu fiquei com 3 horas para conhecer a cidade.
Saí do hotel e ao fim de 300 m já estava perdido :rolleyes: (juro !).
Nairobi é mais civilizada que Nakuru ou Naivasha, parece uma cidade europeia normal, excepto pelo comércio, onde proliferam os quiosques e estaminés, que estão amalgamados lado a lado, e que, após se entrar lá dentro, ramificam-se como ninhos de ratos, com os vendilhões sempre a tentarem impingir-nos qualquer coisa.

alh3.googleusercontent.com__v75BnADs2kc_Tjg3MY0VYoI_AAAAAAAAAOs_qfFjbRXSRy4_s800_DSC01780.JPG

Um edifício de Nairobi que poderia perfeitamente estar no Dubai ou em qualquer outra cidade

O que mais se vê são lojas de pechisbeques e bugigangas, CD’s, DVD’s, telemoveis e aparelhagens de som e colunas.
Não me cativou muito, e acabei por me enfiar numa esplanada em frente ao Hotel (depois de conseguir encontrar o Hotel :lol: ) a roer uns gins tónicos e a fazer tempo para um motorista me apanhar às 18h30 para ir jantar ao Carnivore.

alh3.googleusercontent.com__VDrygCRCw8k_Tjhia5oz_UI_AAAAAAAAAlI_NrkFm_9KhUU_DSC02257.JPG


O fulano foi pontual, e depois tive o prazer de constatar que a pontualidade era apenas um dos aspectos em que o indivíduo era um excelente profissional.
O trânsito em Nairobi num sábado à noite é horrível, e chegámos ao restaurante já de noite.
O jantar correu quase dentro das minhas expectativas, provei as carnes “normais” da região (frango, porco e carneiro) e ainda crocodilo, javali, camelo e almôndegas de avestrúz.

alh5.googleusercontent.com__jXBf88ulcWw_TjhiilD_BdI_AAAAAAAAAlQ_l_5sDD3HdqQ_DSC02261.JPG


Crocodilo é delicioso, sabe a cherne, e camelo também é bom. Já conhecia javali, do Alentejo, e a avestrúz não sabe a nada de especial.
A acompanhar vem uma salada de proporções bíblicas e uma parafernália de deliciosos molhos (inclusivamente molho de crocodilo). Os funcionários, à medida que vão trazendo as carnes, dizem quais são os molhos recomendados.
Reguei aquela treta toda com um belo tinto de África do Sul, e tive alguns pequenos episódios engraçados, tais como outro apagão...
Alguém no restaurante fez anos, e a banda da casa cantou, para alem do usual “Happy birthday to you”, também “Jambo Bwana”, que teve muito mais piada.
E ainda dois gatos que andavam a passear por entre os pés dos clientes (se calhar ainda acabam num tacho um dia...).
Fiquei um pouco decepcionado, pensei que ia provar gazela, zebra, girafa, etc, mas disseram-me que é proibido caçar esses animais.
O final do jantar foi desastroso, e foi o meu 1º problema nestas férias. O operador não tinha feito a reserva correctamente, e no fim o restaurante queria que eu pagasse 45 dólares.
Fiquei aborrecido, porque aquilo já estava tudo pago, excepto o vinho, e ainda perdemos uma meia hora naquilo, e quem me salvou de pagar o jantar foi o motorista, que entrou em contacto com o operador.
No dia seguinte, esse mesmo motorista levou-me às 6 da manhã para Namanga, na fronteira, onde, depois de uma grande seca de formalidades (visto, etc) passei para outro operador, a Almasaai Safaris.
É de realçar o esmero com que o motorista fez o seu trabalho; ele podia simplesmente ter-me deixado na fronteira e ir à sua vida (estamos a falar de uma viagem de 2h para cada lado).
Mas não, ele nunca saiu do pé de mim, e só se foi embora quando tive os papéis todos tratados e entrei na carrinha do outro operador. Cinco estrelas.

Por motivo de acumulação de fotos, o report da Tanzânia está noutro post.
 

Sunset

Inativo
Mais um report fabuloso de Africa :) ... felizmente eles vão aparecendo e fazendo regressar no tempo uns.. reviver Africa ... outros :D ... Obrigado pela fotos! Africa no seu melhor ... foi gratificante e fico cada vez mais com vontade de voltar...
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá Carlos,

África é fascinante e por mais que se queira não se consegue descrever o que se vê e o que se sente.

De todas as viagens que fiz foram as que mais me marcaram, Tanzania, Quénia, S. Tomé e Principe. Cada uma por factores diferentes mas com algo em comum... A natureza pura, as gentes e a beleza estonteante.

Ainda hei-de deixar aqui o report da viagem à Tanzania. para já este chega para convencer quem ainda está indeciso.

Parabéns...
 
Top