Novidades

[Report] Ilha da Armona

Asae

Membro Conhecido
A ilha está integrada no Parque Natural da Ria Formosa. O acesso é feito por barco ou barco taxi.

Na ilha não existem carros. Os veículos a motor existentes são moto 4 para recolha de lixos, emergência médica, policia, uma ou outra ocasião especial e barcos.

Quem se deslocar à ilha tem de pensar em várias coisas:
- se quer deixar o carro parqueado na rua em Olhão ou alugar espaço numa pequena garagem. Qualquer uma das situações é segura - nós optamos pela 2ª porque iríamos estar 2 semanas em que poucas vezes viríamos ao "continente", como eu lhe chamava.
- a ilha é para descansar, fazer churrascos, sonecas e muita praia. Se quer fazer noitadas pense 2x antes de escolher esta ilha porque o ultimo barco é ás 20.30 e depois a opção é barco taxi, com um custo de 20€.
- existem cafés/bares mas fecham ás 24h, salvo uma ou outra excepção e na época alta onde existem pessoas ou bandas a tocar e aí eu vi fechar ás 1h da manhã mas só no Sábado (penso que nos outros dias não deverá ser permitido).
- os preços de mercearia na ilha são proibitivos (ex: 2 iogurtes = 5€) portanto tenha em atenção que vai ter de sair da ilha para se abastecer. Normalmente nas casas particulares existem carrinhos de compras que facilitam muito essa tarefa. Pode abastecer-se na praça mas os preços no Pingo Doce, (quase em frente ao barco mas na rua por detrás da rua principal) são muito mais em conta mesmo para quem comprar peixe).
- são permitidos cães na ilha mas independentemente do seu tamanho, para andarem de barco, têm obrigatoriamente de usar um açaime.
- na ilha existem abelhas, osgas, melgas, moscas, etc portanto se não é adepto desta vida, esqueça.
- não levar muita roupa porque no caso de ser lavada ela seca durante a noite e a vida na ilha é feita em biquini, fato de banho e calções.

Atenção: se não sabe onde encontrar não se meta de cu para o ar para apanhar conquilha. Se vai no Verão o mais certo é a grande já ter sido apanhada e a que existe ser tão pequena que nem comestível é.

Curiosamente e devido à compra da citronela biológica no Celeiro nunca fui incomodada pelas melgas, poucas moscas vi mas tive companhia nocturna de osgas enquanto jantava no alpendre, ao sabor de um aligeira brisa que soprava e contemplando o mar e posteriormente vendo a Lua crescer ao som de grilos. De manhã fui presenteada com o canto e companhia dos pássaros que também comiam as migalhas de pão que lhes dava.

Entre mim e a praia existia apenas uma passadeira de madeira que o Diogo todos os dias percorria a pé, fazendo as delicias de quem passava porque ele ainda é pequenino, mas adorava o passeio, sempre exigindo os óculos escuros e muitas vezes carregando o carrinho dos brinquedos de praia.

Contrariando uma regra minha durante a 1ª semana experimentámos passar todo o dia na praia e na 2ª semana já tínhamos apanhado o jeito à coisa. O Diogo, por volta das 12h, ia brincar para debaixo do chapeú de sol e depois de comer raramente não pedia ao pai para lhe pegar ao colo para adormecer. Dormia á sombra doutro chapéu de Sol e protegido do vento por um pára-vento, quando acordava pedia iogurte e depois toda a praia era dele, muitas vezes das 16/17h até ás 19/20h.

Se gostei de lá estar? A M E I e só me lembro da velhinha frase do Carlos Areia: Quero voltar para a ilha!!!

a3.bp.blogspot.com__pD0XwnKQn7o_VcCamfiKWMI_AAAAAAAAEL0_oQSEvc7W36o_s640_Nova_2Bpasta2.jpg
a3.bp.blogspot.com__gPgdRtqv7iI_VcCZ3JkDpgI_AAAAAAAAELY_YzTlpt3Uyr0_s640_Nova_2Bpasta.jpg

a3.bp.blogspot.com__2SApK_dL4NU_VcCbJ2mF3GI_AAAAAAAAEMQ_UPmii7BUQVk_s640_Nova_2Bpasta4.jpg

a2.bp.blogspot.com__Ip9qYUYFzvU_VcCbxzvdhnI_AAAAAAAAEMo_QUsJmd_9IBg_s640_Nova_2Bpasta6.jpg

a2.bp.blogspot.com__SaSlvS96QIo_VcCcDXahTnI_AAAAAAAAEMw_HmbWDzkzTGE_s640_Nova_2Bpasta8.jpg

a4.bp.blogspot.com__w93tVKkhZtM_VcCamOnH1qI_AAAAAAAAELw_S8sYiQsfovc_s640_Nova_2Bpasta12.jpg

a2.bp.blogspot.com__xdKDyuvtm6Y_VcCbudNtQ6I_AAAAAAAAEMg_Cg3KRzyLxiI_s640_Nova_2Bpasta7.jpg

a1.bp.blogspot.com__Qy8mDmIeRR8_VcCaAVyy1dI_AAAAAAAAELo_fhD0FmGsnL0_s640_Nova_2Bpasta1.jpg

a4.bp.blogspot.com__Qc0Y21WSqxA_VcCbW5_9eTI_AAAAAAAAEMY_lQr4hUlKr_Q_s640_Nova_2Bpasta3.jpg

a2.bp.blogspot.com__6u3EAP_UaN4_VcCbGslj_YI_AAAAAAAAEMI_0yHRKt2eV1I_s640_Nova_2Bpasta5.jpg

a4.bp.blogspot.com__LcB1UvFjles_VcCcJnN4ehI_AAAAAAAAEM4_3Ba9b3Lx4CI_s640_Nova_2Bpasta9.jpg

a4.bp.blogspot.com__i9BoqgivLL4_VcCZ_w1aaQI_AAAAAAAAELg_1o_ey9Q7nFk_s640_Nova_2Bpasta10.jpg

a2.bp.blogspot.com__4Gp5IjtfkuE_VcCaoWKz8xI_AAAAAAAAEMA_IrKR2fqVYpo_s640_Nova_2Bpasta11.jpg
 

roller

Membro Conhecido
Muitos parabéns ASAE,

alugaste casa particular? por alguma plataforma tipo AirBnB ou homeaway?
 
Última edição por um moderador:

Asae

Membro Conhecido
alugaste casa particular? por aula plataforma tipo AirBnB ou homeaway?
Eu fui para casa particular mas através de uns amigos ;)

Na ilha existe a Ortibur mas pelo que vi os preços são muito caros. Sem ser isso todas as casas são particulares, não sei das plataformas existentes mas fiz uma pesquisa no google e vi que existem vários locais onde podem ser alugadas. Na ilha conheci várias pessoas que usaram essa fórmula mas nenhuma me falou de nada especifico.
 

roller

Membro Conhecido
É que eu sempre pensei ir para essa zonas do Algarve mas nunca vi nenhum sitio seguro para fazer a reserva e não conheço ninguém... e pelo OLX ja ouvi muita fraude...

mas obrigado ;)
 

Flecha

Membro Conhecido
Tens fotos excelentes!
que máquinas usaste? não foi a gopro de certeza LOOL
 

Sunset

Inativo
Obrigada pela partilha Asae... Essas férias devem ter sido uma delicia :p
As nossas ilhas são mesmo um paraíso!! Ai se a agua fosse mais quentinha ;)
... mas mesmo assim todos os fins de semana estou por lá :p
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns Asae por este teu report e por me mostrares um Algarve que eu desconheço.
Belas fotos!!!! :)
O teu cachopo está um charme ;)
Obrigada pela partilha :p
 

Asae

Membro Conhecido
@roller - estive a ver e existem para alugar em sites especializados ;)
@Flecha - algumas foram de gopro porque é o melhor para levar para a praia e passeios que incluem D. e água :) mas foi a máquina nova cannon 520hs mas muitas fotos ficaram inutilizadas porque ainda não conheço a máquina :(
@Oscar Reis - o D. adorou e muito mais quando a maré baixava e dava para andar, andar e andar sem medos na água e havia muitas poças para chapinhar. Para teres uma ideia eu chegava a estar 2h fora do chapéu de sol, sempre a passear porque ele andava e andava :p
@Sunset - a água na ilha da armona é mais quente que a da costa algarvia ;) para teres uma noção em 2 semanas só na ultima quinta-feira é que tivemos dificuldade em entrar e até o D. que já estava "mal" habituado disse: Oh tá fia!!! :rolleyes:

A sério senti-me paradisiaca e vou voltar, também porque tive a sorte de estar nas ultimas casas, na zona calma da ilha e isso faz a diferença. Estão a ver a passadeira de madeira? Falta um bocadinho "assim" para começar na casa onde estava :p
 

Sunset

Inativo
@Sunset - a água na ilha da armona é mais quente que a da costa algarvia ;) para teres uma noção em 2 semanas só na ultima quinta-feira é que tivemos dificuldade em entrar e até o D. que já estava "mal" habituado disse: Oh tá fia!!! :rolleyes:
@Asae ... felizmente não faço a Costa Algarvia, tenho um barco e desde Março que faço as ilhas :p
Também tiveste sorte no tempo ;)
Agora arrefeceu um pouco, mas não é por estar fria que não fico lá de molho :D
 
Última edição por um moderador:
Top