Novidades

[Report] Férias em Andorra 2010

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
1º Dia:
Dia 11 de Janeiro, foi o dia da nossa partida para as nossas mini férias em Andorra.
Não compramos nada por agências, fomos por nossa conta só com uma ideia na cabeça, montanha, neve e adrenalina :).
Pegamos no carro, gps ligado e lá fomos nós. Partimos depois de almoço, por volta das 12:30.
Chegamos tarde visto que ainda são mais de mil Kms e também fomos sempre nas calmas, sem pressa nenhuma, com algumas paragens para descansar e jantar.
Por volta das 2:00 chegamos a Andorra e as 3:00 após o check in ja estavamos a dormir.
O hotel nas duas primeiras duas noites foi o Ibis em Escaldes-Engordany.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05096.jpg

Os quartos são os tipicos quartos dos Ibis, são todos iguais. O hotel estava bem situado, perto do centro e perto das estâncias. Na verdade o Principado de Andorra é tão pequeno que tudo é perto. Mas estavamos situados na estrada principal que dá para as estâncias. Tem uma piscina no ultimo andar com água aquecida e outra para crianças, jacuzzi, sauna, banho turco, ginasio, resumindo ficamos bem instalados.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05088.jpg


2º Dia:
Levantamo-nos bem cedinho e após o pequeno almoço fomos em direcção a uma das duas estancias que há em Andorra. Neste dia fomos a GrandValira, para a zona de El Tarter.
Quer a GrandValira quer VallNord, são formadas por varias estancias.
GrandValira é formada por Pas de la Casa, Porte des Neiges que fica em Pas de la Casa, mas como fica em França tem outro nome(estamos a falar de duas pistas somente!) , Grau Roig, El Tarter, Soldeu, Canillo e Encamp, estes dois ultimos são basicamente zonas de acesso às estancias de El Tarter e Soldeu respectivamente. GrandValira tem cerca de 193 Kms de pistas.
VallNord é formada por Pal, Arinsal e Arcalis. É mais pequena que GrandValira com 91 Kms esquiaveis.
As estradas em Andorra estavam sempre transitavéis e nem precisei de usar as correntes no carro, estão constantemente a ser limpas pelos limpa neves sempre que é necessário. Aconteceu neste dia uma situação, numa curva a subir e apertada o carro começar a derrapar, mal encostei e peguei nas corrente, sai logo um senhor de uma loja e diz para eu parar que já ia telefonar para passar um limpa neves. Assim foi, nem cinco minutos depois a maquina já la estava e segui-mos logo viagem. É tudo virado para os turistas, é excelente mesmo.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05094.jpg

GrandValira, é uma estância excelente. Tem pistas para todos os gostos e feitios, para todos os tipos de praticantes, desde os que estão a começar até aos que querem muita velocidade.
É virada para as familias. Tem um percurso destinado as crianças com musica e bonecada com fartura. Tem até balões como há nas feiras para a medida que vão percorrendo o percurso irem batendo neles! Muito engraçado. Quem tiver filhos pode deixar os pequenitos com um instrutor e ir desfrutar da estância descansados, porque ficam bem entregues às "amas".
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05070.jpg

ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05071.jpg

ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05082.jpg

Tem snowparks para os amantes do freestyle e pistas de cross, e eu obviamente passei a uma boa parte do dia no snowpark.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05081.jpg

Desde a estancia ao estacionamento tem um percurso em neve, ou seja, só tiramos o material quando estamos praticamente à porta do carro, o que é muito bom, e não temos de andar com o material as costas, é bastante cómodo.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_Imagem025.jpg

Após este dia na montanha fomos descontrair até ao Caldea, que fica em Escaldes-Engordany. Caldea é um centro termal. Tem várias piscinas, jacuzzis, zonas temáticas, bem, basicamente é um complexo enorme fechado e ao ar livre também que aconselho vivamente a toda a gente que visitar Andorra a ir.
Adorei quando entrámos por um percurso que nos levou a parte exterior, sempre dentro de agua, ja lá fora encontrámos um cantinho com jacuzzi e ficamos a conversa, isto quando começa a nevar! Estávamos nos dentro de água quentinha ao ar livre e a nevar, muito bom mesmo.
Ás nove horas na parte interior, há um espetaculo de água, luzes e musica, só há uma palavra para descrever, espetacular. Vemos mesmo dentro das piscinas ou dos jacuzzis.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05097.jpg

ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05083.jpg

Gostamos da experiência. Vale mesmo a pena, é bastante relaxante e depois de um dia na montanha, é ouro sobre azul.
Depois de relaxarmos no Caldea, fomos ao hotel tomar banho e vestir para ir jantar.
Jantamos numa pizzaria num centro comercial bem engraçado no centro de Escaldes(não me lembro dos nomes!). Depois fomos passear um pouco pela cidade e de seguida fomos descansar para o nosso hotel.

3º Dia:
Neste dia o destino era VallNord, e assim foi, após o pequeno almoço e o check-out lá fomos nós.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05098.jpg

Optei por ir para a zona de Arcalis, porque tinha tudo o que eu queria para a pratica snowboard, desde snowpark, fora de pistas, basicamente tudo o que eu gosto.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05102.jpg

ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05101.jpg

ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05104.jpg

A estância é muito boa. Também destinada a familias para quem for com os filhos.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05105.jpg

ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05106.jpg

Depois de mais um dia bem passado fomos até Pas de La Casa pelo tunel que vem desde Grau Roig. Estavamos para fazer o percurso pela montanha, mas já era tarde, visto que ainda ia-mos para Espanha e fomos mesmo pelo tunel. Este tunel é pago, são cerca de seis euros. Também a ideia era so dar um passeio, ainda demos uma volta por frança antes de nos dirigirmos para espanha em direcção a Querabls, pois o destino do dia a seguir era Vall de Nuria.
Chegados a Querabls demos com uma aldeia super bonita, e ficamos numa estalagem bastante familiar e acolhedora. O quarto era excelente, muito melhor do que estavamos a espera de encontrar. Era enorme, com uma casa de banho com uma banheira gigante e um chuveiro enorme à parte. Ficamos supreendidos pela positiva.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05117.jpg

Após o jantar fomos dar um pequeno passeio pela aldeia antes de irmos dormir.

4º Dia:
De manha bem cedo tomámos o pequeno almoço, fizemos o check out e fomos para estação de Querables, apanhar a Cremallera em direcçao a Vall de Nuria.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05129.jpg

É um passeio bem bonito com as montanhas e a neve como pano de fundo, vale a ida só pela viagem de comboio.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05132.jpg

Aproveito para dizer que também vale a pena ir no verão, a paisagem é igualmente bonita mas sem neve obviamente :) e há varias actividades de verão em Vall de Nuria.
Na estação comprámos o pack de Cremallera/Forfait, fica mais barato e é mais cómodo. É chegar e subir logo a montanha.
Vall de Nuria é uma estância que so tem acesso através deste comboio(Cremallera). É uma estância pequena mas que vale pela sua beleza e localização, longe de tudo, da poluição do barulho e fica situada num vale com um lago e um Santuário(Santuário da Virgem de Núria).
No Inverno o lago está completamente gelado.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_Imagem046.jpg

Tem um bom snowpark, bem melhor que algumas estâncias de renome. Tem poucas pistas, mas para todos os gostos.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05137.jpg

Na hora de almoco, almoçamos num restaurante do Santuário. E de seguida, fomos visitar o museu do Santuário, foi bastante interessante, abrangia varios temas. E depois passeamos lá pela zona de Nuria.
ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05133.jpg

ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05138.jpg

ai1237.photobucket.com_albums_ff464_CarpeDiemMan_DSC05134.jpg

De tarde por volta das 15:00 o tempo pregou uma partida e ficou impossivél de andar na montanha devido ao nevoeiro e voltámos para Querables, ainda assim deu para aproveitar bem a estancia de manha e no inicio da tarde.
Como ainda era cedo optamos então começar a viagem de volta ao nosso Portugal, com a ideia de parar pelo Sistema central e conhecer La Pinilla no dia a seguir, que ainda não conhecia. E assim foi, entramos para o carro e iniciámos o caminho de volta.

5º Dia:
Ao contrário do que tinhamos pensado no dia anterior, acabámos por não ir a La Pinilla e ficou para outra altura. Seguimos para Portugal e chegámos às 14:00. E assim acabou a nossa viagem a Andorra.

Foram uns dias bem passados.
Andorra recomendo a toda a gente, está tudo virado para o turista e para o seu agrado.
Foi muito bom e soube a pouco.

Boas viagens.
 

Luixito

Membro Conhecido
CarpeDiem, és a primeira pessoa que vejo a falar de Vall de Nuria!

Também já lá estive e também gostei muito! Aliás a minha estreia no Ski foi feita precisamente aí! :) É um sítio muito bonito e com um acesso digno de um filme! :)

Gostei de ver este report!
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá luixito

Obrigado :).
A estância de Vall de Nuria, é uma estância única. Não conheço outra do género desta.
Realmente o acesso é fantástico.
Aconselho a todos os praticantes a ir, embora não seja uma estância grande, longe disso mas vale por ser diferente.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Muito bom... :) Sendo Andorra um dos destinos mais em conta para férias de neve, infelizmente nunca se proporcionou... Um dia!

Espero ler muitos reports deste género por aqui! Eheheh
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Nuno Breia disse:
Muito bom... :) Sendo Andorra um dos destinos mais em conta para férias de neve, infelizmente nunca se proporcionou... Um dia!

Espero ler muitos reports deste género por aqui! Eheheh
Olá Nuno

Andorra é o sitio mais perto que temos com excelente qualidade de neve e com aqueles Km´s todos para disfrutar. Mais perto e com qualidade, mas com menos Km´s, só mesmo as estancias espanholas que ficam naquela zona.
Recomendo vivamente a todos os praticantes ir a Andorra.

Cumprimentos
 
Top