Novidades

[Report] Ilha de Creta - Agosto 2016

tasca

Membro Ativo
Boas pessoal!

A preparação desta viagem (escolha de destino) começou em Janeiro de 2016.
Para estas férias estávamos inclinados para visitar Santorini e Mykonos, mas como só arranjava péssimos horários, preços altíssimos para os Hotéis em questão, e já estávamos com a ideia de ir para as ilhas Gregas, optamos então por Creta.

Preparação:
Na net vi que a cidade mais bonita de Creta é Chania, e é para essa zona, que ficam 3 das praias mais bonitas do mundo (acho que estão as 3 no top20 - Balos, Elafonissi e Falassarna). Sabendo isso, era para lá o meu destino de férias.
Fui a 3 agências de viagens, mas só vendiam charters para Heraklion, e nenhuma me apresentou preços convidativos. Por isso, toca a vasculhar a net à procura dos melhores preços para as férias com destino a Chania.
Fevereiro foi o mês para escolher horários, nº de dias, hotel e afins, e no inicio do mês de Março, entre o dia 2 e 7 marquei tudo, excepto a viagem de comboio.

Como sou do Norte, vejo sempre as opções de saída tanto do Porto como de Lisboa, e em boa hora o fiz, pois arranjei preços bastante em conta e horários porreiros, para as viagens, com saída de Lisboa. Depois de comprar as viagens de avião e hotel, estive +/- quase 2 meses a ver preços das viagens de avião entre Porto e Lisboa, e pelos preços altos, a opção mais barata e lógica seria ir e vir de comboio, e assim foi.

Comboio:
Ida: 22/08 - Guimarães 16h55 -> Chegada a Lisboa ás 20h31 - (Alfa Pendular)
Regresso: 01/09 - Lisboa 15h39 -> Chegada a Guimarães ás 19h54 - (Intercidades + Urbano)
Custo - 52.20€ para duas pessoas

Voos:
Ida: 23/08 - Lisboa 00h35 -> Chegada a Atenas ás 06h45 (Aegean)
- Escala de 6 horas - e:
Ida: 23/08 - Atenas 13h00 -> Chegada a Chania ás 14h00 (Ryanair)

Regresso: 31/08 - Chania 14h25 -> Chegada a Atenas ás 15h25 (Ryanair)
- Escala de 6 horas - e:
Regresso: 31/08 - Atenas 21h30 -> Chegada a Lisboa ás 23h45 (Aegean)
Custo - 688.10€ para duas pessoas

Rent a car (Firefly):
Recolha: 23/08 - No Aeroporto de Chania ás 14h00
Entrega: 31/08 - No Aeroporto de Chania ás 12h30
Custo - 280.77€ para duas pessoas


Alojamento:
23/08 a 31/08 (9 dias / 8 noites) - Hotel Cretan Dream Royal 5* - Em regime de Meia-Pensão
Custo - 990.51€ para duas pessoas

31/08 a 01/09 (1 dia / 1 noite) - Hotel Tryp Lisboa Aeroporto 4* - Em regime de Pequeno-Almoço
Custo - 99.58€ para duas pessoas


Compras antecipadas - 2111.16€
Gasolina - 90.00€
Extras Hotel - 98.00€
Prendas - 105.00€
Almoços - 160.00€
Outros - 200.00€

Total Gastos: 2764.16€


Aqui está o resumo mais importante das férias, pois é através de preços/horários/hotéis/etc, que podemos comparar e tirar ilações para um futuro planeamento e visita á ilha de Creta, mas mais propriamente à zona de Chania.
Vou só comentar/opinar sobre o que comprei:

Comboio:
Comprei a viagem de AP no site da CP, e o IC+U tive de me deslocar à estação para o comprar.
Viagem de AP, é óptima, pois as carruagens são bastante boas, e tem rádio, tv, wi-fi, bar e wc.
Viagem de IC, é fraca, pois as carruagens são bastante antigas, e tem wi-fi, bar e wc.
Viagem de U, é melhor que a viagem no IC pois as carruagens são mais recentes.
Recomendo o AP, sempre que for possível conciliar os horários.

Voos:
Comprei a viagem da Aegean no site da companhia, e comprei os dois bilhetes em separado, e porquê?? Porque como só levamos uma mala de porão, um pagou uma viagem low-cost (sem mala de porão), e o outro pagou uma viagem normal, e com isto a poupança foi de 86.00€.
Viagens sem atrasos, com refeição a bordo de qualidade razoável+ (massas com almôndegas no dois sentidos, pão, queijo, 2 snacks, bebidas e café, e oferta de rebuçados).
Comprei a viagem da Ryanair no site da companhia.
Viagens sem atrasos.
Recomendo as duas companhias.

Rent a car:
Comprei através da Autoeurope com Reembolso da Franquia com Super Cover, aluguei à companhia Firefly (que tem balcão no Aeroporto (é o mesmo balcão da Hertz)), e aluguei um carro da categoria B, calhou-me um Nissan Micra 1.2 com A/C com 62.000km.
Rápidos e eficazes na entrega e devolução do carro. Correu tudo bem, não tive nenhum percalço e fiz 997km em 9 dias. :D
Recomendo tanto a Autoeurope como a Firefly.

Alojamento:
Comprei a estadia nos dois Hotéis no site da Logitravel.
O Hotel Cretan Dream Royal tem categoria de 5*, apesar de aparecer em sites com 5* e outros com 4*. Para nós, o Hotel merece 4.5*, principalmente pelo staff, limpeza, e refeições.
O Hotel Tryp Aeroporto Lisboa tem categoria de 4*. Para nós, o Hotel merece as 4*, apesar de só ter dormido lá uma noite, achei o quarto muito confortável, e o PA de grande qualidade, e com uma localização óptima.


E agora então aqui fica parte do que fizemos nas férias, e que se pode contar ...... hehehehe :D :D :

1º dia - 22/08/2016
Saída de Guimarães ás 16h55, e começo viagem Guimarães/Lisboa/Atenas/Chania.


 
Última edição por um moderador:

tasca

Membro Ativo
2º dia - 23/08/2016
Chegamos ao Hotel às 15h20, á nossa espera para o chek-in, havia uma rosa para a minha esposa, e um carro de golf para nos levarem até ao quarto. :D
Desfizemos as malas, e aproveitamos para ir conhecer o Porto Veneziano e a zona da Cidade velha de Chania. Adorámos..... acho mesmo um sítio excelente e romântico. Variadíssimas lojas, restaurantes, bares, feirantes de rua e um ou outro artista de rua.

Fomos todas as noites para essa zona do Porto Veneziano, que ficava a 10km do Hotel. Numa das últimas noites, encontramos por lá o maior veleiro de cruzeiros do mundo com 5 mastros, estava um pouco distante, mas parecia ter um tamanho incrível para um veleiro. E só quando cheguei a casa é que vi que foi dos locais que menos fotos tirei, apesar de ter lá estado bastantes horas todos os dia. :(

 
Última edição:

tasca

Membro Ativo
3º dia - 24/08/2016
Depois do PA no Hotel, fomos a um supermercado, e compramos fruta/água/sumo, para o almoço/lanche, e fomos então à descoberta da praia de Elafonissi (a 70km do Hotel).
É uma zona de praia, que só tens 2 ou 3 aparthotel, e o mesmo nº de restaurantes, casas de habitação, só vi uma. Pelo caminho, encontramos vários vendedores na berma da estrada a venderem produtos locais (mel, azeite, óleos, etc), das diferentes Cooperativas lá da terra. Vimos também algumas ovelhas e carneiros selvagens pelo caminho.
Chegados ao topo da praia, a imagem que se tem é de ........ UAUUUU fds ....., isto é mesmo paraíso lá ao pé da água, com umas cores deslumbrantes, uma paisagem incrível.
A praia tem serviços de apoio como espreguiçadeiras, guarda-sois, bar, wc e desportos náuticos. É uma praia com bastantes zonas baixas, com água pelos tornozelos, algumas zonas com areia rosa, .......... fantástica praia.

 
Última edição:

tasca

Membro Ativo
4º dia - 25/08/2016
Para este dia, estava programada a praia de Falassarna (a 52km do Hotel), que é uma pequena estância balnear (penso que será uma vila, ou cidade muito pouco populacional). Em Falassarna existem 3 praias, a principal (Pacheia Ammos) tem um areal de mais de 1km de extensão, e tem serviços de apoio como espreguiçadeiras, guarda-sois, bar, wc e desportos náuticos.
O impacto à chegada (ainda no alto da montanha), é também ela, uma imagem de se relembrar para sempre. Nesta praia, o mar normalmente tem um pouco de ondas, e não tem zonas de água só pelos tornozelos. O almoço/lanche foi feito no bar da praia (o Playa Paraiso), que tinha a exploração das espreguiçadeiras, e onde poderíamos ter lanchado, mas optámos por ir até à esplanada e lanchar lá (1 pizza média e 2 colas, 12 euros).

 
Última edição:

tasca

Membro Ativo
5º dia - 26/08/2016
Para este dia, estava programado visitar a cidade de Rethymno (a 67km do Hotel). E ainda bem, pois nesse dia estava nublado e até choveu um pouco, mas depois de sair do carro vimos que estava um calor quase insuportável, pois não corria ar nenhum. À vinda para Chania, íamos visitar o Lago Kournas, que ficaria a uns 9km da estrada principal, mas por indisposição da minha esposa, resolvemos vir directos para o Hotel, para ela se medicar e descansar um pouco antes do jantar.
A cidade de Rethymno não é tão romântica como a cidade de Chania, mas valeu bem a visita. Almoçamos no restaurante Prassin Aloga (pão de alho, salada grega, duas massas com gambas uma cerveja grega uma cola e um expresso, 40 euros, e ofereceram uma bola de gelado de chocolate para cada um, e Raki, que é tipo a tequilla ou o nosso bagaço, mas bastante mais suave...... adorámos. :D

 
Última edição:

tasca

Membro Ativo
6º dia - 27/08/2016
Para este dia, estava planeado descansar na piscina do Hotel, pois já sabíamos que iríamos fazer bastantes km por dia, e alguns em estradas cheias de curvas e sinuosas. Por isso este dia, foi de puro relaxe, ou seja, papo ao alto nas espreguiçadeiras, por vezes ao sol, outras vezes à sombra, juntamente com umas bebidas do bar da piscina, e lanche do nosso frigorífico no quarto. Adoramos as condições do Hotel.

 
Última edição:

tasca

Membro Ativo
7º dia - 28/08/2016
Para este dia, estava programada a praia de Balos (a 50km do Hotel), dos quais, 5km eram feitos em estrada de terra, cheia de pedras e alguns buracos. Antes de entrar nesse caminho de 5km, temos de pagar 1 euro por passageiro, para conservação e limpeza da zona. De pois de 4,5km nesse caminho, já havia um trabalhador lá da zona, a mandar estacionar na berma, pois a zona de estacionamento já estava repleta........ e nós ainda sem saber, quanto faltava para chegar à zona de estacionamento, mas vimos depois que foram uns 500 metros a pé até ao estacionamento.
Nessa zona de estacionamento existe um bar, wc, e os famosos Táxi-Burros, para ajudar na ida e na volta para a praia. A caminhada para a praia será por volta de 1,2km em caminho de terra/pedras e algumas escadas, e que demora sensivelmente 35 minutos. Ainda antes de meio de caminho, temos a vista da praia (e zona para tirar fotos) lá do alto da montanha e a imagem que se tem é de ........ UAUUUU............. UAUUUU....., isto ainda é mais incrível do que o que tínhamos visto na net.
Depois das fotos da praxe, lá fomos descendo para podermos aproveitar aquele paraíso ao máximo. A praia tem serviços de apoio como espreguiçadeiras, guarda-sois, 1 bar e wc. Tanto nesta praia como na de Elafonissi, nunca apanhei espreguiçadeiras vagas, só ao final da tarde... , mas também nunca cheguei a nenhuma praia antes 13h.
Vimos 2 barcos cheios de turistas (1 já lá estava quando chegamos), e vimos um navio a chegar, com sensivelmente mais de 1000 pessoas a sair, só que esses barcos e o navio estarão por lá umas 3h ou 4h no máximo.
Na volta para o carro, uma subida incrível que nos deixa de rastos e nos faz pensar que o paraíso é mesmo de difícil acesso..... hehehe.


8º dia - 29/08/2016
Para este dia, estava planeado fazer um pouco de praia em frente ao Hotel, e uma praia de Agia Marina ou Platanias (a 10km do Hotel). Mas como já tínhamos visto o paraíso em 3 praias diferentes, e pelo que víamos de passagem para essas 3 praias, resolvemos então repetir neste dia a praia de Elafonissi.


9º dia - 30/08/2016
Para este dia estava planeado repetir umas das praias, e como no dia anterior tínhamos repetido Elafonissi, optámos por repetir a praia de Falassarna, pois não estávamos com energia suficiente, para ir novamente à praia de Balos.


10º dia - 31/08/2016
Saída do Hotel ás 11h30, e começo viagem Chania/Atenas/Lisboa.
A entrega do carro no Aeroporto de Chania demorou 1 minuto.... rapidíssimos e eficazes.
Os voos Chania/Atenas/Lisboa, correram bem.
Como estava previsto aterrar em Lisboa às 23h45, e a essa hora não havia transporte para me deslocar para o Norte, fiquei então essa noite no Hotel Tryp Aeroporto Lisboa.


11º dia - 01/09/2016
Depois de umas 7h de um relaxante sono, fomos tomar o PA do Hotel, que era mesmo muito bom. De seguida fomos tirar umas fotos e dar uma volta até ao Parque das Nações, e esperar a hora do IC para o Norte.

 
Última edição por um moderador:

tasca

Membro Ativo
Conclusões finais:

Ilha de Creta - Como fiquei instalado no lado noroeste, posso dizer que visitei as principais atracções desse lado, e pelo que vi e vivi, acho que é sem dúvida o melhor lado para se ficar quando se vai de férias.
Todos os funcionários de restaurantes/bares/lojas eram muito prestáveis e simpáticos. Coincidência ou não, não apanhei nenhum simpático nos quiosques que parava para comprar uma água e/ou tabaco.
Pouco se liga a regras de tránsito, apenas os limites de velocidade não eram excedidos em demasia, porque de resto era quase uma festa andar na estrada (mas não vi um único acidente, e percorri 997km).

Cidade de Chania - Cidade muito romántica, bonita, e com bastante gente principalmente na zona do Porto Veneziano/Cidade Velha.

Cidade de Rethymno - Cidade com um pouco menos de qualidade que Chania, mas que acho que devem visitar, e no caminho visitam também o Lago Kournas.

Praias de Falassarna / Elafonissi / Balos - Praias excelentes que são autênticos paraísos na Terra, e que merecem bem a posição que ocupam, ao serem consideradas das praias mais bonitas do mundo. Apenas um aparte para a praia de Balos, que é de dificil acesso.

Opinião - Quem for passar férias de Verão para a Ilha de Creta, tem de alugar carro e visitar as praias mais bonitas que por lá existem, pois se ficarem internados uma semana no Hotel e na sua praia.......... este vai ser apenas mais um destino de férias que foram, e nunca o recordarão como eu o vou recordar........


Partilho agora aqui 3 vídeos pequenos e de fraca qualidade, mas penso que valem bem a partilha.



ILHA DE CRETA = PARAÍSO


Ty
 
Última edição:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá!

Obrigado por partilhares connosco estas imagens fantásticas da Grécia, as praias realmente têm muito bom aspecto!

Continuação de boas viagens ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @tasca
Parabéns pelo report Belas fotos
As praias parecem muito boas, o que achou da temperatura da água?
obrigado pela partilha.
Boas viagens:)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @tasca :)
Que bela partilha! Praias lindas, que valem bem a pena visitar.
Foram de certeza umas ricas férias.
Parabéns peo report, apetece voar já para Creta! :D
Só uma questão, algum motivo especial para as fotos serem todas na vertical?
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Creta é lindíssima, belas fotos!
Estive para lá ir em 2007 mas acabei por ir para Kos e Patmos por uma questão de €€ (na altura fiquei indecisa entre Chania e Elounda).
Obrigada pela partilha ;)
 

tasca

Membro Ativo
Olá @tasca
Parabéns pelo report Belas fotos
As praias parecem muito boas, o que achou da temperatura da água?
obrigado pela partilha.
Boas viagens:)
Obrigada Cristina,

Nas 3 praias que estive, a temperatura era +/- sopa, por volta dos 26/27 graus.
Apenas um dia na praia de Falassarna, em que estava bastante ondulação, a temperatura estaria com menos 2 graus.

Obg

Olá @tasca :)
Que bela partilha! Praias lindas, que valem bem a pena visitar.
Foram de certeza umas ricas férias.
Parabéns peo report, apetece voar já para Creta! :D
Só uma questão, algum motivo especial para as fotos serem todas na vertical?
Obrigada Cristina,

Realmente são 3 parias maravilhosas, e por esse mesmo motivo, são consideradas das mais belas do mundo.
Quanto ás fotos, e todas tiradas na vertical, é porque são tiradas com o smartphone, e sempre na vertical......... lolol

Obg.

Olá,

Obrigado pela partilha! Praias com excelente aspeto mesmo! Que tal a temperatura da água?
Jorge, são fantásticas as praias, e com uma temperatura de água a rondar os 26/27 graus........ boa sopinha....... hehehe.

Obg
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Belo report de Creta.
Não tiveste curiosidade de ficar uns dias em Atenas ou já conhecias?
Uma curiosidade: os preços dos voos é com 1 mala de cabine de 20 kilos?
 

tasca

Membro Ativo
Belo report de Creta.
Não tiveste curiosidade de ficar uns dias em Atenas ou já conhecias?
Uma curiosidade: os preços dos voos é com 1 mala de cabine de 20 kilos?
Boas Yara,
Por acaso estava com ideia de conhecer Atenas, mas pelos horários e preços praticados na altura, tive de marcar da maneira que marquei e deixar Atenas de lado, pois com 3 dias em Atenas, o preço final ia ficar mais caro uns 800 euros, e já excedia bastante o meu plafond.

Os preços que apresento, são com duas malas de cabine (8kg cada), mais uma mala de porão (23kg), isto para as duas companhias.
Qualquer outra questão dispõe.

Obg.
 

yara

Membro Conhecido
Boas Yara,
Por acaso estava com ideia de conhecer Atenas, mas pelos horários e preços praticados na altura, tive de marcar da maneira que marquei e deixar Atenas de lado, pois com 3 dias em Atenas, o preço final ia ficar mais caro uns 800 euros, e já excedia bastante o meu plafond.

Os preços que apresento, são com duas malas de cabine (8kg cada), mais uma mala de porão (23kg), isto para as duas companhias.
Qualquer outra questão dispõe.

Obg.
Eu fiquei 2 dias em Atenas e gastei cerca de 300/320€... Transporte aeroporto/hotel/aeroporto + hotel em Atenas + entrada na acrópole + entrada Templo de Zeus + passeio em Atenas num comboio que havia la + refeições + bebidas...
Achei adequado para 2 dias...

Quanto as malas obrigado pela informação...
A tarifa da mala de porão na Aegean é 25€ como na Ryanair?
 
Última edição por um moderador:

tasca

Membro Ativo
Eu fiquei 2 dias em Atenas e gastei cerca de 300/320€... Transporte aeroporto/hotel/aeroporto + hotel em Atenas + entrada na acrópole + entrada Templo de Zeus + passeio em Atenas num comboio que havia la + refeições + bebidas...
Achei adequado para 2 dias...

Quanto as malas obrigado pela informação...
A tarifa da mala de porão na Aegean é 25€ como na Ryanair?
Quando disse que o preço aumentava 800 euros, estava também a incluir os voos, para esses diferentes dias, por isso, ou ficava menos 3 dias em Creta e passava esses 3 dias em Atenas, pois viajar em outros dias os preços das viagens e hotéis estavam bem mais altos.

Relativamente à mala de porão, eu paguei menos 86, por ter marcado como marquei, mas eles não têm tarifa fixa para a mala, como a Ryanair.
Ou seja, uma mala ficou por 43+43 euros (ida+volta). Mas tenho ideia que o valor deverá rondar os 35/40 euros por viagem..... pelo menos para Atenas, que era o destino que estava a pesquisar.

Qualquer outra questão, dispõe.

P.S. - Já tenho saudades daquela temperatura da água do mar..... parecia sopa..... hehehehe
 
Top