Novidades

[Report] Havana + Cayo Largo

2 a 9 de Maio

Lisboa - Madrid
Madrid - Havana
Havana - Cayo Largo
Cayo Largo - Havana
Havana - Madrid
Madrid - Lisboa

Companhia: Ibéria

Dinheiro: Levei euros e levantei lá (há poucos multibancos para os turistas... basicamente onde houver fila de turistas é onde dá para levantar) e troquei nos hotéis por CUC's.

Escolhi o Cayo Largo porque me pareceu um sítio mais calmo que Varadero e o meu objectivo era mesmo descansar. E não me arrependo da escolha e pelo que ouvi acho que foi a decisão acertada. Conheci algumas pessoas que já estiveram em Varadero e noutros Cayos e todas me disseram que Cayo Largo é uma boa escolha.

Quando cheguei a Havana (era de noite) assustei-me com duas coisas: a primeira foi o calor tropical (fiquei imediatamente a transpirar e achei que se à noite era assim então durante o dia ia morrer) e a segunda foi porque não via ninguém com um cartaz à minha espera. Depois descobri um balcão da Cubatur meio escondido e uma senhora arranjou-nos logo um táxi que nos levou ao Hotel.
Ficámos no Park View Hotel (inicialmente era para ser o Mercure Sevilla que era melhor e também ali ao lado mas estava cheio). Não era nada luxuoso, ao estilo de Havana, mas era o suficiente e tinha ar condicionado!
No primeiro dia percorremos Havana a pé, de coco taxi e demos uma volta num carro cor-de-rosa por toda a cidade. Estava muito calor...
Visitámos todos os sítios turísticos: Calle Obispo, Plaza de Armas, Plaza Vieja, Plaza de La Catedral, Capitólio, loja da Fábrica de Charutos (a Fábrica mesmo mudou de lugar, já não é ao pé do Capitólio), Praça da Revolução. Não fui ao Museu da Revolução (falta de tempo) nem ao Museu do Che (fica mais afastado).

as32.postimg.org_a4yrjpavp_image.jpg


as32.postimg.org_urivra4wl_13220869_10209273552894265_8103630635720485970_n.jpg


as32.postimg.org_69czy5y6t_image.jpg


Bebi um daiquiri de morango (recomendo) em La Floridita e dei um salto à La Bodeguita del Medio, cheio de movimento à noite.

as32.postimg.org_rw1nq1sgl_image.jpg


Recomendo o restaurante Habana 61, foi o restaurante que gostei mais em Havana: fresquinho, limpinho, boa comida e barato!
Achei a cidade muito velha e pobre, havia sítios em que parecia que a cidade estava em guerra. Na tour que fiz num carro cor de rosa (começam na Praça da Revolução e vale muito a pena porque o motorista explica muita coisa e faz várias paragens... penso que paguei 20 CUC por 2 pessoas durante 1h) percebi melhor a divisão da cidade, um pouco mais da história e como é que é a filosofia de vida deles.
Fazendo uma comparação com Portugal, um hotel de 5* em Havana equivale a um de 3* em Portugal. Já ia preparada e percebi que não valia a pena entrar em stress com algumas situações que aconteceram.
Para dizer a verdade, não me senti muito segura em alguns sítios. Não aconteceu nada e nem vi nada, mas nas zonas menos turísticas sentia muitos olhares... e existem muitos truques (como em qualquer sítio) para se comprar charutos mais baratos (porque são muito caros na Fábrica). Acabei por comprar 3 avulso, só para experimentar, e mesmo assim foi 15 CUC's!
Uma das coisas que mais gostei em Havana foi dos carros. Custam cerca de 30 mil pesos cubanos, daí eles os estimarem muito!!! Mas são tão giros! Parece que estamos num filme. Aliás, mal se chega a Havana, parece que regressámos aos anos 50/60... as roupas, os cortinados, as colchas, o papel de parede, não há quase lojas, cafés... o que vale são os hotéis para se comprar, por exemplo, água.
Havana vê-se bem num dia ou dois!

No dia seguinte ia para Cayo Largo. Aí sim, começaram realmente as férias mas também aquilo que correu menos bem. Disseram-nos para estarmos prontos na recepção do hotel às 4h da manhã mas apareceram apenas às 6h30. Levaram-nos para o aeroporto de Baracoa, que fica no meio de nada e bastante afastado de Havana, e teríamos o voo às 9h30. Fizemos o check-in e a essa hora 9h30 disseram-nos que não tinham aviões e que íamos ter que esperar no mínimo 4h por um helicóptero.

as32.postimg.org_rd1mdw7dh_image.jpg


Estivemos o dia todo à espera sem qualquer informação da parte dos funcionários do aeroporto e do operador e só entrámos no helicóptero às 16h. Sentimos mesmo que não havia qualquer preocupação nem vontade de resolver as coisas, muitas vezes os funcionários do aeroporto riam-se e não havia respostas. Éramos um grupo de 20 pessoas, em desespero... mas chegámos a um ponto em que percebemos que não vale a pena stressar, quanto mais nos queixávamos mais calmos eles ficavam. Eles são mesmo assim, tudo calmo, tudo se resolve, à maneira deles e ao ritmo deles. Vivem bem assim! Ali é uma realidade diferente, as coisas não funcionam como aqui na Europa. Aqui tudo (ou quase tudo) funciona bem, lá tudo (ou quase tudo) falha. Mas são essas diferenças que tornam Cuba especial, eles vivem noutro mundo e é interessante também passar por isso.
Chegando a Cayo Largo, estivemos das 17h às 20h para nos darem um quarto, pois não tinham nenhum preparado, o que também não é admissível tendo em conta que estava tudo confirmado. Enfim, mais uma vez o profissionalismo cubano em altas. Mas tranquilo...

Seguiram-se dias maravilhosos em Cayo Largo. Ficámos no Sol Cayo, era um resort normal, não tenho nada a apontar. A praia por trás muito boa, a piscina muito boa, os restaurantes e bares também. O melhor: Playa Sirena e Playa Paraíso. Esta segunda faz mesmo jus ao nome que tem! É uma praia quase deserta, selvagem, água maravilhosa... não tenho palavras... as imagens falam por si.

as32.postimg.org_3piqq6pg5_image.jpg

as32.postimg.org_u4gra4xg5_image.jpg

as32.postimg.org_6p8hfn9ed_image.jpg

as32.postimg.org_5ytjf3b6d_13151722_10209302163089502_5796806791647145424_n.jpg

as32.postimg.org_bshdkvqz9_13227081_10209280319743432_5666646108721570970_n.jpg

as32.postimg.org_9wz6ngrit_13246184_10209309244026521_8054421492467434572_o.jpg

as32.postimg.org_ne5bxtglx_13217300_10209309281347454_4306031076855123661_o.jpg


Paga-se 5 CUC's para ir de barco e depois 2 CUC's por pessoa se quiserem chapéu e espreguiçadeira. Existe um comboio que leva e traz as pessoas do hotel, em horários específicos e coordenados com os barcosSó lá fui uma vez, vale tanto a pena!!! Não fiz as actividades extra... se fizesse era a dos corais, pareceu-me a melhor. Depois, para não pagar mais e não perder tempo em deslocações, fui os restantes dias para a praia do hotel que também é muito boa.

Depois regressámos a Havana (desta vez numa avioneta mas sem demoras), ficámos no Hotel Memories Miramar. Muito melhor que o primeiro mas muito mais afastado do centro (na minha opinião não compensa para quem quer visitar Havana). Este tinha piscina, por isso como já conhecia Havana, aproveitei para dar mais uns mergulhos antes do voo para Madrid.
 
Última edição por um moderador:
Belo report! Que praia fantástica... dá mesmo vontade de mergulhar :):D
Boas viagens
Oh, se dá...! É morna! Sem ondas... um sonho! :p

@Telma Teixeira essa tour de 1h, num carro rosa, como foi planeada?
Em breve vou para Habana e tenho apenas 1 dia para conhecer tudo! :D
Foi no carro que aparece na foto :) há vários na Praça da Revolução, é só escolheres! Vale a pena, vais a vários sítios que num dia, a pé, é impossível. Esta Praça fica um pouco afastada do centro... é longe para ir a pé, sobretudo com calor... eu apanhei um coco taxi daqueles em que o senhor pedala, paguei 10 cuc's.
 
Última edição por um moderador:

Joana S S

Membro Ativo
Foi no carro que aparece na foto :) há vários na Praça da Revolução, é só escolheres! Vale a pena, vais a vários sítios que num dia, a pé, é impossível. Esta Praça fica um pouco afastada do centro... é longe para ir a pé, sobretudo com calor... eu apanhei um coco taxi daqueles em que o senhor pedala, paguei 10 cuc's.
Por acaso não vou ficar muito longe da Praça da Revolução?
Chegaste a sair à noite?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Oh valha-me deus!!!!!! :rolleyes:
Nem consigo adjectivar a cor da água e da areia!!!!! :)
Mas que praia fantástica, espectacular mesmo!
Pese embora todos os contratempos, uns dias num local assim fazem esquecer tudo. E Havana, linda, com todas aquelas cores...... :rolleyes:
Ando desejosa de conhecer.
Obrigada pela partilha, vale mesmo a pena sonhar com locais assim. ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Parabens pelo report:)
Realmente aquela cor de agua....... ficamos sem palavras:rolleyes:
Havana espero conhece-la brevemente;)
Obrigada pela partilha
Boas viagens
 
Acho que já encontrei o local para 'espetar' a minha tenda de campismo.... que violência de praias.

Obrigado por partilhares ;)
Esqueci-me de referir que a Playa Paraíso é também praia de nudistas, embora eu não tenha visto nenhuma placa como vi na praia perto do hotel, havia muita gente nua.
 

andremarques

Membro Ativo
Parabens pelo report. é sempre bom ler as experiencias das outras pessoas, vamos tirando apontamentos e sohando tambem um pouco.
daqui por uma semana já vou conferir isso tudo :)
 

Lipe

Membro Conhecido
Vou repetir o que ja disseram mas tem de ser: Que espetáculo de praia! Havana e Cuba no geral nao me seduzem e vou comprovando isso com alguns reports mas nao consigo ficar indiferente a algumas praias! Obrigado pela partilha
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Espectáculo. costumo dizer que Cuba, é um dos destino com praia que tem a minha atenção. Um bocado por poder juntar Havana à viagem.
Obrigado pela partilha ! ;)
 

AnaG27

Membro Ativo
Ola Telma! Podera publicar mais fotos da praia do hotel? Ao que tudo indica irei conseguir ir em Novembro, pelo que a praia é muito importante para mim!! Poderá fazer-me esse miminho? :):):):p:D:D
 
Top