Onerom
Membro Conhecido
Olá viajantes!
Voltei das tais merecidas ferias vinda da Riviera Maya no dia 17 mais o meu mais que tudo, e como o que é bom deve ser partilhado, venho deixar aqui o meu testemunho no meu primeiríssimo report. PRESSÃO!!
Vou tentar ser o mais detalhada possível e fico disponível para quaisquer duvidas que possam haver.
A VIAGEM
A viagem foi adquirida através do magnifico Juan das viajes solo ofertas @viajarcaribe . A comunicação inicial foi feita aqui no portal e depois por meio de mensagens e emails. Não tenho palavras para descrever o profissionalismo do Juan. Todo o seu esforço deve de facto ser valorizado uma vez que ele é incansável na gestão dos seus clientes. Muito obrigada por tudo Juan.
Optamos por viajar por Madrid uma vez que a nossa base é a cidade de Londres portanto entre Lisboa e Madrid os preços mais simpáticos serão sempre de Madrid. O operador foi a Joliday num voo Evelop.
Inicialmente tínhamos dúvidas em relação ao destino, porque estas foram as nossas primeiras ferias em regime tudo incluído. Estamos mais habituados a destinos culturais e citadinos. Pois bem estas dúvida acabaram por desaparecer face ao leque de experiências que a Riviera Maya (RM) oferece, rapidamente se desvaneceu a ideia de "vou me aborrecer em praias e piscinas".
Em relação ao Hotel e sendo o destino a RM não havia duvidas nenhumas uma vez que me apaixonei pelo resort que escolhemos através de um report do @rum. Portanto escolha feita, era então organizar os nossos dias entre o Grand Palladium (GP) e a oferta que a RM tem fora dos resorts.
A viagem para 10 noites de 06 a 16 de Maio com partida de Madrid e estadia no GP Kantenah ou Colonial num quarto standard em regime tudo incluído 24h, ficou por €1214.00 por pessoa, comprado no final de Novembro numa das primeiras vendas antecipadas de verão.
No dia 5 de Maio, partimos cedinho para Madrid com intenção de aproveitar o dia (apesar de já conhecer a cidade) e no dia seguinte seguir então viagem para Cancún. O hotel escolhido para a estadia foi o Be Live City Airport Madrid Diana (Spain) - Hotel Reviews - TripAdvisor
QUE ERRO!
Confesso que aí a pesquisa não foi muita, seria apenas para uma noite e o meu focus era ficar perto do aeroporto, para alem dos parâmetros básicos de higiene claro. Bem... perto do aeroporto de facto é e ate oferecem um serviço de shuttle gratuito. Posto isto, estive 45 minutos a espera do dito shuttle e como se não bastasse chego ao hotel e a sensação que tenho é que fiquei a dever alguma coisa ao senhor da recepção: A antipatia em pessoa! Mal se dignou a olhar para mim e a dizer bom dia ou obrigado ou qualquer outra frase que demonstrasse o mínimo de civismo. Inacreditável no entanto REAL. Como chegamos cerca de 50 minutos antes do check in, não tínhamos o quarto pronto. Lá tivemos de esperar. Deixamos as bagagens no compartimento designado para tal, é atenção que fomos nós a fazê-lo uma vez que ele não se deu ao trabalho de nos ajudar, só nos entregou a chave do dito compartimento e apontou para indicar onde era. E vimo-lo fazer o mesmo mais duas vezes portanto é mesmo procedimento ali. Horrível. O quarto era super básico para um 4 estrelas, mas se fosse só isso tudo bem. As paredes super finas, ouvia-se tudo e para piorar ficava de frente ao hall dos elevadores e ao lado de uma sala de arrumos. Não dormimos nada durante a noite, e nas primeiras horas da manhã só piorou com a movimentação do pessoal de serviço. Acho que nunca tive uma experiência tão má. A Internet e uma perfeita fantochada, fraquíssima a conexão. A banheira não estando suja, estava manchada por ser velhinha calculo eu, e as paredes estão bastante riscadas e já a precisar de uma boa pintura. Nada disso são imagens que queremos ver nos quartos de hotel, mas foi o que me calhou.
Enfim, fica a 5 minutos do T1 e talvez uns 10/12 minutos do T4 de onde saem as partidas para Cancún. Ainda assim, não recomendo.
A noite sem pequeno almoço custou-nos £32.00
A esperada viagem estava marcada para dia 06 de Maio as 14:55. Chegamos ao Aeroporto T4 pouco antes das 11. Dirigimos-nos ao balcão de informações onde nos foi informado que os check in da EVELOP é feito no segundo piso no balcão 880 ao 884 (informação que pode ser facilmente alterada). Também nos informou que os balcões abrem geralmente 3 horas antes do embarque, o que se verificou pois poucos minutos depois das 11 a fila (que faz-se comprida) começou a andar. Despachamo-nos num tempo razoável, foi tudo feito sem o mínimo de pressa uma vez que o embarque estava previsto começar as 13:55. Acabou por se atrasar ligeiramente mas sei que eram 14:55 e já estávamos todos dentro do bichinho.
Tripulação composta por piloto português e pessoal de cabine espanhola.
Este foi o bichinho que nos transportou. Achei muita piada a parte artística. Calculo que seja um AIRBUS A330-343 pelas informações que recolhi no website da EVELOP.
Infelizmente houve um imprevisto técnico e tivemos de ficar cerca de 45 minutos dentro do avião antes de descolar. Perfeito quando se tem pela frente 10 horas num voo transatlântico... É tudo o que se quer ouvir... Mas como o que conta - como muito bem referido pelo piloto - é a segurança, e eu não sou nada dada a roletas russas...
Depois de finalmente partirmos, tivemos cerca de 11 horas de viagem em vez das 10 horas previstas, uma vez que passamos por algumas zonas mais complicadas de turbulência, mas nada que nos tenha feito confusão.
O avião ia repleto de espanhóis como era esperado. O entretenimento a bordo era de qualidade com direito a filmes recentes e alguns clássicos (nada antigos, esta malta considera o avatar um clássico) musica, jogos, entre outras coisas par ajudar a passar o tempo.
Em relação à alimentação a bordo no que me diz respeito acho sempre muito pobre e desta vez não foi excepção. Umas duas horas após descolarmos ofereceram uma refeição de paella de vegetais (horrível e eu gosto de comida vegetariana) uma salada de batata como entrada e um bolinho para sobremesa.
3 horas antes de aterrarmos ofereceram mais um lanche constituído por um tabuleiro de tapas (queijo, chouriço, presunto, salame, crackers e mais qualquer coisa que não me recordo). Sempre deu para nos mantermos vivos até chegar.
Ainda durante a viagem antes de chegarmos, são entregues os formulários de imigração. Um para ser entregue no controlo de fronteiras quando é apresentado o passaporte. Este formulário tem um picotado que divide a secção dos dados de entrada no país e uma segunda parte que deve ser guardada e entregue no check in aquando da partida. O segundo formulário é para ser entregue na alfandega, na chegada. São básicos e levam 2 minutos a preencher.
As 20:36 hora local estávamos nós a aterrar em Cancún. Foi tudo feito em tempo recorde uma vez que pouco depois das 21:00 já estávamos fora do aeroporto. De salientar que me calhou o botão vermelho na alfandega e lá tive de abrir a mala. Mas não tomou mais de dois minutos e estava despachada.
À saída é logo aquele arzinho quente que nos faz tão bem aos sentidos. À porta estão vários funcionários (muitos mesmo) dos diversos operadores, com cartazes e muito facilmente identificáveis (especialmente a joliday naquele rosa e azul garrido) que nos reencaminham para os autocarros que nos irão transportar aos resorts.
O percurso do Aeroporto de Cancún ao GP leva cerca de 1h e 10/15min e não vale a pena o transporte particular pois vai demorar o mesmo uma vez que a via é a mesma e aqueles motoristas dos autocarros tem o pé pesadito. Na melhor das hipóteses pode compensar para não se apanhar a seca de esperar aqueles passageiros que se lembram de ir comprar uma cerveja antes de ir para o autocarro e deixar o resto do pessoal à espera - situação verídica com uns passageiros de um autocarro estacionado ao lado do nosso.
O trajeto faz-se muito bem, passa rápido, até porque começamos logo a levar de injeção com conversa de operador... reuniões... excursões... e afins.
Matéria reunião: baldei-me depois de me aconselhar aqui no portal e foi o melhor que fiz. Dois dias antes da partida fui ao meu lobby e confirmei onde é que os operadores deixam a informação em relação ao pick up de passageiros e foram muito atenciosos a indicar.
Mesmo ao lado do balcão no lobby, do lado direito, existe um corredor onde estão secretarias para operadores e os dossiers com informação que eles deixam. No caso do lobby do colonial os dossiers estão situados ao lado da clínica.
Matéria excursões: falo mais adiante mas avanço já que não fiz nenhuma pelo operador. Sou demasiado ad hoc e da-me imenso prazer planear as coisas por mim. Não quer com isso dizer que não utilizei agências mas os operadores cobram um preço demasiado elevado para o que oferecem, que na minha opinião é o mesmo mas com menos qualidade.
O HOTEL
Um dos motivos que à partida me levaram a fazer este report foi o sentir que há necessidade de dar a conhecer esta cadeia entre os portugueses. Na minha experiencia é uma cadeia que pode agradar desde grupos de jovens a famílias de todas a idades. Tudo numa faixa de preços dentro da média da oferta para este tipo de estadia na RM.
Avanço que o resort é constituído por 5 hotéis: Kantenah, Colonia, White Sands, Riviera e o Premium e adult Only Royal Suites Yucatan. Mais à frente entro um pouco dentro da estrutura do complexo.
- Check In
As nossas malas são etiquetadas à saída do autocarro para posteriormente serem levadas para o quarto. A ideia é ao terminarmos o check in já termos a bagagem no quarto. O check in foi acompanhado de uma bebida refrescante, só tínhamos um casal que já estava ser atendido à nossa frente, e levou menos do que nada! Foram-nos entregues as chaves do quarto, pulseiras (tivemos direito a uma pulseira vermelha que é uma pulseira para repetentes no resort e/ou ocasiões especiais) assim como os cartões para adquirir as toalhas de praia. Informações básicas e depois lá fomos nós a caminhar para fora do lobby em direção à vila. Mas reparei que as malas ainda se encontravam no mesmo sitio. Normal, o check in deve ter demorado 10 minutos. Um dos bell boys (os meninos que fazem o transporte entre vilas nos carrinhos e que também transportam as malas) reparou em nós e perguntou de imediato quais as nossas malas pois levava-nos ao nosso quarto. E assim foi, mas não sem antes dar uma pequena volta pelo resort e explicar onde poderíamos comer daquela hora em diante uma vez que nos aproximávamos das 23:00 e os buffets e restaurantes à la carte já não estavam abertos. Foi um querido. Deixou-nos a mala no quarto e explicou o essencial do quarto. Não que fosse necessário mas fica mal dizer que não quando as coisas são feitas com simpatia e acreditem que não foi nada forçado e com aquele ar de passa cá a propina.... então lá o deixamos fazer o trabalhinho dele.
- Quarto
Solicitei:
- Entre Kantenah e Colonial ficar no Colonial (por ser mais central);
- Na vila 7 (por ser a mais perto da praia com quartos standard);
- No piso 2 ou 3 (uma vez que o piso térreo é o mais atacado pela bicharada)
- E num quarto com cama king size em vez de duas camas de casal.
Verdade é que fiquei no Colonial, na vila 3 mas não trocava por nada, provou ser a vila mais acertada para nós, num quarto no 2º piso e com cama king size. Deixaram também uma garrafa de champanhe como gesto de boas vindas e com uma nota de felicitação pelo aniversario. Para além disso deram-nos uma pulseira (encarnada) que nos permitia fazer marcações para qualquer restaurante e não ter de esperar, mas acabei por não o fazer, não senti necessidade de...
Para informação detalhada da distribuição dos quartos por hotéis no GP e para ajuda na altura da escolha usem os links em baixo.
http://www.palladiumaddict.net/file_download/163/Kantenah+Room+information+2.pdf - Kantenah
http://www.palladiumaddict.net/file_download/102/Colonial+Villa+Information.pdf - Colonial
http://www.palladiumaddict.net/file_download/116/White+Sand+Villa+2.pdf - White Sands
http://www.palladiumaddict.net/file_download/115/Riviera.pdf - Riviera
http://www.palladiumaddict.net/file_download/106/Royal+Yucatan+Villa+Information.pdf - Royal Yucantan
E deixo-vos algumas fotos do quarto
Ficamos no quarto 1309 e nada temos a reclamar em relação ao mesmo. Espaçoso q.b. Tem uma varanda com duas espreguiçadeiras, uma mesinha e um estendal. Felizmente a porta da varanda tem uma rede mosquiteira, porque eles aqui são de facto uma praga.
O minibar foi reposto diariamente com águas, 7 ups, pepsis (regular e diet) cervejas (regular e sem álcool da marca nacional XX) e uma bebida tipo fanta laranja. Deixava notas quando necessário - no quarto existe um bloco de notas - a solicitar mais isto ou menos aquilo e fomos sempre atendidos. Ao lado do minibar há copos e um balde para gelo e uma maquina de café e chás e cafés. Imagem em baixo com a diferença de nunca me terem deixado uma cerveja Sol.
Imagem retirada do google
Em relação as toalhas são mudadas diariamente desde que as deixemos no chão claro. E a roupa de cama é por norma mudada a cada terceiro dia. No entanto existe um cartão de tamanho A5 que disponibilizam e que se deixado em cima da cama é indicação de que os lençóis devem ser mudados. Medidas ambientais segundo o GP, e funciona. Testamos e no dia em que deixamos o cartão efetivamente mudaram os lençóis. Só tive pena de nunca ter ganho esculturas com as toalhas novas acho que tivemos uma camareira limpinha mas demasiado despachada. Enfim.
O ar condicionado nunca deu problemas, e existe também uma ventoinha de tecto por cima da cama.
Do meu ponto de vista pessoal a cama era super confortável e bem grande como se quer. Existe um serviço de almofadas (caso goste mais fofinha ou mais firme) com um custo adicional.
A TV tem bastantes canais por cabo, não vi muita coisa mas deu para entender que tem canais tanto em espanhol como em inglês.
Em relação ao cofre fizemos bastante uso e este tem dimensões razoáveis. Não me parece que entre um portátil de 15" no entanto.
O quarto dispõe também de ferro de engomar, e têm um serviço de lavandaria a um preço adicional.
O room service funciona das 11h as 23h para todos os hospedes com excepção das Royal suítes em que este é 24h. Usei duas vezes e em ambas as vezes prometeram 40 minutos e o pedido chegou sempre um pouco antes disso.
http://www.palladiumaddict.net/file_download/486/room+service+Menu+smaller.pdf Menu Room Service
- Estrutura do Complexo
O resort divide-se em 4 hotéis com áreas comuns e um hotel Premium adult only com áreas exclusivas. Ao todo os hospedes podem usufruir de:
- 5 buffets
- 10 restaurantes à la cartes - sendo um exclusivo ao hotel premium
- 10 piscinas - sendo uma exclusiva ao hotel premium
- + de 20 bares - sinceramente perdi a conta, nunca se está muito longe de um copo
- Area para as crianças e area juvenil
- SPA - com um custo adicional
- Ginasio
- Complexo desportivo - Football, Tenis, Volei, Basket, Mini Golf, Tiro, Arco
- 2 Teatros
- Discoteca
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O Kantenah é o hotel representado no mapa a Laranja. Encontra-se no extremo esquerdo do mapa.
Do ponto de vista da decoração o Lobby do Kantenah foi o que mais me agradou. Gosto das cores quentes. É um lobby relativamente calmo o que é óptimo uma vez que partilha o edifício com o lobby do Colonial que fica do lado oposto e que de calmo não tem nada.
Tem do seu lado a piscina do Riconcito, a Piscina principal partilhada com o Colonial, uma piscina para Crianças e as áreas para os mais pequeninos e os jovens adolescentes também se entreterem.
Em termos de buffets é servido pelo Tikal (buffet principal) e o El Gran Azul que está virado para a piscina principal e é partilhado com o Colonial. E os restaurante à la Carte no lobby do Kantenah são o Sumptuori (Japonês) e o Mare Nostrum (Mediterrânico).
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O Riviera é o hotel representado a castanho com as vilas dispostas em linha recta no extremo direito do mapa.
Durante o dia é sem duvida a zona mais calma do resort. No entanto anima-se à noite porque é onde está situado um dos teatros (adulto) e a discoteca. Tem do seu lado a fantástica piscina de água salgada, e a piscina principal partilhada com o White Sands. A nível de buffets é servido pelo Kabah (buffet principal) e o La Laguna virado para a piscina e partilhado com o White Sands também. Não existem restaurantes à la carte neste lobby. É também o lobby mais perto do 5º Hotel, o Premium Royal Suites Yucantan. Mas nunca me aproximei, nem tirei fotos portanto infelizmente não poderei dizer muito acerca deste.
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Sem duvida o lobby mais movimentado dos 4. Passamos boas noites aqui, no entanto quando a vontade é somente relaxar, beber um copo e conversar talvez seja melhor entrar num bar mais calmo ou ir para um lobby mais calmo. É o lobby que fica imediatamente de frente para a entrada do resort.
As piscinas mais próximas são a Secret Pool (adult pool) indiscutivelmente a nossa favorita, e a piscina principal partilhada com o Kantenah.
Em termos de buffets é servido pelo La Hacienda (buffet principal) onde tomamos grande parte dos pequenos almoços e almoços, e o El Gran Azul virado para a piscina principal e partilhado também com o Kantenah. Restaurantes à la carte no Colonial são o La Adelita (Mexicano) e o El dourado (Steakhouse). É também no lobby do Colonial que se encontra o sports bar para os senhores (como quem diz) e o teatro com as peças infantis/juvenis
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Foi onde estivemos menos tempo. Tem mais perto a piscina principal que partilha com o Riviera, uma piscina de adultos, e uma piscina para crianças. O White Sands não conta com um buffet principal, somente com o La Laguna virado para a piscina que partilha com o Riviera. Por sua vez é o lobby dos à la cartes uma vez que 4 dos 9 à lá cartes com acesso comum encontram-se aqui: La Lola (Espanhol, marcado no mapa como Bamboo, infelizmente não encontrei a versão mais recente do mapa, e uma foto do meu mapa em papel, por sinal amarrotadíssimo não vos ajudaria de muito ) Portofino (Italiano) Ribs and More (Hamburguer, SteakHouse e Texano) e O Pavão (Rodizio Brasileiro).
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Existe uma clínica no Colonial, e outra do lado do White Sands/Riviera, só não tenho a certeza em qual dos lobby. Todos os lobbys são servidos por um bar próprio e um ou mais bares separados à porta fechada. Muito difícil correr os bares todos, talvez possível numa estadia de pelo menos duas semanas em que não se saia em excursões. O pessoal das recepções é super atencioso, como todo o staff alias, só tive uma experiência de ser totalmente ignorada por um dos meninos que servia ao pequeno almoço. O mais que tudo diz que ele não me entendeu ou simplesmente esqueceu-se, eu digo que fui ignorada!
Todos os lobbys contam também com uma secretaria de guest service onde são nomeadamente feitas as reservas para os únicos 2 à la carte que necessitam de reserva.
Como já tinha mencionado existe imenso transporte entre lobbys, só utilizei 2 ou 3 vezes e nunca esperei grande coisa, passam com frequência. E há também transporte inter vilas. Portanto apesar de ser um complexo extenso, não representará problemas para os que gostem menos de andar ou sejam menos capazes de se locomover.
Outra coisa que achei muito positivo e o cuidado com questões ambientais. Existem ecopontos espalhados por todo o resort e mensagens no sentido de alertar para questões ambientais. As áreas comuns são extremamente bem cuidadas e a manutenção é uma constante! A ideia aparenta ser não quebrar com a envolvente mas sim tonar-se parte dela. Ha zonas de caminhada onde nos sentimos completamente envolvidos pela a natureza. O que quero dizer é que não se jogou tudo a baixo para fazer com que o resort se parecesse com um "jardim". Nada disso, está (ou tenta estar) em comunhão com o ecossistema onde se insere e isso agrada-me.
Prova disso é a bicharada que não sai de la. O que mais se vê são iguanas. Inicialmente ia sem grande vontade de ter qualquer contacto com elas. Voltei apaixonada pelo bicho. Absolutamente inofensivos....Uns pachorrentos.
Embora por vezes seja quase irresistível, não devemos mesmo alimentar quer os guaxinins ou os coatis ou qualquer outro animal selvagem no resort. Melhor para eles e para nós.
O GP faz a sua quota parte no que respeita a preservacao das especies ao proteger ovos de tartarugas marinhas que depois libertam seguramente no oceano.
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