Novidades

[Report] Gerês: Inverno, de Carro, com Criança e Sem Cachoeiras

Asae

Membro Conhecido
Nem sei por onde começar a falar sobre estas férias, mas talvez o melhor seja começar a mostrar as primeiras imagens da minha estadia em Verde Pinho e como fiquei logo sem fôlego.
Se queres ir ao Gerês, aconselho a Residencial Verde Pinho, pela localização, preço e simpatia dos donos que nos recebem, como se fossemos família e nos deslumbram com a paisagem com que nos recebem ao pequeno-almoço (básico, bom e barato).

Acima de tudo, rapidamente percebemos que estas férias teriam de ser tranquilas, sem grandes programas e constantes paragens porque com tantas curvas e contra curvas o tempo de chegada aos sítios seria muito e teríamos de encontrar formas de não saturar o D. com paragens e mais paragens em tantos e tão bonitos locais que vamos sempre encontrando pelo caminho e com o tempo de deslocação de carro e de o divertir onde íamos.
Optou-se logo por, também, deixar de lado tudo o que tivesse a ver com cascatas por causa do frio e pelas birras que isso ia causar porque ele ia querer ir para dentro de água. Anulámos as grandes caminhadas por inexperiência nossa, porque não se encontrava ninguém em caso de ser necessário ajuda e porque o D. ia fartar-se.

Era melhor delinear um objectivo, desfrutar dele e deixar o D. andar, correr, brincar e explorar ao seu ritmo, depois de tanto tempo a andar de carro, a portar-se que nem um herói, era injusto não pensarmos primeiro no seu bem estar.

O nosso pensamento é sempre que, se estamos a alterar as rotinas dele, temos de compensar com alguma descontracção, liberdade de movimentos e acção, temos de ter paciência e abdicar (como adultos) de algumas coisas para que juntos possamos desfrutar o máximo possível e poder realmente ter férias em família. Nem sempre conseguimos, mas tentamos evitar as zonas de conflito com ele devido ao cansaço e principalmente ao facto de querer ficar ainda mais tempo num local - temos explorador :)
a3.bp.blogspot.com__BdKX8ciOpDo_VoJNhup1H3I_AAAAAAAAIZc_dRsdE0xjGjk_s640_2015_12_08_2B08.23.43.jpg

a3.bp.blogspot.com__SymnqVbtccQ_VoJNvRNpn7I_AAAAAAAAIZ0_RHZB_tj3oPg_s640_IMG_5426.JPG

São Bento da Porta Aberta

O Santuário de São Bento da Porta Aberta tem esse nome porque a ermida (construída em 1615) tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes.
Tivemos aqui uma pequena paragem para conhecer o Santuário e para o D. aproveitar para ver e ouvir o sino tocar.
a3.bp.blogspot.com__tRQDSNbNGlo_VoJj8zH5BHI_AAAAAAAAIaM_UnM50qAT4LQ_s640_Nova_2Bpasta.jpg

a1.bp.blogspot.com__deaG4XQcEsw_VoJj8Sb6pCI_AAAAAAAAIaE_IdXWLfVbP9c_s640_Nova_2Bpasta1.jpg
Vilarinho das Furnas

Nós bem tentámos ir ver a cidade romana, mas o facto de não vermos ninguém à nossa volta, o facto da maré estar cheia e o que tínhamos de andar vez com que voltássemos rapidamente para atrás mas foi muito engraçado caminhar debaixo de um Sol quentinho e acolhedor com o D. às cavalitas, a brincar com paus ou juntamente com o pai a mandar pedras para a água.
a3.bp.blogspot.com__LfxXNSo9DMg_VoJqXlqufAI_AAAAAAAAIak_MRTinmUBTyw_s640_Nova_2Bpasta.jpg
Brufe
Uma das mais agradáveis surpresas destas férias. Não estava no programa e descobrimos esta pequena vila por mero acaso, ao seguir a seta do restaurante O Abocanhado - o restaurante que me faria ir todos os dias ao Gerês até ter experimentado todos os pratos da lista.

Esta pequena vila, perdida, esquecida na paz dos seus poucos habitantes, é simplesmente deliciosa.

Mais delicioso que o pequeno encanto da vila, foi ver o D. correr ao lado de uma folha seca que metemos num pequeno percurso de água feito pelo homem e que atravessa a vila.
a3.bp.blogspot.com__H_Ym7uISeJA_VoJwkS2fAWI_AAAAAAAAIa8_cHnli8fPLvA_s640_Nova_2Bpasta3.jpg

a3.bp.blogspot.com__3soEOA_JYQk_VoJxIXuEZcI_AAAAAAAAIbM_pcJfNN7l_Fk_s640_Nova_2Bpasta4.jpg

a1.bp.blogspot.com__iI_TQOsnccw_VoJxZCCBDII_AAAAAAAAIbc_bHb2jgslcGM_s640_Nova_2Bpasta5.jpg

a3.bp.blogspot.com__IhmUhewNzE0_VoJxXfqWIYI_AAAAAAAAIbU_czxs64_Gpgk_s640_Nova_2Bpasta6.jpg

a4.bp.blogspot.com__UBAj_Xwm6fo_VoJx4ZB_L2I_AAAAAAAAIb0_9pbepBNyBmc_s640_Nova_2Bpasta8.jpg
 
Última edição por um moderador:

Asae

Membro Conhecido
Vila do Gerês

Já lá tinha ido há muitos mas não tinha qualquer memória visual. Foi a maior desilusão de toda a viagem e desde há alguns tempos que um lugar de Portugal não me desiludia tanto, uma pura perda de tempo. Consegui "roubar" uma ou outra imagem que retrata tudo o que a vila é.

É uma tristeza, ao ponto de ser uma zona fulcral porque dá nome ao Parque e por exemplo está vazia de opções de grandes lojas de produtos típicos, onde se possa escolher e comprar tradicional. Tudo o que lá vi compro em qualquer lugar e vila de Portugal e tem tão pouca ou nenhuma opção que nem vale a pena parar.
Aliás, a nível de compras estas férias foram uma desilusão e eu ia preparada para fazer as compras de Natal no comércio tradicional.

No geral no Gerês não havia nada, quase nada ou o que havia, principalmente os espaços pertencentes ao Parque Natural da Peneda Gerês, estavam fechados ou com fraca oferta. A desculpa, como nos apercebemos depois era porque era época baixa e havia poucos turistas mas... havia turistas tanto portugueses como espanhóis que voltavam para trás devido ás portas fechadas ou á desilusão da falta de acompanhamento.

Um Parque Natural tão conhecido e divulgado peca pela falta de oferta de apoio e serviços mínimos - se te perdes lixas-te, em zonas de visita aconselhadas pela própria página oficial do Parque que até fornece mapas.

A famosa Vila nem um pequeno parque infantil público oferece aos seus habitantes e turistas no Inverno. Os lojistas, do pequeno Centro Comercial, informaram-me que existe um mas que está fechado no hotel e só abre no Verão.

a4.bp.blogspot.com__gKCNonKadVc_VoJ42qAZZSI_AAAAAAAAIcE_thqIRi0nfn8_s640_Nova_2Bpasta1.jpg

a4.bp.blogspot.com__9nJ4mOb7L_0_VoJ49szB_zI_AAAAAAAAIcM__LfIT_S5MAI_s640_Nova_2Bpasta.jpg

a4.bp.blogspot.com__D8Olr_Z_auM_VoJ5FGWzb3I_AAAAAAAAIcU__KP6NiXWLCc_s640_Nova_2Bpasta11.jpg

a3.bp.blogspot.com__RLDRmfeUB6E_VoJ5LWYQB_I_AAAAAAAAIcc_jika_AODwqQ_s640_Nova_2Bpasta12.jpg

Fojo dos Lobos
Segundo dia nestas nossas férias e o tempo continua do nosso lado. Pegando nas indicações do Parque Nacional da Peneda Gerês para percursos para automóvel hoje é dia de andarmos por Terras de Montalegre e calha começar por Fojo dos Lobos ou calhava, porque quando lá chegámos reparámos que além de isolado aquilo não é caminho para se andar com uma criança de 3 anos.
Fiquei um bocado desiludida porque o Fojo dos Lobos é dos locais mais bem preservados que retrata a "luta" que existia entre o homem e os lobos com os seus famosos locais de "espera". Estas "esperas" ou fojos eram armadilhas construídas pelo homem para atrair e matar o lobo ibérico.

Deixámos o D. estudar um bocado as paisagens com o novo brinquedo, mas a sua atenção rapidamente dispersou para outras coisas muito mais interessantes que uns binóculos: um tanque cheio de água e um pau. E por ali ficámos um bocado a desfrutar da calma e do muito divertido e compenetrado filhote.

a2.bp.blogspot.com__7fdbIO3VorE_VoumOfpS0kI_AAAAAAAAIdE_5mHRkWhwvxE_s640_1fafi_25C3_25A3o.jpg

a1.bp.blogspot.com__damjOWQwtEk_VoumakcXkII_AAAAAAAAIdU_xz_dOBh_TSk_s640_1fafi_25C3_25A3o2.jpg

a1.bp.blogspot.com__Q8KmRL8LZxo_VoumljZs8cI_AAAAAAAAIdg_nBdIjYb112k_s640_1fafi_25C3_25A3o3.jpg

A Conversa com os Burros
Depois de Fojo dos Lobos fizemos uma paragem maravilhosamente imprevista... não sei onde mas acredito que os burros nunca mais se vão esquecer das conversas que tiveram com o D. Mal o viram, vieram logo ao seu encontro e depois foi ali uma amena "cavaqueira" que nem dava para acreditar.
a3.bp.blogspot.com__8TwVbKsWnw0_Vo0uJmSLl8I_AAAAAAAAIeA_iJ3yLMsfNfI_s640_2Pinc_25C3_25A3es1.jpg

a4.bp.blogspot.com__PDrfmzn1Mw0_Vo0uGr9KV_I_AAAAAAAAId4_inqOKiVXIhE_s640_2Pinc_25C3_25A3es2.jpg

Mosteiro Pitões das Júnias
Não se sabe ao certo quando foi fundado mas terá nascido no século IX quando os eremitas se estabeleceram na região de Pitões da Júnias.

Chuviscava e eu pensava que íamos perder o dia e a viagem porque a ideia era não voltar onde já tínhamos ido, independente do que teria acontecido, tantas voltas e contra voltas maçavam-nos e ao D. também, mesmo assim com a determinação do L. lá fomos porque afinal se o D. tinha equipamento para a chuva tinha de o usar.

Quando lá chegámos temi que apesar da pouca chuvinha que caía não fossemos capazes de descer o caminho molhado e de pedras lisas, da estrada não se via o Mosteiro, não se via ninguém. Não se sabia o perigo que podia representar aquelas descida com o D.
- Vamos andar um pouco e logo se vê!!! - diz o L.

Ele foi na frente para avaliar o caminho e eu calmamente caminhava com o D. de pulinho em pulinho, de pedrinha em pedrinha. Aquilo era giro para ele até á altura em vi a descida e lá ao fundo... nada, nem o L.
Vi que as pedras não escorregavam mas mesmo assim ia escolhendo o caminho para ser fácil para o D. A descida deve ter demorado tantas horas como a subida porque aquilo deve ter sido dos maiores divertimentos que ele teve, tal o tempo que demorou e o também o esforço que exigiu dele que adorou pular de pedra em pedra. Tivemos sorte e o D. divertiu-se imenso nas poças junto ao Mosteiro, no Mosteiro e na ponte de onde se ouvia a água gritar de tão forte que era a corrente. Foi complicado conseguir tirá-lo de um sitio tão simples mas com tantas coisas divertidas para ele fazer - pular na água, pular na água, pular na água!!!

a4.bp.blogspot.com__3tFS_FFaHbw_Vo02aVXAsXI_AAAAAAAAIeY_ExM0oc1648ff987d5a2939c6390612dee9ff46.jpg

a3.bp.blogspot.com__IFqbSwZWxgw_Vo02dXT55wI_AAAAAAAAIeg_5_jg0B480d39c4e1ca423373f9fc1cd959925e.jpg

a1.bp.blogspot.com___VtYz20IMDA_Vo03DPVGn_I_AAAAAAAAIe4_GBfgpN62fe0c6861b6233629d1006920aaa438.jpg

a3.bp.blogspot.com__IIAMr4yrm_k_Vo02jPOysaI_AAAAAAAAIeo_MV0az23ba5f5ffb9c62e6af6cc7b97829ad9a2.jpg

 

Asae

Membro Conhecido
Cabril
Em Cabril parámos para almoçar. Estão a ver aquela ponte? Ali existe um restaurante muito bom e muito, muito barato - paragem obrigatória ;)
a1.bp.blogspot.com__9Umqedj1mQk_Vp4RnQbug_I_AAAAAAAAIfo_RHAQQ_LQqp8_s640_3cabril.jpg

Tourém
Não sei como fomos lá parar mas sei que seguimos as indicações do GPS para ir para um qualquer outro local e ele levou-nos por ali entre estradas e estradinhas onde só se via: NÓS.
Parecia que estávamos naquelas paisagens campestres inglesas, naquele clima húmido, meio cinzento e onde até as nuvens têm dúvidas se fazem chover ou não.
A aldeia de Tourém tem a particularidade de ser a única povoação portuguesa a norte da Serra do Gerês e fica no meio de duas aldeias espanholas. D. Sancho I entrega-lhe foral para vigilância fronteiriça no Castelo da Piconha. Como a defesa do sitio era primordial para toda a população de Tourém ( não só), a aldeia, manteve privilégios.

a3.bp.blogspot.com__AiiDa6lE_04_Vp4eJFNepCI_AAAAAAAAIgA_4f6hP1Urobc_s640_5tour_25C3_25A9m1.jpg

a1.bp.blogspot.com__9BBHRHGl7oc_Vp4eMSbmq8I_AAAAAAAAIgI_WoCAQpGtsjE_s640_5tour_25C3_25A9m2.jpg

a3.bp.blogspot.com__m3KP08ejetA_Vp4edxDTiEI_AAAAAAAAIgQ_APIvjpJS0E4_s640_5tour_25C3_25A9m3.jpg

a1.bp.blogspot.com__KUwnUoBVUVw_Vp4fHDHvfvI_AAAAAAAAIg4_P63SnHgB_MU_s640_Nova_2Bpasta4.jpg

Castelo Montalegre... á noite
Olha que já que estávamos lá perto não íamos desperdiçar a oportunidade apesar do escuro e... do frio.
O D. aguentou-se como um herói e divertiu-se imenso a explorar o castelo de lanterna na mão ou não fosse ele fanático por castelos desde que foi ao Marvão e brincalhão com lanternas.
O castelo recebeu a carta de Foral de D. Afonso III em 1270 e as obras continuaram pelos reinados seguintes. Este castelo significava a defesa das fronteiras e era parte do garante do independência de Portugal.
a2.bp.blogspot.com__1AkoEpXLJBs_Vp5R6L3cQcI_AAAAAAAAIhc_Le0gwf867372f1b741710355b7a59be7eb36a3.jpg

a1.bp.blogspot.com__PPdINFn9cV4_Vp5SDtI9bLI_AAAAAAAAIhs_AAArYi0045ee5d47ffc41c4d17b8cf2dda1cbf.jpg
Arcos de Valdevez
Acordámos com um dia que parecia que seria triste. A chuva não parava e o céu estava tão cinzento que nos derrubou um pouco. Olhando para o irrequieto D. e após um pequeno almoço bem demorado decidimos que não íamos cruzar os braços e fosse com chuva ou não, iríamos meter-mo-nos ao caminho.
Gabardinas, impermeáveis, mudas de roupa e lá fomos nós. Para onde? Vamos ver se encontramos um sitio onde não chova e a esta hora o melhor é encontrar onde se possa almoçar.
Á hora de almoço estávamos numa churrasqueira super engraçada e barata e a sermos brindados por um dia bem solarengo e quentinho em Arcos de Valdevez. Uma terra que merece uma visita mais pormenorizada e atenta, o que não foi possível devido à existência, bem visível de parques infantis, de uma festa bem gira com doces, música e um carrossel.
Diz-se que foi aqui que em 1140 as tropas de Afonso VII de Leão e de D. Afonso Henriques se encontraram dando origem à consagração do Reino de Portugal.
a2.bp.blogspot.com__yoKJUnSSsm8_VrCVArJu3cI_AAAAAAAAIjM_SCZVbQKme4A_s640_133_08121.jpg

a2.bp.blogspot.com__XCT3kgfB_X4_VrCWAOFsHkI_AAAAAAAAIj8_unkVrzm1HHU_s640_133_08122.jpg

a3.bp.blogspot.com__nnB5jSrc4Qk_VrCWLZQ7D_I_AAAAAAAAIkE_o4zB_nJaawY_s640_133_08123.jpg

a2.bp.blogspot.com__SWPzOlwYtOE_VrCWi354BwI_AAAAAAAAIkU_trOYYF5gKYY_s640_133_08125.jpg

a1.bp.blogspot.com__Vh0467TQyFU_VrCW9I3zpyI_AAAAAAAAIkc_ZsADA08PMXU_s640_133_08126.jpg

a2.bp.blogspot.com__5y37KAv7Cw0_VrCXFdaGolI_AAAAAAAAIks_OpE4DINx8cE_s640_133_08128.jpg


Soajo
O Soajo desiludiu-me de tão pequeno que é e com tão poucas "igrejinhas" como lhe chama o D. O mais espectacular foi estar lá em cima, sozinha, enquanto o Sol se ponha e o D. dormia dentro do carro acompanhado pelo pai.
Quando a publicidade diz que existe um vasto conjunto de espigueiros fico a pensar se os publicitários saberão da existência de Lindoso (que adorei).

Os espigueiros foram construídos para proteger o milho das intempéries e dos roedores. As paredes têm fendas para que o ar posso circular e a cruz que têm no topo invoca a protecção divina para os cereais. Alguns espigueiros ainda são utilizados. O espigueiro mais antigo é de 1782.

a1.bp.blogspot.com__LvXhBT0W7CU_VrCc4YiXlXI_AAAAAAAAIlU_GUelovFiEys_s640_133_081215.jpg

a2.bp.blogspot.com__jyaT_EzonF8_VrCczjSLbpI_AAAAAAAAIlI_9pMNS2_Rcu4_s640_133_081216.jpg

a1.bp.blogspot.com__Xf_6_n8MhdM_VrCdIFrSS6I_AAAAAAAAIlc_Q_IiCgI8eCg_s640_133_081217.jpg
 

Asae

Membro Conhecido
Santuário da Senhora da Peneda
Podíamos ter escolhido outra hora para o visitarmos mas visitar um santuário já fechado, ao fim de uma tarde escura e muito fria é uma hora tão boa como qualquer outra e diga-se de passagem qualquer hora é boa hora para visitas desde que se saiba tirar partido da situação.
O nosso principal motivo para lá ir a estas horas foi: Já que estamos aqui!!! Ora estar aqui nas contas e perfil de orientação e teimosia que o L. tem, foi demorar 1h a lá chegar por estradas e estradinhas no meio do nada, entre sobe e desce que nunca mais acabava. Acho que até se ouvia o carro a bufar de tão stressado que já estava. Pelo menos foi diferente...

O menos divertido foi chegar a Lisboa e ver que as fotografias estavam pavorosas porque como a máquina é nova nunca a tinha experimentado usar á noite, ela é extremamente leve e nem mesmo o facto de a ter colocado no chão salvou a situação.
a1.bp.blogspot.com__dg_NqdFTV3g_VrNcpdFgYHI_AAAAAAAAImU_dHTYC62Z_Vw_s640_133_08121.jpg

A Banheira de Água Quente
Ir a Torneros era um plano fantástico de proporcionar uma surpresa ao D. por causa da piscina de água quente e acabou em nada porque desfrutar da água termal já não é o que era, já não se pode estacionar o carro e tomar banho numas rochas á beira da estrada, está tudo mudado, arranjado o que torna difícil o acesso à água quente principalmente com a maré vazia e a piscina que eles improvisaram estava quase sem água.
Pelo que sei foi a construção das termas que "estragou" tudo e estas transformações deram alguma confusão por terra de Nuestros Hermanos. Podia lá ter voltado mais ao fim da tarde? Podia mas já não andava por ali portanto fica para a próxima.
a2.bp.blogspot.com__kT3e6S6G15g_VsRasieNnKI_AAAAAAAAIpA_0UqL1HTIaJQ_s640_135_1012.jpg

a2.bp.blogspot.com__42AEmvmHV_c_VsRa8phE41I_AAAAAAAAIpI_JzVHxqugVlg_s640_135_10122.jpg

Castelo de Lindoso
Foi muito giro. Estava um dia de Sol fantástico que nos aqueceu o coração e abafou o dia frio que deveria estar. O D. adorou brincar no castelo e á volta das "igrejinhas". Tanto pediu que o pai descobriu uma com a porta aberta e acho que deve ter sido o ponto alto do dia para ele. O que o deixou um bocado chateado foi as ovelhas fugirem dele.

O castelo foi feito de raiz no reinado de D. Afonso III e apesar de nunca se ter envolvido em grandes feitos militares é dos monumentos mais importantes em Portugal pela sua forma arquitectónica.

a4.bp.blogspot.com__3Wb2rkCDTuQ_VsR34gm_O3I_AAAAAAAAIp4_Qw9hf4w_kYw_s640_135_10124.jpg

a2.bp.blogspot.com__ovku3Kk_0jE_VsR4XFPerzI_AAAAAAAAIqA_cDlP7QK2siA_s640_135_10126.jpg

a2.bp.blogspot.com__9DI6lTqTSQ0_VsR4tG3pbsI_AAAAAAAAIqI_ZX1YxThwxyc_s640_135_10127.jpg

a2.bp.blogspot.com__kNjCSsHhnWQ_VsR40u6q_jI_AAAAAAAAIqQ_L_QbkRqHz7U_s640_135_10129.jpg

a1.bp.blogspot.com__nG4GwSHJM3w_VsR3H8fcBLI_AAAAAAAAIpg_zIzT_HisxuA_s640_135_101210.jpg

a1.bp.blogspot.com__jZ34Qb2_r7Q_VsR3KLflXOI_AAAAAAAAIpk_APvksrDNS3Q_s640_135_101211.jpg

Mata da Albergaria
Estamos a queimar os últimos cartuchos. O D. dorme e nada impede o nosso caminho, devagarinho vamos andando e desbravando a Mata da Albergaria... de carro. Foi o melhor que fizemos porque além das cores de Outono/Inverno com que fomos brindados o caminho nada tem de especial e deslumbrantemento belo mas tem sítios bonitos.
a3.bp.blogspot.com__CEbSGb5e4ck_VvpEti5BKRI_AAAAAAAAIyo_4xtyKF34ec07bac4b6eeec55b01b997c6dc2a0.jpg

a3.bp.blogspot.com__vMpHs4xCI5w_VvpFQsZmsdI_AAAAAAAAIy0_ves2ZTb947d8f4b6825e475c17973b61745f1f.jpg

a2.bp.blogspot.com__4aLKsJf8LGw_VvpFyRLJiII_AAAAAAAAIzA_EgtN_Vb374d0d802cb08477557f744b001ee2b.jpg

a2.bp.blogspot.com__HhIsZp4yT_Y_VvpGEBxh41I_AAAAAAAAIzI_UI9fTfb904e0ed3591ce4fbea8c0bcba299e43.jpg

a2.bp.blogspot.com__aFr90hmN2QU_VvpGZnKlr4I_AAAAAAAAIzQ_5lrapib181c0342ab75307cbcdad4fb15f9bd1.jpg

a3.bp.blogspot.com__bW3v6lkNwvc_VvpGsXvMJ_I_AAAAAAAAIzY_izrzTp60b3f2942891554c68e7bff500cae0aa.jpg

a1.bp.blogspot.com__W05YqiFebYo_VvpH84VLRVI_AAAAAAAAIzs_refFdL59c9ad2f25bcfc92da67bfa90bfb1251.jpg

a3.bp.blogspot.com__GvPGq__HyAY_VvpINK9GmkI_AAAAAAAAIzw_j7NI7tc937c47ad7652765a2e7b37c02014afa.jpg

A Despedida do Gerês
A despedida do Gerês foi feita em grande. :D:D:D Tive quase 1h na ponte a ver passar os carros, os camiões, as camionetas e as bicicletas e quase outra hora na outra ponte a ver passar os carros, os camiões, as camionetas, as bicicletas e a ver as luzes acenderem na outra ponte.
a3.bp.blogspot.com__3eSaZFX7BA4_VvpL266WngI_AAAAAAAAI0I_vq24Le450450769dd21ef159f790780cc010d8.jpg

a4.bp.blogspot.com__fuofYl3Il38_VvpL2L7yx1I_AAAAAAAAI0E_Ktc59F8a58e45339c3d7227f69719617f0e0fa.jpg
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Asae,

Obrigado por esta fantastica partilha, que belas fotos.

O Gerês tem paisagens magnificas, já não vou lá ha alguns anos, tenho mesmo de voltar :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha! Conheço bem toda esta zona, em 2011 fiz algo idêntico :)
Fotos fantásticas, parabéns!

Continuação de boas viagens :)
 

Copas

Membro Ativo
Obrigada pelo report, por mostrar alguns cantinhos menos conhecidos do Alto Minho e que enchem a alma de qualquer viajante! (tenho a sorte de conhecer muito bem, fiquei cheia de saudades :oops:).
 

Lipe

Membro Conhecido
Gostei muito do report.. até porque tambem tenho um piolho com 3 anos e vejo aqui muitas das atitudes que também tenho com ele, principalmente nas férias!
Por outro lado, já fui 2 vezes em férias ao Geres e quase não me lembro de nada do que vi. Tenho de repetir porque os anos e a inexistência de fotografias apaga quase todas as memórias! Ainda não estávamos na era digital LOL
 

Asae

Membro Conhecido
obrigada a todos :)

até porque tambem tenho um piolho com 3 anos e vejo aqui muitas das atitudes que também tenho com ele, principalmente nas férias!
Eu acho que é possível todos gozarmos férias juntos, só é preciso ter um pouco de calma, compreensão e disponibilidade. Mesmo os adultos não têm os mesmo ritmos e gostos portanto... As férias são de família não só minhas ;)
 
Última edição por um moderador:

BrunoB

Membro Ativo
Muito bom report!
Mas infelizmente e como dizes muitas das zonas estão completamente vazias e abandonadas porque apenas funcionam para turistas.
A uns anos fiz apenas uma passagem breve pelo geres e gostei bastante também.
Ainda assim passaram umas boas ferias isso e que e importante ;)

Boas viagens.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha, e por mostrar mais um pouco do nosso belo pais.
Boas viagens ;)
 

Bee

Membro Conhecido
Excelentes fotos! Conheço alguns desses sítios. É sempre um local onde gosto de voltar. Outros não conheço, mas fiquei com vontade. Obrigado!
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
@Asae, obrigada pela partilha e parabéns pelo report, está espectacular. :)
Parece que vou ter que voltar ao Gerês :D
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Excelente report.
Infelizmente a Vila do Gerês, está bloqueada no seu crescimento por um empresa que é proprietária daqueles edifícios todos abandonados...
 

Asae

Membro Conhecido
Excelente report.
Infelizmente a Vila do Gerês, está bloqueada no seu crescimento por um empresa que é proprietária daqueles edifícios todos abandonados...
E pelo que conversei com populares, sujeito a muitas cunhas e amigos, porque uns conseguem coisa impossíveis e ilegais e outros nada, é só problemas atrás de problemas, mesmo estando a cumprir as normas. ;)
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Srª Asae :)

Olha... gostei...
Gostei da forma como apresentaste o report (a escrita está simples e bem elaborada).
Gostei da quantidade e qualidade das fotos (não é massudo e tem o essencial).
Gostei de rever o meu sobrinho.
Gostei de ver a única foto onde apareces...

Obrigado pela partilha e parabéns pelo report.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Asae :)
Uma beleza!!! :)
Gostei imenso, o Gerês faz parte da minha vida de criança e adolescente, passei lá muitas férias.
Tens fotos lindas! ;)
Obrigada pela partilha, foi muito muito bom recordar esse cantinho. :)
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Parabéns pelo report.
Sem dúvida que o Gerês tem das melhores paisagens do nosso belo país, em especial ao longo do trajecto que atravessa o parque natural a caminho da fronteira com Espanha.
Tenho na memoria um zona em que a copa das árvores se fecham e formam um túnel ao longo da estrada, simplesmente espectacular.
Já fiz algo idêntico, mas depois de ver o teu report, fiquei com umas ideias... A ver vamos.
 
Top